Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O que é o Tratado de Schengen e por que o seguro viagem é exigido do turista brasileiro!

Foto Capa: Robert Driese (Freeimages)

O que é o Tratado de Schengen ?

O Tratado de Schengen ou Acordo de Schengen é uma convenção que foi firmada por vários países europeus para permitir, entre outras coisas (como cooperação policial e judicial), a livre circulação de pessoas no território dos países que assinaram o acordo.

Isso quer dizer que não há, internamente, controle de fronteiras. 

Um voo de Portugal para a França, por exemplo, é um voo doméstico e não internacional.

Assim, um morador da Espanha poderá entrar na Alemanha apenas com um documento de identidade, sem a necessidade de apresentar passaporte no controle de fronteiras. O que não vai ocorrer, por exemplo, se o cidadão sai de um país vinculado ao tratado para outro que não faz parte do acordo, ainda que ambos sejam da União Europeia.

Mas o que esse tal de Tratado de Schengen tem a ver com o turista brasileiro?

Muita coisa, meu caro leitor. O Tratado de Schengen estabelece regras específicas para os turistas que querem entrar nos países que fazem parte do Espaço Schengen.

Um dos itens mais importante e que nos afeta diretamente, além do passaporte válido, é a exigência da contratação de um Seguro Viagem para cobrir despesas médicas, hospitalares e repatriação funerária, com cobertura mínima de 30 mil euros.

Assim, se você chegar à imigração de algum dos países signatários e o funcionário te solicitar a comprovação da contratação do Seguro Viagem e você não estiver de posse dele, haverá o sério o risco de você ter sua viagem cancelada e ser deportado. Imagina a frustração!

Quais países fazem parte do Tratado de Schengen? 

Os signatários do tratado são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

França (Paris), um dos países signatários do Tratado Schengen.

Tratado de Schengen X União Europeia

O Tratado de Schengen não se confunde com a União Europeia. Trata-se de acordos diferentes. Inclusive, há países europeus que fazem parte do Espaço Schengen e não pertencem à UE, como a Islândia, a Noruega e a Suíça.

Como faço para contratar um seguro viagem que atenda às regras do tratado sem precisar pagar os olhos da cara?!

Sugerimos que você realize uma cotação no site Seguros Promo. É super simples. Preencha a data e o destino e o site vai te redirecionar para uma página com os valores. 

A vantagem é que dá pra cotar em várias seguradoras ao mesmo tempo, de maneira super fácil e, assim, conseguir um preço bacana.

Já morei seis meses na Espanha e foi assim que pesquisei meu seguro antes de decidir qual contratar, afinal, um seguro para 6 meses não é uma barateza por aí.
DICA VC: Contratando com a Seguros Promo, não esqueça de verificar se a cobertura é do mínimo 30 mil euros e aproveite para utilizar o código VIAJANTECOMUM5 e garantir um descontchinho!

E, se você quer saber informações detalhadas sobre a criação e evolução do Tratado Schengen, clique aqui! 

+ DICAS DE PLANEJAMENTO


Nos encontre nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *