Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

FEBRE AMARELA: Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação!

Planejar uma viagem vai além de traçar roteiros e reservar hospedagem. Há vários cuidados que devemos tomar previamente para não ter frustrado o sonho de conhecer algum lugar especial.

E, nesse sentido, a vacina contra a febre amarela e a emissão do certificado internacional ocupam papel importante pois, a depender do país, podemos ter a entrada negada caso não estejamos de posse desse documento.

Assim, reunimos nesse post as principais informações para te orientar acerca de todo o procedimento de como tirar o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. No mais, boa viagem!

O QUE É O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA – CIVP?

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento que comprova a vacinação em relação a determinadas doenças. No nosso caso, o principal alvo é a febre amarela. 

 como emitir o certificado da febre amarela

ONDE POSSO ME VACINAR?

Você pode buscar um posto de saúde do SUS ou alguma clínica de vacinação privada. Não esqueça de levar seu cartão de vacinação e um documento com foto. Caso não tenha o cartão de vacinação, peça um novo.

DICA VC: Após tomar a vacina da febre amarela certifique-se que foi preenchido no cartão de vacinação os seguintes dados: data da vacinação, fabricante e lote da vacina, assinatura de quem administrou a vacina e a identificação da unidade de saúde.

COMO EMITIR O CERTIFICADO?

PASSO 1 | Tomar a vacina. A vacina poderá ser tomada nos postos de saúde do SUS ou em alguma clínica privada que seja credenciada (veja lista das clínicas aqui!). 

DICA VC: A vacina contra a febre amarela deve ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência da realização da sua viagem.

PASSO 2 | Fazer o pré cadastro no SISPRAFA. Trata-se de um sistema da ANVISA no qual você se cadastra e faz um agendamento para emitir seu certificado nos Centros da Anvisa. Só entrar aqui e clicar em ‘Cadastro Novo‘.

DICA VC: Essa etapa não é uma obrigatoriedade mas agiliza o processo. No meu caso, não consegui realizar o agendamento e fui direto para o Centro da Anvisa que fica no Aeroporto de Internacional de Brasília. Informei o ocorrido e resolvi tudo em cinco minutos. 

PASSO 3 | Emitir o Certificado. O Certificado Internacional de Vacinação é emitido nos Centros da Anvisa ou nos Centros de gestão privada. Nos Centros da Anvisa, basta comparecer munido do cartão de vacinação e um documento de identidade original com foto

Caso você tenha tomado a vacina contra a febre amarela em algum estabelecimento privado credenciado, a emissão do certificado será realizada no mesmo momento. O mesmo ocorrerá se no seu local de vacinação existir um ponto de expedição do certificado. 

QUAL A VALIDADE DO CERTIFICADO

Antes o certificado possuía validade de 10 anos mas, atualmente, vale por toda a vida. Ótimo!

 como emitir o certificado da febre amarela

Validade do Certificado Internacional da Febre Amarela

QUAIS PAÍSES EXIGEM O CERTIFICADO?

A Jamaica, por exemplo, é um dos países que visitamos que exige dos brasileiros a vacinação contra a febre amarela e a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação. O documento nos foi solicitado tanto no embarque no Brasil, quanto no controle da imigração em Montego Bay. 

Para ver a relação atualizada dos países que exigem a vacina contra a febre amarela, consulte o site da Organização Mundial de Saúde ou clique aqui.

ICMBIO RECOMENDA A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA

Em relação ao Brasil, o ICMBIO recomenda que, na nossa visita a Amazônia ou a algumas regiões que abrigam Parques Nacionais como a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros, tomemos a vacina da febre amarela.

Nesse caso, não é necessário emitir o Certificado Internacional (mas é tão simples que não custa, né?) mas apenas está com a informação incluída no seu cartão de vacina.

E SE EU NÃO PUDER TOMAR A VACINA? 

No caso de viajantes que não possam receber a vacina contra a febre amarela em razão de algum problema de saúde ou algo semelhante, é necessário a emissão de um Atestado de Isenção de Vacinação que deve ser assinado pelo seu médico. É interessante também viajar na posse de outros documentos ou atestados médicos que contraindiquem a administração da vacina.

CERTIFICADO DE VACINAÇÃO EM BRASÍLIA

Emitimos nosso certificado em Brasília e foi muito rápido. Depois de tomarmos a vacina, nos dirigimos ao Centro da Anvisa que fica no desembarque do aeroporto (Corredor de Órgãos Públicos). 

  • Atendimento: seg a sexta, 08h as 12 h e de 13h as 17h.
  • Telefone: (61) 3364 9228/9220 

+ DICAS DE PLANEJAMENTO


ORGANIZE SUA VIAGEM COM A GENTE!

Buscando hospedagem? Há excelentes opções no Booking. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

Pretende alugar um carro? Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Se tiver com um tempinho, coloca seu destino na caixa abaixo e as prováveis datas de partida e retorno. Dá pra ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras.

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso! Obrigad@!


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTER

Blog Viajante ComumQuer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou? Salve no Pinterest!

como tirar o certificado da febre amarela

2 Responses
  • Kleber
    março 9, 2018

    Caros,

    Meu certificado de vacinação foi emitido validade a partir de 16/03, a pergunta é : consigo embarcar dia 15/03 ??
    Sendo que chegarei no destino que exige o certificado em 16/03.

    Grato.

    • Viajante Comum
      março 11, 2018

      Antes o certificado possuía validade de 10 anos mas, atualmente, vale por toda a vida. Se o seu está com validade, procura um centro da Anvisa com o seu cartão de vacina para eles emitirem outro. Dá uma ligada antes. No post tem os links. Boa sorte e boa viagem!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *