Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Turismo em Curitiba: dicas espertas para aproveitar (bem) a cidade!

Se você está planejando conhecer Curitibacapital do estado do Paraná, e está com dúvidas sobre locomoção, passeios, hospedagem e roteiro, você está no lugar certo!

Preparamos um resuminho das informações mais importantes para que sua passagem por essa cidade linda seja a mais perfeita possível. E, qualquer dúvida ou dica extra, é só deixar nos comentários.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Chegando a Curitiba pelo Aeroporto Afonso Pena, basta sair do desembarque e virar à direita que você vai encontrar um posto de informações turísticas. Aproveita e já pega um mapinha para organizar seus passeios.

turismo curitiba o que fazer

Informações Turísticas no aeroporto Afonso Pena em Curitiba

A cidade também oferece o disque-turismo (tel: 156 / 3350-6456), além de postos de informação nos seguintes locais: Centro Cívico, Jardim Botânico, Rodoferroviária e Torre Panorâmica.

COMO SAIR DO AEROPORTO

Se você estiver buscando uma opção barata, sobretudo se estiver sozinho, vale a pena usar o ônibus executivo. Em março de 2018 o trajeto estava custando R$15,00 para um trecho e R$22,50, comprando ida e volta no cartão de débito.

O balcão de venda fica do lado de fora, onde o ônibus fica estacionado (siga as placas). Explique ao motorista qual a localização que você quer ficar e veja se o ônibus passa por lá. As principais paradas são: Rodoferroviária, Teatro Guaíra, Receita Federal, Biblioteca Pública, Rua 24h e Shopping Estação. Para informações atualizadas, clique aqui!

turismo curitiba o que fazer

Parada do Ônibus Executivo no aeroporto de Curitiba

ONDE FICAR

Na nossa última visita ficamos hospedados no Hotel Go Inn que fica ao lado do Curitiba Shopping, na fronteira entre o bairro do Batel e Água Verde. Achei a localização ótima e com excelente custo/benefício.

Há quem prefira fica nas proximidades do Centro da cidade. Se esse for seu caso, sugiro que fique na fronteira Centro/Batel, assim você estará próximo das atrações turísticas da cidade e também da vida noturna. 

turismo curitiba o que fazer

Hall do hotel Go Inn

Se estiver buscando hospedagem, sugiro que dê uma olhadinha no Booking (sempre fazemos nossas reservas por lá) há excelentes opções como o Radisson Hotel Curitiba, o Four Points By Sheraton Curitiba, entre outros. Algumas, inclusive, sem taxa de cancelamento ou pagamento antecipado. 

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

Mas, se hotel/hostel não é a sua praia, sugerimos que busque um quarto ou apartamento no AirBnb. Cadastre-se aqui e já ganhe um descontão na primeira reserva. Ah! Não esqueça de ler todas as avaliações do imóvel escolhido e as opiniões sobre o anfitrião.

COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE

Uber e 99 Pop | Ambos os serviços são bons mas usei mais o 99 Pop pois estava mais em conta (em torno de 20%).

Linhas urbanas | O transporte público em Curitiba funciona muito bem. Como turista, vale a experiência. 

Ônibus Turismo | A linha turismo é um ônibus especial de dois andares que passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico, Ópera de Arame, entre outros (veja no mapinha todos os pontos de parada).

Custa 45 reais por pessoa (abril/18), passa por 25 pontos mas te permite descer em apenas 4 deles, a sua escolha. Na primeira vez que estivemos na cidade, usamos o serviço. Veja aqui como foi nossa experiência.

 

turismo curitiba o que fazer

Ônibus turismo na parada do Jardim Botânico

PARQUES

Impossível ir a Curitiba e não visitar alguns de seus parques. A lista é grande: Tanguá, Barigui, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Tinguí, Parque das Pedreiras, entre vários outros. Coloca alguns na listinha e delicie-se!

turismo curitiba o que fazer

CERVEJARIAS

Não bastasse ser Capital Ecológica e Cidade Verde, a capital Curitiba também está almejando chegar a ser Capital da Cerveja. Afinal, são produzidos cerca de 400 mil litros mensais de Béra (gíria curitibana que significa cerveja). Até um Mapa Cervejeiro de Curitiba e Região Metropolitana, a cidade já lançou. Então, se você aprecia cervejas artesanais, não deixe de visitar alguma fábrica.

Fonte: Governo do Paraná

ONDE COMER 

A cena gastronômica em Curitiba em super conceituada. Mas, a minha dica vai ficar no roteiro turistão, por onde a maioria dos visitantes passa, o bairro Santa Felicidade. Dá última vez que estive em Curitiba, não cheguei a conhecer o Madalosso.

É fato. Eu tinha uma certa resistência a um restaurante tão grande e tão movimentado. Dessa vez, cedi. E saí de lá surpresa. O rodízio é pouco mais de 50 reais e todos os pratos, sobretudo as massas, estavam perfeitos. Então, fica a dica, se vai fazer uma parada em Santa Felicidade, aproveita para comer no Madalosso.

turismo curitiba o que fazer

Restaurante Madalosso em Santa Felicidade, Curitiba

DICA VC: De frente ao Madalosso gigante está o Velho Madalosso. Caso você prefira um ambiente mais tranquilo e simples, acho que você vai preferir. Vale a pena entrar nos dois antes de decidir. Lembrando que o Velho Madalosso é uns 3 reais mais caro mas tem 10 pratos a mais.

BARES E BALADAS

As principais ruas de bares e baladas estão no Batel, na Avenida do Batel, Vicente Machado e arredores. Acabou de chegar na cidade um Hard Rock Café. Fomos conhecê-lo e ficou super bonito. De vez em quando rola uns showzinhos por lá. Dá uma olhada na programação.

turismo curitiba o que fazer

Um dos ambientes do Hard Rock Café Curitiba

O Largo da Ordem também é uma opção para quem curte algo mais roots, no esquema botequinhos. 

ARTE DE RUA

Para quem curte street art, vai se esbaldar. Muitas manifestações legais espalhadas pela cidade de Curitiba. 

turismo curitiba o que fazer

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA UM FIM DE SEMANA

Sexta | Jardim Botânico, Santa Felicidade (com almoço no Madalosso e degustação de vinho na Família Durigan), Memorial Ucraniano, Unilivre, Ópera de Arame e pôr do sol no Parque Tanguá (dá pra ir caminhando pro parque a partir da Ópera de Arame mas cuidado com o horário de fechamento.)

DICA VC: Não deixe de conhecer o Ópera Arte, um bistrô que fica na parte de baixo da Ópera de Arame e não deixe de fotografar no piano e no balancinho florido que eles colocaram por lá.

Sábado | Passeio de trem para Morretes, Parque Estadual Vila Velha, Ilha do Mel ou Vinícola Araucária.

Domingo | Centro Histórico, Feira do Largo da Ordem, Museu do Olho, Bosque do Papa e pôr do sol na Torre Panorâmica.

CURITIBA DE BIKE

Se você gosta de pedalar, Curitiba é o seu lugar. São aproximadamente 300km de ciclovias que cortam praticamente 75 bairros da cidade. E, vários percursos levam aos principais parques da cidade.  Para informações atualizadas, clique aqui!

ONDE COMPRAR SOUVENIRS

No Largo da Ordem | A feirinha que acontece todos os domingos está cheia de tranqueira pra gente levar de lembrança.

turismo curitiba o que fazer

No aeroporto | Inaugurou a poucos meses a lojinha CWB Souvenirs que fica próxima ao checkin da Gol. Está cheinha de coisas legais. Todos os produtos de excelente qualidade e super criativos. Pra quem estiver pensando em levar uma lembrança bacana da cidade, vale super a pena. Até o frio de Curitiba embalado à vácuo eles vendem, rs…

turismo curitiba o que fazer

Loja de souvenirs do aeroporto

EVENTOS PERMANENTES

Festival de Teatro | O evento ocorre desde 1992 e já virou referência nacional. Em 2018 entrou na 27ª temporada, que acontece de 27/03 a 8/4. Se você estiver por lá nesse período, vale a pena dar uma olhada na programação.

Brasil Motocycle Show | Os apaixonados por motos já têm desculpa para visitar Curitiba. Em 2018, o BMS entrou na sua 4ª edição em mais de 1000 m² de evento.

O QUE CONHECER NOS ARREDORES

Parque Estadual de Vila Velha | O parque fica na cidade de Ponta Grossa. Lá você vai se deparar com lindas esculturas rochosas além das furnas. É passeio de dia inteiro.

Morretes | O clássico passeio para conhecer essa linda cidade e comer o Barreado (prato típico), não pode faltar na sua viagem. É passeio de dia inteiro e a empresa que leva é a Serra Verde Express. Você pode contratar com eles vários tipos de passeios ou comprar apenas o bilhete do trem que é a opção mais barata. Veja aqui informações atualizadas.

Ilha do Mel | Particularmente, acho que a Ilha do Mel não é passeio para fazer num bate e volta. Mas, se essa for a sua única opção, se joga!

Vinícola Araucária | A vinícola fica em São José dos Pinhais e funciona diariamente das 9 às 16h. Aos sábados e domingos há visita guiada. Sugiro que já fique por lá e almoce no restaurante deles, o Gralha Azul Restaurante Campestre que abre para almoço às sextas, sábados, domingos e feriados. Não esquece de agendar. 

Além desses, há empresas que te levam para o Vale do Itajaí para conhecer as típicas cidades alemãs e também para o Beto Carrero World.


+ DE CURITIBA  e ILHA DO MEL

E, caso esteja em busca de Seguro Viagem, o Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo. Basta usar o código VIAJANTECOMUM5. Clique aqui, conheça e faça uma simulação.

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você recebe um serviço de qualidade e ainda colabora com a manutenção do Blog Viajante Comum sem pagar nada a mais por isso! Obrigada! 🙂


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTERFrases de Viagem

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou? Salve no Pinterest!

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *