Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O QUE FAZER EM MORRETES, PARANÁ: 7 dicas para aproveitar (bem) o seu dia!

Morretes, a charmosa cidade do litoral do Paraná, fundada no século XVIII aos pés da Serra do Mar, é aquele passeio que não pode faltar quando visitamos Curitiba.

 

E cá estamos nós visitando Morretes novamente. Dessa vez, por ocasião do 2º Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV que aconteceu em Curitiba e incluiu na programação um passeio pela cidade.

E, claro, não poderíamos deixar de compartilhar essa experiência com nossos leitores, dando dicas do que fazer em Morretes para desfrutar de um dia maravilhoso e sem  correria.


#1 CHEGAR DE TREM

E para começar bem, que tal ir para Morretes de trem? Sem dúvida, essa é a maneira mais legal de chegar à cidade. O trajeto, oferecido pela empresa Serra Verde Express, percorre a Serra do Mar pela histórica Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 1885 pela princesa Isabel.

o que fazer em morretes parana

Trem da Serra Verde Express

Ao longo do caminho, túneis, cachoeiras, vales, montanhas, a nossa Mata Atlântica (o maior trecho contínuo do Brasil) e muita história contada pelos guias do trem.

O trajeto dura cerca de 3h e 30min (ou um pouco mais, já que podem ocorrer algumas paradas para dar passagem aos trens de carga – que possuem prioridade).


#2 VISITAR A IGREJA MATRIZ

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto é simples mas uma gracinha. Construída a partir de 1812 onde estava a antiga capelinha, foi inaugurada somente em 1850.

Como fica localizada no alto de uma escadaria, certamente você irá avistá-la a partir de vários pontos da cidade. Ainda assim, não deixe de ir até lá para conhecê-la de pertinho.

o que fazer em morretes parana

Igreja Matriz vista da Praça do Coreto


#3 PROVAR A CACHAÇA DE MORRETES

E a bebida típica brasileira também ocupa um lugar de honra em Morretes. A cachaça morretiana, juntamente com o barreado e a famosa balinha de banana, já faz parte dos atrativos turísticos da cidade.

o que fazer em morretes parana

Cachaça Ouro de Morretes

A cidade já teve, inclusive, rótulo premiado. A cachaça Porto Morretes Premium (envelhecida em barril de carvalho por 3 anos)  foi considerada a melhor cachaça do Brasil na Cúpula da Cachaça (um dos concursos mais importantes do país).

Miniatura cachaça Porto Morretes Premium

Vale a pena dar uma passada na Cachaçaria Morretes, fazer uma degustação e levar uma miniaturas de lembrança. 


#4 PASSEAR ÀS MARGENS DO RIO NHUNDIAQUARA

E para deixar o cenário ainda mais bonito, Morretes exibe o rio Nhundiaquara cortando a cidade com suas águas. 

o que fazer em morretes parana

Mas, o que ninguém imagina, é que toda essa calmaria se desdobra em 37 km* desde a nascente até a foz da baía de Antonina.

o que fazer em morretes parana

Ao fundo, ponte metálica sobre o rio Nhundiaquara

#5 CONTEMPLAR O CASARIO

Datando do século XVIII, o colorido casario é uma das principais atrações de Morretes.

o que fazer em morretes parana

Entre ruas estreitas, as construções são ocupadas por restaurantes, lojinhas de artesanato, docerias e cachaçarias, deixando o Centro Histórico da cidade super movimentado num vai e vem de turistas.

o que fazer em morretes parana

o que fazer em morretes parana

#6 COMER UM BARREADO 

Sem dúvida, comer um Barreado é o principal motivo da visita a Morretes, sobretudo para quem faz o bate e volta.

o que fazer em morretes parana

Barreado do Restaurante Madalozo, Morretes

Provar o prato típico da região vai tornar sua experiência ainda mais legal. Então, escolha com carinho. Dessa última vez, comemos o Barreado do Restaurante Madalozo que fica às margens do Rio Nhundiaquara e foi muito bom! 

Onde comer Barreado em Morretes, Paraná!


#7 PROVAR AS BALINHAS DE BANANA

As famosas balinhas de banana, criadas em 1979, já se tornaram símbolo do estado do Paraná. Se você curte docinhos, vai ficar viciado. Então, aproveita e já compra em Morretes mesmo e, de preferência um pacote de 1 kg pra não se arrepender depois.

o que fazer em morretes parana

Inclusive, é bem mais em conta comprar em Morretes que no Mercado Central de Curitiba, por exemplo. Se sua visita for no final de semana, dá pra comprar na feirinha do coreto que fica montada perto da ponte metálica.


#BÔNUS

Se você estiver com crianças vale a pena dar uma passada no parque temático Paraná Encantado Hisgeopar que exibe uma maquete gigante com várias miniaturas em movimento que contam a história do Paraná.

 

E você? Já visitou Morretes? Tem alguma dica especial para os viajantes? Conta pra gente nos comentários!


ONDE SE HOSPEDAR EM MORRETES

Caso deseje pernoitar em Morretes, sugerimos algumas opções bem localizadas: Nhundiaquara Hotel e Restaurante Pousada Bella MorretesHotel Pousada Dona LauraPousada Cidreira, todos próximos ao centro histórico. Clique nos links para ver cada uma em detalhes, além das opiniões de outros hóspedes.


ONDE SE HOSPEDAR EM CURITIBA

Nas últimas vezes que estive em Curitiba me hospedei nos bairros Batel e Centro. É legal ficar no Batel porque estamos do lado da vida noturna da cidade, inclusive, o Hard Rock Café fica do ladinho. Lá, minha opção foi o Go Inn Hotel Curitiba

o que fazer em morretes parana

Quarto Go inn Hotel

Leia o nosso review do Go Inn: Onde se hospedar em Curitiba no bairro Batel: Opção com excelente custo beneficio!

o que fazer em morretes parana

Recepção Go inn Hotel

Já no Centro, optei por ficar no Ibis Curitiba Shopping. Ambos possuem basicamente o mesmo padrão, embora o Go Inn tenha uma atmosfera mais descolada.

o que fazer em morretes parana

Foto Divulgação: Ibis Curitiba Shopping


+ DO PARANÁ

Curitiba |

Morretes |

Ilha do Mel |


Acompanhe a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER


Imagem para salvar no Pinterest!


* Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Nhundiaquara

4 Responses
  • Rui Barbosa Batista
    dezembro 6, 2018

    Belas fotos… e sugestões 🙂 Nunca tinha ouvido falar em Morretes, mas parece-me um destino interessante…

    • Viajante Comum
      dezembro 6, 2018

      Sim! Morretes é uma cidade bem simpática e um dos principais passeios de quem vai para Curitiba! Fica o convite! Abração.

  • Helen Pusch
    dezembro 6, 2018

    Morretes é uma delícia de cidade, né?
    Passear de trem, comer um barreado e depois caminhar à beira do rio e entre o casario histórico é um excelente programa!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *