Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

TOP 10: melhores passeios no Deserto do Atacama para inspirar sua próxima viagem!

Estivemos no Deserto do Atacama na ocasião da Expedição Viajante Comum no Chile que durou dezoito dias. Ficamos em São Pedro do Atacama por uma semana e fizemos, no total, dez passeios.

Assim, se você estiver planejando uma viagem para conhecer o deserto mais árido (menos de 50mm de chuva por ano!) e alto do mundo e pintou aquela dúvida sobre quais passeios deverão estar no seu roteiro, esse post, com certeza, irá te ajudar a montar sua listinha de desejos.

Agora chega de conversa e vamos às belezas surreais do Deserto do Atacama!

No quesito paisagens inesquecíveis, esse, certamente, é o passeio que mais vai te oferecer paisagens variadas: lagunas, montanhas, vulcões e areias multicoloridas. Um dos tours mais lindos que fizemos no Deserto do Atacama.

Devido a distância, é passeio de dia inteiro, logo, a maioria das agências oferece café da manhã e almoço. No nosso caso, tivemos o bônus de tomar café admirando a Laguna Tuyaito para, só então, seguir para conhecer as estrelas do dia, as lagunas de origem vulcânica Miscanti e Miñiques.

principais passeios do Deserto do Atacama

Café da manhã ao ar livre, às margens da Laguna Tuyito, preparado pela equipe da Araya Atacama

principais passeios do Deserto do Atacama

principais passeios do Deserto do Atacama

Laguna Miscanti

principais passeios do Deserto do Atacama

Laguna Miñiques

DICA VC: O acesso às Piedras Rojas, atualmente (maio/18), permanece interditado. Portanto, se alguma empresa te oferecer esse passeio juntamente com o das Lagunas Altiplânicas, saiba que eles te levarão até o mirante apenas. 

  • Altitude: 4200 metros (exige aclimatação)
  • Distância de São Pedro: 160km
  • Entrada: 5500 pesos
  • Dia inteiro

Incluí o passeio ao Vale da Lua no meu roteiro sem a menor expectativa e, acabou sendo uma surpresa e tanto. Uma paisagem surreal que faz a gente se sentir pequeninho diante dessas formações geológicas.

principais passeios do Deserto do Atacama

principais passeios do Deserto do Atacama

É passeio de meio período, realizado no final da tarde e combinado com o pôr do sol. As empresas se dividem entre os vários mirantes. O mais famoso é o da Piedra del Coyote. Que vista e que emoção poder estar diante disso! 

principais passeios do Deserto do Atacama

Deu pra sentir o quanto é perfeito né?

DICA VC (1): Algumas empresas também incluem no passeio do Vale da Lua, a visita ao Vale da Morte. Outras, inclusive, oferecem trekking por ambos os vales.

DICA VC (2): É possível fazer esse passeio de bike, saindo de São Pedro do Atacama. Assim, você só vai gastar 3000 pesos pelo aluguel e suas lindas pernas para pedalar.

DICA VC (3): Único passeio que consegui usar carteira de estudante e pagar com desconto. Não esquece de levar a sua.

DICA VC (4): Não deixe de fazer o circuito completo pela caverna. 

principais passeios do Deserto do Atacama

No meio do circuito da caverna.

  •  Altitude: 2500 metros 
  • Distância de São Pedro: 13km
  • Entrada: 4000 pesos
  • Meio período

Depois que conheci as Termas de Puritama, posso afirmar com toda a certeza, que esse tour é a cereja do bolo. Aquele cantinho perfeito para relaxar depois de uma maratona de passeios. 

principais passeios do Deserto do Atacama

Primeira piscina termal, a mais quentinha!

Oito piscinas termais, com temperaturas que variam de 28º a 35º, interligadas por passarelas de madeira, dentro de um vale lindíssimo.

principais passeios do Deserto do Atacama

Vista do alto da estrutura de banheiro, vestiários, alimentação e as passarelas que interligam as piscinas termais

DICA VC: Sugerimos  que você agende o passeio às Termas de Puritama para um dia antes da sua despedida e, de preferência, na parte da tarde, sobretudo em períodos mais frios. 

  • Altitude: 3500 metros 
  • Distância de São Pedro: 35km
  • Entrada: 1500 pesos
  • Meio período

As Lagunas de Baltinache, também conhecidas como Lagunas Escondidas foram uma incrível surpresa nessa viagem. São 7 lindas lagoas, sendo que é apenas possível entrar na primeira e na última. principais passeios do deserto do atacama

Devido a alta concentração de sal, podemos flutuar, assim como no passeio que nos leva a Laguna Cejar. 

O acesso entre as lagoas é feito por trilhas de sal petrificado com diferentes cores e texturas. Bem impressionante.

principais passeios do deserto do atacama

  • Altitude: 2400 metros
  • Distância de São Pedro: 60 km
  • Entrada: 5000 pesos
  • Meio período

DICA VC: Se você está com orçamento limitado mas quer fazer um passeio bacana, sugiro ir apenas às Lagunas Escondidas e dispensar a Laguna Cejar.

 Encontre aqui ofertas de hospedagem em São Pedro do Atacama.

Aqui você vai ter que madrugar. Madrugar e enfrentar temperaturas negativas para ver de perto um dos fenômenos mais especiais do Atacama. Jatos de água borbulhante que jorram incessantemente formando fumarolas brancas.

principais passeios do deserto do atacama

Ao chegar, a visibilidade não é muito boa mas, à medida que o dia vai amanhecendo, a gente vai conseguindo entender e ver mais claramente e bem de pertinho, todo o fenômeno.

principais passeios do deserto do atacama

  • Altitude: 4300 metros (necessita aclimatação)
  • Distância de São Pedro: 90km
  • Entrada: 10000 pesos
  • Meio período

DICA VC (1): Se agasalhe bastante pois a altitude piora bastante a sensação térmica. Se vista em camadas e capriche mesmo. Melhor ter roupa pra tirar do que faltar algum casaco e você passar frio.

DICA VC (2): No dia anterior tente não ingerir bebida alcoólica tampouco comer algo de digestão demorada, como carne vermelha. E tome bastante água.

DICA VC (3): Se você não abre mão de viver todas as experiências numa viagem, coloque uma roupa de banho por baixo para aproveitar a piscina de água termal.

DICA VC (4): A aclimatação é muito importante para esse passeio. Opte por passeios de menor altitude e deixe os gêiseres para os últimos dias.

DICA VC (5): A maioria das empresas incluem a visita ao pueblo de Machuca, onde há uma linda igrejinha e um cidadão vedendo espetinho de llama (Ô ingratidão!).

O Salar de Tara disputa com as Lagunas Altiplânicas o título de paisagens surreais.  É passeio de dia inteiro mas você não vai ver o tempo passar. principais passeios do deserto do atacama

É um dos passeios mais caros e por isso, muita gente acaba dispensando. Mas, se você puder, faça. Caminhar por esse deserto, ver flamingos e estar diante dessas formações milenares é emocionante.

principais passeios do deserto do atacama

Aqui é possível avistar flamingos e vizcachas

principais passeios do deserto do atacama

Olha a proporção das pessoas em relação as formações!

  • Altitude: 4500 metros
  • Distância de São Pedro: 160 km
  • Dia inteiro

DICA VC (1): Próximo à lagoa há um banheiro (500 pesos) mas nem sempre está funcionando, então, capriche no xixi antes de sair, rs… 

DICA VC (2): A aclimatação é muito importante para esse passeio. Opte por passeios de menor altitude e deixe, tanto os gêiseres  quanto o Salar de Tara, para os últimos dias.

DICA VC (3): Acho importante mencionar que se trata de um deserto, com cara de deserto e paisagem de deserto. Então, caso essa não seja sua vibe, sugiro que pesquise, veja fotos e leia relatos antes de decidir. O que não vale é perder um dia fazendo uma coisa que não tem nada a ver com você e/ou a que você não está abert@ a curtir. Falo isso porque li alguns relatos no tripadvisor dizendo que ‘não havia nada para ver’. Então, fica a dica.

Primeiro vale esclarecer que embora o tour se chame “Laguna Cejar” não é nela que flutuamos. Aliás, a Cejar só pode ser vista a partir de um mirante que, inclusive, fica bem longinho.

principais passeios do deserto do atacama

A verdadeira Laguna Cejar, da qual não podemos nos aproximar.

Contudo, é possível entrar na Laguna de Pedra que também possui uma alta concentração de sal, o que faz com que seja impossível afundar. Você pode até tentar mas não vai conseguir. Aliás, não é aconselhável mergulhar de cabeça.

Laguna de Pedra

DICA VC (1):  Depois das lagunas de sal, seguimos para conhecer os Ojos de Salar e a Laguna Tebinquinche para esperar o pôr sol. Essa parte do passeio foi mais legal que flutuar na Laguna de Pedra, na minha opinião.

DICA VC (2): Devido a alta concentração de sal, ao sair da lagoa, tome uma ducha imediatamente. Eles possuem estrutura com banheiros, chuveiros e vestiários.

DICA VC (3): Esse é um dos passeios que eu dispensaria, sobretudo se as Lagunas Escondidas (que também possuem alta concentração de sal) estiverem no roteiro.

  • Altitude: 2300 metros
  • Distância de São Pedro: 20km
  • Entrada: 17000 pesos
  • Meio período

 

Quando soube que havia produção de vinho no Deserto, já deixei um dia especialmente separado para conhecer de pertinho. O tour inclui visita guiada aos vinhedos e à fábrica da cooperativa, finalizando com uma degustação de três exemplares.

principais passeios do deserto do atacama

principais passeios do deserto do atacama

Salar do Atacama

As empresas que oferecem esse tour geralmente combinam com o pôr do sol no Salar do Atacama.

Lá, é possível caminhar sobre cristais de sal e ver várias espécies de flamingos da Laguna Chaxa, enquanto esperamos pelo espetáculo de mais um especial cair da tarde no deserto.

DICA VC:  Com a grana curta eu dispensaria o tour de vinho mas, tentaria fazer algum passeio que incluísse o Salar do Atacama, porque é realmente muito lindo!

  • Altitude: 2400 metros
  • Distância de São Pedro: 70km
  • Entrada: 2500 pesos
  • Meio período

Daqueles passeios para quem quer se testar! A subida até que não é longa mas a altitude, que no topo chega a mais de 5000 metros, é o que pega. O coração acelera, a vontade de desistir insiste em aparecer mas, chegar ao topo é uma experiência impagável. 

No alto do Cerro Toco com o Vulcão Licancabur ao fundo

A vista é uma das mais lindas pois o alcance é de 360 graus. Além de vários vulcões e cerros da região, dá pra avistar, inclusive, a Laguna Blanca que fica na Bolívia.

Laguna Blanca (Bolívia) vista do alto do Cerro Toco

Um dos passeios que nunca vou esquecer. Foi realmente muito marcante.

  • Altitude: 5640 metros
  • Dia inteiro

O tour astronômico foi um dos passeios mais especiais. Muito mais do que eu imaginava. A verdade é que, sempre que eu ouvia falar nesse passeio, me imaginava com a cara pra cima olhando estrelas, passando frio e pronto (hahaha!). Mas paguei a língua, porque foi perfeito! 

principais passeios no deserto do atacama tour astronomico

Clima maravilhoso, pouca gente (empresa indicada pela Cris Marques do Raízes do Mundo), guia excelente, fotos exclusivas com ponchos que nos esquentaram durante a explanação e chazinho/café para esquentar. Aprendi muita coisa, vi estrelas, planetas, nebulosas e me conectei comigo mesma. Amei!

principais passeios no deserto do atacama tour astronomico

Fotos oferecidas pela Time Travel

  • Altitude: 2400 metros
  • Distância de São Pedro: 8 km
  • A partir das 21h

BÔNUS

Além dos passeios listados, ainda há outras maneiras de explorar o Deserto do Atacama. Seguem algumas sugestões:

Walking Tour em São Pedro do Atacama | Museu do Meteorito | Aldeia de Tulor | Pukara de Quitor | Vale do Arco Íris | Trekking Vulcão Lascar | Trekking de Guatin | 

E, apesar de ter sido uma viagem super completa, aquela overdose de paisagens ímpares já despertam o desejo de voltar (quando você retornar da sua, vai entender do que estou falando…) 

E, como já estávamos por lá, aproveitamos para fazer a travessia para a Bolívia, com o intuito de conhecer o Salar de Uyuni  mas, isso é papo pra outro post.

HOSPEDAGEM EM SÃO PEDRO DO ATACAMA 

Em São Pedro do Atacama passamos por várias hospedagens, segue a listinha:

  • Hostal Corvatsch: aqui funcionam hostal e hotel. Ficamos no hostal e achamos ok. Bem localizado, pertinho da Caracoles, banheiro limpo (fora do quarto), quarto quentinho mas sem café da manhã.
  • Residencial Chiloé: hostal e restaurante que funcionam no mesmo lugar. Bem localizado, pertinho da Caracoles, banheiro limpo (fora do quarto), com café da manhã bem simples. Caso vá fazer algum passeio cedinho, é só avisar na noite anterior que eles deixam um lanchinho.
  • Hotel Cumbres: nos demos um presentinho e ficamos nesse hotel de luxo maravilhoso. Fica a 1,3km da Caracoles mas eles possuem transporte com horário marcado.
  • Ckoi Lodge: o Ckoi tem uma pegada de fazendinha (eles têm llamas!) e fica a uns 800m da Caracoles. Fomos e voltamos andando. É um pouco escuro mas é de boa. O café da manhã é todo cuidadoso. O banheiro é no quarto e a ducha é ótima. Voltaria a ficar lá.

Para conhecer outras opções, utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

HOSPEDAGEM EM SANTIAGO DO CHILE

Caso você fique também alguns dias na capital do Chile, seguem algumas sugestões. Se é sua primeira vez em Santiago, sugiro que fique nos bairros PROVIDÊNCIA como a Casa BaquedanoBELLAVISTA como o Rado Boutique Hostel ou LASTARRIA como no Hotel Cumbres Lastarria.

Mas, se sua opção for cantinhos mais modernos, sugerimos o bairro  LAS CONDES como o Icon Hotel ou o Holiday Inn Express e o bairro VITACURA como o Hotel Cumbres Vitacura ou o NH Collection Santiago Casacostanera.

DICA VC: Se hotel/hostel não é a sua praia, sugerimos que busque um quarto ou apartamento no AirBnb. Há muitas propriedades legais por lá. Inclusive, se a viagem for em família, fica muito mais em conta. Cadastre-se aqui e já ganhe um descontão na primeira reserva. Ah! Não esqueça de ler todas as avaliações do imóvel escolhido e as opiniões sobre o anfitrião.

SEGURO VIAGEM PARA O ATACAMA

Como vocês já devem saber, o seguro viagem não é exigido para entrar no Chile. Mas, é claro que a gente não vai entrar na furada de fazer uma economia boba dessas né? É um troço muito barato pra gente ficar vacilando porque, além do atendimento de saúde (que é caríssimo no Chile), o seguro viagem te ajuda em muitas outras situações, como por exemplo quando seu voo é cancelado ou atrasa muito (como ocorreu esse ano com a greve da Latam Chile).

Código promocional: VIAJANTECOMUM5.

Eu, particularmente, costumo usar (e indico) o Seguros Promo porque lá eu consigo simular em várias seguradoras e sempre consigo o melhor preço (use nosso código promocional). Você pode contratar com eles ou em outro lugar (que tenha boa indicação, por favor), o importante é não viajar sem ele, tá bom?

PASSEIOS COM A GET YOUR GUIDE

LEIA TAMBÉM

Santiago do Chile |

Deserto do Atacama |

Salar de Uyuni |


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTERFrases de Viagem

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Aproveita e salva essas dicas no seu Pinterest, para consultar depois!

11 Responses
  • Silvia Bolzani
    maio 19, 2018

    Amo o Atacama e suas dicas de passeios estão super completas! Fomos no ano passado, mas não pudemos ir às Lagunas de Baltinache. Em compensação, aproveitamos muito Piedras Rojas, que em minha opinião é o lugar mais bonito da região. Uma pena estar fechado, pior ainda saber que dois esportistas brasileiros causaram esta situação, na filmagem para o Canal Off.

  • Bruna
    maio 18, 2018

    ótimo post com os detalhes de todos os passeios! O Atacama merece mesmo todas as atenções, é lindíssimo!

  • Camila Coubelle
    maio 18, 2018

    Parabéns pelas fotos lindas, que me deixaram ainda com mais vontade de ir! Eu descartaria a Laguna Cejar e incluiria o Vulcão Lascar… será que 8 dias fica tranquilo de fazer?

  • camila
    maio 17, 2018

    Meu sonho e fazer carinho numa lhama! quando vc falou q na fazenda tem eu fiquei pensando… “será q rola?” rsrsrs preciso conhecer esse lugar!!!!!!!

    • Viajante Comum
      maio 18, 2018

      Rola simmm! Elas são meio desconfiadas mas depois pegam confiança!:)

  • Aline Rodrigues
    maio 17, 2018

    Adorei o post! Estive no Atacama em 2015, em um mochilão de 5 meses. Com a grana curta, tive que escolher só 2 rolês por lá. Pretendo voltar ainda esse ano pra conhecer outras belezuras!

    • Viajante Comum
      maio 17, 2018

      Ahh! Então tem muita coisa pra você fazer por lá! Volta simm! 🙂

  • Priscila
    maio 17, 2018

    Seu post está perfeito! Os passeios estão mt bem detalhados. Vou pra lá no final do ano e já vou anotar essas dicas todas. Bjsss??

    • Viajante Comum
      maio 17, 2018

      Que bom!! Até o final do ano terão muito mais posts, ainda assim, se pintar alguma dúvida, só falar! Bjo!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *