Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

MERCADO CENTRAL DE BH: Respire o sabor mineiro! E prove, também!

Estivemos em Belo Horizonte no último final de semana para participar do Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV e, para nossa alegria, uma visita ao Mercado Central estava na programação. 

mercado-central-de-capa

Empório João e Maria (Pede o pão de queijo  recheado!)

Adoro mercados!! Conversar com os comerciantes, degustar os produtos locais, fazer comprinhas deliciosas… hum… Depois que saimos de lá é que entendemos porque eles usam a chamada : GOSTOSO É VIVER NO MERCADO! Hahaha!

O MERCADO

Se você procura um lugar que tenha todos os cheiros e sabores mineiros, acabou de encontrar. O Mercado Central, há mais de 80 anos passando de geração em geração, foi considerado pela revista Tam um dos dez melhores mercados do mundo. São 22 mil metros quadrados de área coberta onde turistas e locais se cruzam todo o tempo. 

Artesanato, queijos, cachaças, vinhos, temperos e doces convivem harmoniosamente deixando o visitante com água na boca!

VISITA GUIADA

O mercado oferece visita guiada com guia bilingue que te leva para desfrutar dos cantinhos mais emblemáticos do Mercado. É só ligar ou mandar um e-mail e agendar seu grupo de no máximo 20 pessoas. Caso não agende, busque o quiosque de informação turística que fica em uma das entradas do Mercado. 

Eles também possuem um projeto bem bacana de visita guiada com escolas e instituições. Nesse caso, o grupo pode ser de até 50 pessoas.

E, já não bastasse, eles ainda oferecem uma programação anual com eventos culturais, esportivos e gastronômicos, claro! 🙂

PRINCIPAIS PRODUTOS 

CACHAÇAS

Para os amantes de cachaça o Mercado Central é uma delícia. Revendedores e produtores estão a disposição para te explicar sobre a origem e métodos de fabricação dessa iguaria. 

PIMENTAS

Para os viciados em pimenta, como eu, o Mercado Central faz você lacrimejar, literalmente, rs! Pimentas das mais variadas e de diversas regiões, molhos de pimenta, geleias de pimenta etc.

QUEIJOS

Uma oferta bastante grande e não é de se estranhar, afinal, mineiro é bom nisso! Vários queijos maravilhosos. Pare, prove. E se der, leve vários! 

DOCE DE LEITE

O mais famoso e cobiçado pelos turistas é o doce de leite Viçosa mas há outros tantos. Esse, é vendido em potes de 400ml e 800ml. Vai levar? Então não hesite e leve logo o grandão!

mercado-central-de-bh-doce

PÃES

Os principais destaques do Mercado são o pão de queijo recheado (recheio doce ou salgado) que você encontra no Empório João e Maria e a massa recheada da Padaria Du Pan. Olha isso!! 

mercado-central-de-bh-pao-de-queijo

mercado-central-de-bh-pao

E, tem mais! Se você é daqueles que curte provar comida local, arrisque também o fígado com jiló

Mercado Central de BH figado com jiló

A cara tá ótima mas eu não provei, confesso!

CURIOSIDADES

 – Alguns bares do Mercado possuem o balcão de atendimento mais alto que a área de circulação. As meninas divertidíssimas ficam no alto, disputando os clientes e convidando para beber ou comer mercado-central-de-capa2algo, no grito! 🙂

– A cachaça Saramandaia que foi produzida em parceria com a Rede Globo, especialmente em homenagem à novela de mesmo nome, está à venda no Mercado.

Mercado Central de BH

O simpático gerente da Cachaçaria Cobiçada guiou nossa mini-imersão. Provamos a pura, a envelhecida por 3 e por 5 anos. Acabamos levando a envelhecida por 5 anos em carvalho francês. Realmente muito saborosa.

-Parte do terreno onde está construído o atual mercado foi sede do primeiro estádio do América. Améeeeeericaaa! 🙂

Mercado Central de BH.jpg

 COZINHA ESCOLA NESTLÉ

A Nestlé mantém uma cozinha-escola toda charmosa dentro do mercado. Eles oferecem de tudo um pouco: oficinas de mini hortas, aulas com nutricionistas, palestras especiais com convidados, receitas de época etc. Gratuito. É só ligar e agendar!

ARTESANATO

E, além de comidinhas e bebidas, o Mercado Central oferece artesanato variado. Chegue cedo, para aproveitar o máximo possível. Anota aí o horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos e feriados, das 7h às 13h.

GOSTOSO É VIVER NO MERCADO!

Bjocas!

LEIA TAMBÉM:

IGREJINHA DA PAMPULHA: Obra-prima do Conjunto Arquitetônico em BH!

BELO HORIZONTE/MG: Onde se hospedar na Pampulha?

ARRAIAL DO CABO/RJ: O que conhecer na primeira visita!

FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | 

FullSizeRender[3]   Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!

Agradecimentos: Belotur e Mercado Central de BH. Obrigada por terem nos proporcionado um dia tão (literalmente) gostoso e cheio de histórias.

15 Responses
  • Cicera Cicinha
    dezembro 4, 2016

    Amiga, adorei as dicas, as informações e claro a vontade de experimentar as pimentas (sou fascina ), sugestão maravilhosa para próxima viagem.

    • Cris Andrade
      dezembro 5, 2016

      Obrigada, Cicinha! Na próxima levo uma encomenda de pimentinhas pra ti! 🙂

  • Raissa Oliveira
    dezembro 2, 2016

    Adoro mercado municipal! Queijos, pimentas e abacaxi gelado e docinho!! Adoroooo! 😀😍

  • Beatriz
    dezembro 1, 2016

    Adorei!!!!!! Obrigada pelas dicas

  • ELBER
    dezembro 1, 2016

    Deu água na boca! Boa dica de viagem! Ficou mais fácil de convencer a esposa a ir a BH!

  • Adorei! Que delicia de post =)

  • Dj Junior Jerema
    dezembro 1, 2016

    Sempre nos mantendo informado e trazendo grandes opções de lugares,um lugar que com certeza estará em meu roteiro de viagem…

    • Cris Andrade
      dezembro 1, 2016

      Valeu Dj! SE precisar de dicas, só gritar! 🙂

  • Gabriella Santaba
    dezembro 1, 2016

    Maravilhosas dicas!!! Sempre viajo com vc Cris!!!! Vc esta de parabéns!!!! Blog MARAVILHOSO!!!!

  • Angela Castanhel
    dezembro 1, 2016

    Dá fome só de olhar!!! Adorei

    • Cris Andrade
      dezembro 1, 2016

      Mesmo sem fome, dá fome! Muitas delícias, né? 🙂

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *