MENU

Search
Close this search box.

COMO IR DE FOZ DO IGUAÇU PARA A ARGENTINA POR CONTA PRÓPRIA: Puerto Iguazú, Cataratas e Duty Free!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Viajar para Foz do Iguaçu e dar um pulinho em Puerto Iguazú (Argentina) ou em Ciudad del Leste (Paraguai) é praticamente inevitável de tão pertinho que são os três países.

+ Onde ficar em Foz do Iguaçu: Melhores lugares + opções para todos os bolsos!

Ficamos em Foz do Iguaçu durante uma semana e claro que reservamos um dia (na verdade, dois) para passear em Puerto Iguazú, na Argentina. Fomos de transporte urbano e foi super tranquilo. Economizamos e ainda vivemos a rotina dos moradores que circulam entre os países.

Assim, deixamos aqui todas as dicas de como ir de Foz do Iguaçu para a Argentina por conta própria e de forma super econômica

Tentamos detalhar bastante para abarcar o máximo de possibilidades para você realizar o trajeto de forma confortável e segura, sozinho ou com sua família. Vamos ao passo a passo!


PASSO 1 | Pegar o ônibus com destino a Argentina (Puerto Iguazú)

O ônibus para Puerto Iguazú, na Argentina, passa nas principais avenidas da cidade de Foz. Como nos hospedamos no Centro, do lado da Avenida JK, fomos para a parada mais próxima.

O primeiro ônibus que passou com destino a Argentina/Puerto Iguazú foi o da empresa Easybus. Confirmamos o destino com o motorista e embarcamos.

como ir de foz do iguacu para argentina
Logomarca Easybus | Foto: Cris Andrade

DICA VC1: Nos hospedamos no Centro e foi a melhor escolha. A nossa sugestão é que você também fique por lá, sobretudo se é sua primeira visita. Ficamos no recém inaugurado Pop Hotel (padrão Ibis) que pertence a rede do famoso Tarobá

DICA VC2: Pergunte na recepção do seu hotel qual a parada mais próxima e qual o lado da via que você deve esperar o transporte. Caso esteja nas proximidades do Terminal de Transportes Urbanos (TTU), não precisa entrar. A parada fica na rua lateral, basta confirmar o lado e a direção.

A passagem é paga diretamente ao motorista, em reais, dólares ou pesos argentinos. Na Easybus pagamos o equivalente a 8 reais (80 pesos argentinos) mas há outras linhas que cobram mais barato. No ato do pagamento, o motorista pergunta (insiste) se você quer comprar o bilhete de volta mas não achamos que seria necessário. 


PASSO 2 | Descer na aduana argentina para fazer a imigração

Exceto se você for para o Duty Free Shop Puerto Iguazú (que fica localizado entre as aduanas brasileira e argentina) será obrigatório passar pela imigração argentina.

O motorista do ônibus para na entrada da aduana para passarmos pela imigração e avisa que ficará estacionado um pouco mais na frente. 

A imigração é bem rápida e os funcionários são bem tranquilos. Passei por ela 2 vezes. Na primeira não me perguntaram nada e na segunda perguntaram pra onde eu estava indo e respondi ‘Puerto Iguazú’. Recebi o carimbo no meu passaporte e fui liberada. Você também pode utilizar seu RG (menos de 10 anos e em bom estado, ok?).

DICA VC1: A vantagem de ir de ônibus é que ele não entra na fila dos carros de passeio. Pegamos uma via prioritária e seguimos direto para a imigração. Em dias de muito movimento na fronteira faz muita diferença.

como ir de foz do iguacu para a argentina
Fila na aduana argentina | Foto: Cris Andrade

DICA VC2: Há um acordo para facilitar o turismo que permite que você utilize sua CNH. Mas apenas para entrar em Puerto Iguazú e por menos de 72h. De qualquer forma, certifique-se na ocasião da sua viagem se ainda segue vigente.

DICA VC3: O Duty Free Shop Puerto Iguazú fica um pouco antes da aduana argentina, então, ao descer do ônibus é só voltar um pouco e caminhar para o estacionamento do shopping.


PASSO 3 | Passar no detector de metais e RX

Na primeira vez que fui para Puerto Iguazú, ao sair da sala da imigração, passei por um detector de metais que estava desligado e sem nenhum funcionário. Já na segunda vez havia dois funcionários que monitoravam a nossa passagem pelo detector e conferiam as mochilas no RX. Super rápido.


PASSO 4 | Retornar ao ônibus para seguir viagem (Cataratas ou Puerto Iguazú)

Como já mencionamos acima, caso seu destino seja o Duty Free (avise ao motorista), não precisa passar na imigração. É só seguir para o estacionamento do shopping. Inclusive, se você busca mais comodidade, dá pra fazer esse percurso de uber a partir de Foz. Como não precisa atravessar a fronteira, não há restrição para os condutores do aplicativo.

Voltando para o ônibus, teremos duas opções:

Indo para as Cataratas do lado argentino, antes de embarcar de volta no ônibus, o motorista vai tentar formar grupos de 4 pessoas para oferecer o serviço de táxi até a entrada do Parque Nacional do Iguazú, pelo valor de 20 reais (mesmo preço do segundo ônibus que temos que tomar). Nós não aceitamos porque queríamos concluir o percurso para ensinar para vocês (parece que o motorista da Easybus não gostou muito da nossa escolha, rs…).

Seguimos no Easybus até o motorista avisar que deveríamos descer para pegarmos o outro ônibus que nos deixaria na entrada do Parque Nacional do Iguazú, para visitar as Cataratas. Desembarcamos e atravessamos a rua. A parada tem essa inscrição abaixo, não tem erro!

como ir de foz do iguacu para a argentina
Parada do ônibus para as Cataratas (lado argentino) | Foto: Cris Andrade

DICA VC: Nessa parada também há um ponto de táxi, onde vão tentar negociar pra te levar até a entrada do Parque Nacional. Também não aceitamos. Mas é mais uma opção.

– Indo para Puerto Iguazú para fazer compras na Feirinha, jantar em algum restaurante da cidade ou se deliciar Argentinian Experience, siga no Easybus até o Terminal de Ônibus de Puerto Iguazú.

feirinha de puerto iguazu
Banquinha da Estela_Puerto Iguazú | Foto: Cris Andrade
| Feirinha de Puerto Iguazú, Argentina: Para comprar e botecar!

DICA VC: Na segunda vez que fomos para Puerto Iguazú, o motorista, por gentileza, nos deixou bem do lado da Avenida Brasil, onde fica a Feirinha. Dessa forma, não precisamos descer no terminal que fica um pouquinho mais pra frente. Se isso ocorrer, não se preocupe. Quando for retornar, é só perguntar onde fica o terminal de ônibus que todo mundo sabe.


PASSO 5 | Descer na aduana argentina para fazer a imigração no retorno para Foz

Na volta de Puerto Iguazú é necessário fazer o mesmo procedimento. Passar na aduana para registrar sua saída, ganhar seus carimbos (caso esteja com o passaporte) e depois voltar para o mesmo ônibus com destino a Foz do Iguaçu.


DISTÂNCIA DE FOZ DO IGUAÇU PARA ARGENTINA (Puerto Iguazú)

A distância do Centro de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazu (Argentina) é cerca de 15 km. O deslocamento, considerando a parada na imigração, leva menos de 1h. 


HORÁRIO DOS ÔNIBUS DE PUERTO IGUAZÚ PARA FOZ

O ônibus da Easybus são os que rodam até um pouco mais tarde para Foz. O motorista avisa que os últimos horários saindo do terminal de Puerto Iguazú são 20:15, 21:15 e 22:15.

No dia que fomos para as Cataratas do lado argentino, ao invés de voltarmos para o Brasil, pegamos um ônibus da empresa Rio Uruguay que para na frente do Centro de Visitantes  das Cataratas e fomos para o Terminal de Ônibus de Puerto Iguazú.

como ir de foz para a argentina
Õnibus Cataratas (Argentina) > Terminal Puerto Iguazú | Foto: Cris Andrade

Ficamos nos botecos da Feirinha até umas nove e vinte, voltamos para o terminal e pegamos o ônibus da Easybus por volta das 22:15 (plataformas 7 ou 8).


PERDI O ÚLTIMO ÔNIBUS. E, AGORA?

Caso você perca o ônibus ou saia de Puerto Iguazú mais tarde, há a opção de pegar algum dos táxis que ficam na plataforma mais alta do terminal de ônibus. Foi o que fizemos no dia do Argentinian Experience que terminou perto das 23h.

O serviço funciona 24h e é tabelado (recebem em peso, real ou dólar). Pagamos para voltar para o Pop Hotel, no Centro de Foz, o valor de 70 reais (esteja com o valor em notas pequenas para não correr o risco de receber troco em outra moeda).


TRANSFERS E PASSEIOS PARA PUERTO IGUAZÚ

Caso esteja buscando comodidade, deixamos abaixo uma lista de passeios que podem ser feitos com a TourOn a partir de Foz do Iguaçu. Clique nos links para ver os detalhes e valores.

Transporte Cataratas Argentina
– By Night na Argentina
– Bar de Gelo Argentina
– City Tour Puerto Iguazú

ONDE SE HOSPEDAR EM FOZ DO IGUAÇU

Se você está buscando sugestões de onde se hospedar em Foz do Iguaçu ou está em dúvida sobre os melhores bairros, onde é melhor se hospedar para ir ao Paraguai ou, ainda, se é melhor se hospedar em Foz ou em Puerto Iguazú, não deixe de ver todas as dicas que compilamos aqui nesse texto : ONDE SE HOSPEDAR EM FOZ DO IGUAÇU: MELHORES LUGARES + OPÇÕES PARA TODOS OS BOLSOS!

