Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

7 lugares lindíssimos para visitar na Chapada Diamantina!

A Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia é um dos destinos de ecoturismo mais procurados no país. Grutas, cachoeiras, poços, rios e um visual de perder o fôlego. Trilheiros e amantes da natureza têm que viver essa experiência. 

cachoeira-da-fumaca-4

Passam de 20 o número de cidades, distritos e vilas que fazem parte da região do Parque Nacional da Chapada Diamantina! Então, dá pra você imaginar o quanto há para conhecer, né?

Assim, pra ajudar aos nossos leitores, listamos os 7 principais pontos que devem estar na sua listinha, sobretudo se for uma viagem rápida (leia-se, menos de 5 dias). Vamos lá?

TOP 1. FAZENDA PRATINHA

A Fazenda Pratinha fica a uns 75 km de Lencóis. Excelente opção para um relax, alternando entre os dias de trilhas ou caminhadas fortes.

A principal atração da Fazenda Pratinha é, sem dúvida, a flutuação na Gruta da Pratinha. Caso opte por não fazê-la, você poderá apenas se aproximar para fotografar, pois não é permitido nadar na gruta.

Gruta da Prata Chapada Diamantina

Gruta da Pratinha_Chapada Diamantina

Leia também: CHAPADA DIAMANTINA/BA:  As atrações da Fazenda Pratinha!

TOP 2: GRUTA AZUL

Fica dentro da Fazenda Pratinha mas fora das cancelas. Basta seguir na direção do Atelier João de Barro. O ideal é visitá-la entre duas e três da tarde (especialmente de abril a setembro) quando a incidência do sol é maior.

gruta-azul

A Gruta Azul tem uns 70 metros de profundidade e também não permitem que nademos por questão de segurança.

TOP 3: POÇO DO DIABO

O Poço do Diabo fica a uns 20 km de Lençóis. Chegando lá, há uma pequena trilha para alcançar o Poço do Diabo, propriamente dito. Não precisa de guia, é bem fácil! É só ir margeando o rio, não tem erro.

Poço do Diabo Chapada Diamantina

DICA VC: Aconselhamos que vá de tênis, necessariamente, porque embora seja uma trilha curtinha é um sobe e desce de pedra danado. Voltei de chinelo e quase esfolei o dedo! Dor do caramba! Veja a foto abaixo…é sobre isso que estamos falando, rs…

Poço do Diabo Chapada

Embora o Poço do Diabo, com sua cachoeira de 20 metros de altura, seja o local mais legal, não se afobe! Vale à pena ir margeando o rio e parando para curtir os poços e hidromassagens naturais ao longo do percurso.

Segue a gente no instagram @viajantecomum e acompanhe nossas andanças!

TOP 4: GRUTA LAPA DOCE

Impressionante! Está localizada em Iraquara. A Gruta Lapa Doce tem quase 20 km mapeados mas, atualmente, só 850 m estão abertos à visitação. Acredito que é a gruta mais famosa da região.

Gruta Lapa Doce Chapada Diamantina

Fomos como o Sr. Zequinha, nascido na região e guia desde moleque, quando a visitação ainda não era regularizada. Sabe muitooo. Adoramos!

Gruta Lapa Doce Chapada Diamantina

A trilha até chegar a Gruta deve ter uns 600 metros. É bem tranquila e super bonita! Como se trata de uma gruta (e não caverna), não voltamos pelo mesmo caminho, portanto, faça todas as fotos e curta tudo pois pra retornar só entrando novamente.

Gruta Lapa Doce Chapada Diamantina

TOP 5: MORRO DO PAI INÁCIO

Imagina 360 graus de vista! Imaginou? Agora visualiza isso a pouco mais de 1000 metros de altitude! É, viajantes! É realmente de perder o fôlego! O Morro do Pai Inácio deve, sinceramente, estar na sua lista da Chapada Diamantina

Morro do Pai Inácio

Morro do Pai Inácio visto da BR

Numa subida de uns 400m, na cidade de Palmeiras, o Morro do Pai Inácio nos traz a cada ângulo uma emoção diferente. Um dos lugares mais lindos da Chapada Diamantina para curtir o pôr do sol.  

morro-do-pai-nacio-2

E, se não for por isso, que seja pela lenda que achei divertida e ao mesmo tempo, fofa! rs… Escuta essa!

Dizem que o escravo Inácio apaixonou-se pela filha do Coronel, que P da vida, após descobrir a história (imagino que a mocinha tava dando mole pra Inácio boy), mandou seus capangas darem um ‘jeitinho’ no  Inácio assanhado. No alto da montanha, encurralado, sem ter pra onde fugir, Inácio só viu uma solução, saltar com a sombrinha da sua amada havia te presenteado (tipo paraquedas, tá ligado?!), deixando todo mundo espantando! Tipo “óóóóó”! 

DICA VC: O morro do Pai inácio fica a pouco mais de 20km da cidade de Lençóis. Leva um casaquinho, tá! Venta muito por lá! A entrada custa 5 reais. E, se você é chegado num caldo de cana, vai gostar do que é vendido ao pé do morro. Do caldo e do vendedor que vai te conquistar no grito! 🙂

TOP 6: CACHOEIRA DA FUMAÇA

A primeira palavra que nos vem à cabeça quando pensamos na Cachoeira da Fumaça, localizada no Vale do Capão, é superação!

A segunda maior cachoeira do país nos impõe um percurso árduo para avistá-la. Pouco mais de 1,5 km de uma subida inclinada e repleta de pedras irregulares e (quase) mais 5 km de caminhada um pouco mais plana com uma descida e uma subida na reta final. Ufa!

Cachoeira da Fumaça

A trilha é bem marcada não há risco de perder-se. Além disso, você sempre vai encontrar vendedores em pontos estratégicos. Então, qualquer dúvida, é só perguntar!

Cachoeira da Fumaça

Chegando lá, você vai dar de cara com 340m de queda d’água mas o mais legal, sem dúvida, são as gotículas de água subindo como fumaça! Um fenômeno lindo! 

Cachoeira da Fumaça

E, antes de descer, dê a volta para ver a vista do ângulo oposto. Já subiu tanto, né? Não é pra perder nada! 

TOP 7: CIDADE DE LENÇÓIS

A cidade de Lençóis é um espetáculo à parte. Com ruas de paralelepípedos e suas lindas casinhas coloniais é uma das melhores cidades para se hospedar, sobretudo porque a cidade oferece excelentes opções de lazer, como restaurantes, música e infraestrutura (banco, mercado etc.).

Lençóis Chapada Diamantina

Olha o charme de suas ruas e casinhas! E logo eu que amo portas e janelas… parei em todas, confesso! 🙂

E aí? Simbora pra Chapada?! Abraços e muita energia boa pra vocês!

LEIA TAMBÉM:

FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | fotorcreate1dQuer saber mais sobre nós? Clique aqui!


 

19 Responses
  • flavia zenke
    janeiro 14, 2017

    Que legal! Tivemos na Chapada há 3 anos atrás e fomos também em Ibicoara na cachoeira do buracão. Lindo e vale a pena!

    • Viajante Comum
      janeiro 15, 2017

      Que legal! É tanta coisa linda né?! Ahhh Brasilll! 🙂

  • blogeunomundo
    janeiro 14, 2017

    Muito legal o artigo, sem sombra de dúvida a Chapada Diamantina é um dos tesouros que temos.
    Parabéns pelo artigo.

  • Klécia Cassemiro
    janeiro 14, 2017

    Gente, preciso dessa trip urgente! O que é a cor dessa água na Fazenda Pratinha? E a Cahoeira do Poço de Diabo é de tirar o fôlego. A Chapada tá muito nos meus planos de 2017!

    • Viajante Comum
      janeiro 30, 2017

      Torcendo pra dar certooooo sua trip! Você vai amar! 😉

  • Klécia
    janeiro 14, 2017

    Morro de vontade de conhecer a Chapada. O que é a cor daquela água na Fazenda Pratinha? E aquela Cachu Poço do Diabo? Preciso organizar essa trip o quanto antes 😀

  • Mariana Aguirre
    janeiro 14, 2017

    Que lugar incrível! No momento, estou muito sedentária para encarar. Mas vou fazer desse um projeto futuro, com certeza. Que lugar, nossa!

  • Viajante Comum
    janeiro 14, 2017

    São 70 mil km²! Cabe coisa demais…rs… Esperamos que conheça em breve! Bjos!!

  • Marianne Rangel
    janeiro 13, 2017

    Que lugar maravilhoso! Está na minha wishlist há tempos! As fotos estão lindas, super inspiradoras! Vontade de ir já!

  • Keul Fortes
    janeiro 13, 2017

    Primeiramente.. Que fotos lindas! Adorei saber mais sobre a Chapada. E a cor dessa fazenda pratinha? Pirei! Transparente e linda. Parabéns pelo post!

    Keul Fortes
    http://www.turistandonomundo.com.br

    • Viajante Comum
      janeiro 13, 2017

      Obrigada pelo carinho Keul! Beijos e muitas viagens! 🙂

  • Jannayna Oliveira
    janeiro 13, 2017

    Super dicas e lugares maravilhosos. Como nosso país é cheio de riquezas não é mesmo?!

    • Cris Andrade
      janeiro 13, 2017

      Verdade!! É muita coisa linda num país só! E pra todos os gostos! 🙂 Bjocas!

  • Cris Andrade
    janeiro 13, 2017

    Olá!! 🙂 Pelo menos uns 7 dias. Assim, dará pra conhecer bastante e descansar também porque alguns dias são bem puxados… mas muito prazerosos porque é tanta lindeza que a gente até esquece do cansaço!! Beijos! 🙂

  • Quanta beleza e quanta paz!
    Precisamos nos preparar fisicamente para desfrutar da Chapada Diamantina assim como vocês fizeram.

    Abraços!

    • Cris Andrade
      janeiro 13, 2017

      Verdade! O lugar tem uma energia incrível! Beijos! 😉

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *