Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O QUE FAZER EM PIRENÓPOLIS EM UM DIA: Saindo de Brasília ou Goiânia!

Foto: Augusto Miranda/MTur

Distando 150 quilômetros de Brasília e 120 quilômetros de Goiânia, Pirenópolis é aquele refúgio, no coração do cerrado, perfeito para renovar as energias. 

E o melhor, nem há necessidade de pernoitar, caso você não possa. Se sair cedinho de uma das capitais citadas, dá pra aproveitar um dia delicioso e super completo.

o que fazer em pirenopolis

Mascarado na Cachoeira do Abade

É uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo pra dar aquela esticada até a Chapada dos Veadeiros que fica o dobro da distância. Em Piri (como é carinhosamente chamada) dá pra curtir trilhas, cachoeiras, descanso, comida boa e ainda voltar para Brasília ou Goiás no mesmo dia.

E, para você desfrutar um pouco de tudo, preparamos esse roteiro enxutinho para aproveitar um dia em Pirenópolis.

#1 Fotografar no portal da cidade

E aquela foto clássica não pode faltar. Ao entrar na cidade, estacione um instantinho para fotografar no portal de Pirenópolis.

E, já aproveite para visitar o Centro de Informações Turísticas para pegar um mapa e conhecer um pouco dos atrativos da região. 

o que fazer em Pirenópolis em um dia

#2 Tomar banho de cachoeira

Claro que essa vai ser a atividade principal do seu dia em Piri. Há cachoeiras localizadas mais próximas ao centro histórico e outras mais distantes. 

Cachoeira do Abade (Foto: Augusto Miranda/MTur)

Como é passeio de um dia, sugerimos que vá a alguma cachoeira próxima ao centro histórico de Pirenópolis, como a Cachoeira Bonsucesso (5km), Reserva Ecológica Vargem Grande, onde estão as cachoeiras Santa Maria e Lázaro (11km) ou a Cachoeira do Abade (17km).

o que fazer em Pirenópolis em um dia

Cachoeira do Abade

Nós gostamos muito da Cachoeira do Abade porque a estrutura é bem completa. Além da cachoeira principal e alguns poços, há duas trilhas, uma ponte suspensa, mirantes, banheiros, redário, estacionamento, lanchonete e restaurante.

Redário na Cachoeira do Abade

Ou seja, dá pra ficar tranquilo (sobretudo se você estiver com criança) e ainda tomar aquela chuveirada antes de voltar para Piri.


#3 Almoçar no Buteko do Chaguinha

A especialidade do Buteko do Chaguinha são as carnes mas há várias opções deliciosas no cardápio, tanto pra botecar, quanto para refeições.

o que fazer em Pirenópolis em um dia

Buteko do Chaguinha em Pirenópolis

O atendimento é excelente. E o melhor, fica a meio caminho das cachoeiras sugeridas.

o que fazer em Pirenópolis em um dia

DICA VC: Se você curte carros antigos e sua história, vale a pena dar uma passadinha no Museu Rodas do Tempo que fica bem de frente ao Buteko do Chaguinha.


#4 Conhecer a Igreja Matriz do Rosário

A igreja matriz original foi construída em meados do século XVIII, quando a mineração do ouro estava no seu auge. 

o que fazer em Pirenópolis em um dia

Foi totalmente restaurada e reinaugurada em 2006 por conta de um incêndio que ocorreu em 2002. Não tem como ir a Piri e não dá uma passadinha por ela. 

o que fazer em pirenopolis goias

Foto: Augusto Miranda/MTur

DICA VC: Para visitar internamente a Igreja Matriz do Rosário, é cobrada uma taxa de 2 reais.


#5 Curtir a noitinha na Rua do Lazer

E, para fechar o dia, nada melhor que jantar na Rua do Lazer, onde ficam concentrados muitos bares e restaurantes., com cardápios para todos os gostos e preços para todos os bolsos. 

o que fazer em pirenopolis

Rua do Lazer

E, se você for fã de comida japonesa e ceviche, não deixe e conhecer o Haikai Jardim Gastronômico. Provamos algumas peças, um ceviche de salmão maravilhoso e uma sobremesa perfeita. Preço justo, atendimento rápido e eficiente e pratos deliciosos. 

o que fazer em pirenopolis

Ceviche de salmão

o que fazer em pirenopolis

o que fazer em pirenopolis

Cocada com sorvete, lascas de coco, morango e calda de maracujá

Viu só que dia mais delícia e ótimo para renovar as energias?! Já fui e voltei no mesmo dia, saindo de Brasília e foi super tranquilo. É só sair cedinho que dá pra aproveitar as cachus, um pouco do centrinho histórico e da gastronomia, claro! 


ALUGAR UM CARRO É UMA BOA OPÇÃO

Essa, sem dúvida, será uma excelente escolha. Mais autonomia para percorrer trajeto Goiânia/Brasília até Pirenópolis. E, se estiver pensando em fazer uma cotação, indicamos a Rentcars que oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto.

Faça uma cotação aqui!

 


ONDE SE HOSPEDAR

E, se por acaso você decidir pernoitar, sugerimos as seguintes pousadas: Pousada Flores do Cerrado, Pousada Rancho do Ralf, Pousada Pouso do Sô Vigário ou Pouso do Frade (ambas do mesmo proprietário). Já ficamos na Sô Vigário e foi super tranquilo. Bem localizada, com piscina e café da manhã básico. 

 

Mas, se você estiver buscando conforto e mordomia, sugerimos o Casarão Villa do Império Hotel Boutique, Pousada dos Pirineus (ideal para viagem em família) ou a  Pousada Cavaleiro dos Pirineus

Para outras sugestões, faça uma pesquisa na caixa abaixo. Só preencher o destino e a data para ter acesso a várias opções com valores atualizados.

+ POSTS DE GOIÁS

E que tal uma esticadinha até a Chapada dos Veadeiros?


Nos encontre nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTER

9 Responses
  • Carol Duque
    setembro 25, 2018

    Quase que ia até Pirinopolis. Adorei as informações e na próxima visita a Brasília não vou deixar de conhecer. As cachoeiras são lindas e ainda pertinho de Brasília.

  • Vitor Martins
    setembro 25, 2018

    O Brasil tem lugares únicos e este é mais um deles. Adorava um dia puder visitar, obrigada pela sua descrição.

  • Juliana Moreti
    setembro 25, 2018

    Pirenòpolis é uma delìcia de cidade, mas eu a achei tao quente que, confesso, não consegui circular muito pela cidade. Apenas comer (e quanto restaurante delicioso tem essa cidade)!
    Queria ter aproveitado as cachoeiras, mas com filho pequeno e sem carro, decidimos deixar para um futuro

    • Viajante Comum
      setembro 25, 2018

      Espero que volte e vocês possam usufruir um pouco mais! 🙂

  • Amilton Fortes
    setembro 18, 2018

    Tá na minha lista de lugares para visitar e as suas dicas certamente vão me ajudar. Salvei o post aqui pra quando chegar a hora de visitar Pirenópolis! Abs

  • Paloma
    setembro 17, 2018

    Já ouvi falar da cidade mais ainda não conheço, parece linda, Suas fotos estão perfeitas, vc importa de falar qual camera vc usa para as fotos?😍

    • Viajante Comum
      setembro 18, 2018

      Paloma, as primeiras foram com o celular mesmo. As do restaurante foram com a T5i Canon. Beijos!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *