Atualizado em fevereiro/2019.
Planejar uma viagem vai além de traçar roteiros e reservar hospedagem. Há vários cuidados que devemos tomar previamente para não ter frustrado o sonho de conhecer algum lugar especial.
E, nesse sentido, a vacina contra a febre amarela e a emissão do certificado internacional ocupam papel importante pois, a depender do país, podemos ter a entrada negada caso não estejamos de posse desse documento.
Assim, reunimos nesse post as principais informações para te orientar sobre todo o procedimento que, inclusive, ficou mais fácil. A partir de agora já é possível tirar o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela pela internet e imprimi-lo onde você estiver. Maravilha, né? Agora não tem mais desculpas e, no mais, boa viagem!
O QUE É O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA – CIVP?
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento que comprova a vacinação em relação a determinadas doenças. No nosso caso, o principal alvo é a febre amarela.
ONDE POSSO ME VACINAR?
Você pode buscar um posto de saúde do SUS ou alguma clínica de vacinação privada. Não esqueça de levar seu cartão de vacinação e um documento com foto. Caso não tenha o cartão de vacinação, peça um novo.
DICA VC: Após tomar a vacina da febre amarela certifique-se que foi preenchido no cartão de vacinação os seguintes dados: data da vacinação, fabricante e lote da vacina, assinatura de quem administrou a vacina e a identificação da unidade de saúde.
COMO EMITIR O CERTIFICADO (INTERNET)?
PASSO 1 | Tomar a vacina. A vacina poderá ser tomada nos postos de saúde do SUS ou em alguma clínica privada que seja credenciada. Lembrando que você deve ser tomá-la no mínimo 10 dias antes da realização da sua viagem.
PASSO 2 | Fazer o pré cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.
DICA VC: É necessário ter um documento pessoal e uma conta de e-mail. E, no caso de menores, o nome do responsável.
PASSO 3 | Emitir o Certificado. Basta entrar no Portal de Serviços do Governo Federal e emitir a via do seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Lembrando que você também receberá uma cópia pelo e-mail cadastrado.
DICA VC: Para emissão da primeira via o prazo é de 5 dias úteis e para emissão da segunda via de 7 dias úteis.
COMO EMITIR O CERTIFICADO (PRESENCIAL)?
PASSO 1 | Tomar a vacina. A vacina poderá ser tomada nos postos de saúde do SUS ou em alguma clínica privada que seja credenciada.
DICA VC: A vacina contra a febre amarela deve ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência da realização da sua viagem.
PASSO 2 | Fazer o pré cadastro no SISPRAFA. Trata-se de um sistema da ANVISA no qual você se cadastra e faz um agendamento para emitir seu certificado nos Centros da Anvisa. Só entrar aqui e clicar em ‘Cadastrar Viajante‘.
DICA VC: Essa etapa não é uma obrigatoriedade mas agiliza o processo. No meu caso, não consegui realizar o agendamento e fui direto para o Centro da Anvisa que fica no Aeroporto de Internacional de Brasília. Informei o ocorrido e resolvi tudo em cinco minutos.
PASSO 3 | Emitir o Certificado. O Certificado Internacional de Vacinação é emitido nos Centros da Anvisa ou nos Centros de gestão privada. Nos Centros da Anvisa, basta comparecer munido do cartão de vacinação e um documento de identidade original com foto.
DICA VC: Caso você tenha tomado a vacina contra a febre amarela em algum estabelecimento privado credenciado, a emissão do certificado será realizada no mesmo momento. O mesmo ocorrerá se no seu local de vacinação existir um ponto de expedição do certificado.
QUAL A VALIDADE DO CERTIFICADO
Antes o certificado possuía validade de 10 anos mas, atualmente, vale por toda a vida. Ótimo!
QUAIS PAÍSES EXIGEM O CERTIFICADO?
Bolívia, Colômbia, Jamaica Panamá, Paraguai e Cuba, por exemplo, são países que exigem dos brasileiros a vacinação contra a febre amarela e a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação. Para ver a relação atualizada dos países que exigem a vacina contra a febre amarela, consulte o site da Organização Mundial de Saúde ou clique aqui.
ICMBIO RECOMENDA A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA
Em relação ao Brasil, o ICMBIO recomenda que, na nossa visita a Amazônia ou a algumas regiões que abrigam Parques Nacionais como a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros, tomemos a vacina da febre amarela.
Nesse caso, não é necessário emitir o Certificado Internacional (mas é tão simples que não custa, né?) mas apenas está com a informação incluída no seu cartão de vacina.
E SE EU NÃO PUDER TOMAR A VACINA?
No caso de viajantes que não possam receber a vacina contra a febre amarela em razão de algum problema de saúde ou algo semelhante, é necessário a emissão de um Atestado de Isenção de Vacinação que deve ser assinado pelo seu médico. É interessante também viajar na posse de outros documentos ou atestados médicos que contraindiquem a administração da vacina.
CERTIFICADO DE VACINAÇÃO EM BRASÍLIA
Emitimos nosso certificado em Brasília e foi muito rápido. Depois de tomarmos a vacina, nos dirigimos ao Centro da Anvisa que fica no desembarque do aeroporto (Corredor de Órgãos Públicos).
- Atendimento: seg a sexta, 08h as 12 h e de 13h as 17h.
- Telefone: (61) 3364 9228/9220
+ DICAS DE PLANEJAMENTO
O que é o Tratado de Schengen e por que o seguro viagem é exigido do turista brasileiro!
Países ao redor do mundo que não exigem visto de turista para brasileiros!
Passo a passo para ganhar milhas usando o Uber!
Como organizar uma Road Trip pelo Brasil!
Cadastre-se no AirBnb e ganhe R$130 na primeira reserva!
ORGANIZE SUA VIAGEM COM A GENTE!
Buscando hospedagem? Há excelentes opções no Booking. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
Pretende alugar um carro? A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Em dúvida sobre o Seguro Viagem? Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Se tiver com um tempinho, coloca seu destino na caixa abaixo e as prováveis datas de partida e retorno. Dá pra ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras.
Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você estará colaborando com o Blog Viajante Comum para que continuemos a produzir e atualizar nossos conteúdos. Lembrando que você não pagará nenhum centavo a mais por isso. Obrigada!
Daniel Siqueira
novembro 22, 2020Aonde eu consigo tirar o meu certificado? Me ajudem
Viajante Comum
dezembro 17, 2020Pela internet mesmo! Só seguir o passo a passo! Abraço!
Kleber
março 9, 2018Caros,
Meu certificado de vacinação foi emitido validade a partir de 16/03, a pergunta é : consigo embarcar dia 15/03 ??
Sendo que chegarei no destino que exige o certificado em 16/03.
Grato.
Viajante Comum
março 11, 2018Antes o certificado possuía validade de 10 anos mas, atualmente, vale por toda a vida. Se o seu está com validade, procura um centro da Anvisa com o seu cartão de vacina para eles emitirem outro. Dá uma ligada antes. No post tem os links. Boa sorte e boa viagem!