Para buscar diretamente outras opções, clique aqui ou ponha suas possíveis datas no quadro abaixo.


QUE TAL ALUGAR UM APARTAMENTO EM FOZ DO IGUAÇU

Pra quem opta por mais privacidade ou está viajando com a família, uma boa opção é alugar um apartamento no AirBnb que, a depender da escolha pode, inclusive, sair mais em conta.

Em Foz há várias opções legais. E, se você ainda não tem cadastro na plataforma, clique aqui para ganhar até R$179 na sua primeira reserva.


ALUGUEL DE CARRO

Caso deseje alugar um carro para se deslocar de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazú, sugerimos que utilize a Rentcars, nossa parceira. Ela oferece o serviço de busca do melhor preço com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

DICA VC: Para entrar na Argentina de carro você deve estar de posse da Carta Verde que é uma espécie de seguro DPVAT. Se informe, contrate e evite ser multado.


APERTE O PLAY!

+ Macuco Safari em Foz do Iguaçu: Um verdadeiro batismo nas Cataratas!


MAIS DICAS DE FOZ E DA TRÍPLICE FRONTEIRA

+ Onde ficar em Foz do Iguaçu: Melhores lugares + opções para todos os bolsos!

+ Feirinha de Puerto Iguazú, Argentina: Para comprar e botecar!

+ Cataratas do Iguaçu: Como visitar, valores e muitas dicas!

+ Macuco Safari em Foz do Iguaçu: Emoção e banho nas Cataratas!


Foto Capa | Pixabay
Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

37 respostas

  1. Olá, suas dicas são ótimas. Vou a Foz na próxima semana e agradeço.
    Queria saber se quando foram a Puerto Iguazu, levaram mochila? é necessário? é perigoso? obrigada
    Vou procurar algum link de dicas também para Cidade del este. Vocês foram? Obrigada obrigada

    1. Olá, Milena! Fomos duas vezes pra Puerto Iguazú. Na primeira, levamos mochila porque fomos primeiro para as Cataratas (lado argentino). Na segunda vez fui com minha bolsa mesmo. Não achei perigoso não mas s´andei pelas vias principais onde ficam a feirinha, lojinhas, bares e restaurantes. De qualquer forma, acredito que cautela e atenção é bom em qualquer lugar. Ainda não terminamos o texto do Paraguai. Mas pode perguntar! Abração!

      1. Bem esclarecedor. No caso de querer voltar de táxi para Foz, como é o procedimento na fronteira? Eles param lá na imigração e esperam você mesmo que demore um pouco e o valor vai ser padrão?

        1. Saindo das Cataratas, pegue o ônibus até o Terminal e de lá pegue o táxi. Há uma espécie de central de táxis, na parte de cima do terminal. Eles possuem, inclusive, uma tabela escrita no vidro, com o nome dos hotéis e os respectivos valores. Ah! Funcionam 24h (caso não tenha havido mudança). Na imigração, o táxi para no guichê, você entrega o passaporte pro motorista, a moça carimba e pronto.

  2. Obrigada por seu relato 🙂 Uma dúvida: para fazer o trajeto de volta Parque – Terminal – Foz também é necessário pagar? E são os mesmos valores?

  3. Acabei de chegar de Foz do Iguaçu e para ir pra Puerto Iguazú pegamos as dicas por aqui. Só gostaria de agradecer porque está tão explicadinho que não tive receio de ir é muito fácil … conseguimos ainda pegAr o último ônibus que sai da rodovia no horário que indicou . nos hospedamos no centro de foz e fizemos todos os passeios de ônibus .

  4. Olá! O que vale mais? Quero ficar 6 dias com minha esposa e filhos (8 e 11 anos). Hospedar em Puerto Iguazu (Argentina) ou Foz do Iguaçu (Brasil)? Cataratas, parque das aves dá para fazer de onibus/uber ou é bom ter um carro? Vou de avião até o aeroporto de Foz do Iguaçu…

    Obrigado

    1. Fica em Foz mesmo! Nas Proximidades do Terminal de Ônibus é uma boa! E sim, dá pra fazer praticamente tudo de transporte público. Sai do aeroporto, fui pra Cataratas e Parque das Aves, Argentina e Paraguai, tudo de ônibus.

  5. Olá, queria tirar uma dúvida, gostaria de viajar final de julho com minha família de Foz até mendoza ( porque acho q lá dá pra ver a neve né ? Rsrs), como faço pra locar um carro ? Locar em foz ou puerto Iguazu ? Quais as burocracias, regras ? Nesse percurso quais as melhores cidades pra pernoitar ? Obg.

  6. Olá, gostaria de viajar com minha família em julho de Foz pra medonza, acho q da pra ver a neve ! Ta difícil locar carro, de foz não passa na fronteira e em puerto Iguazú não tem 4×4 (ideal pra esse período), o vôo tá caro, como somos 4 adultos e 1 criança, e já vamos voar da Paraíba até Foz !!! Obg.

    1. Olá. Tudo bem? É possível fazer esse trajeto e depois seguir viagem para Buenos Aires? Ou teria problema na imigração, por exemplo?
      Obrigada !

      1. Acredito que não mas como não passei por essa experiência sugiro que você se certifique e, claro, informe aos agentes da imigração qual será o seu roteiro.

  7. Boa notei! Consigo ir de Foz do Iguaçu para o Duty free e nas cataratas Argentina com carro de locadora? Já estou em posse sa carra verde…

  8. Olá,
    Você se lembra qual era o valor do ônibus em Puerto Iguazú que ia até as Cataratas?
    Obrigada.

  9. Boa noite gostaria de saber se tem necessidade de ter um passaporte para ir de Foz do Iguaçu pra Argentina. E no caso de ir com filhos pequenos se tem alguma restrição. Obrigada

    1. Caso não tenha passaporte, o seu RG, em boas condições (menos de 10 anos) e com a foto boa e recente, já é suficiente. As crianças também devem estar com o RG ou algum outro documento oficial de identificação. Lembrando que se tiver desacompanhada de um dos pais, você deve estar com a autorização do outro.

  10. Parabéns pelas dicas. Estou planejando ir agora no Ano Novo para Foz. Gostei das suas dicas, pois eu sou do tipo viajante comum e solo, logo, procuro em primeiro lugar, fazer tudo por conta, sem depender de Cia.
    A maioria das dicas que leio , são todas informando Cias. tour, transfers, eu não gosto e sai mais oneroso.
    Gostei, uma vez mais, Gratidão!

  11. Excelente materia. Sera que ainda é da mesma forma? Já passaram 2 anos . Queria ir de onibus como vcs fizeram para ter essa experiencia.

  12. Olá!
    Vou no próximo mês para Foz, e quero visitar a Argentina.
    Pensei em ir nas Cataratas Argentina e já ficar por lá para realizar os passeios, saindo das cataratas ir no bar de gelo, nas lojas de vinhos, na feirinha e no Cassino!

  13. Excelente postagem!!! Parabéns!!! De quando é essa matéria? Antes da pandemia? Porque li em outro lugar que ainda em 2022 no começo do ano, para ir de ônibus está demorando muito. Você tem informações? Muito obrigada pelos detalhes tão preciosos!!!

  14. Ola!
    Ja anotei todas suas dicas, creio que por mais que tenha ja se passado 2 anos a unica coisa que deve ter mudado sao o valores.
    oderia me dizer se voces pagaram tudo com Real ou Pesos argentinos? Se foi com pesos qual local voce indica pro câmbio?

  15. Peguei uma fila de 1h30 para atravessar de Foz do iguaçu para Porto Iguazu. Tudo certinho apesar da espera, mas para voltar para Foz uma fila imensa no acostamento e sem nenhuma sinalização. Fui tentar conseguir informações com um funcionário que foi muito mal educado. Esse é um lugar que jamais voltarei, nem de graça. Péssimo a forma como somos tratados no país Argentino. São muito ranzinzas.

  16. Pretendo ir para Foz em Maio, com marido, filho e nora.
    Pensei em ficar hospedada no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort.
    A localidade é boa para todos os passeios? Gostaria que me sugerisse o que melhor posso fazer para agradar a todos.
    Obrigada Neusa

    1. Olá! A localização dessa hospedagem é na Avenida das Cataratas, a principal via do corredor turístico de Foz. De qualquer forma, é interessante que você alugue um carro para os principais deslocamentos.
      O que não pode faltar na sua viagem são:
      Parque das Aves e Cataratas Lado Brasileiro. Deixe apenas esses dois no mesmo dia para usufruir bastante.
      Templo Budista.
      Marco das Três Fronteiras (ideal mas para o final da tarde para pegar o espaço durante o dia e também durante a noite porque há alguns espetáculos).
      Se gosta de comprinhas, um dia para o Paraguai não pode faltar.
      Visitar a Usina de Itaipu também é interessante porque o espaço tem dimensões colossais.
      E já que você estará na tríplice fronteira, tem que dar um pulinho em Puerto Iguazú, Argentina. As Cataratas do Lado Argentino são espetaculares.
      Bom, esse é o básico que sugiro para vocês. Espero que seja uma viagem linda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!