Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O QUE FAZER EM PIRENÓPOLIS EM UM DIA: Saindo de Brasília ou Goiânia!

Distando 150 quilômetros de Brasília e 120 quilômetros de Goiânia, Pirenópolis é aquele refúgio, no coração do cerrado, perfeito para renovar as energias. 

 

Piri, como é carinhosamente chamada, é uma pequena cidade goiana que se tornou a alternativa perfeita para quem necessita dar uma relaxada mas tem pouco tempo pra algum lugar mais distante (como a Chapada dos Veadeiros, por exemplo, que fica o dobro da distância). 

o que fazer em pirenopolis em um dia

Ruas de Piri | Foto: Cris Andrade

Em apenas 24h na cidade, dá pra você curtir trilhas, cachoeiras, descanso, comida boa e ainda voltar para Brasília ou Goiânia pra trabalhar no dia seguinte ou seguir viagem.

Ou seja, nem há necessidade de pernoitar, caso não possa. Se sair cedinho de uma das capitais citadas, dá pra aproveitar um dia delicioso e super completo. 

o que fazer em pirenopolis em um dia

Mascarado de Piri | Foto: Cris Andrade

Assim, para você desfrutar um pouco de tudo, preparamos esse roteiro enxuto para curtir um dia inteirinho em Pirenópolis.

 

#1 TOMAR CAFÉ DA MANHÃ (no Aconchego e Café)

Pra iniciar o dia em Piri, comece com uma paradinha básica no Portal da cidade para fotografar e pegar um mapa das atrações e siga para tomar um café da manhã reforçado antes de encarar um dia relax nas cachoeiras.

Café coado | Foto: Cris Andrade

A nossa sugestão é um espaço super charmoso que, além de ser arborizado e a cara de Pirenópolis, oferece um cardápio delicioso e ainda é pet friendly, o Aconchego e Café. Mas também há a opção do Café Pand’oro que fica na Rua Aurora e abre a partir das 7h.

onde comer em pirenopolis

Aconchego e Café (área coberta) | Foto: Cris Andrade


#2 CURTIR UMA CACHOEIRA

Claro que essa vai ser a atividade principal do seu dia em Pirenópolis. Há cachoeiras localizadas mais próximas ao centro histórico e outras mais distantes. 

Cachoeira do Abade (Foto: Augusto Miranda/MTur)

Como é passeio de um dia, sugerimos que vá a alguma cachoeira próxima ao centro histórico, como a Cachoeira Bonsucesso (5km), Santuário Vagafogo (6km), Reserva Ecológica Vargem Grande (onde estão as cachoeiras Santa Maria e Lázaro a 11km) ou a Cachoeira do Abade (17km).

o que fazer em Pirenópolis em um dia

Cachoeira do Abade

Nós gostamos muito da Cachoeira do Abade porque a estrutura é bem completa. Além da cachoeira principal e alguns poços, há duas trilhas, uma ponte suspensa, mirantes, banheiros, redário, estacionamento, lanchonete e um restaurante.

Ou seja, dá pra ficar bem tranquilo, sobretudo se você estiver com criança e, ainda há vestiários para tomar aquela chuveirada antes de voltar para Piri.


#3 ALMOÇAR NO BUTEKO DO CHAGUINHA

A especialidade do Buteko do Chaguinha são as carnes mas há várias opções deliciosas no cardápio, tanto pra botecar, quanto para refeições.

o que fazer em Pirenópolis em um dia

Buteko do Chaguinha em Pirenópolis

O atendimento é excelente. E o melhor, fica a meio caminho das cachoeiras sugeridas.

o que fazer em Pirenópolis em um dia

Buteko do Chaguinha

DICA VC: Se você curte carros antigos e sua história, vale a pena dar uma passadinha no Museu Rodas do Tempo que fica bem de frente ao Buteko do Chaguinha.


#4 VISITAR A IGREJA MATRIZ 

A igreja matriz do Rosário original foi construída em meados do século XVIII, quando a mineração do ouro estava no seu auge. 

Igreja Matriz do Rosário | Foto: Cris Andrade

Foi totalmente restaurada e reinaugurada em 2006 por conta de um incêndio que ocorreu em 2002. Não tem como ir a Piri e não dá uma passadinha por ela.

Igreja Matriz ao anoitecer | Foto: Cris Andrade


#5 PASSEAR NO CENTRO HISTÓRICO

Depois de visitar a Igreja Matriz, vá caminhando pelo Centro Histórico para apreciar o casario e as ruelas tão características de Piri.

Sugiro que você inicie o passeio a partir da Matriz em direção a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, retorne pela Rua Aurora, passando pela praça do Coreto e voltando pela rua do Lazer.

Casario de Pirenópolis | Foto: Cris Andrade

Casa na Rua Aurora | Foto: Cris Andrade

E, claro, você não pode esquecer de prestigiar o artesanato local, além da figura do Mascarado, um dos ícones de Piri que está espalhado pela da cidade.

Lojinhas de artesanato | Foto: Cris Andrade

Mascarado | Foto: Cris Andrade


#6 PROVAR UMA CERVEJA ARTESANAL LOCAL

E, quando passar pela rua Aurora, aproveite para conhecer a Santa Dica, uma das cervejarias locais de Pirenópolis.

Peça uma régua (100ml cada copo) e aproveite para curtir um happy hour, depois de caminhar um bocado.

Régua Santa Dica | Foto: Cris Andrade


#7 CURTIR A NOITINHA NA RUA DO LAZER

E, para fechar o dia, nada melhor que jantar na Rua do Lazer, onde ficam concentrados muitos bares e restaurantes, com cardápios para todos os gostos e preços para todos os bolsos. 

Rua do Lazer | Foto: Cris Andrade

Maiale Restaurante | Foto: Cris Andrade

 

Viu só que dia mais delícia e ótimo para renovar as energias?! Já fiz esse bate e volta saindo de Brasília mais de uma vez e foi super tranquilo. É só sair cedinho que dá pra aproveitar as cachus, um pouco do centrinho histórico e, da gastronomia, claro! 


ALUGAR UM CARRO É UMA BOA OPÇÃO

Essa, sem dúvida, será uma excelente escolha. Mais autonomia para percorrer trajeto Goiânia/Brasília até Pirenópolis. E, se já estiver pensando em fazer uma cotação, indicamos a Rentcars que oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto.

Faça uma cotação aqui!

ONDE SE HOSPEDAR EM PIRI

Se por acaso você decidir pernoitar em Pirenópolis, sugerimos as seguintes pousadas: Pousada Flores do Cerrado, Pousada Rancho do Ralf, Pousada Pouso do Sô Vigário ou Pouso do Frade (ambas do mesmo proprietário). Já ficamos na Sô Vigário e foi super tranquilo. Bem localizada, com piscina e café da manhã básico. 

 

Mas, se você estiver buscando conforto e mordomia, sugerimos o Casarão Villa do Império Hotel Boutique, Pousada dos Pirineus (ideal para viagem em família) ou a  Pousada Cavaleiro dos Pirineus

Para outras sugestões, faça uma pesquisa na caixa abaixo. Só preencher o destino e a data para ter acesso a várias opções com valores atualizados.

+ POSTS DE GOIÁS


Salve essas dicas no Pinterest!


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
 PINTEREST | TWITTER

Foto Capa | Cris Andrade

signature
11 Comentários
  • Maria Izabel Leite Pinto
    maio 13, 2019

    Qual mês é menos calor, pois me sinto mal com a temperatura alta
    Tenho muito vontade de conhecer Pirenópolis!
    Todo mundo fala super bem.

    • Viajante Comum
      maio 20, 2019

      Olha, o período de mais calor é na ocasião da seca. Teoricamente, a estação seca vai de maio a setembro, embora nesse mês de maio tenha dado algumas chuvas. O ideal é você consultar a umidade relativa pra não pegar períodos tão secos, quando o calor fica mais ‘agoniante’.

  • Carol Duque
    setembro 25, 2018

    Quase que ia até Pirinopolis. Adorei as informações e na próxima visita a Brasília não vou deixar de conhecer. As cachoeiras são lindas e ainda pertinho de Brasília.

  • Vitor Martins
    setembro 25, 2018

    O Brasil tem lugares únicos e este é mais um deles. Adorava um dia puder visitar, obrigada pela sua descrição.

  • Juliana Moreti
    setembro 25, 2018

    Pirenòpolis é uma delìcia de cidade, mas eu a achei tao quente que, confesso, não consegui circular muito pela cidade. Apenas comer (e quanto restaurante delicioso tem essa cidade)!
    Queria ter aproveitado as cachoeiras, mas com filho pequeno e sem carro, decidimos deixar para um futuro

  • Amilton Fortes
    setembro 18, 2018

    Tá na minha lista de lugares para visitar e as suas dicas certamente vão me ajudar. Salvei o post aqui pra quando chegar a hora de visitar Pirenópolis! Abs

  • Paloma
    setembro 17, 2018

    Já ouvi falar da cidade mais ainda não conheço, parece linda, Suas fotos estão perfeitas, vc importa de falar qual camera vc usa para as fotos?😍

    • Viajante Comum
      setembro 18, 2018

      Paloma, as primeiras foram com o celular mesmo. As do restaurante foram com a T5i Canon. Beijos!

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *