Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Jardim Botânico de Curitiba: conheça o cartão postal da cidade!

Se você está indo conhecer a capital paranaense, já coloque o Jardim Botânico de Curitiba no topo da lista de locais a visitar.

Frequentado por turistas e moradores da cidade, desde 1991, quando foi inaugurado, o lugar vai te surpreender. Já tive a oportunidade de visitá-lo mais de uma vez e sempre fico encantada.conhecendo o jardim botanico de curitiba

A área é gigante. São cerca de 17,8 hectares ocupados por trilhas, lagos, a famosa estufa, o jardim francês, o Jardim das Sensações e um bosque preservado que corresponde a mais de 40% da área total.

Viu só quanta coisa! Então, pra te dar um força, vamos deixar aqui um resumo dos principais cantinhos do Jardim Botânico de Curitiba, para você já ir escolhendo os seus preferidos, caso o seu tempo esteja curto.

Primeira vez em Curitiba? Dicas espertas para aproveitar (bem) a cidade!

A ESTUFA

Se você já buscou alguma informação sobre a cidade, essa foi, provavelmente, a imagem que saltou aos seus olhos. Sem dúvida, a estrutura metálica com fechamento de vidro é a principal atração do Jardim Botânico. conhecendo o jardim botanico de curitiba

conhecendo o jardim botanico de curitibaEla possui 458 metros quadrados e foi projetada pelo arquiteto Abrão Assad. Devidamente climatizada, abriga várias espécies de plantas tropicais.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Estátua da celebração do Dia Mundial do Habitat

Não deixe de entrar e explorar toda a estrutura por todos os lados.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Interior da estufa

 O que conhecer em Curitiba? 10 lugares que devem estar na sua lista!

JARDIM FRANCÊS

Basta entrar no Jardim Botânico de Curitiba que você já vai dar de cara com o Jardim Francês. conhecendo o jardim botanico de curitiba

Contudo, para ver em detalhes sua geometria (inspirada na bandeira de Curitiba), é legal subir numa parte mais alta que fica logo na entrada ou a partir da estufa. 

conhecendo o jardim botanico de curitiba

ESCULTURA AMOR MATERNO

A escultura Amor Materno chegou ao Jardim Botânico de Curitiba em 1993 e dá um charme todo especial ao conjunto. Trata-se de uma homenagem da comunidade polonesa a todas as mães paranaenses.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Escultura ‘Amor Materno’

LAGOS, PONTES E CAMINHOS

Caminhe e delicie-se com a paisagem. Plantas, lagos, fontes e jardins propícios para um piquenique, brincadeiras ou apenas contemplação.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Buscando hotel em Curitiba? Veja nossa hospedagem no bairro Batel!

MUSEU BOTÂNICO DE CURITIBA

O Museu Botânico de Curitiba passou a funcionar dentro da área do jardim botânico em 1992 mas existe desde 1965. Vale a pena entrar e conhecer o espaço de exposições que está sempre aberto. Contudo, se quiser visitar o herbário, será necessário agendamento via email.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

conhecendo o jardim botanico de curitiba

JARDIM DAS SENSAÇÕES

Inaugurado em 2008, o Jardim das Sensações pretende colocar o visitante em contato com cheiros, formas e texturas variadas. conhecendo o jardim botanico de curitiba

conhecendo o jardim botanico de curitiba

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Orelha-de-lebre

A trilha possui cerca de 200 metros e há quem faça seu percurso de olhos vendados, o que deve ser uma experiência sensorial muito especial. São mais de 60 espécies. Fotografamos algumas pra vocês.

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Erica

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Lírio-da-paz

E, depois do circuito, não deixe de passar pelo túnel. Mais um dos cantinhos fofos do Jardim das Sensações. 

conhecendo o jardim botanico de curitiba

CURIOSIDADES

  • O nome do Jardim Botânico de Curitiba é Jardim Botânico Municipal ‘Francisca Maria Garfunkel Rischbieter’ de Curitiba. Trata-se de uma homenagem a uma das urbanistas responsáveis pelo plano de reurbanização da cidade.
  • Você sabe o que é um jardim botânico? É uma área de proteção ambiental que abriga várias plantas silvestres, raras ou em extinção e que representam a flora local. Objetiva, não apenas colaborar com pesquisas e projetos de conservação como também promover a conscientização do visitante.
  • O Museu Botânico de Curitiba iniciou suas atividades a partir da doação de uma coleção particular de 18 mil exsicatas (plantas secas, fixadas em cartolina), pelo botânico curitibano Dr. Honoris Causa Gerdt Guenther Hatschbach.

COMO CHEGAR AO  JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA

Ônibus Turismo | Se você for de ônibus turismo (veja aqui informação de valores, horários e se vale a pena) não tem erro, pois o Jardim Botânico é uma das paradas do circuito. Foi o que fizemos na primeira vez. 

Uber | Da última vez, pegamos um Uber saindo do Batel (um dos excelentes bairros para se hospedar) e deu em torno de 9 reais.

# Veja como ganhar milhas para viajar usando o Uber.

Alugar um carro | Caso prefira alugar um carro (excelente opção se tiver com um grupo de amigos), já informamos que o estacionamento do Jardim Botânico é super pequeno. Então, a solução é deixar na rua (você será abordado por vários flanelinhas) ou em algum estacionamento privado que há nas proximidades. 

DICA VC: Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de carro, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Ônibus urbano | Se for tomar um ônibus urbano, as linhas que chegam até lá são: Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa (desce ao lado do Jardim Botânico) e linha Cabral/Portão ou linha Alcides Munhoz (desce em frente ao Jardim Botânico).

HORÁRIO

O Jardim Botânico de Curitiba funciona de segunda a domingo, das 8h às 20h e a entrada é gratuita. O Jardim das Sensações, que fica dentro do Jardim Botânico, tem um horário um pouco distinto. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

HOSPEDAGEM EM CURITIBA

Na nossa última visita ficamos hospedados no Hotel Go Inn que fica ao lado do Curitiba Shopping. Ótima localização e excelente custo/benefício. 

conhecendo o jardim botanico de curitiba

Hall do hotel Go Inn

Mas há outras excelentes opções no Booking (sempre fazemos nossas reservas por lá) como o Radisson Hotel Curitiba, o Four Points By Sheraton Curitiba, entre outros. Algumas, inclusive, sem taxa de cancelamento ou pagamento antecipado. Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

 

PASSEIOS EM CURITIBA

+ DE CURITIBA  e ILHA DO MEL

E, caso esteja em busca de Seguro Viagem, o Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo. Basta usar o código VIAJANTECOMUM5. Clique aqui, conheça e faça uma simulação.

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você recebe um serviço de qualidade e ainda colabora com a manutenção do Blog Viajante Comum sem pagar nada a mais por isso! Obrigada! 🙂


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTERFrases de Viagem

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou? Salve no Pinterest!

9 Responses
  • Gisele Prosdocimi
    maio 10, 2018

    Toda vez que vejo fotos do Jardim Botânico de Curitiba me pergunto por que ainda não fui conhecer de perto esta cidade e esta atração. Parece um lugar tão bem cuidado e delicioso para passar algumas boas horas. E Curitiba está na minha lista já há algum tempo, espero que não demore muito para que eu consiga conhecer. Amei o post e suas fotos, parabéns!

  • Andrea
    maio 9, 2018

    O jardim botânico de Curitiba é fotogênico que doi…meu deus….suas fotos estão lindas e o relato muito bacana…deu saudade de lá. Parabéns.

  • Luis Felipe
    maio 8, 2018

    Adoramos o Jardim Botânico. Vamps seguidamente a Curitiba e sempre que podemos, pegamos as crianças da família e fazemos um piquenique enquanto os pequenos correm e rolam no gramado. Além de lindo é sempre divertido.

  • Flávia Donohoe
    maio 8, 2018

    Ainda não o conheço, mas é um dos lugares que quero visitar assim que for a Curitiba, uma cidade com uma história e beleza fantásticas, dá muita vontade de conhecer!

  • Edson Amorina Jr
    maio 8, 2018

    Esse lugar é bonito demais! Já faz tempo que visitamos, não lembrava muito, mas suas fotos e texto mataram a saudade.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *