Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

PRAIA DO GUNGA EM ALAGOAS: 5 dicas para aproveitar melhor seu dia!

Atualizado em out/2019

A Praia do Gunga, em Alagoas, é um pequeno paraíso localizado a poucos quilômetros da capital Maceió, mais precisamente no município de Roteiro. Sem dúvida, uma das mais belas praias do litoral brasileiro.

 

Quando estou de bobeira em Maceió e não quero fazer um passeio muito distante, a Praia do Gunga é quase sempre a minha escolha.

Praia do Gunga do lado do mar | Foto: Cris Andrade

 

Estar no Gunga, por si só, já é garantia de um dia muito bacana. Um cenário incrível, areia fininha e a deliciosa opção de se banhar no mar ou na lagoa do Roteiro (lagoa de água salgada). Isso mesmo! Mar e lagoa, um do ladinho do outro. Um fenômeno muito bonito!

Praia do Gunga no trecho da lagoa do Roteiro | Foto: Cris Andrade

Massssss…

Nada é tão bom que não possa vir a melhorar! Então, separamos 5 dicas do que fazer na Praia do Gunga pra dar uma incrementada na sua experiência! Vem ver! 


1º CHEGAR À PRAIA DO GUNGA DE LANCHINHA PELA BARRA DE SÃO MIGUEL

O acesso mais comum à praia do Gunga é pela AL 101 Sul, de carro. Contudo, se você quiser tornar a sua experiência mais bacana desde o começo, opte por chegar ao Gunga de lanchinha pela Barra de São Miguel.

praia do gunga dicas

Ponto de embarque da lanchinha na Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

Garanto que será uma delícia, assista ao vídeo agora pra entender do que a gente tá falando!

DICA VC: Antes de desembarcar no Gunga, a lanchinha faz duas paradas. Uma na barreira de corais e outra num banco de areia. Acredito que contando com as paradas, todo o trajeto deve levar em torno de uma hora e meia. Veja aqui valores e detalhes dessa travessia: Um dia na Barra de São Miguel, Alagoas! 


2º FAZER O PASSEIO PARA AS FALÉSIAS, DE BUGGY OU QUADRICLICO

Chegando ao Gunga, você já pode se instalar em alguma barraquinha, tomar um caldinho de peixe ou sururu (sugestão 1!), deixar o almoço encomendado (sugestão 2!) e partir para  as falésias.

o que fazer na praia do gunga

| Foto: Cris Andrade

Gente, é o seguinte, vou mandar a real pra vocês: façam o passeio até as falésias pois é perfeito! Recado dado, rs…

dicas da praia do gunga

| Foto: Cris Andrade

O acesso às falésias da Praia do Gunga pode ser feito de buggy ou quadriciclo. Custa R$50 R$ 60 (em espécie) por pessoa em qualquer um dos dois (valores out/19). 

O percurso, que antes era margeando a praia, não é mais permitido em virtude das desovas das tartarugas (ótima decisão!). Agora,  seguimos pelos coqueirais mas sem perder a vista do mar.

dicas da praia do gunga

Passeio de quadriciclo na praia do Gunga | Foto: Cris Andrade

Nós optamos pelo quadriciclo e adoramos. Se você nunca pilotou, como eu, recomendo que vá com alguém experiente e guie uma parte do percurso para pegar a manha.

o que fazer na praia do gunga

| Foto: Cris Andrade

Chegando às falésias,  paramos por alguns minutos para fotografar e explorar. O visual é estonteante, sobretudo lá do alto. Não deixe de subir! 

Falésias da praia do Gunga e o mar ao fundo | Foto: Cris Andrade

DICA VC: Há um fotógrafo que faz uma montagem da sua foto no quadriciclo pra fazer uma capa de revista. Quem gosta desse tipo de lembrança, vale a pena, custa 10 reais.


3º BANHAR-SE NA NASCENTE DE ÁGUA SALGADA

Saindo das falésias o passeio segue até uma nascente onde você pode se banhar tranquilamente. Esse trecho conta com uma pequena infraestrutura para comprar água e bebidas. Banho maravilhoso com a curiosidade de ter trechos frios e trechos quentinhos! 

o que fazer na praia do gunga

| Foto: Cris Andrade

Lagoa de água salgada emoldurada pelas falésias | Foto: Cris Andrade


4º FAZER ALGUM ESPORTE NO MAR OU NO AR

Na Praia do Gunga há algumas opções bem legais de esportes e brincadeiras, como essa boia gigante puxada por uma lancha! Dá uma olhada no vídeo e me conta se encara!

 

 

 

Há ainda outras opções como flyboard, paraglider, banana boat, jetski, ultraleve e um bote que voa!

Praia do Gunga em Alagoas

Flyboard no ar e o visual da Praia do Gunga | Foto: Cris Andrade

o que fazer na praia do gunga

Paraglider sobrevoando o Gunga |

Praia do Gunga em Alagoas

Flyboat | Foto: Cris Andrade

Segue a tabela (foto tirada no local em mai/19) com alguns dos valores (Agora, em out/19 houve alguns reajustes mas dá pra se basear por ela).

Preços dos passeios no Gunga | Foto: Cris Andrade


5º ENCERRAR O PASSEIO PARANDO NO MIRANTE

Caso vá de carro (e não de transfer), é mais legal ir ao mirante antes de entrar na Praia do Gunga. Lá de cima, você verá um verde mar de água e um verde mar de coqueiros a perder de vista. Custa 3 reais.

dicas da praia do gunga

Vista do mirante do Gunga | Foto: Cris Andrade

Para finalizar, concluo dizendo que se você tem apenas um dia para aproveitar Alagoas, esse é o passeio que recomendo, tanto por ser mais próximo à capital, quanto por ter muitas atividades. E, claro, por ser uma das mais belas praias do litoral, ou seja, satisfação garantida! 


RESTAURANTES

Os principais restaurantes da praia do Gunga são o Restaurante Verano (que fica do lado da praia) e o Gunga Beach (que fica do lado da lagoa do Roteiro). Ambos possuem uma boa estrutura e cardápio de almoço (nada fantástico). São para esses que os receptivos normalmente levam. Mas, você é livre para escolher qualquer outro.

Restaurante Verano, praia do Gunga | Foto: Cris Andrade

DICA VC: A barraca Verano atende em mesas normais mas, caso queira ficar num bangalô eles cobram 250 reais que é revertido em consumação. Se tiver com pelo menos umas 4 pessoas, creio que vale a pena. Como tem músicos, também há cobrança de couvert artístico (7 reais) e 10% pelo serviço.

dicas da praia do gunga

Estrutura Restaurante Verano | Foto: Cris Andrade

praia do gunga dicas

Barraca Gunga Beach | Foto: Cris Andrade

DICA VC: No geral, o serviço dos restaurantes vai até por volta das 15h que é quando a maioria dos receptivos leva embora os visitantes. Na alta estação, como muita gente vai de carro, eles estendem um pouco mais. Fique atento a esse horário caso ainda queira comer e/ou beber.


MASSAGUEIRA

Se você estiver de carro e com a programação mais livre, sugerimos que ao invés de almoçar no Gunga, aproveite para conhecer a Massagueira. O distrito que pertence ao município de Marechal Deodoro possui uma rua cheia de bares e restaurantes às margens da Lagoa Manguaba. Entre eles, o Bar do Pato (ber servido e tempero super bom), Bar do Delegado (gosto muito!) ou o Restaurante Aratu (uma pegada mais gourmet) e o Crôa Bar (relax demais!) que ocupam o mesmo terreno.

dicas da praia do gunga

Crôa bar (anexo do Restaurante Aratu) | Foto: Cris Andrade

Área externa do Restaurante Aratu | Foto: Cris Andrade

DICA VC: Confira previamente os horários de funcionamento dos bares e restaurantes da Massagueira.


ARTESANATO

A feirinha de artesanato da praia do Gunga cresceu muito. Agora há muitos produtos de qualidade, cangas, saídas de praia, bolsas e chapéus. Os preços são razoáveis e há coisas bem bonitas. Vale uma passadinha. 

praia do gunga dicas

Feirinha da praia do Gunga | Foto: Cris Andrade


QUAL EMPRESA CONTRATAR PARA OS PASSEIOS 

Se você optou por não alugar um carro ou contratar um privativo, deixo como sugestão a Luck Receptivo, uma empresa séria, confiável e com tempo de mercado. E, contratando online, você consegue facilidade de pagamento e, a partir de 3 passeios, tem desconto!

Ela oferece a maioria dos passeios em Maceió, como também trabalha com passeios a partir de RecifePorto de GalinhasJoão PessoaSalvadorNatalPipa e até Fernando de Noronha.

 

TOUR PRAIA DO GUNGA

VALE A PENA ALUGAR UM CARRO?

Sempre rodamos por Alagoas de carro. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar de madrugada para ir aos passeios mais distantes. E, em relação à praia do Gunga, o acesso é super tranquilo. A via é duplicada e, na volta, ainda dá para almoçar na Massagueira, como falamos acima.

Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Aproveita que já está por aqui e já faz uma  cotação aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

TRANSFER AEROPORTO/MACEIÓ

Caso o uso do uber não seja uma opção para você, indicamos o serviço de traslado da Luck Receptivo que te leva do Aeroporto de Maceió até o seu hotel localizado na Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

TRANSFER AERO/HOTEL

GRUPO NO FACEBOOK

Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!


ONDE SE HOSPEDAR NA BARRA DE SÃO MIGUEL

Muitos viajantes, sobretudo que os já conhecem a capital Maceió e estão na vibe de descanso, optam por se hospedar na Barra de São Miguel, que fica praticamente do lado da praia do Gunga. Vou deixar aqui algumas opções, caso seja esse seu objetivo: ONDE SE HOSPEDAR NA BARRA DE SÃO MIGUEL: Paraíso a 30km de Maceió!


PACOTES PROMOCIONAIS NO HOTEL URBANO

É só clicar na imagem para conferir as ofertas do pacote Maceió + Maragogi + Porto de Galinhas – 2020 (


ONDE SE HOSPEDAR EM MACEIÓ

Pajuçara | Aqui a oferta é enorme, para todos os gostos e bolsos. Fizemos até uma publicação especialmente para quem quer se hospedar nessa área: Onde se hospedar em Maceió no bairro da Pajuçara: 10 opções para todos os bolsos!

Ponta Verde | Os mais famosos são o Maceió Mar Hotel e o Hotel Ponta Verde. Mas há outras opções como o Tropicalis Palms.

Jatiúca | Aqui, sugerimos o Hotel Brisa Tower, o Hotel Porto Jatiuca e o Maceió Atlantic Suites.

Cruz das Almas |Quem opta por ficar na Praia de Cruz das Almas, geralmente fica no Jatiúca Hotel Resort ou no Ritz Lagoa da Anta & Spa, ou seja, o foco é mais curtir o serviço do hotel, na maioria das vezes. Lembrando que a região fica a uns 5km da orla da Pajuçara.

Utilize a caixa de pesquisa abaixo para ver outras opções, valores e avaliações!


Booking.com

Amig@ viajante! Se esse post te ajudou a organizar sua viagem para Maceió e você quiser dar uma força pra gente, que tal reservar sua hospedagem e/ou aluguel de carro usando os nossos links? A gente recebe uma pequena comissão que nos ajuda a bancar a manutenção do site e você continua pagando o mesmo valorAgradeço o carinho e boa viagem! 🙂

 


QUE TAL ALUGAR UM APARTAMENTO EM MACEIÓ

Pra quem opta por mais privacidade ou está viajando com a família, uma boa opção é alugar um apartamento no AirBnb que, a depender da escolha pode, inclusive, sair mais em conta.

Em Maceió há várias opções legais. E, se você ainda não tem cadastro na plataforma, clique aqui para ganhar até R$179 na sua primeira reserva.

DICA VC: Sempre leia as avaliações dos hóspedes anteriores e, de preferência, priorize os superhosts que são os anfitriões mais bem avaliados da plataforma.


+ POSTS DE ALAGOAS

Maceió |

Barra de São Miguel e Gunga |

Barra de Santo Antônio

Jequiá da Praia |

Marechal Deodoro |

Maragogi |

Piaçabuçu |


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $179)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA
PASSEIOS EM MACEIÓ

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST |  TWITTER


Imagem para salvar no Pinterest!

dicas praia do gunga


Foto Capa | Cris Andrade

signature
26 Comentários
  • Gabrielle
    setembro 11, 2019

    Você sabe se devemos agendar o quadriciclo com antecedência? Não encontro nenhum site que reserve.

    • Viajante Comum
      setembro 15, 2019

      Não precisa! Assim que você chegar lá, é só se dirigir ao lugar de compra do ingresso. bjo

  • Denise
    julho 20, 2019

    Um dos melhores sites ! Tudo bem explicado, adorei !

    • Viajante Comum
      julho 23, 2019

      Muito obrigada, Denise! A gente fica feliz pra caramba com esse retorno! 🙂

  • Ricardo
    abril 2, 2019

    Excelente post!!!!

    Vou em setembro, fiquei com duvidas, qnto ao ultimo comentario..rs

    1- passeio de lanchinha é ida e volta??? Caso seja, teria tempo pra fazer passeio d quadriciclo
    2- Se for só d ida, como faz pra voltar??

  • Pedro Henrique
    fevereiro 23, 2019

    Opá tudo bem, amo viajar e visitar sites que possam me ajudar em minhas viagens, sempre que posso procuro viajar para distrair um pouco e nada melhos que estar bem informado. Obrigado pelo conteúdo do seu blog me ajudou bastante. Valeu…

  • Fabiana
    junho 29, 2018

    Oieee.. para ir de lanchinha até o gunga vc paga aquele valor e ele te leva e te trás de volta para a barra de São Miguel? Pq pretendo deixar o carro lá em São Miguel e ir de lancha até o gunga

    • Viajante Comum
      julho 3, 2018

      É só pra levar mas eu vi gente voltando do banco de areia. Então, antes de comprar, fala com o condutor da lanchinha e combina!

  • Mairan Reis
    outubro 20, 2017

    Olá, tenho algumas perguntas.
    1- o transfer não nos leva até o mirante? Nâo tem ninguem que possa levar? Acredito que não iremos de carro.
    2- O passeio de buggy/quadriciclo, não tem alguém responsável pra dirigir? tem que ser nós mesmos?

    Obrigada

    • Viajante Comum
      outubro 20, 2017

      Olá! 1. É o seguinte, se você for com o transfer direto para o Gunga ele para no mirante sim. No meu caso não parou pq optei por ir ao Gunga de lanchinha, saindo da Barra de São Miguel. Aí, na volta pra Maceió, ele não para. Ainda assim, vale colocar isso como condição na contratação. Diga que quer subir no mirante. Que faz questão. Certamente vão topar. 2. No quadriciclo é mais difícil ter algum condutor mas no buggy tem um motorista sim! Vai perguntando… Bjo!

  • Deisy Rodrigues
    março 4, 2017

    Quanta coisa maravilhosa para se fazer e essa falésias são incríveis.

  • Mariana
    março 3, 2017

    Não conheço Alagoas ainda mas todo mundo que vai ama! Espero que eu tenha oportunidade em breve e com certeza vou passar pela praia do Gunga!

  • Viajante Móvel
    março 3, 2017

    Alagoas tem praias lindíssimas. Conhecemos algumas quando moramos em Pernambuco, mas essa não conhecemos. Já tenho motivo para voltar

  • Roberta Lan
    março 3, 2017

    Lindo demais! E sou louca pra tentar o flyboard, mesmo sabendo que o resultado muito provavelmente não vai ser dos melhores, hahaha!

  • Josiane Bravo
    março 3, 2017

    Que lugar incrível. Um destino que adoraria conhecer no Brasil, aliás, não conheço nenhuma praia do litoral nordestino. Vou adorar fazer o passeio de quadriciclo e fazer algum esporte no mar como mencionou 🙂 Beijos

  • Camila Lisboa
    março 2, 2017

    Como assim eu ainda não conheço esse lugar MARAVILHOSO <3 Sempre que vejo fotos fico louca… a Praia do Gunga é um paraíso 🙂

  • Oscar Risch - www.viajoteca.com
    março 2, 2017

    Wow!! Essas falésias são magníficas.. Acho que nunca tinha ouvido falar nelas. infelizmente conheço ainda muito pouco do litoral nordestino. Obrigado por compartilhar. Abs

  • Gê Azevedo
    março 2, 2017

    Eu sou louca para conhecer Alagoas e a Praia do Gunga está entre minhas prioridades. Essas falésias e o passeio de quadriciclo me encantaram!

  • Paulo
    março 2, 2017

    O litoral do Nordeste provavelmente é a melhor região do Brasil. Essas praias são demais! Não conheço essa Praia mas visitei algumas semelhantes na Paraiba, e foi demais. Belo post!

  • Diego
    janeiro 9, 2017

    Olá como vai?
    Pretendo ir em Março, sabe dizer se as barracas funcionam na semana. (quarta-feira)?
    Ótimo post!

    • Cris Andrade
      janeiro 9, 2017

      Olá, Diego! Funcionam sim! Ah! E obrigada! 🙂

      • Diego
        janeiro 10, 2017

        Obrigada 🙂

  • Ana Paula Fidelis
    dezembro 21, 2016

    As falésias da praia do Gunga são lindas de mais! Também adorei o passeio de quadricíclo quando fiz! Amo Maceió!
    Parabéns pelo post!

    • Cris Andrade
      dezembro 21, 2016

      Obrigada Ana! Também amo Alagoas! Sou suspeita pra falar da terrinha! rs… Bjos!!

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *