Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Linha Turismo de Curitiba: Usar ou não usar?

*Post atualizado em 08/05/2017.
A linha turismo é um ônibus especial que funciona quase que diariamente na cidade de Curitiba. Não opera às segundas-feiras mas nas férias escolares (julho e dezembro/fevereiro) e feriadões funciona todos os dias. O primeiro horário é 9h e  o último 17h. Estive em Curitiba, utilizei o serviço e compartilho agora com vocês!
linha turismo de curitiba

Ônibus Turismo de Curitiba (Créditos: www.urbs.curitiba.pr.gov.br)

COMO ADQUIRIR O PASSAPORTE PARA O PASSEIO? 

O passaporte para passear no ônibus é comprado com o próprio cobrador em qualquer lugar que você embarcar, então, não precisa se preocupar em comprar antecipado.

QUANTA CUSTA? 

O passaporte custa R$30,00 R$45,00 e crianças até 5 anos não pagam. Você recebe 5 (cinco) tickets, sendo que o primeiro já é destacado no ato da compra. Não é possível comprar apenas um ticket. Só é vendido o passaporte completo com as cinco passagens.

Os tickets não perdem a validade, então, você não está obrigado a usar todos no mesmo dia. 

COMO É O PASSEIO?

O ônibus passa por 25 pontos turísticos e com esse passaporte você poderá descer em 4 deles. Você pode ficar quanto tempo quiser em cada parada, por isso, é importante já ter em mente os lugares que quer conhecer, pra descer apenas nos mais interessantes pra você. 

DICA VC: Antes de tomar o ônibus turismo se informe sobre os pontos que ficam perto da sua hospedagem, daí você não precisa descer nesses locais e já economiza alguns tickets para poder descer em lugares mais distantes. Eu, por exemplo, como fiquei hospedada no Largo da Ordem, fiz a pé todo o Centro Histórico, Catedral, Passeio Público, Memorial Árabe, Rua das Flores, Universidade Federal do PR, Teatro Guaíra e Paço da Liberdade.

ONDE POSSO PEGAR O ÔNIBUS TURISMO?

O ponto de partida é na Praça Tiradentes (onde fica a Catedral). A vantagem de pegar nesse ponto é que, seguramente, você poderá escolher um bom lugar para sentar. Contudo, você também pode embarcar em qualquer outro lugar do trajeto, ou seja, você tem 25 pontos de embarque (que também são pontos de desembarque).

linha turismo de curitiba

Catedral de Curitiba

Como o ônibus passa de meia em meia hora (dependendo do movimento de turistas na cidade esse tempo reduz para 15 minutos), caso esteja cheio, aconselho esperar o próximo, pois a parte de baixo do ônibus é muito pequena, com poucos assentos e visibilidade ruim. O bom mesmo é ir no alto, onde a vista é bem legal. Abaixo você pode ver o trajeto que o ônibus faz!
linha turismo de curitiba

Trajeto ônibus turismo de Curitiba (Créditos: curitibaspace.com.br)

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA FAZER O PASSEIO?

Aconselho que você faça o passeio pela manhã, pois todos os pontos de parada estarão abertos. Daí, você não corre o risco de descer e encontrar o local fechado, perdendo, portanto, um ticket. Na Torre Panorâmica, por exemplo, se a fila estiver muito grande, às vezes, em determinado horário da tarde, eles limitam a subida. O horário da manhã é legal também porque você pode fazer o passeio com calma, ficando o tempo que quiser nos lugares que mais te interessam, fazendo suas fotos, dando pausa para um lanche, e uma descansadinha, se precisar.

QUANTO TEMPO LEVA?

Sem descer do ônibus, o passeio leva umas 3h, pois são quase 45km percorridos. Mas só faço isso se você, realmente, tiver poucas horas e quiser dar uma geral na cidade. 

DICA VC: Se você tiver apenas uma manhã ou tarde na cidade, não aconselho fazer esse passeio. Melhor escolher alguns pontos para visitar e pegar um ônibus na estação tubo ou uber para otimizar seu tempo. 

EM QUAIS PONTOS DESCER

Então, se você me pedisse uma sugestão de onde descer, eu aconselharia os seguintes pontos:
1. Jardim Botânico. 
2. Ópera de Arame.
3. Parque Tanguá.
4. Museu Oscar Neimeyer. 
5. Torre Panorâmica. 
6. Bosque do Alemão.
8. Universidade Livre do Meio Ambiente.
9. Santa Felicidade.

 
Fiz um post bem legal sobre os pontos que visitei! Dá uma olhada aqui!
E a pergunta que não quer calar…

VALE A PENA USAR A LINHA TURISMO DE CURITIBA?

Olha, eu fui nas férias de final de ano, um período extremamente movimentado, com muitos visitantes por todos os lados. Cheguei a pegar o ônibus super cheio, porque todos vinham lotados. Calor, gente reclamando etc. Então, acredito que em períodos menos movimentados seja mais proveitoso.
 
Maaaas se você quer conhecer tudinho, essa é a melhor alternativa. Então, sugiro que saia cedo, com paciência e bom humor. Não deixe os imprevistos lhe tirarem do sério, pois toda viagem é uma nova experiência. Agora, se você é uma pessoa que não tem essa sede de passeio e está viajando mais de boa, sugiro que pegue o coletivo normal mesmo. Escolhe uma meia dúzia de lugares e vai curtir sua viagem do mesmo jeito! Garanto! Beijocas!

LEIA TAMBÉM


PLANEJE SUA VIAGEM PARA CURITIBA!

  • Buscando hospedagem? Há excelentes opções no Booking. Alguns, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Pesquise aqui!
  • Pretende alugar um carro? Se você não abre mão de autonomia, alugar um carro por lá é uma excelente opção, sobretudo se você estiver pretendendo ir até a Ilha do Mel! A Rentcars oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
  • Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!
  • Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso!

Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTERlinha turismo de curitiba

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!

7 Responses
  • Flavia Zenke
    junho 12, 2017

    Nos gostamos muito de passear com esse ônibus e escolhemos descer nos pontos principais de Curitiba e terminar a noite em Santa Felicidade para comer uma boa massa.

  • Puxa que legal, só achei uma pena poder descer em apenas 4 pontos turísticos, podia ser tipo aquele Sightseeing da Europa que dá para descer em vários pontos, bastando pagar o dia ou dias de consumo… Mas gostei mesmo assim, bom saber que lá tem essa alternativa! =D

  • Camila Lisboa
    junho 11, 2017

    Esses ônibus valem a pena sim para uma viagem curtinha… pra quem tem mais tempo, acho que vale a pena investir num slow travel 🙂 Tá super explicadinho o post, adorei!

  • Ana Coutinho
    junho 11, 2017

    Uau, que bacana. O trajeto é bem grande e com vários pontos tur[isticos legais. Eu acho uma ótima alternativa. Adorei a dica 🙂

  • Francisco Piazenski
    junho 9, 2017

    Olá, eu usei o serviço hop on hop off em 2011, mas não tinha limitação de paradas. Uma pena, porque achei um bom, na época!

    • Viajante Comum
      junho 9, 2017

      Pois é! Agora tem! E você fica morrendo de vontade de descer em vários!

  • Ruthia Portelinha
    junho 8, 2017

    45 km é um trajeto bem longo. Poucos autocarros turísticos farão um roteiro tão amplo. E olha que eu já andei em vários na Europa. Se bem que a filosofia do hop on-hop off seja um pouco diferente.
    Vc planeou tudo muito direitinho e conseguiu ver todo o centro histórico e ainda outros 4 pontos. Boa dica.
    Ruthia

    P.S. Eu adoraria conhecer o Museu do Oscar Niemeyer

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *