Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

TOP 10: As atrações imperdíveis do Jalapão!

Se você está buscando um destino de ecoturismo de tirar o fôlego, seus problemas acabaram! O lugar, sem dúvida, se chama Jalapão. Certamente, essa foi uma das expedições mais marcantes do Blog Viajante Comum. Teve de tudo! A paisagem marcante do bioma cerrado, morros, dunas, cachoeiras, rios, formações rochosas e os intrigantes fervedouros! A lista é gigante!

Na situação ideal, o bom mesmo seria ficar por lá, no mínimo, por uns cinco dias. Mas, nem sempre a condição ideal está dentro das nossas possibilidades de tempo e dinheiro, não é mesmo? Pensando nisso, separamos as 10 atrações imperdíveis do Jalapão para você organizar melhor o seu roteiro e aproveitar ao máximo essa viagem linda!

E, para otimizar ainda mais, organizamos as atrações por cidade base, então, depois de se deliciar aqui nesse Top 10, não deixe de ler: Jalapão: o que conhecer nas principais cidades base.

CACHOEIRA DO FORMIGA

Simplesmente maravilhosa! Foi uma das principais surpresas da Expedição Jalapão. E olha que já entramos em muitas cachoeira por esse Brasilzão! Água super transparente, morninha e com praticamente 100% de pureza. Foi sofrido não poder ficar lá o dia inteiro mas saímos bem felizes com a experiência!

atracoes imperdiveis no Jalapao

Cachoeira do Formiga

Além do banho, você ainda pode ficar de boa sentado nas corredeiras ou curtir uma hidromassagem que fica do lado da cabeceira. Ê vida boa, viu?! Sem dúvida é uma das atrações imperdíveis do Jalapão

atracoes imperdiveis no Jalapao

O melhor banho da expedição!

DICA VC: Não pode entrar na área da cachoeira com bebidas ou alimentos mas você pode sair e fica na palhoça da área externa para beber ou comer algo. E, se sobrar tempo encomenda um peixinho frito. Delícia!

SERRA DO ESPÍRITO SANTO

Essa dica aqui é pra quem não dispensa uma boa trilha durante as viagens! É uma subida punk, inclinada e cheia de cascalhos, mas quer saber? Valeu cada minuto! 

atracoes imperdiveis no Jalapao

Vista da Serra do Espírito Santo. Nem acredito que subimos até o topo!

A gente se prova, se experimenta e ainda ganha uma vista emocionante! Subimos na madrugada para contemplar o nascer do sol e, só posso dizer que foi incrível! 

atracoes imperdiveis no Jalapao

Nascer do sol na Serra do Espírito Santo! Um presente!

CACHOEIRA DA VELHA

Já começo dizendo que não vai rolar aquele banho gostoso. É proibido mergulhar devido a força da água. Mas então o que vou fazer lá? Friend! Quando você vislumbrar essa lindeza, você vai entender! E, para os mais aventureiros, ainda rola um rafting cheio de emoção (não encarei, confesso!).

atracoes imperdiveis do jalapao

Foto Expedição 514

Siga nosso FB e fique por dentro das novidades!

 


 

PEDRA FURADA

Se você gosta de atrações famosinhas, então não pode deixar de ir a Pedra Furada para garantir a sua fotoca! E, se for no pôr do sol, melhor ainda! 

atracoes imperdiveis no Jalapao

Foto Expedição 514

CÂNION SUSSUAPARA

O ponto de apoio para visitar o Cânion Sussuapara é a cidade de Ponte Alta. De lá, são uns 15 km aproximadamente. O paredão de pedras, de uns 12 metros de altura, forma uma fenda cheia de musgos, samambaias e vegetação local, com uma pequena queda d’água no final.

DICA VC: A título de curiosidade, sussuapara é outra denominação do cervo do pantanal que conhecemos como veado. Se quiser saber mais sobre o cânion e ver mais fotos legais, indico o texto do Vamos Trilhar.

atracoes imperdiveis no Jalapao

Foto Expedição 514

FERVEDOUROS

Certamente, as atrações mais marcantes e mais procuradas no Parque Estadual do Jalapão são os fervedouros. Todos ficam intrigados com a impossibilidade de afundar! É isso mesmo! O nome do fenômeno é ‘ressurgência’, ou seja, você é jogado para cima todo o tempo.

atracoes imperdiveis no Jalapao

Fervedouro Bela Vista

É uma experiência muito exótica. Portanto, não deixe de colocar um fervedouro na sua lista! 

atracoes imperdiveis no Jalapao

Fervedouro dos Buritis, um dos mais lindos do Jalapão!

COMUNIDADE MUMBUCA

A 35 km da cidade de Mateiros, o Povoado Quilombola Mumbuca, que atualmente não chega a 200 moradores, abriga descendentes de escravos. Em uma vida simples e, acredito que com algumas privações, a comunidade segue unida, produzindo e comercializando lindas peças de capim dourado.

atracoes imperdiveis no Jalapao

Vale demais a visita para conhecer a comunidade e levar algumas peças de recordação para você, seus amigos e familiares.

atracoes imperdiveis no jalapao

Adereços de capim dourado. Um capricho!

atracoes imperdiveis no Jalapao

Vários cestos lindos!

DICA VC: Em 2016, uma ponte de acesso à comunidade foi queimada e a população ficou praticamente ilhada, durante 7 meses. Felizmente, em 2017, com doações da população em geral, conseguiram reconstruir o acesso. Como vocês podem ver, é uma comunidade bem esquecida. Faça a visita, converse com as pessoas e compre alguma lembrança do Jalapão pra você ou pra alguém querido. Vai ajudar bastante! 

PRAINHA DO RIO NOVO

Outro ponto de banho muitooo bom! Legal combinar com a Cachoeira da Velha pois distam apenas 1km. Lá não tem infraestrutura então as pessoas organizam piqueniques nos bancos que dividem as escadarias. Muito legal! Leve sua canga, seus lanches e aproveite para relaxar das trilhas que passaram ou que virão…rs…

DICA VC: Na ocasião da nossa visita, dois dos degraus que dão acesso a praia simplesmente não existiam. Um dos colegas, inclusive, levou um tombo que poderia ter resultado em algo mais grave. Tomem cuidado.

ENCONTRO DAS ÁGUAS

Não é o encontro das águas dos rios Negro e Solimões que vimos na nossa viagem a Manaus (que também foi incrível!) e sim, o encontro das águas dos rios Formiga e Sono. Super lindo! Geladinho de um lado e morninho do outro! Hahaha!

atracoes imperdiveis no Jalapao

DICA VC: Na propriedade que dá acesso ao Encontro das Águas também há um fervedouro. Não tem águas azuis como os demais, é super pequenino, mas é um dos mais fortes que visitamos. A areia sobe tanto que parece que você está num solo movediço. Mucho loco!

PÔR DO SOL NAS DUNAS

Simplesmente não pode faltar! Não tem preço. Deixo que as imagens falem por si!

atracoes imperdiveis no Jalapao

atracoes imperdiveis no Jalapao

Exalei tanto amor pelo Jalapão que até a areia virou um coração! s2

Esperamos que tenham gostado das 10 atrações imperdíveis do Jalapão e já estamos torcendo pra sua viagem ocorrer o mais breve possível! Beijocas!

LEIA MAIS


PLANEJE SUA VIAGEM PARA O JALAPÃO!

Buscando hospedagem em Palmas e no Jalapão? Em Palmas, ficamos hospedados no Mac Hotel e no Zii Hotel e gostamos do serviço de ambos. Veja aqui nosso review. No Jalapão, ficamos hospedados em Mateiros, na Pousada Jalapão, instalações simples mas tudo muito limpo e comida caseira de primeira. Mas, se quer buscar outras opções, pesquise no site do Booking.

Pretende alugar um carro para percorrer o Jalapão? Rentcars, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui mas não esqueça de contratar um guia local! Ele vai te ajudar a ajustar o roteiro, contar histórias do lugar e dar uma força se rolar algum perrengue!

Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso!


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTER

Viajante Comum

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou? Salve no Pinterest!

12 Responses
  • Camila
    novembro 30, 2017

    Cris, vi sua postagem no Facebook, vi que foi com uma empresa que faz as expedições, mas vc foi sozinha (sem conhecidos) e se juntou a um grupo ou vc já foi com amigos? Queria muito ir, mas pela dificuldade de juntar agenda com amigos iria sozinha, mas fico cabreira com a questão da segurança…

    • Viajante Comum
      dezembro 1, 2017

      Eu fui com um pessoa mas havia pessoas sozinhas na minha expedição. É impossível não fazer amigos na expedição. Se seu receio for esse, pode deixar pra lá e arrumar suas malas. Viajando com um grupo é tudo certinho. Roteiro, alimentação, horários… pra quem vai sozinho é o que há de melhor! Se joga! Você vai amar! 😉

  • Simone Hara
    setembro 30, 2017

    Adorei o post!
    Que lugar maravilhoso! Fiquei sonhando olhando essas fotos incriveis!
    Já quero muito conhecer!

  • Christian Gutierrez
    setembro 26, 2017

    Quanta atrações legais para conhecer no Jalapão, estou pensando em ir o ano que vem para lá, já vou guardar suas dicas.

  • Tatiana Sisti
    setembro 25, 2017

    Nossa, li esse post no momento perfeito. Estou me organizando pra ir pra lá nos próximos meses. É um dos meus destinos dos sonhos aqui do Brasil. Fico apaixonada pelas fotos que vejo por ai. Amei suas dicas e com certeza vou usar todas! Beijos

  • Alex
    setembro 25, 2017

    Eu tenho um problema super chato em relação a viagens: não conheço muito meu próprio país… =\
    Mas nossa, fiquei encantando com jalapão ! Coloquei na minha listinha !!
    Obs: sua foto com formato de coração ficou Incrível!!!

  • Luiza Cardoso
    setembro 24, 2017

    Genteee, não aguento mais de vontade de conhecer o Jalapão! Quanto mais eu leio, mais eu quero ir! rss!
    Essas águas azuis dos fervedouros e da Cachoeira da Formiga acabam comigo! haha! Que lugar mais lindo! Mas o resto não fica para trás não, queria muito fazer a trilha da Serra do Espírito Santo e subir a Pedra Furada (dá?), amo trilhar! Fora as dunas que são lindas, tem lugar que aluga sandboard lá?
    Adorei esse post, como eu disse, sempre fico babando horrores por esse lugar! rss! É muito paraíso!
    PS: amei demais a foto da areia com coração! Incrível demais!

  • Francisco Piazenski
    setembro 24, 2017

    Que bacana esse top 10 pessoal, quero fazer praticamente tudo dessa lista! As imagens são lindas demais!

  • Eliana C. Pereira
    setembro 22, 2017

    Que lugar lindo!!! Estou morrendo de vontade de conhecer… Teu post veio em boa hora… Agora consigo planejar melhor o que fazer por lá…

  • Analuiza
    setembro 22, 2017

    10 razões incríveis para visitar o Jalapão. Consigo entender porque os fervedouros são tão procurados. Interagir com os quilombola e ver se perto o trabalho de capim dourado deve ser um momento interessante de troca: se ainda podemos ajudar com isso, muito melhor!

    Ficaria de boa na Cachoeira do Formiga e para ver aquele por do sol, bem valia à pena a trilha difícil e pedregosa! 🙂

  • angela sant anna
    setembro 22, 2017

    adorei a foto do coração!! se fosse combinado nao dava certo aheuahue achei demais esse fervedouro, que loucura!

  • A Culpa é do Fuso
    setembro 22, 2017

    O Jalapão está no meu “radar” há anos, mas nunca consegui ir. O post me fez querer marcar essa viagem logo! Valeu pelas dicas!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *