MENU

Search
Close this search box.

JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA: Visite o cartão postal da capital do Paraná!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Se você está indo conhecer a capital paranaense, já coloque o Jardim Botânico de Curitiba no topo da lista de locais a visitar.

onibus turismo curitiba
Jardim Botânico de Curitiba | Foto: Cris Andrade

Frequentado por turistas e moradores da cidade, desde 1991, quando foi inaugurado, o lugar vai te surpreender. Já tive a oportunidade de visitá-lo mais de uma vez e sempre volto encantada.

O Jardim Botânico de Curitiba possui cerca de 17,8 hectares ocupados por trilhas, lagos, a famosa estufa de vidro, o jardim francês, o Jardim das Sensações e um bosque preservado que corresponde a mais de 40% da área total.

Viu só quanta coisa?! Então, pra te dar uma mãozinha, vamos deixar aqui um resumo dos principais cantinhos do Jardim Botânico de Curitiba, para você escolher os seus preferidos e organizar melhor a sua visita.

+ O que fazer em Curitiba: 10 melhores passeios (+ roteiro de 3 dias

JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA: dicas para visitar!

#1 A estufa

conhecendo o jardim botanico de curitiba
Jardim Botânico de Curitiba | Foto: Cris Andrade

Se você já buscou alguma informação sobre a cidade, essa foi, provavelmente, a imagem que saltou aos seus olhos. Sem dúvida, a estrutura metálica com fechamento de vidro é a principal atração do Jardim Botânico. 

Ela possui 458 metros quadrados e foi projetada pelo arquiteto Abrão Assad. Devidamente climatizada, abriga várias espécies de plantas tropicais.

conhecendo o jardim botanico de curitiba
Estátua da celebração do Dia Mundial do Habitat | Foto: Cris Andrade

Não deixe de entrar e explorar toda a estrutura por todos os ângulos.

conhecendo o jardim botanico de curitiba
Interior da estufa | Foto: Cris Andrade

#2 Jardim Francês

jardim botanico de curitiba

Basta entrar no Jardim Botânico de Curitiba que você vai dar de cara com o Jardim Francês. 

Contudo, para ver em detalhes sua geometria (inspirada na bandeira de Curitiba), é legal subir numa parte mais alta que fica logo na entrada ou a partir da estufa. 

jardim botanico de curitiba
Jardim francês visto da estufa | Foto: Cris Andrade

#3 Escultura Amor Eterno

A escultura Amor Materno chegou ao Jardim Botânico de Curitiba em 1993 e dá um charme todo especial ao conjunto. Trata-se de uma homenagem da comunidade polonesa a todas as mães paranaenses.

conhecendo o jardim botanico de curitiba
Escultura ‘Amor Materno’ | Foto: Cris Andrade

#4 Lagos, pontes e caminhos

Caminhe e delicie-se com a paisagem. Plantas, lagos, fontes e jardins propícios para um piquenique, brincadeiras ou apenas contemplação.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

#5 Museu Botânico de Curitiba

O Museu Botânico de Curitiba passou a funcionar dentro da área do jardim botânico em 1992 mas existe desde 1965. Vale a pena entrar e conhecer o espaço de exposições que está sempre aberto. Lembrando que, para visitar o herbário, é necessário agendamento via email.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

#6 Jardim das Sensações

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Inaugurado em 2008, o Jardim das Sensações foi criado com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial, colocando o visitante em contato com cheiros, formas e texturas variadas. 

jardim botanico de curitiba
Orelha-de-lebre| Foto: Cris Andrade
jardim botanico de curitiba

A trilha possui cerca de 200 metros e há quem faça seu percurso de olhos vendados, o que deve ser uma experiência muito especial. São mais de 60 espécies. Fotografamos algumas pra vocês.

conhecendo o jardim botanico de curitiba
Erica| Foto: Cris Andrade
conhecendo o jardim botanico de curitiba
Lírio-da-paz| Foto: Cris Andrade

E, depois do circuito, não deixe de passar pelo túnel. Mais um dos cantinhos fofos do Jardim das Sensações. 

jardim botanico de curitiba

Curiosidades

  • O nome do Jardim Botânico de Curitiba é Jardim Botânico Municipal ‘Francisca Maria Garfunkel Rischbieter’ de Curitiba. Trata-se de uma homenagem a uma das urbanistas responsáveis pelo plano de reurbanização da cidade.
  • Você sabe o que é um jardim botânico? É uma área de proteção ambiental que abriga várias plantas silvestres, raras ou em extinção e que representam a flora local. Objetiva, não apenas colaborar com pesquisas e projetos de conservação como também promover a conscientização do visitante.
  • O Museu Botânico de Curitiba iniciou suas atividades a partir da doação de uma coleção particular de 18 mil exsicatas (plantas secas, fixadas em cartolina), pelo botânico curitibano Dr. Honoris Causa Gerdt Guenther Hatschbach.

Como chegar ao Jardim Botânico de Curitiba

Ônibus Turismo | Se você for de ônibus turismo (veja aqui informação de valores, horários e se vale a pena) não tem erro, pois o Jardim Botânico é uma das paradas do circuito. Foi o que fizemos na primeira vez. 

Ônibus Turismo Curitiba | Foto: Cris Andrade

Uber | Da última vez, pegamos um Uber saindo do Batel (um dos excelentes bairros para se hospedar) e deu em torno de 9 reais.

Alugar um carro | Caso prefira alugar um carro (excelente opção se tiver com um grupo de amigos), já informamos que o estacionamento do Jardim Botânico é super pequeno. Então, a solução é deixar na rua (você será abordado por vários flanelinhas) ou em algum estacionamento privado que há nas proximidades. 

DICA VC: Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de carro, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Ônibus urbano | Se for tomar um ônibus urbano, as linhas que chegam até lá são: Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa (desce ao lado do Jardim Botânico) e linha Cabral/Portão ou linha Alcides Munhoz (desce em frente ao Jardim Botânico).

Horário

O Jardim Botânico de Curitiba funciona de segunda a domingo, das 8h às 20h e a entrada é gratuita. O Jardim das Sensações, que fica dentro do Jardim Botânico, tem um horário um pouco distinto. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Hospedagem em Curitiba

Na nossa última visita ficamos hospedados no Hotel Go Inn que fica ao lado do Curitiba Shopping. Ótima localização e excelente custo/benefício. 

conhecendo o jardim botanico de curitiba
Hall do hotel Go Inn

Mas há outras excelentes opções no Booking (sempre fazemos nossas reservas por lá) como o Radisson Hotel Curitiba, o Four Points By Sheraton Curitiba, entre outros. Algumas, inclusive, sem taxa de cancelamento ou pagamento antecipado. 

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

Booking.com

Mais dicas do Paraná

Curitiba |

Linha Turismo de Curitiba: Usar ou não usar?

Onde se hospedar em Curitiba!

O que conhecer em Curitiba? 10 lugares que devem estar na sua lista!

Turismo em Curitiba: dicas espertas para aproveitar (bem) a cidade!

Morretes |

O que fazer em Morretes: 7 dicas para aproveitar (bem) o seu dia!

Onde comer (o melhor) barreado em Morretes!

Ilha do Mel |

Ilha do Mel/PR: como chegar saindo de Curitiba!

Ilha do Mel/PR: um dia na Praia das Encantadas!

Mais passeios em Curitiba

Passeios nos arredores de Curitiba

ESTÁ NO PINTEREST? SALVE NA SUA PASTA DE VIAGENS!

jardim botanico de curitiba

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

14 respostas

  1. Ainda não o conheço, mas é um dos lugares que quero visitar assim que for a Curitiba, uma cidade com uma história e beleza fantásticas, dá muita vontade de conhecer!

  2. Adoramos o Jardim Botânico. Vamps seguidamente a Curitiba e sempre que podemos, pegamos as crianças da família e fazemos um piquenique enquanto os pequenos correm e rolam no gramado. Além de lindo é sempre divertido.

  3. O jardim botânico de Curitiba é fotogênico que doi…meu deus….suas fotos estão lindas e o relato muito bacana…deu saudade de lá. Parabéns.

  4. Toda vez que vejo fotos do Jardim Botânico de Curitiba me pergunto por que ainda não fui conhecer de perto esta cidade e esta atração. Parece um lugar tão bem cuidado e delicioso para passar algumas boas horas. E Curitiba está na minha lista já há algum tempo, espero que não demore muito para que eu consiga conhecer. Amei o post e suas fotos, parabéns!

  5. Sou apaixonada pelo jardim botânico de Curitiba, sempre que vou a cidade visito ele. Acredita que eu nunca consegui pegar o jardim em um dia de céu azul. Adorei a sua dica, ta tudo super bem explicado.

  6. O Jardim Botânico de Curitiba é uma delícia, mas com certeza a minha experiência mais rica foi conhecer o Jardim das Sensações. Foi incrível mesmo caminhar por ali de olhos fechados, sentindo texturas e aromas!

  7. O Jardim Botânico de Curitiba é lindo demais! Quando fui fiquei uma tarde inteirinha por lá até a hora do por do sol. Que saudade! Curitiba é uma cidade q quero muito voltar!

  8. Estive em Curitiba em 2015 e claro que passeio no Jardim Botânico para tirar fotos com o cartão postal da cidade né? rs Era entardecer e esperamos escurecer para tirar fotos tb dele iluminado (mas pouco iluminado). Não lembro desse jardim das sensações.

  9. O Jardim Botânico de Curitiba é lindo demais. Mas quando fui a ultima vez estavam reformando a parte das estufas e não pude entrar. Quero revisitar Curitiba só pra poder entrar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!