MENU

Search
Close this search box.

ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS: São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante?

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

É recorrente a dúvida sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros, sobretudo quando se trata da primeira visita. São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante? Onde se hospedar para otimizar os passeios para as cachoeiras? 

Como moramos em Brasília e já fomos à Chapada dos Veadeiros inúmeras vezes, tivemos a oportunidade de nos hospedar tanto em Alto Paraíso quanto em São Jorge, que são as principais bases de apoio para conhecer as belezas desse lugar místico.

Também já pernoitamos em Cavalcante quando fomos visitar a Santa Bárbara e outras cachoeiras da região.

Também há outros municípios e distritos que fazem parte da Chapada dos Veadeiros como Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João da Aliança mas, esses três são normalmente os mais procurados e mais cômodos.

vale da lua chapada dos veadeiros

Assim, vamos deixar aqui um pouco da vibe de cada região (além de algumas sugestões de onde ficar) para te ajudar a fazer uma escolha mais certeira.

Contudo, vale ressaltar que ter uma noção prévia dos pontos e cachoeiras que você pretende conhecer vai te ajudar bastante nessa escolha.

Lembrando que, a Chapada dos Veadeiros atende à demanda de todo tipo de viajante, do mais roots ao mais luxuoso. Então, não se preocupe, haverá um cantinho especial adequado ao seu orçamento e que vai ser a sua cara.

+ Chapada dos Veadeiros: Como chegar, melhor época, quantos dias ficar e dicas essenciais!

ONDE SE HOSPEDAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

#1 São Jorge

Na minha opinião, a vila de São Jorge é o lugar ideal para quem vai pela primeira vez para a Chapada dos Veadeiros. E explico.

onde ficar na chapada dos veadeiros
Igrejinha de São Jorge | Foto: Cris Andrade

Primeiro, porque a vila transmite de forma mais intensa a vibe da Chapada dos Veadeiros.

onde ficar na chapada dos veadeiros

Segundo, porque está mais próxima da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que, imagino, é a prioridade de muitos viajantes.

Além disso, também estão próximas a São Jorge outras atrações como o Vale da Lua e a Fazenda São Bento (cachoeiras Almécegas I (vídeo) e II e cachoeira São Bento), que são os principais destinos de quem começa a desbravar a região.

Distância e tempo de viagem

Distância de Brasília a São Jorge| Em torno de 258km

Tempo de viagem de Brasília a São Jorge | Em torno de 3h de viagem

Onde ficar em São Jorge

– Pra quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Baguá (9,2), a Pousada Bambu Brasil (9,2) e a Pousada Casa das Flores (8,5).

– Pra quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos a Pousada Nenzinha (9,3), a Pousada Mundo Dha Lua (8,6), a Pousada Alecrim do Campo (8,4) e a Pousada Trilha Violeta (8,6).

– Pra quem busca uma vibe mística, indicamos a Shanti Pousada e Terapias (8,5) e a Namastê Pousada e Terapias (9,4). Ambas servem café da manhã vegano.

– Pra quem curte se hospedar em hostel, há o Savana Hostel (9,5) e vários campings espalhados pela vila.

Onde comer em São Jorge

Preparamos um post exclusivo para vocês: Onde comer em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros. 

O que fazer em São Jorge 

A partir de São Jorge, você pode visitar o maravilhoso Parque Nacional da Chapada (1km), o Vale da Lua (4km), Raizama, Morada do Sol, Almécegas I e II, Mirante do Abismo e as Águas Termais de Morro Vermelho.

#2 Alto Paraíso

Alto Paraíso tem mais característica e estrutura de cidade. Possui opção hoteleira mais vasta e ótimas hospedagens como a Pousada Meu Talento e a charmosíssima Casa da Lua Pousada e Spa. Ambas super bem localizadas.

Se você é mais urbano e gosta de mais movimento, ficar em Alto Paraíso será uma boa escolha. Mas, vá sabendo que estamos falando de uma cidade pequena, do interior do Goiás.

Assim como a vila de São Jorge, Alto Paraíso também tem CAT, onde você pode se informar sobre as cachoeiras próximas e até contratar um guia, caso entenda necessário.

A cidade possui algumas opções de bons restaurantes, feirinhas de agricultores, além de posto de gasolina, bancos, padarias e mercados.

Inclusive, se você vai sair de Alto Paraíso para a vila de São Jorge (36km) para curtir as atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, não esqueça de abastecer, pois em São Jorge não há posto de gasolina.

O melhor local para se hospedar em Alto Paraíso é nas redondezas da avenida Ary Valadão. Assim, você terá acesso rápido a todas as facilidades citadas acima.

Outra coisa importante é que se você optou por não pernoitar em Cavalcante para conhecer a cachoeira Santa Bárbara, é melhor partir de Alto Paraíso e assim economizar 72km para ir e voltar para São Jorge.

Distâncias até Alto Paraíso

Distância de Brasília | Em torno de 233km (em torno de 2h e meia de viagem)

Distância de Goiânia | Em torno de 440km

Onde ficar em Alto Paraíso

– Para quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Inácia (8,9), Casa Gengibre (9,8), Casa da Lua Pousada (9,2), Pousada Recanto da Grande Paz (9,2) e a Pousada Meu Talento (9,7).

– Para quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos os Chalés Alto da Estância (9,2), a Pousada dos Guias (8,7)  e Pousada Alfa e Ômega (8,6).

– Para quem curte se hospedar em hostel, indicamos o Hostel Aventura (9,2), o Jardim da Nova Era (9,1), além de campings espalhados pela cidade.

Onde comer em Alto Paraíso

Preparamos um post exclusivo para vocês: Onde comer em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros

O que fazer em Alto Paraíso

Você deve escolher Alto Paraíso como cidade base para visitar as seguintes cachoeiras: Loquinhas, Anjos e Arcanjos, Cristais, Macaquinhos, Vale da Lua, Almécegas (I e II) e a Catarata dos Couros que agora faz parte do Parque Estadual Águas do Paraíso dentro de uma área de 5 mil hectares. 

Cachoeira dos Cristais | Foto: Cris Andrade

#3 Cavalcante

Cavalcante começou a ser procurada como cidade base, sobretudo por conta da cachoeira Santa Bárbara que entrou na wishlist de muitos viajantes.

Como a cidade fica a 90 km de Alto Paraíso (se você ficar hospedado em São Jorge some mais 36 km), algumas pessoas optam por pernoitar em Cavalcante para não encarar todo esse percurso no dia do passeio. 

Eu pernoitei por lá e achei ótimo. Deu pra acordar tranquila e não muito cedo, tomar café da manhã e partir para encarar os 27km de estrada de chão até a comunidade Kalunga, onde contratamos o guia local que nos levou até as cachoeiras.

Distâncias e tempo de viagem

Distância de Brasília | Em torno de 310km

Tempo de viagem | Em torno de 3h e meia de viagem

Onde ficar em Cavalcante

– A oferta não é muito grande mas há algumas opções como a Pousada Manacá (9,3), o Hostel e Camping Cavalcante (8,2) e a Pousada Recanto da Mata (8,9). Veja aqui as características de cada uma, preços e fotos.

– Se você quiser ficar bem pertinho das cachus, uma opção seria se hospedar no sítio histórico dos kalungas, no Camping Santa Bárbara ou em casa para temporada no Engenho II, por exemplo. 

O que conhecer em Cavalcante

As principais atrações da região são as cachoeiras Santa Bárbara, Candaru e Capivara, além do Rio da Prata. Mas há muito mais a visitar, veja dicas de vários lugares no final desse post aqui.

Vale a pena dividir a hospedagem entre as bases

Se você pretende ficar mais de 3 noites na região, pode ser uma boa escolha ficar em pelo menos duas bases, para explorar os atrativos mais próximos de cada lugar.

Vale a pena alugar um carro

Caso você chegue de avião por Brasília ou Goiás, alugar um carro é uma excelente opção para te dar mais mobilidade e liberdade no acesso às cachoeiras, sobretudo porque na Chapada dos Veadeiros o transporte é muito limitado.

Se você estiver viajando em grupo de até 4 pessoas, alugar um carro é a melhor solução para curtir os dias com uma logística mais inteligente.

Caso seja essa sua escolha, deixamos a sugestão do serviço da RentCars que, além de ter os melhores preços, ainda parcelar no boleto,. Faz um orçamento aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

Grupo no Facebook

Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se CHAPADA DOS VEADEIROS | PIRENÓPOLIS | BRASÍLIA e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!

Dicas importantes

Buscando dicas de onde comer em São Jorge? Veja aqui várias opções deliciosas!

Está pensando em visitar a Cachoeira Santa Bárbara? Veja aqui nesse post todas as dicas sobre o trajeto, horários e valores!

Já pensou em voar de balão na Chapada dos Veadeiros? Veja aqui nesse post todas as informações para realizar esse sonho!

Mais dicas da Chapada dos Veadeiros

+ O incrível Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros!

+ Os encantos da Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros

+ Chapada dos Veadeiros: Águas Termais da Fazenda Morro Vermelho!

+ Vendinha 1961: O melhor bar de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros!

Aperte o play!


SALVE NO PINTEREST PARA CONSULTAR QUANDO QUISER!


Foto Capa | Cris Andrade

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

15 respostas

  1. Achei esse post bem na hora certa, porque estou aqui decidindo minha hospedagem na Chapada e não estava conseguindo decidir onde ficar. Vou dividir como vc sugeriu!

      1. Excelente POST! Super completo! Será muito útil pra nós que somos de SP, e vamos à chapada pela primeira vez. Obrigadaa!

  2. Esse é um destino que está na minha wishlist e pretendo conhece-la em breve. Seu artigo sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros me ajudou muito!

  3. A Chapada dos Veadeiros é incrível. Eu fiquei em Alto Paraíso e gostei muito. Fiquei surpresa com a pequena e boa infra da cidade. Tive a impressão de São Jorge ser um pouco rústico demais para o meu gosto… rsrs

  4. Que vontade de voltar pra esse lugar querido! O meu favorito é São Jorge, mas preciso conhecer melhor o resto. Adorei as dicas!

  5. Morro de vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros!
    Bom saber que a estrutura em Alto Paraíso é boa!

    Ótimas dicas!
    Abraço

  6. PARABÉNS! ADOREI AS INFORMAÇÕES…
    SABERIA ME DIZER QUAL MELHOR OPÇÃO DE CACHOEIRAS COM UMA CERTA ACESSIBILIDADE
    EM QUE SE PODE CHEGAR PROXIMO DE CARRO,, OU TRILHAS CURTAS DE FACIL ACESSO??
    OBRIGADO!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!