A maioria das pessoas que visita o bairro da Liberdade, em São Paulo, está focada em gastronomia oriental e compritchas. É fato.
Mas, dessa vez, viemos sugerir um novo olhar paradescobrir nuances que a mistura de culturas deixou na cidade mais populosa do país.
Uma listinha de dicas do que fazer no bairro da Liberdade que vão um pouco além de comer e comprar. Aproveitem pois São Paulo tem muito a oferecer! 🙂
ROTEIRO NO BAIRRO DA LIBERDADE, SP
#1 VISITAR O JARDIM ORIENTAL
Localizado no vai e vem dos visitantes, lá está ele, um pequeno jardim que te desconecta por alguns minutos do movimento acelerado do bairro. Pare. Respire. E observe seus elementos.
#2 FOTOGRAFAR NAS LANTERNAS E NO PORTAL TOORI
Impossível não sair apaixonado pelas lanternas vermelhas e pelo gigante portal toori. Esse ar oriental nas ruas do bairro da Liberdade é simplesmente apaixonante.
#3 CONHECER O MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
Visitar o Museu da Imigração Japonesa, certamente, será uma das felizes surpresas na sua visita ao bairro da Liberdade. Ocupando três andares do Edifício Bunkyo, o museu relata as principais etapas da imigração japonesa com muito zelo e cuidado. Um passeio por mais de 100 anos de história.
DICA VC: O Museu da Imigração Japonesa funciona de terça-feira a domingo, das 13h 30min até as 17h. A entrada inteira custa R$12.
#4 VISITAR A IGREJA DE SÃO GONÇALO
Cravada na fronteira entre o bairro da Liberdade e o Centro da cidade, está a discreta Igreja de São Gonçalo que data do século XVIII. Não deixe de entrar e apreciar, sobretudo o vitral de São Gonçalo que está do lado esquerdo, bem na entrada.
#5 ALMOÇAR NO ESPAÇO CAZU
Depois de bater tanta perna, merecemos uma refeição de respeito. De respeito, de cheiro e de sabor. O Espaço Kazu foi uma feliz surpresa no bairro da Liberdade, sobretudo as sobremesas (meoodeooss!). Se quiser mais detalhes, dá uma olhadela no review especial que preparamos.
#6 OBSERVAR OS SEMÁFOROS
Porque é de detalhes que se faz a vida. Uma iniciativa super legal e divertida que denuncia ainda mais a tradição oriental do bairro da Liberdade.
#7 CONHECER O PALACETE CONDE DE SARZEDAS
Conhecido como Castelinho do Amor por ter sido erguido pelo proprietário, já com 60 anos de idade, para presentear sua jovem noiva francesa, segundo contam.
O Palacete Conde de Sarzedas que abriga, atualmente, o Centro Cultural do Tribunal de Justiça faz parte do nascimento da história do bairro da Liberdade e merece sua visita.
#8 RELAXAR NO FINAL DA TARDE NO HACHI CREPE E CAFÉ
E, pra finalizar o dia com chave de ouro, nada melhor que um café acompanhado de um dos sabores exóticos dos crepes japoneses do Hachi Crepe e Café que fica na Rua Galvão Bueno. Pense num negócio baum!
TOUR NA LIBERDADE
Exploramos o bairro da Liberdade com o pessoal do Giro in Sampa, que promove passeios inusitados e charmosos. Eles têm diversos roteiros na cidade de São Paulo.
No bairro da Liberdade, especificamente, o tour dura 2h e 30min, passando por vários cantinhos como a Catedral da Sé, Rua Tabatinguera, Vila Sarzedas, Igreja dos Aflitos, Largo da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua São Joaquim.
Há também a opção de contratar o passeio no bairro da Liberdade com a Patrícia, organizadora o evento Japão.Br, que conhece a região como ninguém.
COMO CHEGAR AO BAIRRO DA LIBERDADE
A maneira mais tranquila é de metrô. Basta descer na Estação Liberdade, linha azul. Você saíra de cara com a Praça da Liberdade, onde acontece a famosa feirinha. Melhor não ir de carro pois não é muito fácil estacionar.
ONDE SE HOSPEDAR PRÓXIMO A AVENIDA PAULISTA
Optamos por ficar hospedados a uma quadra da Avenida Paulista, na altura da Estação Brigadeiro (linha verde), devido a facilidade de locomoção. Nossa escolha foi o Hotel Feller Avenida Paulista (que passou a se chamar Transamérica Executive Paulista) mas há outras opções como o Ibis Budget São Paulo Paulista ou o Bee W Hostel, na Consolação.
O ideal é que você fique próximo a alguma estação de metrô e, de preferência, ao roteiro que você traçou. Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter uma ideia, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou!
Booking.com
+ POSTS DE SÃO PAULO
São Paulo |
SÃO PAULO: como chegar e sair do Aeroporto de Congonhas!
TOP 7: o que fazer em São Paulo na 1ª visita!
SÃO PAULO: onde se hospedar na Avenida Paulista!
SÃO PAULO: onde comer no bairro da Liberdade!
Campos do Jordão |
O que fazer em Campos do Jordão: roteiro para um fim de semana!
Conheça os melhores bares de Campos do Jordão!
Baden Baden Tour em Campos do Jordão!
VALE A PENA ALUGAR UM CARRO
Pode ser uma boa escolha, sobretudo se você está pretendendo dar uma esticadinha até alguma outra cidade, como Campos do Jordão, por exemplo.
A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
Rafael
novembro 21, 2020Faltou na lista ir jogar jogos de tabuleiro e provar yakitoris no restaurante e cafeteria Bodogami! Fica na Av. da Liberdade, 456, pertinho da estação de metrô Japão-Liberdade
Viajante Comum
dezembro 17, 2020Valeu por colaborar! Abração!
Luciene
julho 24, 2019Fui com duas amigas esta semana seguimos o seu roteiro e foi um passeio sensacional os lugares são próximos e bem em conta 😉 amamos 🥰
Viajante Comum
julho 24, 2019Poxa! Que legal saber que ajudou!! São Paulo é demais né? Amooo!
Rodrigo dos Santos
abril 11, 2018Apesar de morar aqui em SP e passar sempre na Liberdade, gosto de ver blogs que dão dicas e contam suas experiências no bairro.
Viajante Comum
abril 12, 2018Que bom que você gostou! Eu tenho uma carinho especial pela sua cidade. Espero, realmente, voltar muitas vezes! ??
Patricia
março 31, 2018Lindo post!!
A Liberdade tem vários segredinhos escondidos e muita coisa pra fazer!
Que saudades desse encontro.