Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

BAHIA: AS PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO (+arredores)!

Morro de São Paulo é uma daquelas viagens inesquecíveis para quem curte mar, tranquilidade e comida baiana. E, a depender da estação, você também vai encontrar gente por todos os lados, bares movimentados e, claro, as praias que fazem parte daquela lista das mais perfeitas da Bahia. 

 

Saímos de Salvador rumo a Morro de São Paulo com o transfer semiterrestre da Luck Receptivo (trecho marítimo e trecho terrestre, para mim, a melhor opção).

O objetivo era ficar durante uma semana, tempo que achamos suficiente para fazer passeios e percorrer as melhores praias da ilha de Tinharé da qual o povoado de Morro de São Paulo faz parte. Agora, compartilhamos com vocês as principais características de cada uma delas, como chegar, acessos e mais! 


NOME DAS PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO

Primeira. Segunda. Terceira. E Quarta Praia. É isso mesmo. Sem rodeios. As praias de Morro são chamadas pelo numeral ordinal, de acordo com a ordem de quem entra na vila. Apenas a Quinta Praia que teve o luxo de ser chamada de praia do Encanto.

Já nos arredores, temos a praia da Gamboa (na maré baixa dá pra ir a pé), a praia de Guarapuá (apaixonante!) e as praias da encantada Ilha de Boipeba (ideal para quem busca tranquilidade e natureza).


DISTÂNCIA ENTRE AS PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO

Uma das primeiras dúvidas que eu tive antes de ir para Morro de São Paulo era a respeito da distância das praias, sobretudo para buscar uma hospedagem bem localizada. Como tudo na ilha é feito a pé, eu não queria caminhar muito para curtir a praia ou ir a um restaurante.

Ao chegar lá, vi que era bem mais simples do que eu imaginava. É possível ir caminhando tranquilamente da Primeira até a Terceira Praia, inclusive, alcançando o comecinho da Quarta Praia, onde fica o Restaurante Piscina que citamos no post sobre onde comer em Morro de São Paulo.

Já a Quinta Praia, conhecida como Praia do Encanto, fica mais afastada e é um pouco mais puxado ir a pé. Mas, se você for fazer o passeio para a Praia de Guarapuá terá a oportunidade de conhecê-la pois eles fazem uma parada de 20 minutos por lá.

Simbora conhecer cada uma delas!


#1 PRIMEIRA PRAIA

A Primeira Praia é a menor e a que fica mais próxima ao centro da vila. É lá onde ocorre a queda da famosa tirolesa com seus 70 metros de altura. O visual é lindo! Quando a maré está baixa é onde se formam as piscinas naturais mais bonitas.
melhores praias de morro de sp

Morro do Farol e Primeira Praia | Foto: Cris Andrade

O acesso à Primeira Praia é bem discreto. Ou você vem caminhando da Segunda Praia para a primeira ou você vai ter que entrar em uma das ruazinhas estreitas do centrinho que dão acesso a ela, porque em praticamente toda a extensão de sua margem há construções.
melhores praias de morro de sp

Piscinas naturais na Primeira Praia | Foto: Cris Andrade

Para mim,  é uma das praias mais lindas para fotografar quando a maré está baixinha porque há muitas formações de pedras o que deixa o cenário muito mais bonito.

#2 SEGUNDA PRAIA

A segunda praia já se tornou conhecida por ser a mais badalada. Cheia de bares, restaurantes e ferveção até altas horas. Pra quem gosta de movimento essa é a opção. 
melhores praias de morro de sp

Segunda Praia | Foto: Cris Andrade

melhores praias de morro de sp

Segunda Praia | Foto: Cris Andrade


#3 TERCEIRA PRAIA

A Terceira Praia é considerado por muitos a mais perfeita porque é tranquila e está a um passo do agito da Segunda Praia, sobretudo no trecho da metade pro fim. É daqui de onde partem os passeios de barco como o famoso ‘Volta à Ilha’ que sugiro que você faça (escolha uma lancha com um número menor de pessoas).
melhores praias de morro de sp

Terceira Praia na maré baixa| Foto: Cris Andrade

O comecinho da Terceira Praia, no trecho que fica coladinho com a Segunda Praia, quase não tem faixa de areia, então construíram uma passarela de madeira que ficou super bacana e facilitou a passagem. Então, por aqui, é mais para passear e contemplar. Inclusive, é bem aqui que fica uma das pousadas mais procuradas de Morro, a Pousada Minha Louca Paixão.


#4 QUARTA PRAIA

A Quarta Praia, com aproximadamente 8 km, exala tranquilidade e calmaria além de muitas piscinas naturais. A infraestrutura aqui fica praticamente a cargo do Restaurante Piscina.

O final da Terceira Praia e começo da Quarta Praia é um dos pontos mais bonitos.

melhores praias de morro de sp

Quarta Praia | Foto: Cris Andrade


#5 QUINTA PRAIA

Também conhecida como Praia do Encanto, a Quinta Praia é a mais afastada do centro da ilha e, consequentemente, do fuzuê. E é isso que a deixa mais especial, quase nenhuma construção e muita natureza.

Quinta Praia | Foto: Cris Andrade

Com pouco mais de 1,5 km aqui é a praia ideal para quem quer muita tranquilidade e curtir o serviço dos poucos hotéis que tem por aqui, como o Vila dos Orixás Boutique Hotel.

melhores praias de morro de sp

| Foto: Cris Andrade


#6 PRAIA DA GAMBOA

A depender da maré, dá pra chegar a praia da Gamboa caminhando. Saindo do terminal dos barcos por onde você chega a Morro, levará uma meia hora e, se a maré estiver alta, dá pra pegar uns barquinhos também nesse ponto. Aí só leva uns 10 minutos.

| Foto: Cris Andrade

Quando as praias de Morro estão muito cheias, dá pra fugir pra Gamboa que, geralmente, tem menos movimento.

Praia da Gamboa | Foto: Cris Andrade

Além da praia, um dos pontos mais procurados da Gamboa são as argilas ditas com poder medicinal. Na dúvida, a galera se lambuza dos pés a cabeça! Vai que, né?

melhores praias de morro de sp

Paredão de argila | Foto: Cris Andrade


#7 PRAIA DE GUARAPUÁ

A praia de Guarapuá foi uma das que mais gostei e acho, sinceramente, que esse é um passeio que tem que estar no seu roteiro, sobretudo se a maré estiver baixa, pra combinar com o passeio às piscinas naturais. É muito lindo!!

melhores praias de morro de sp

Praia de Guarapuá | Foto: Cris Andrade

melhores praias de morro de sp

Piscinas naturais de Guarapuá| Foto: Cris Andrade


#8 PRAIAS DE BOIPEBA

A ilha de Boipeba fica vizinha a ilha de Tinharé, onde está situado o povoado de Morro de São Paulo. São várias praias lindas nessa região, perfazendo cerca de 20km de extensão. Entre elas, a praia de Moreré, que é uma das mais procuradas.

A ilha e as praias de Boipeba merecem mais que um bate e volta de Morro mas, se não for possível, dê ao menos uma passadinha por lá e depois volte com mais calma para curtir dias de mar e paz.

| Foto: Cris Andrade

Pra você ter uma ideia, muitos viajantes sequer passam em Morro, seguindo direto pra Boipeba,  justamente pelo clima mais rústico que ainda se conserva por aqui.

melhores praias de morro de sp

| Foto: Cris Andrade

 

Essas são as lindas praias de Morro de São Paulo e arredores! Aproveite bastante que isso aqui é paraíso demais.


COMO CHEGAR A MORRO DE SÃO PAULO 

Partindo da capital baiana (transfer Salvador/Morro de São Paulo), a opção que escolhemos foi contratar o transporte semiterrestre que cumpre três trechos (dois por mar e um por terra).

O primeiro trecho é numa embarcação que sai do Terminal Marítimo de Salvador e nos leva até a ilha de Itaparica (40min). O segundo trecho é por terra, até a cidade de Valença (1h40min). O terceiro e último trecho é bem rapidinho. Saindo de Valença para finalmente alcançar a ilha de Morro de São Paulo em cerca de 12min.


QUAL EMPRESA CONTRATAR

Em relação a qual empresa contratar, sugerimos a Luck Receptivo, assim você fecha todos os trechos de uma só vez e eles ainda te buscam no aeroporto ou no hotel. Outra coisa importante é que você faça a reserva antes pois os horários de saída do Terminal Marítimo de Salvador são limitados.


BATE E VOLTA SALVADOR/MORRO DE SP

Como vocês viram acima, chegar a Morro de São Paulo não é uma tarefa fácil, então, claro que um bate volta não é um passeio muito recomendado. Contudo, como eu sei que tem gente que, por conta do tempo e da vontade louca de conhecer um pouco da ilha, se arrisca nesse tipo de aventura, vou deixar aqui uma opção que sai cedinho de Salvador rumo a Morro e volta no final do dia. Dá uma olhada aqui > Bate e volta Salvador/Morro de SP.


ONDE FICAR EM MORRO DE SP

Faz uma pesquisa na caixa abaixo para encontrar algo que combine com o seu perfil. 


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (ganhe $179)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTERESTTWITTER


Imagens para salvar no Pinterest!

Foto Capa | Cris Andrade

signature
8 Comentários
  • Angela C S Anna
    outubro 23, 2019

    tai um lugar q estava planejando conhecer em dezembro, mas n sei como esta a situacao com as manchas de oleo, espero q deem um jeito logo pois eh um paraiso!

  • Martinha
    outubro 22, 2019

    Sempre que vejo fotos do Morro de São Paulo fico maravilhada. E nem gosto tanto assim de praia, mas fiquei com muita vontade de conhecer.. =)

  • Lulu Freitas
    outubro 16, 2019

    Adorei as dicas do Morro de São Paulo. É um lugar que tenho muita vontade de conhecer. Quantos dias você acha ideal ficar por lá para aproveitar o passeio?

  • Gabriela Torrezani
    outubro 16, 2019

    Muito legais suas dicas de melhores praias de Morro de São Paulo, é um dos destinos dos meus sonhos! Acho que a q mais gostei, pelo seu relato foi a Praia de Guarapuá 🙂

  • Luciane
    outubro 15, 2019

    Qual a melhor praia para se hospedar? Dizem que a segunda tem muito barulho, você concorda?

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *