Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS: São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante?

É recorrente a dúvida sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros, sobretudo quando se trata da primeira visita. São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante? Onde se hospedar para otimizar os passeios para as cachoeiras? 

 

[Clique aqui para ler todos os posts da Chapada dos Veadeiros!]

 

Como moramos em Brasília e já fomos à Chapada dos Veadeiros inúmeras vezes, tivemos a oportunidade de nos hospedar tanto em Cavalcante, quanto em Alto Paraíso e São Jorge, que são as principais bases de apoio para conhecer as belezas desse lugar místico.

É claro que há outros municípios e distritos que fazem parte da Chapada dos Veadeiros como Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João da Aliança mas, aqueles três são normalmente os mais procurados. 

onde ficar na chapada dos veadeiros

Vale da Lua | Foto: Cris Andrade

Assim, vamos deixar aqui um pouco da vibe de cada região (além de algumas sugestões de onde ficar) pra te ajudar a fazer uma escolha mais certeira.

Lembrando que, a Chapada dos Veadeiros atende à demanda de todo tipo de viajante, do mais roots ao mais luxuoso. Então, não se preocupe, haverá um cantinho especial adequado ao seu orçamento e que vai ser a sua cara.


#1 SÃO JORGE

Na minha opinião, a vila de São Jorge é o lugar ideal para quem vai pela primeira vez para a Chapada dos Veadeiros.

onde ficar na chapada dos veadeiros

Igrejinha de São Jorge | Foto: Cris Andrade

Primeiro, porque está mais próxima da entrada do Parque Nacional e de outras atrações como o Vale da Lua e a Fazenda São Bento (Cachoeiras Almécegas I e II), que são os principais  destinos de quem começa a desbravar a região.

Segundo, porque a vila transmite de forma mais intensa a vibe da Chapada dos Veadeiros.

onde ficar na chapada dos veadeiros

Vila de São Jorge | Foto: Cris Andrade

Distância de Brasília | Em torno de 258km

Tempo de viagem | Em torno de 3h de viagem

Opções de hospedagem|

– Pra quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Baguá (9,2), a Pousada Bambu Brasil (9,2) e a Pousada Casa das Flores (8,5).

– Pra quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos a Pousada Nenzinha (9,3), a Pousada Mundo Dha Lua (8,6), a Pousada Alecrim do Campo (8,4) e a Pousada Trilha Violeta (8,6) que fica quase de frente a igrejinha de São Jorge.

– Pra quem busca uma vibe mística, indicamos a Shanti Pousada e Terapias (8,5) e a Namastê Pousada e Terapias (9,4). Ambas servem café da manhã vegano.

– Pra quem curte se hospedar em hostel, há o Savana Hostel (9,5) e vários campings espalhados pela vila.

O que conhecer nos arredores da vila de São Jorge | Parque Nacional da Chapada (1km), Vale da Lua (4km), Raizama, Morada do Sol, Almécegas I e II, Mirante do Abismo e as Águas Termais de Morro Vermelho.


#2 ALTO PARAÍSO

Com uma opção hoteleira mais vasta, Alto Paraíso tem mais característica e estrutura de cidade. Assim como a vila de São Jorge, também tem CAT. Possui algumas opções de bons restaurantes, além de posto de gasolina, bancos e mercados.

Inclusive, se você vai sair de Alto Paraíso para a vila de São Jorge (36km) para curtir as atrações do Parque Nacional, não esqueça de abastecer, pois em São Jorge não há essa opção.

O melhor local para se hospedar em Alto Paraíso é nas redondezas da avenida principal. Assim, você terá acesso rápido a todas as facilidades citadas acima.

Outra coisa importante é que se você optou por não pernoitar em Cavalcante para conhecer a cachoeira Santa Bárbara, é melhor partir de Alto Paraíso e assim economizar 72km para ir e voltar para São Jorge.

onde ficar na chapada dos veadeiros

Catarata dos Couros | Foto: Augusto Miranda/MTur

Distância de Brasília | Em torno de 233km

Tempo de viagem |Em torno de 2h e meia de viagem

Opções de hospedagem|

– Pra quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Inácia (8,9), Casa Gengibre (9,8), Casa da Lua Pousada (9,2), Pousada Recanto da Grande Paz (9,2) e a Pousada Meu Talento (9,7).

– Pra quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos os Chalés Alto da Estância (9,2), a Pousada dos Guias (8,7)  e Pousada Alfa e Ômega (8,6).

– Pra quem curte se hospedar em hostel, indicamos o Hostel Aventura (9,2), o Jardim da Nova Era (9,1), além de campings espalhados pela cidade.

O que conhecer nos arredores | Cachoeiras Loquinhas, Anjos e Arcanjos, Cristais, Macaquinhos, Almécegas (I e II) e a Catarata dos Couros.


#3 CAVALCANTE

Cavalcante começou a ser procurada como cidade base, sobretudo por conta da cachoeira Santa Bárbara que entrou na wishlist de muitos viajantes.

Como a cidade fica a 90 km de Alto Paraíso (se você ficar hospedado em São Jorge some mais 36 km), algumas pessoas optam por pernoitar em Cavalcante para não encarar todo esse percurso no dia do passeio. 

Eu pernoitei por lá e achei ótimo. Deu pra acordar tranquila e não muito cedo, tomar café da manhã e partir para encarar os 27km de estrada de chão até a comunidade Kalunga, onde contratamos o guia local que nos leva até as cachoeiras.

onde ficar na chapada dos veadeiros

Cachoeira Santa Barbarinha | Foto: Cris Andrade

Distância de Brasília | Em torno de 310km

Tempo de viagem | Em torno de 3h e meia de viagem

Opções de hospedagem|

– A oferta não é muito grande mas há algumas opções como a Pousada Manacá (9,3), o Hostel e Camping Cavalcante (8,2) e a Pousada Recanto da Mata (8,9). Veja aqui no link as características de cada um, preços e fotos.

– Se você quiser ficar bem pertinho das cachus, uma opção seria se hospedar no sítio histórico dos kalungas, no Camping Santa Bárbara ou em casa para temporada no Engenho II, por exemplo. Pesquise essas opções aqui!

O que conhecer nos arredores | As principais atrações da região são as cachoeiras Santa Bárbara, Candaru e Capivara, além do Rio da Prata. Mas há muito mais a visitar, veja dicas de vários lugares no final do post desse link.


Vale a pena dividir a hospedagem entre Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante?

Se você pretende ficar mais de 4 dias na região, pode ser uma boa escolha ficar em pelo menos duas bases, para explorar os atrativos mais próximos de cada lugar.


VALE A PENA ALUGAR UM CARRO

Caso você chegue de avião por Brasília ou Goiás, alugar um carro é uma excelente opção para te dar mais mobilidade e liberdade no acesso às cachoeiras. Sem falar que na Chapada dos Veadeiros o transporte é muito limitado.

Nós utilizamos o serviço da RentCars que, além de parcelar, não cobra IOF (e ainda parcela no boleto!). Faz um orçamento aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.


QUE TAL UM AIRBNB

Ultimamente eu tenho ficado bastante em AirBnb na Chapada dos Veadeiros. Na maioria das vezes, opto pela casa ou chalé inteiro mas, caso vá sozinh@, também é possível reservar apenas uma suíte, o que barateia bastante.

Vou deixar algumas sugestões aqui e, se você ainda não tem cadastro, utilize nosso link para ganhar um desconto de até 179 reais na primeira reserva. Não é muito mas qualquer desconto é sempre bem-vindo, não é mesmo? 🙂

Em Alto Paraíso | Chalés Estância e Casas Gengibre

Em São Jorge | Chalé Amoreira e Caminho das Cachoeiras

USAR CUPOM

GRUPO NO FACEBOOK

Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se CHAPADA DOS VEADEIROS | PIRENÓPOLIS | BRASÍLIA e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!


DICAS IMPORTANTES

Buscando dicas de onde comer em São Jorge? Veja aqui várias opções deliciosas!

Está pensando em visitar a Cachoeira Santa Bárbara? Veja aqui nesse post todas as dicas sobre o trajeto, horários e valores!

Já pensou em voar de balão na Chapada dos Veadeiros? Veja aqui nesse post todas as informações para realizar esse sonho!


MAIS DA CHAPADA DOS VEADEIROS

+ O incrível Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros!

+ Os encantos da Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros

+ Chapada dos Veadeiros: Águas Termais da Fazenda Morro Vermelho!


APERTE O PLAY

+ VENDINHA 1961: O melhor bar de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros!


Encontre a gente nas redes
 FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER

Bares em negril jamaica


Imagem (meramente ilustrativa) para salvar no Pinterest


Foto Capa | Cris Andrade

signature
11 Comentários
  • Viajante Comum
    agosto 5, 2019

    Não por isso! E aproveita! A Chapada tem muito a expplorar! 🙂

  • Murilo Pagani
    junho 12, 2019

    Morro de vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros!
    Bom saber que a estrutura em Alto Paraíso é boa!

    Ótimas dicas!
    Abraço

  • Marcela
    junho 12, 2019

    Que vontade de voltar pra esse lugar querido! O meu favorito é São Jorge, mas preciso conhecer melhor o resto. Adorei as dicas!

  • Lulu Freitas
    junho 12, 2019

    A Chapada dos Veadeiros é incrível. Eu fiquei em Alto Paraíso e gostei muito. Fiquei surpresa com a pequena e boa infra da cidade. Tive a impressão de São Jorge ser um pouco rústico demais para o meu gosto… rsrs

  • Luciana
    junho 12, 2019

    Esse é um destino que está na minha wishlist e pretendo conhece-la em breve. Seu artigo sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros me ajudou muito!

  • Bruna
    junho 12, 2019

    Achei esse post bem na hora certa, porque estou aqui decidindo minha hospedagem na Chapada e não estava conseguindo decidir onde ficar. Vou dividir como vc sugeriu!

  • Roberta Araujo
    junho 11, 2019

    Post completíssimo, amei! Tô planejando minha viagem, com certeza vou aproveitar suas dicas!

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *