Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

ILHA CANELA EM PALMAS: um oásis no coração do Tocantins!

E depois de dias incríveis no Jalapão resolvemos relaxar um pouquinho na capital do Tocantins, a jovem Palmas. Aquele dia reservado para descansar e se recuperar da expedição, afinal, como dizem por lá, o Jalapão é bruto!

A ideia era passear pelo centro da cidade e depois escolher alguma das praias para relaxar. Claro que nossa opção foi conhecer a famosa Ilha Canela. Vem saber por quê.

A ILHA CANELA

Localizada no centro do Lago de Palmas, a Ilha Canela, cartão postal da capital, formou-se em virtude do alagamento do rio Tocantins, na ocasião da construção da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães.

O pedaço de terra, que ganhou o nome da antiga vila que foi extinta com a inundação, parece um oásis no meio da cidade. Barraquinhas, palhoças na água, um pôr do sol incrível e aquela paz! 45 mil metros quadrados de pura beleza.

ilha canela palmas tocantins

Píer da Ilha Canela

A área de banho, limitada por uma cerquinha, possui algumas palhoças para quem não dispensa um pezinho na água enquanto curte o visual.

ilha canela palmas tocantins

Palhoças e banquinhos na água tornam o visual ainda mais relaxante

Mas não há quem resista ficar com água apenas nos pezinhos. Se jogar num banho nesse sol escaldante é praticamente inevitável.

onde se hospedar em palmas

Ilha Canela com os prédios de Palmas ao fundo

As cerquinhas, cujo objetivo é afastar alguns peixinhos como piranhas e arraias, sempre estão cheias de visitantes, andorinhas  que ficam por lá, de boa, descansando sob o sol escaldante…

ilha canela palmas tocantins

Cerca que separa a área de banho para proteger o banhista de algum peixinho desavisado, como piranhas.

…até que passa uma embarcação e a revoada segue para outro ponto. Pura poesia…

ilha canela palmas tocantins

Andorinhas alçando voo depois da passagem do barco a motor

Leia também: Onde se hospedar em Palmas: duas opções que cabem no seu bolso!

COMO CHEGAR

Dez minutos. Apenas dez minutos num barquinho a motor separam a cidade planejada de um oásis de 45 mil metros quadrados. O embarque é no Píer 1, da Praia da Graciosa, onde ficam os famosos flutuantes.

Como tínhamos pouco tempo, não curtimos a Orla da Praia da Graciosa e partimos direto para a Ilha Canela. Mas, a nossa amiga Angela Castanhel do Blog Viajando em 3,2,1… esteve por lá e conta tudinho aqui: Orla da Praia da Graciosa, Palmas – Tocantins

ilha canela palmas tocantins

Píer 1 na Praia da Graciosa e seus famosos flutuantes

Fique por ali que em alguns minutinhos o condutor aparece! Olha o sr. Dermeval vindo!

ilha canela palmas tocantins

Avistando nosso condutor ao longe no Lago de Palmas

O percurso, de apenas 3km, é super rápido. Fomos em 9 pessoas e a travessia foi super tranquila.

ilha canela palmas tocantins

Sr. Dermeval dando as orientações de segurança

DICA VC: Em abril/2017 um barquinho virou com 10 pessoas mas não houve vítimas. O incidente ocorreu porque havia muito vento e uma marola um pouco mais alta desestabilizou o barquinho. Então, fique atento ao tempo. Não custa se precaver.

QUANTO CUSTA

A travessia custa R$ 25 (set/2017). O pagamento é feito no desembarque em dinheiro, crédito ou débito. Guarde o ticket para entregar ao barqueiro que te conduzirá na volta.

ilha canela palmas tocantins

Em setembro de 2017 pagamos 25 reais/pessoa pelo trajeto ida/volta

Siga nosso FB e fique por dentro das novidades!

 

 

O QUE COMER

Era uma segunda-feira. Apenas um dos bares estava aberto. Suficiente para atender aos sortudos que estavam por ali. O garçom, um paraense que resolveu tentar a vida no Tocantins, nos indicou o pirarucu. Peixe fresco e super gostoso! Aprovadíssimo!

ilha canela palmas tocantins

Não deixe de provar o pirarucu

PÔR DO SOL NA ILHA CANELA

Sem dúvida, é o principal atrativo da ilha. Vai se aproximando o final do dia e mais barquinhos vão chegando com visitantes e locais que querem curtir o pôr do sol. E não é pra menos, realmente é espetacular!

ilha canela palmas tocantins

Nesse dia, como havia algumas queimadas, o pôr do sol ficou com esse ar dramático. Mais lindo ainda! O serviço na ilha funciona de 8h as 18h, então, mesmo que você não consiga passar o dia por lá, vale ir curtir esse momento.ilha canela palmas tocantins

E, para terminar esse passeio lindo e endossar que você deve conhecer a Ilha Canela, um poema de Angelly Bernardo…

Assim meu coração desmantela

Nessa aconchegante Ilha Canela

De onde vejo Palmas toda bela

Como se estivesse em linda janela

É hora de partir. Mas a certeza que retornaremos para explorar esse lindo estado, tão esquecido pelos turistas brasileiros, é certa!

ILHA CANELA PALMAS TOCANTINS

Pôr do sol na Ilha Canela

ONDE SE HOSPEDAR

Ficamos hospedados no Mac Hotel e no Zii Hotel e gostamos do serviço de ambos. Veja aqui algumas fotos e como foi nossa experiência em cada um deles. Contudo, se você procura sugestões diferentes, utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para encontrar algo que corresponda ao seu perfil. Compare preços e avalie a qualificação dada por quem já se hospedou!

LEIA TAMBÉM


PLANEJE SUA VIAGEM PARA PALMAS!

Pretende alugar um carro para percorrer Palmas? Sendo uma cidade planejada, Palmas é muito tranquila para dirigir. Ruas largas e predominância de rotatórias facilitam o trajeto. Rentcars, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!

Banner 1

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso! Obrigada! 🙂


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTER

Viajante Comum

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou? Salve no Pinterest!

15 Responses
  • Angela Castanhel
    janeiro 31, 2018

    Palma tem seu encanto, nao é mesmo? Fiquei apaixonada pelo fim de tarde de lá.. Não consegui ir na Ilha Canela, mas meu tio mora, quero voltar em breve

  • Roberta Lan
    outubro 8, 2017

    Que coisa mais linda! Eu desconhecia, e pensava que Tocantins >>> Jalapão. Que erro! Agora já dá pra montar meu roteirinho Tocantins!

  • angela sant anna
    outubro 2, 2017

    que deliciinha de lugar! tenho uma amiga que mora no Tocantins e que quer muuito q eu va pra la visitar essas belezas e comer a comida q eh totalmente diferente do que estamos acostumados!

  • Michela Borges Nunes
    outubro 2, 2017

    Deu um medinho das piranhas, mas sabe que deu muita vontade de ir lá conhecer este lugar e também o Jalapão. Diferente para nós, precisamos começar a planejar. Amei o post.

  • Pedro Henriques
    outubro 1, 2017

    Que cantinho tão bonito! Adorei as fotos, estão espetaculares, sobretudo aquelas do por do sol, deve ter sido um momento maravilhoso! obrigado por partilhares este roteiro. Abraço

  • Thiago
    setembro 29, 2017

    Que incrível a Ilha Canela, não conheço ainda. Adorei assuas dicas, relato completinho. Parabéns pelo post. Vou salvar ele aqui.

  • Gabriela Torrezani
    setembro 29, 2017

    Gente, fiquei apaixonada com tudo na Ilha Canela!!! Que fenomenal!!! E esse por do sol? Eh muito legal ver o Tocantins entrando cada vez mais no circuito turístico 🙂

  • Fábio Junior Alves
    setembro 29, 2017

    Estou super motivado para viajar ao Tocantins, adorei este post e as dicas matadoras da Ilha Canela, já entrou em meu roteiro! valeu!!!

  • Ruthia
    setembro 28, 2017

    Que ilha poética, embalada por voos de gaivotas e um escandaloso pôr-do-sol. Como não amar? Que continue esquecida pelos turistas e permanecerá poética.
    Abraço desde Portugal

  • Amanda Saviano
    setembro 28, 2017

    Gente nunca imaginaria esse paraíso no Tocantins! Que lugar lindo lindo lindo! Me deu uma super vontade de conhecer! O Brasil é lindo, né?

  • Camila Lisbôa
    setembro 28, 2017

    Ah gata, que lugar hein! Dá uma vergonha que eu conheço mais o Chile que o Brasil, mas aí eu viajo nos blogs amigos e fico louca pra voltar pro BR e conhecer cada cantinho! Super dicas 🙂

  • Que legal! Bela opção pra essa cidade que é a mais quente do Brasil. Adorei o post!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *