Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

CATARATAS DO IGUAÇU (2019): Como visitar, valores e muitas dicas!

Então quer dizer que, finalmente, você irá conhecer uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza? Imagino a alegria! Afinal, estamos falando das Cataratas do Iguaçu, um dos lugares mais lindos do planeta.

Pessoalmente, embora viaje bastante, nunca imaginei que sentiria tanta emoção (daquelas de criança  quando vê algo inacreditável pela primeira vez! Dá uma olhada no vídeo, rs…). Risadas, fotos e a satisfação de estar diante de uma formação geológica que surgiu há 150 milhões de anos. Imagina que realização chegar tão pertinho de uma coisa assim!

 

 

 

 

Então, pra deixar a sua viagem o mais tranquila possível, reunimos aqui as principais informações e várias dicas para que seu dia nas Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro) seja perfeito.

Neste post você vai ter acesso às seguintes informações:
Onde ficam as Cataratas do Iguaçu e como chegar
– Como visitar as Cataratas do Iguaçu
– Qual horário de funcionamento das Cataratas do Iguaçu e qual o valor do ingresso 
– Quais passeios dá pra combinar com as Cataratas do Iguaçu
– Quanto tempo leva a visita às Cataratas do Iguaçu
– Vale a pena visitar as Cataratas do lado argentino e como chegar
– Onde se hospedar em Foz do Iguaçu
– Vale a pena alugar um carro em Foz do Iguaçu
– Dicas importantes para visitar às Cataratas do Iguaçu

O PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

O Parque Nacional do Iguaçu é um dos grandes tesouros do nosso país que abriga o maior remanescente da floresta Atlântica do Brasil, além de abrigar várias espécies da fauna e da flora. Criado em 1939, só em 1986 recebeu da UNESCO o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural.

O parque brasileiro, por meio do rio Iguaçu, se une ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina. Beleza e muita responsabilidade compartilhada com os hermanos. 


ONDE FICAM AS CATARATAS DO IGUAÇU

As Cataratas do Iguaçu ficam localizadas na fronteira, entre Brasil e Argentina. Dentro do Parque Nacional do Iguaçu do lado brasileiro e, do Parque Nacional Iguazú, do lado argentino. 

A maior área fica do lado argentino. Os 20% que estão do lado brasileiro estão mais que bem representados por seus 5 saltos (Santa Maria e União, Deodoro e Benjamin Constant e Floriano), enquanto o lado argentino conta com 19 deles (grande parte com vista para o lado brasileiro). No total, fomos presenteados por 275 quedas.


COMO CHEGAR ÀS CATARATAS DO IGUAÇU

O acesso é muito tranquilo então, não tem porque se preocupar. É possível chegar às Cataratas do Iguaçu de transporte público, tanto do lado brasileiro (Br 469, Km 18), quanto do argentino.

Do lado brasileiro, basta pegar uber, táxi ou o ônibus nº 120, que passa pelas principais avenidas da cidade, inclusive no aeroporto. Mas, caso prefira um transfer, só clicar no botão abaixo!
TRANSFER CATARATAS+GUIA

Já para visitar as cataratas do lado argentino, preparamos um passo a passo super bacana pra você. Dá uma olhada: Como ir de Foz do Iguaçu para a Argentina por conta própria: Puerto Iguazú, Cataratas e Duty Free! Mas, caso prefira um transfer, só clicar no botão abaixo!
TRANSFER CATARATAS+GUIA

DICA VC: Se você tiver algumas horas de conexão no Aeroporto de Foz e quiser visitar as Cataratas do Iguaçu, é super pertinho. O ônibus 120 para na calçada do aeroporto. É só sair do desembarque e virar à esquerda. Certifique-se apenas se ele está voltando para o Centro ou indo para as Cataratas.


COMO VISITAR AS CATARATAS DO IGUAÇU

Centro de Visitantes | O primeiro lugar que você acessa, antes de visitar as Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro), é o Centro de Visitantes. É lá que você deve descer se for de transporte público e é de lá que parte o ônibus panorâmico que te levará até o início da Trilha das Cataratas.

cataratas do iguacu lado brasileiro
DICA VC: No Centro de Visitantes, além da bilheteria (das 9h às 17h) e estacionamento (das 7h30min às 19h), você também vai encontrar um balcão de informações turísticas, venda de passeios não inclusos no valor do ingresso, além de uma lojinha oficial do parque para garantir seu souvenir.

Ônibus panorâmico | O ônibus panorâmico, que já está incluído no valor do ingresso, sai a cada dez minutos. É um ônibus double deck com capacidade para 72 pessoas. Se o tempo estiver bom, tente garantir um lugar no alto. O passeio pelo parque é lindo. São três paradas ao longo do caminho. A primeira na Trilha do Poço Preto, a segunda no Macuco Safari e a terceira na Trilha das Cataratas.

DICA VC: O primeiro ônibus sai 9h e o último ônibus retorna do Porto Canoas 18h30min.

Trilha das Cataratas | A última parada do ônibus é no início da Trilha das Cataratas que já te presenteia com uma mega vista! 
cataratas do iguacu lado brasileiro

A partir daí, você percorrerá cerca de 1,2km de extensão entre vistas e vários mirantes até chegar à Garganta do Diabo. Um verdadeiro espetáculo. 

cataratas do iguacu lado brasileiro

| Passeio • City Tour Foz do Iguaçu |

cataratas do iguacu lado brasileiro

Garganta do Diabo | É a parte final e, claro, mais emocionante da trilha. É aqui onde você estará diante de uma queda de 80 metros que te deixará de alma lavada! É muito lindo e, se você ama natureza, com certeza vai se emocionar.
cataratas do iguacu lado brasileiro

Passarela de acesso à Garganta do Diabo

DICA VC: Caso não queira se molhar, sugiro que antes de entrar nesse trecho coloque sua capa de chuva. Eu não usei porque uma experiência dessa, tem que molhar mesmo. 
dicas cataratas do iguacu lado brasileiro

Será que tomei um banho?

Elevador Panorâmico | E não acabou! Siga até o elevador panorâmico e terá uma vista incrível do Salto Floriano.
dicas das cataratas do iguacu

Elevador Panorâmico

Espaço Porto Canoas | Saindo das Cataratas, é só caminhar alguns metros. É aqui onde ficam o Restaurante Porto Canoas, a praça de alimentação e uma outra lojinha de souvenirs. É aqui também onde fica o terminal do ônibus panorâmico que te levará de volta para o Centro de Visitantes. 
cataratas do iguacu lado brasileiro

Restaurante Porto Canoas

O Restaurante Porto Canoas trabalha com buffet livre e preço fechado. Com decoração simples, o atrativo é ficar na área externa (quando não está frio) que possui vista para o rio Iguaçu. Dei uma olhada mas não cheguei a ficar. O buffet é bem servido com saladas e pratos variados. Funciona de 12h as 16h.

CATARATAS DO IGUAÇU COMBINA COM

Parque das Aves | Localizado praticamente ao lado de Centro de Visitantes das Cataratas do Iguaçu, é a dobradinha perfeita. Eu fiz no mesmo dia Parque das Aves + Cataratas + Macuco Safari e foi bem de boa.
cataratas do iguacu lado brasileiro

cataratas do iguacu lado brasileiro

Macuco Safari | Um dos passeios mais buscados pelos turistas que querem ter uma aproximação, digamos, mais íntima, das Cataratas do Iguaçu. Foi uma das coisas mais emocionantes que fiz por lá. Coloca na sua listinha já! 🙂
cataratas do iguacu lado brasileiro

Parte tranquila do Macuco Safari

cataratas do iguacu lado brasileiro

Parte (não tão) tranquila do Macuco Safari

Trilhas | Além da Trilha das Cataratas, há mais duas opções de passeio no parque, a Trilha do Poço Preto (9 km) e a Trilha das Bananeiras (1,6Km).

Sobrevoo de helicóptero | Sobrevoar as Cataratas e ter uma vista privilegiada do parque serão os dez minutos mais incríveis da sua viagem. O ideal é fazer esse passeio depois de ter visitado os lados brasileiro e argentino pra você se situar melhor.
cataratas do iguacu lado brasileiro

Foto | Pixabay

TOUR HELICÓPTERO

QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS CATARATAS DO IGUAÇU

O acesso às Cataratas do Iguaçu funciona diariamente das 9h até as 17h. O estacionamento está aberto a partir da 7h30min até as 19h.

QUANTO CUSTA A ENTRADA DAS CATARATAS DO IGUAÇU

Brasileiros pagam 42 reais e não há entrada para estudante. Contudo, crianças (de 2 a 11 anos) e idosos (a partir de 60 anos) pagam apenas o valor do ônibus que custa, atualmente, 11 reais.

Como eu viajei num feriadão, preferi não arriscar e comprei tudo com antecedência, mas é possível comprar na bilheteria.

QUANTO TEMPO LEVA A VISITA ÀS CATARATAS DO IGUAÇU

Se for uma visita bem rápida, considere umas duas horas. Eu reservaria metade de um dia (uma manhã ou uma tarde), para poder poder fazer tudo tranquilamente, considerando as paradas para foto, descanso e refeição. Fiz Parque das Aves + Cataratas + Macuco Safari e levei praticamente o dia inteiro.

Inclusive, já garanta seu transfer e/ou ingresso com antecedência:

–  Transfer Cataratas Brasil

– Ingresso Cataratas Brasil (+transporte)

– Cataratas Brasil + Parque das Aves

– Backstage Parque das Aves

– Macuco Safari


VALE A PENA VISITAR AS CATARATAS DO LADO ARGENTINO

Sim! E como vale! Só que nesse caso você vai precisar de um dia inteiro, sobretudo se for fazer as duas trilhas além da que te leva até a Garganta del Diablo que é a principal atração do Parque Nacional Iguazú. Clica no vídeo pra você ter uma ideia do que estamos falando!

 

 

Em termos de atendimento e infraestrutura, o lado brasileiro é muito melhor mas do lado argentino você vai ficar muito mais perto da Garganta del Diablo.

DICA VC1: No dia que visitamos as Cataratas do lado argentino, fechamos a noite em Puerto Iguazú. Caso queira fazer o mesmo, seja para jantar em Puerto ou fazer umas comprinhas na Feirinha, basta pegar o ônibus da viação Rio Uruguay na entrada do Centro de Visitantes.
A passagem deve ser comprada no escritório da empresa que fica na frente da parada), descer no Terminal de Puerto Iguazú e caminhar até o destino desejado.
cataratas do iguacu lado brasileiro
DICA VC2: Caso queira voltar para o Brasil, você também deverá descer no Terminal de Puerto Iguazú para aguardar o outro ônibus que te levará para Foz.

DICA VC3: Minha dica é que você visite primeiro o lado brasileiro e, só depois, visite o argentino. 

| Como ir de Foz do Iguaçu para as Cataratas do lado argentino por conta própria

ONDE SE HOSPEDAR EM FOZ DO IGUAÇU

Se você está viajando numa pegada luxuosa, que tal se hospedar com vista para as Cataratas do Iguaçu? Do lado brasileiro, você pode acordar no Belmond Hotel das Cataratas localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. 

onde ficar em foz do iguacu

Belmond Hotel das Cataratas | Foto Divulgação

Já do lado argentino, você pode optar pelo Loi Suites Iguazú ou pelo Falls Iguazú Hotel e Spa e curtir seus dias de glamour.

onde ficar em foz do iguacu

Loi Suites Iguazú Hotel | Foto Divulgação

Se você está numa vibe mediana mas quer uma hospedagem de qualidade, as opções são, além do já conhecido Hotel Tarobá, o Bogari Hotel ou o Hotel Rafain Centro

onde ficar em foz do iguacu

Hotel Tarobá | Foto Divulgação

Se sua vibe é econômica o CLH Suítes Foz do Iguaçu, o Pop Hotel e o Ibis Foz do Iguaçu podem ser uma boa escolha. 

onde ficar em foz do iguacu

Ibis Foz do Iguaçu | Foto Divulgação

Para outras opções, não deixe de acessar aqui para comparar preços e fazer outras simulações.


QUE TAL ALUGAR UM APARTAMENTO EM FOZ DO IGUAÇU

Pra quem opta por mais privacidade ou está viajando com a família, uma boa opção é alugar um apartamento no AirBnb que, a depender da escolha pode, inclusive, sair mais em conta.

Em Foz há várias opções legais. E, se você ainda não tem cadastro na plataforma, clique aqui para ganhar até R$179 na sua primeira reserva.

airbnb em maceio alagoas

Imagem ilustrativa (Pixabay)

DICA VC: Sempre leia as avaliações dos hóspedes anteriores e, de preferência, priorize os superhosts que são os anfitriões mais bem avaliados da plataforma.


VALE A PENA ALUGAR UM CARRO EM FOZ DO IGUAÇU

Sim! Sobretudo se você não pretende utilizar o transporte público. É muito fácil dirigir na cidade e, em praticamente todos os lugares, há estacionamento pago.

Então, se você estiver em grupo, é uma boa opção a se considerar. Inclusive para ir à Argentina, conhecer as Cataratas e a cidade de Puerto Iguazú (lembrando que nesse caso terá que emitir o seguro Carta Verde).

Achei o Paraguai muito cheio para encarar o trânsito. Melhor atravessar a ponte caminhando (fiz isso e achei bem tranquilo), de ônibus, ou contratar um táxi/transfer. Ainda assim, se for sua opção dirigir por lá, já pesquise os locais de estacionamento, como no Shopping Paris.

Caso deseje alugar um carro para se deslocar de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazú, sugerimos que utilize a Rentcars, nossa parceira. Ela oferece o serviço de busca da melhor cotação de preço com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

 

DICA VC: Para entrar na Argentina de carro (particular ou alugado) você deve estar de posse do Seguro Carta Verde ou correrá o risco de ser multado. O valor da Carta Verde varia de acordo com o tempo de permanência no país. 


DICAS IMPORTANTES

  • Leve água e lanches
  • Não esqueça o protetor solar
  • Use roupas e sapatos confortáveis pra encarar a trilha
  • Leve capa protetora para celular e capa de chuva para o último trecho (Garganta do Diabo), caso não queira se molhar. Caso não leve capa, não esqueça de uma peça de roupa extra
  • Se encontrar quatis, não os alimente. Eles estão acostumados com a nossa presença mas seguem sendo animais selvagens, podem machucar e transmitir a raiva. As crianças ficam encantadas, redobre a atenção com elas. Inclusive, se você estiver comendo, fique mais atento ainda porque os bichinhos são pequenos ladrões esfomeados. Presenciei dois roubos dos meliantes, rs…

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTERESTTWITTER

No Comments Yet.

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *