MENU

Search
Close this search box.

ONDE EMITIR E CARIMBAR O PASSAPORTE ESTRADA REAL: E como conseguir o Certificado!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Atualizado em março de 2021

O Passaporte Estrada Real é uma iniciativa do Instituto Estrada Real. Um documento no qual o viajante vai registrar, por meio de carimbos iconográficos (e muito fofos!), a sua passagem pelos Caminhos da Estrada Real.

E, completando qualquer dos percursos, você terá direito a um Certificado que atestará a sua passagem pelo caminho escolhido. Uma lembrança linda!

Passaporte Estrada Real
Mapa e Passaporte Estrada Real |

PASSAPORTE ESTRADA REAL: Como emitir e onde carimbar

#1 O que é a Estrada Real

Chamamos Estrada Real os caminhos oficiais criados pela Coroa Portuguesa, que tinham como objetivo transportar as pedras preciosas de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, remontando aos séculos XVII e XVIII. Uma verdadeira viagem no tempo.

A Estrada Real é considerada a maior rota turística do Brasil. 

 

passaporte estrada real
Marco Zero da Estrada Real, em Ouro Preto

#2 Onde solicito meu passaporte 

A solicitação do Passaporte Estrada Real pode ser feita pela internet, preenchendo esse formulário aqui. Na sequência, você receberá um e-mail de confirmação e um código para apresentar no dia da retirada. O formulário vale por 60 dias contados do dia do pedido.

#3 Locais de retirada  

São vários pontos de retirada do Passaporte Estrada Real. Entre eles, Ouro Preto, Paraty, Tiradentes e Diamantina.

Como começamos o nosso roteiro por Ouro Preto, retiramos nosso Passaporte Estrada Real no prédio da FIEMG que fica na Praça Tiradentes. E já ganhamos nosso primeiro carimbo. 🙂 

passaporte estrada real
Edifício da FIEMG na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Um dos pontos de retirada do Passaporte Estrada Real

DICA VC1: Não esqueça de levar o e-mail de confirmação da solicitação (impresso ou digital) e um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.

DICA VC2: O Instituto Estrada Real está trabalhando para oferecer aos viajantes uma versão virtual do Passaporte Estrada Real. Lembrando que o físico continuará sendo emitido para quem desejar. Pessoalmente, achei muito legal ter o documento impresso. Vale a pena ir até a um dos pontos para ter essa lembrança.

 

#4 Quais caminhos posso percorrer 

Atualmente são 5 caminhos que você percorrer. A depender do seu tempo, você pode atravessar um deles inteiramente ou apenas seguir por alguns trechos, mesclando mais de um caminho. São eles:

  • Caminho Velho: 710 km,  no trajeto Ouro Preto/Paraty
  • Caminho Novo:  515 km,  no trajeto Ouro Preto/Rio de Janeiro 
  • Caminho dos Diamantes: 395 km ao longo da Serra do Espinhaço, no trajeto Ouro Preto/Diamantina.
  • Caminho Sabarabuçu: 160 km,  no trajeto Cocais/Glaura. 
  • Caminho Religioso:Inaugurado em 03/09/17, o Caminho Religioso (CRER) é o roteiro mais recente da Estrada Real, abrangendo um total de 38 municípios (32 em Minas Gerais e 6 em São Paulo). 
passaporte estrada real
Caminhos da Estrada Real | Fonte: Instituto Estrada Real

DICA VC: Mesmo que seu objetivo seja percorrer mais de um dos caminhos, será necessário apenas um Passaporte Estrada Real.

#5 Onde posso carimbar o Passaporte Estrada Real

Todas as cidades que fazem parte de algum dos caminhos possuem, ao menos, um ponto de carimbo. Normalmente os postos estão nos Centros de Informação Turística mas também podem estar em hotéis ou restaurantes. 

passaporte estrada real
Nossos primeiros carimbos no Passaporte Estrada Real

DICA VC: Consulte a lista dos pontos de carimbo aqui ou no site do Instituto Estrada Real.

#6 Como consigo o Certificado

Para receber seu Certificado é preciso concluir um ou mais caminhos, ou seja, o seu Passaporte Estrada Real precisa ter o número exato de carimbos referentes a determinado percurso, conforme abaixo:

  • Caminho Novo: 08 carimbos
  • Caminho Velho: 14 carimbos
  • Caminho Sabarabuçu: 4 carimbos
  • Caminho dos Diamantes: 10 carimbos

Se o número de carimbos estiver certinho, basta enviar um email com as fotos da página que contém os seus dados, bem como da página que exibe os carimbos conquistados, para o email passaporteestradareal@fiemg.com.br.

Infelizmente não conseguimos nenhum Certificado porque fizemos parte do Caminho Novo e parte do Caminho Velho, não concluindo totalmente nenhum deles.

No Caminho Velho passamos por Ouro Preto, Congonhas, Prados, Tiradentes e São João del Rei.

Passaporte Estrada Real
Parada em Congonhas, no Caminho Velho para conhecer os apóstolos de pedra sabão esculpido por Aleijadinho.

E, no Caminho Novo, passamos por Ouro Preto, Lavras Novas, Itatiaia e Ouro Branco.

Passaporte Estrada Real
Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.

Esperamos voltar em breve para fazer um novo roteiro, completar os carimbos do nosso Passaporte Estrada Real e emitir nosso Certificado.

E, se  você está pretendendo fazer um dos percursos de carro, bike ou a pé, não esqueça de emitir seu passaporte e guardar essa lembrança pra sempre!

#7 Onde se hospedar na Estrada Real

Na ocasião do nosso roteiro pela Estrada Real, nos optamos ficar nas cidades maiores e com um pouco mais de infraestrutura.

Passamos por Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, Congonhas, Tiradentes, Prados e São João del Rey. Escolhemos como apoio as cidades de Ouro Preto e Tiradentes.

Em Ouro Preto, para cortar custos, decidimos ficar em dois hostels. Um dia ficamos no É Hostel e outros dois dias no Hostel Imperial. Mas há outras opções como a Pousada Colonial (nota 8,4), Hotel Pousada Clássica (nota 9,1), Pousada Solar Ópera (nota 9,3), entre outros.

Já em Tiradentes deixamos as seguintes opções: Pousada Berço da Liberdade (nota 8,2), Pousada Quatro Corações (nota 8,9) e  Pousada Villa Real (nota 8,8). Para outras opções, faça você mesmo uma pesquisa. Basta colocar a provável data da sua viagem na caixa abaixo para ver as ofertas.

#8 Vale a pena alugar um carro

Ter percorrido Minas Gerais de carro foi uma experiência maravilhosa que indico de olhos fechados. Contudo, como há muitos trechos de estrada de chão, o nosso carrinho sofre. Então, sem sombra de dúvidas, é preferível alugar um veículo.

Caso queira fazer uma cotação para ter ideia dos custos, a Rentcars oferece o serviço sem IOF e ainda divide em 12x. E mais, pagando no boleto, ainda tem um descontinho extra. Faça uma cotação aqui!

Outras dicas de Minas Gerais que talvez você goste

+ TOP 10 –  As obras mais marcantes de Inhotim!

+ Viagem de carro pelo Brasil: de Brasília a Inhotim!

+ Roteiro pelas 10 igrejas mais bonitas de Ouro Preto e Mariana!

+ De Ouro Preto a Mariana no Trem da Vale!

+ Onde se hospedar em Sete Lagoas com vista para a Lagoa Paulino!


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | 
PINTEREST | TWITTER

melhores passeios do jalapao


ESTÁ NO PINTEREST? GUARDE A IMAGEM NO SEU PERFIL!


Foto Capa | Cris Andrade

 

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

15 respostas

  1. Boa noite! Acabei de fazer uma rota praticamente igual a de vocês. Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, congonhas, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Sao Joao dey rei e Barbacena. Recomendo o passeio!!

  2. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Silvana Ribeiro, sou assessora do Secretário de Educação da cidade de Ewbank da Câmara, MG, Michel Chagas!
    Gostaria de saber como faço para cadastrar minha cidade na rota do carimbo para esse Passaporte!! Precisamos preencher algum requisito??? Onde e como obter esse carimbo???
    Aguardando informações…

    Desde já, muito obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!