Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

COMO É A IMIGRAÇÃO EM BUENOS AIRES: Trâmites, alfândega, documentação e dicas!

Sabemos que a América do Sul, sobretudo a capital da Argentina, Buenos Aires, é o primeiro destino internacional de muitos viajantes brasileiros.

Sendo assim, depois de responder em outro post se precisa de passaporte e visto para viajar para a Argentina, decidimos compartilhar com vocês como é o procedimento de imigração em Buenos Aires, para deixá-los preparados e tranquilos.

 

+Onde ficar em Palermo, Buenos Aires: Excelentes opções 4 estrelas!

 

COMO É A IMIGRAÇÃO EM BUENOS AIRES 

como e a imigracao em buenos aires

Aeroporto de Buenos Aires | Foto: Cris Andrade

Estivemos em Buenos Aires no final de fevereiro. Saímos do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitscheck (Brasília) rumo ao Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza), ansiosos para curtir 5 dias em terras portenhas. Leia aqui como foi nosso roteiro mas antes, veja como são os trâmites após o desembarque:

#1 A fila da imigração 

Ao desembarcar, você deverá seguir o fluxo rumo à fila da imigração. Fique atento porque há uma fila para os argentinos que são residentes e outra para turistas. 

O tamanho da fila depende muito do número de voos que chegam simultaneamente. Já peguei fila de uma hora e meia e já peguei fila super rapidinha. 

#2 Quais perguntas são feitas

Já diante do oficial da imigração, que nos cumprimentou de forma simpática, nos foram feitas as seguintes perguntas:

  • O  número do voo do qual desembarcamos
  • Quantos dias íamos ficar
  • Qual seria o hotel que nos hospedaríamos e endereço
  • Quais cidades visitaríamos
  • E, por fim, se estávamos viajando a trabalho ou férias

Depois disso, ele tirou uma foto, registrou a digital de forma eletrônica, carimbou o passaporte e pronto. Não levou nem cinco minutos.

DICA VC1: Se você souber se comunicar em espanhol, é claro que vai ajudar bastante. Mas alguns funcionários da imigração falam várias palavras em português. No meu caso, por exemplo, ele me pediu pra eu “tirar os óculos” para fazer a foto, ao invés de pedir para eu “sacar las gafas”. Achei bem gentil.

DICA VC2: Caso sua entrada seja com o RG, você receberá um comprovante de entrada. Deixe guardadinho para usar no retorno.

DICA VC3: Pode acontecer deles perguntarem sobre dinheiro e sua ocupação no Brasil mas não é muito comum. De qualquer forma, esteja com esses comprovantes para uma eventualidade.

#3 Documentação

Além do seu documento de identificação, RG ou passaporte, esteja de posse do seu comprovante de hospedagem ou hospedagens se você for passar em mais de uma cidade. Deixe salientado o nome e o endereço para facilitar.

Também é bom levar um comprovante de limite de cartão de crédito, caso você não esteja com dinheiro suficiente em espécie, apenas por precaução. A gente nunca sabe se vai pegar o agente da imigração em um bom dia.

#4 Retirada da bagagem

Só depois desse trâmite você passa por dentro do Free Shop para seguir para a área das esteiras e retirar as suas bagagens.

#5 RX Alfândega

De posse das suas malas, ainda há um último procedimento antes de chegar ao saguão do aeroporto. Você precisará passar todos os seus pertences pelo RX. Pode ocorrer de você ser selecionado para a revista padrão, só aí, sua mala será aberta. Caso contrário, é só seguir para a saída e seja bem-vindo!

imigracao em buenos aires

Buenos Aires, cheguei!!

#6 Quanto tempo posso ficar na Argentina

O turista brasileiro pode ficar na Argentina por 3 meses e, caso deseje ficar um tempo maior, pode solicitar a prorrogação. Veja todas as instruções, prazos para o pedido e informações atualizadas aqui.

#7 Preciso de seguro viagem para a Argentina

O Seguro Viagem não é um pré requisito para entrar na Argentina. De qualquer forma, nem preciso me alongar a respeito da importância em se ter uma cobertura quando viajamos, sobretudo para fora do país. É como sempre digo, é um custo muito pequeno para a gente economizar.

Aproveito para deixar aqui o site da Seguros Promo para você comparar o valor em várias seguradoras e escolher o mais adequado para você. Ah! E ao finalizar a compra, não esquece de usar nosso código viajantecomum5 para garantir 5% de desconto.

Passeios em Buenos Aires

E, se quiser já ir começando a paquerar os passeios em Buenos Aires, dá uma olhada nas ofertas da GetYourGuide!

Viajante Comum Store

Espero que as nossas dicas tenham esclarecido as suas dúvidas e não deixe de dar uma passadinha na nossa lojinha para garantir itens que vão deixar sua mala para a Argentina muito mais organizada!

 

Mais dicas de Buenos Aires

+ Visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires!

+ Onde ficar em Palermo, Buenos Aires: Excelentes opções 4 estrelas!

+ Preciso de passaporte para viajar para a Argentina? Preciso de visto para entrar no país?

+ Colonia del Sacramento: Roteiro de um dia e como chegar saindo de Buenos Aires!


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $179)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

IMAGEM PARA SALVAR NO PINTERESTCLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODOS OS NOSSOS PAINÉIS

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER


Capa | Imagem de Matias Cruz por Pixabay

signature
3 Comentários
  • Débora
    junho 16, 2020

    As perguntas foram feitas em espanhol?

    • Viajante Comum
      junho 28, 2020

      Na verdade, em portunhol. Acho que eles nem esperam pra saber se a gente é fluente, porque querem andar logo com a fila, rs… Dá pra entender tudinho. Quanto a isso não se preocupe! Bjo.

  • Murilo Pagani
    maio 19, 2020

    Ótimas dicas sobre a imigração na Argentina!

    Quando estive lá pela primeira vez fui apenas com o RG, mas não sabia que aquele papelzinho deveria ser apresentado na hora de sair.

    Por sorte eu o encontrei no meio dos documentos, mas passei um sufoco tentando encontra-lo… hahaha

    Abraço!

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *