Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Domingos Martins: um pedacinho da Alemanha nas montanhas capixabas!

E basta seguir por pouco mais de 50km que você vai deixar as praias da capital Vitória para ser presenteado com o delicioso clima de montanha da cidade de Domingos Martins no Espírito Santo

A “cidade do verde’ como é conhecida, foi berço da imigração alemã, italiana e de pomeranos (alemães originários da Pomerânia, região localizada entre as atuais Polônia e Alemanha). O primeiro grupo chegou à região por volta de 1847.

O destino é um misto de romantismo e aventura. A cidade é refúgio de casais, sobretudo nos períodos mais friozinhos e, de quem busca atividades de aventura e ecoturismo.

Mas o que fazer em Domingos Martins? Por lá, focamos nosso roteiro no Centro (Campinho) e no Parque Estadual da Pedra Azul. Vem com a gente!

PORTAL DA CIDADE

Logo na entrada já dá pra sentir os ares europeus com esse pórtico inaugurado em 1992.

o que fazer em domingos martins

Portal de Domingos Martins.

Logo depois do portal há uma lojinha que vende licores de sabores variados, doces e artesanato. Deguste! São várias delícias!

o que fazer em domingos martins

o que fazer em domingos martins

Souvenirs da lojinha de artesanato.

CASA DE CULTURA e MUSEU HISTÓRICO

Aqui, nesse edifício datado de 1915, está guardado um pouco da história dos imigrantes e descendentes de alemães, pomeranos e italianos que colonizaram a região.

o que fazer em domingos martins

Casa de Cultura e Museu Histórico inaugurado em 1983.

Fomos recebidos por um guia que nos levou para mostrar o acervo. Há diversas obras e peças aleatórias. Fotos, objetos, alguns documentos e mobiliário. As coisa mais curiosas, além de um vestido de noiva na cor preta que, segundo o guia, era moda no início da colonização alemã, foram:

  • Essa xícara com proteção na borda para não sujar os bigodes. Imagina nata de leite pendurada! Nada bonito para um representante da burguesia, rs…

o que fazer em domingos martins

  • Esses aparelhos super conservados…

  • E fotos de uma paraquedista chamada Rosa Helena que, segundo o guia, já está idosa e ainda vive em Domingos Martins mas não gosta de fama.

PRAÇA DR. ARTHUR GERHARDT

A pracinha é super charmosa e ficou mais linda ainda com a inscrição #amors2es. o que fazer em domingos martins

Rodeada por construções típicas e gente por todos os lados, a pracinha é o coração da cidade. É lá onde está cravado o marco da colonização alemã.

IGREJA LUTERANA

Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi a primeira igreja evangélica no Brasil a possuir uma torre, acredita? Na época da sua inauguração, em 1866, a Constituição só permitia torres em igrejas católicas.

o que fazer em domingos martins

Fachada da Igreja Luterana em Domingos Martins, ES

MARCO DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ

O monumento de 1954 representa uma família europeia recém chegada a Domingos Martins. Na inscrição, os dizeres: Ao colono imigrante, que aqui veio ajudar a construir uma grande Pátria, a gratidão da terra capixaba.

o que fazer em domingos martins

ARQUITETURA DA CIDADE

É uma fofura. Uma casinha boneca a cada esquina. Cenário perfeito para quem ama fotografar.

o que fazer em domingos martins

INSCRIÇÕES EM ALEMÃO

As plaquinhas em alemão, com a respectiva tradução em português, estão espalhadas por todos os lados, sobretudo nos nomes das ruas. É uma forma de manter a tradição e o idioma sempre vivos, além de atiçar a curiosidade do turista.o que fazer em domingos martins

RUA DO LAZER

É uma rua fechada, exclusiva para pedestres. Lá se concentram bares e restaurantes, onde você poderá comer torta alemã, chucrute e salsichão, claro!

o que fazer em Domingos Martins

Rua do Lazer em Domingos Martins

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL

Certamente, o local mais famoso de Domingos Martins. O Parque da Pedra Azul fica no Distrito de Aracê, a 50 km do centrinho da cidade. Da BR 262 a gente já consegue avistar a pedra imponente.

o que fazer em domingos martins

Um dos objetivos da criação do parque foi proteger a Pedra Azul, essa formação de gnaisse e granito de 1822 metros de altitude.

A região é uma delícia, cheia de pousadas e restaurantes legais. Aqui é lugar de relaxar, tomar banho nas piscinas naturais e passear contemplando a vegetação rupestre e as várias espécies espalhadas pelo caminho como bromélias, orquídeas, ipês e cedros. Respire fundo e sinta a natureza.

A fauna é outro atrativo especial da região. São várias espécies a exemplo de tatu, tamanduá, macaco-prego, veado catingueiro, sabiá e até animais que sofrem ameaça de extinção, como o sagui da serra e o barbado.

Fique pelo menos uns 2 dias e, claro, tente que chegar pertinho, encostar na Pedra Azul e fazer um super pedido! 

O acesso ao parque é gratuito, e as trilhas são as seguintes:

Nível fácil | Nessa trilha de aproximadamente 1,5km, os turistas são guiados até a base da Pedra Azul passando por lindos mirantes. Dura em torno de uma hora (ida e volta).

Nível médio/difícil | Nessa trilha de aproximadamente 3,0km, os turistas são conduzidos até as famosas piscinas naturais escavadas na rocha. Há uma escalada de 97m com o auxílio de uma corda. O banho nas piscinas é opcional mas quem vai deixar de aproveita, não é mesmo? Dura em torno de três horas (ida e volta).

DICA VC: Recentemente, foi criada uma nova trilha autoguiada. Agora você pode chegar até as piscinas sem auxílio de guia.

Siga nosso FB e fique por dentro das novidades!

 

 

ONDE SE HOSPEDAR 

No centrinho de Domingos Martins, nos hospedamos no Pousada Solar da Serra. E, na região da Pedra Azul, nos hospedamos na Pousada Recanto da Pedra. Quase nos hospedamos na Pousada Peterle que possui excelente estrutura mas preferimos ficar do ladinho da Pedra Azul. 

ONDE COMER

A Lívia do Caixa de Viagens fez um post super completo dando dicas de onde comer em Domingos Martins, confere aqui!

Mas Domingos Martins não é só isso! A região conta com muitos outros atrativos naturais, como trilhas de ciclismo, corredeiras, a Cascata do Galo, a Reserva Kautsky, várias cachoeiras e propriedades rurais abertas à visitação. Então, programe-se!

MONTANHAS CAPIXABAS

Além de Domingos Martins, fazem parte dessa região os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Bretejuba, Marechal Floriano, Castelo, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra e Vargem AltaEntão, vale a pena traçar um roteirinho contemplando, ao menos as principais cidades.

PRINCIPAIS EVENTOS DA REGIÃO

Sommerfest – Festival da Imigração Alemã | Certamente a festa mais tradicional. Realizada no final de janeiro/início de fevereiro. Bailes, desfiles com roupas típicas e várias apresentações folclóricas.

Festa de Corpus Christi | Uma das principais festas religiosas do Espírito Santo. A ornamentação da cidade fica linda! Durante a sexta-feira santa, tapetes coloridos enfeitam mais de 1,5km de ruas da cidade. Quem já viu um desses de pertinho sabe a emoção!

Festival Internacional de Inverno | Ocorre no mês de julho. A cidade respira música nesse período, pois além de shows e apresentações, há oficinas de instrumentos e canto.

Festival de Chocolates | E quem não ama?! Realizado em julho, o festival reúne na Pedra Azul produtores e apaixonados por chocolates para dias de estudos e degustação (a melhor parte, rs…).

Festa do Morango | Ocorre no mês de agosto. Muitas delícias a base de morango, além de vários shows.

Brilho de Natal | A cidade fica toda ornamentada e cheia de luzes exalando o espírito do natal.

E já que estamos falando em festa, não poderíamos deixar de citar a Festa da Polenta em comemoração a Imigração Italiana na cidade de Venda Nova do Imigrante. Ocorre geralmente no mês de outubro. São dois finais de semana, com preparo de toneladas de polenta (eu disse toneladas!), concursos para eleger a rainha e a princesa da polenta, música, shows e muito mais. Anotou?

Quer saber mais sobre Venda Nova do Imigrante? O Blog Sentidos do Viajar preparou vários posts dessa cidade encantadora! Veja aqui!

MAIS SOBRE O ESPÍRITO SANTO


PLANEJE SUA VIAGEM AO ESPÍRITO SANTO!

Buscando hospedagem? Há excelentes opções no Booking sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Pesquise aqui!

Pretende alugar um carro? Como as distâncias são bem pequenas, percorrer o Espírito Santo de carro foi uma experiência muito tranquila! A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso!


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTERFrases de ViagemQuer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou? Salve no Pinterest!

o que fazer em domingos martins

13 Responses
  • Dayana
    outubro 24, 2017

    Que post maravilhoso! Resumiu super bem a região! Uma mão na roda para quem quer um overview de Domingos Martins. Adorei!

  • Caroline Possidonio
    outubro 23, 2017

    Muito obrigada por mostrar mais um cantinho desse nosso Brasil! Estou encantada com esse lugar!

  • Jair Prandi
    outubro 23, 2017

    Passeio duas vezes pela rodovia que liga Vitória a Belo Horizonte, mas não parei para conhecer a cidade, apenas fui atá em frente a Pedra Azul pata fotos. Espero da próxima vez ir ao Espírito Santo com mais tempo para visitar a cidade.

  • alexandra joia
    outubro 23, 2017

    Gente nunca tinha ouvido falar nesse lugar. Achei delicioso e quando passear pela região quero conhecer. Valeu pela dica.

  • João Olavo Vasconcelos
    outubro 22, 2017

    Ótimas sugestões para os turistas que vêm conhecer o ES, Cris! Obrigado por apresentar nosso estado para todos 😀 E volte sempre!

    • Viajante Comum
      outubro 23, 2017

      Obrigada, João!! Seu estado é, realmente, maravilhoso! 🙂

  • Caminha Gente
    outubro 20, 2017

    Show, adorei as dicas alguns lugares já visitei e agora vou visitar outros que não conheço ainda, parabéns pelo trabalho.

  • Lívia Bellotti
    outubro 13, 2017

    Que post completo e gostoso de ler! Parabéns e muito obrigada por citar o Caixa de Viagens! Te desejo sucesso e que continue assim, viajando e nos informando com clareza cada detalhe das suas viagens. Muito obrigada e um grande abraço.

    • Viajante Comum
      outubro 13, 2017

      Também adorei seu post! Fiquei babando aqui! Beijocas!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *