Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

PONTAL DA BARRA EM MACEIÓ: Artesanato regional e pôr do sol na lagoa!

Reduto dos pescadores, das rendeiras que se dedicam à arte do filé, da gastronomia e do pôr do sol mais bonito da cidade. Seja bem-vindo ao Pontal da Barra, um dos mais antigos bairros de Maceió, cravado entre a lagoa e o mar.

 

O PONTAL DA BARRA 

Um bairro simples de ruas estreitas, com pouca infraestrutura mas com uma energia deliciosa.

pontal da barra maceio

Ruas do Pontal da Barra, Maceió

Dos poucos lugares onde ainda vemos crianças brincando na rua e moradores sentados na calçada colocando a conversa (e o bordado) em dia.

pontal da barra maceio

Igrejinha do Pontal da Barra

Sempre que posso dou um pulinho por lá pra tomar uma cerveja gelada apreciando um bom caldinho de sururu ou uma casquinha de siri, enquanto espero o pôr do sol mais bonito da capital.

pontal da barra maceio

Pôr do Sol no Restaurante Maré

 

+ TOP 10 – Os melhores passeios em Maceió (com valores!)


ARTESANATO

Não vai ser incomum encontrar rendeiras  (filanzeiras) pelas calçadas, concentradas na produção do filé, artesanato tipicamente alagoano, Patrimônio Imaterial de Alagoas.

Uma técnica que vêm sendo passada de geração para geração e  merece todo nosso respeito e admiração. E, só por isso, valeria a visita.

pontal da barra maceio

Algumas pessoas falam que tudo que tem no Pontal tem na Feirinha da Pajuçara e no Pavilhão do Artesanato mas, não é verdade.

pontal da barra maceio

Além das peças básicas como cangas e saídas de praia, há uma variedade de outras peças de filé, colchas, caminhos de mesa, bordados, rendas, labirinto e renascença, com muitas opções de pontos e com qualidade superior.

pontal da barra maceio

pontal da barra maceio

DICA VC1: Pesquise bastante os preços e negocie. Caso esteja buscando algo específico, sugiro que vá até o final da rua, onde normalmente a gente consegue os melhores valores. 

DICA VC2: Começaram a surgir umas lojas maiores mas, se possível, dê preferência aos artesãos e rendeiras locais.

 

+ Foz do Rio São Francisco em Alagoas: O encontro do rio com o mar em Piaçabuçu!


PASSEIO DAS 9 ILHAS

O passeio das 9 ilhas é um tour de catamarã que parte do Pontal da Barra e navega por algumas horas ao longo da lagoa.

Já fiz duas vezes. A paisagem é linda e bucólica, sobretudo no final da tarde.

pontal da barra maceio

Catamarã e saxofonista do Restaurante Ancoradouro

pontal da barra maceio

Catamarã Passeio 9 Ilhas

DICA VC: Nas últimas vezes que fui curtir o fim de tarde na lagoa, percebi que os catamarãs estão fazendo esse passeio com bastante gente. Portanto, certifique-se da lotação antes de contratar. Certamente há opções mais intimistas. 


PÔR DO SOL NA LAGOA

Perdi as contas de quantas vezes fui ao Pontal da Barra no final da tarde para esperar o pôr do sol.

pontal da barra maceio

O cair da tarde na lagoa é um dos mais bonitos da capital alagoana e, a depender da época, é um show de cores.pontal da barra maceio

+ Praia do Gunga em Alagoas: 5 dicas para aproveitar melhor seu dia!

pontal da barra maceio

DICA VC1: Assim que o sol se põe, aparecem muitos mosquitinhos. Já previna-se com seu repelente, sobretudo se tiver alergia. 

DICA VC2: O ideal é ir por volta das 15h, para dar tempo de passear na rua Alípio Barbosa de ponta a ponta, fazer umas comprinhas  e, na volta, descansar às margens da lagoa.

 

+ Alagoas: Os melhores resorts em Maceió e arredores!


ONDE COMER (e beber) NO PONTAL DA BARRA

Há algumas opções para você almoçar ou tomar aquele chopp no final da tarde.  Costumo ir ao Peixarão, Renato’s, Ancoradouro (que possui um solo de saxofone no final da tarde) e ao Maré que tem uma área aberta maior e é minha escolha nos dias de mais calor.

pontal da barra maceio

Restaurante O Peixarão

pontal da barra maceio

Restaurante Maré

Deixo abaixo o cardápio do Restaurante Maré para vocês terem ideia das opções e valores.


COMO CHEGAR AO PONTAL DA BARRA

Como eu normalmente fico na Pajuçara, costumo pegar um Uber/99 e dá em torno de 10 reais. Mas, é também possível chegar de ônibus (Linha Pontal).

Se você for de carro, coloque como destino ‘Pontal da Barra’ ou algum restaurante da região que citei acima. Não tem erro!


ONDE SE HOSPEDAR EM MACEIÓ

Pajuçara | Aqui a oferta é enorme. Para todos os gostos e bolsos. Preparamos um post com ótimas opções na beira mar:  Onde se hospedar no bairro da Pajuçara em Maceió: 10 opções para todos os bolsos!

Ponta Verde | Os mais famosos são o Maceió Mar Hotel e o Hotel Ponta Verde. Mas há outras opções mais em conta como o Tropicalis Palms.

DICA VC:  Se você está indo a primeira vez para Maceió, aconselho que fique na Pajuçara ou Ponta Verde. E, de preferência, na rua da orla ou uma quadra para dentro. Assim, só precisará de carro para ir a praias mais afastadas.

Jatiúca | Aqui, sugerimos o Hotel Brisa Tower, o Hotel Porto Jatiuca e o Maceió Atlantic Suites.

Cruz das Almas | Quem opta por ficar na Praia de Cruz das Almas, geralmente fica no Jatiúca Hotel Resort, ou seja, fica por aqui para curtir o serviço do hotel, na maioria das vezes.

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver várias outras opções e comparar os preços!

VALE A PENA ALUGAR UM CARRO?

Sempre rodamos por Alagoas de carro. Tudo é pertinho. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar de madrugada para ir aos passeios mais distantes. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!


+ POSTS DE ALAGOAS

As melhores praias do litoral alagoano!

Hospedagens |

Maceió e arredores |

Maragogi|

Piaçabuçu|


Encontre nossas  redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | TWITTER

Pontal da Barra maceio


Não esqueça de salvar no seu Pinterest!

 

signature
13 Comentários
  • Angela C S Anna
    maio 31, 2019

    ahh q passeio mais gostoso, ja me imaginei tomando um sorvete e vendo o reflexo laranja do por do sol nessa agua!

  • Sandra
    maio 28, 2019

    Que por do sol maravilhoso é esse?? Coisa mais linda! Realmente esse lugar é especial!! Adorei ver o artesanato e, claro, essa paisagem tão linda! ótimas dicas.

  • Paula
    maio 28, 2019

    Essas fotos estão maravilhosas demais! Eu ando planejando uma viagem pra Alagoas, e cada vez que vejo as fotos de Maceió ou de qualquer outro lugar só me faz ter mais certeza que eu vou curtir muito!

  • Olívia
    maio 28, 2019

    Adorei Maceió, já fui duas vezes e ainda tem muita coisa para fazer por lá.
    Obrigado por compartilhar.
    beijos

  • Mariana Menezes
    maio 27, 2019

    Gostei muito de saber mais de Pontal da Barra em Maceió. Eu amo por do sol e fiquei encantada com essas fotos! Que coisa mais linda! Já quero passar uma tarde aí para fotografar muito, mas já sei que tenho que levar o repelente. Valeu a dica!

  • Lidiane Costa
    maio 23, 2019

    Que pôr do sol mais lindo!!!
    Eu adoro esses programas de explorar os bairros mais simples como esse Pontal da Barra. Ver mais como a população vive, interagir com eles… O valor do artesanato é mais acessível que em outros pontos da cidade?

  • Camila Coubelle
    maio 22, 2019

    Que lugar lindo esse! Quando estive em Maceió parei para ver o pôr do sol, mas não fazia ideia de que valia a pena circular com mais calma pelo bairro…. valeu a dica!

  • Lulu Freitas
    maio 21, 2019

    Que bacana esse passeio. Um pôr do sol em Maceió maravilhoso. Importante a dica de ver a lotação da catamarã do passeio de barco. Sempre me preocupo com esse tipo de coisa.

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *