Atualizado em janeiro de 2023
Localizada no município de Mata de São João, a Praia do Forte é um dos destinos mais procurados no litoral norte da Bahia.
Uma vila charmosa e próxima a Salvador, com praias de águas mornas, ótima infraestrutura e que caiu no gosto tanto de baianos, quanto de turistas de todas as partes do Brasil.

Para facilitar sua navegação, dividimos o post em duas partes:
PARTE 1 – Dicas gerais da Praia do Forte
PARTE 2 – Melhores passeios na Praia do Forte
PARTE 3 – Sugestão de roteiro de até 5 dias na Praia do Forte
PRAIA DO FORTE, BAHIA: como chegar, quando ir, quantos dias ficar, pousadas e hotéis!
Embora seja um pequeno distrito, a praia do Forte possui uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica, além de segurança e tranquilidade, ou seja, tudo que o viajante deseja.
Assim, antes de listar os passeios imperdíveis na Praia do Forte, vamos deixar algumas informações gerais para você organizar de forma inteligente seus dias no paraíso baiano.

#1 Como chegar a Praia do Forte
A Praia do Forte está a 80 km da capital Salvador (considerando que sua hospedagem será na Barra).
Partindo direto do aeroporto, o trajeto será de pouco mais de uma hora, algo em torno de 60km.
O jeito mais cômodo para chegar é, certamente, de carro alugado. Basta pegar a BA-099 (Estrada do Coco) e seguir viagem. A via é boa, duplicada e bem sinalizada.
Caso alugar um carro não esteja nos seus planos, indicamos tanto o transfer com a Grou Turismo, quanto com a Luck Receptivo.
Já fizemos o trajeto tanto de carro quanto de transfer e considero as duas melhores opções.
DICA VC1: Estando de carro, é possível fazer o Castelo Garcia D’Ávila e a praia de Imbassaí e Santo Antônio por conta própria.
DICA VC2: Caso esteja considerando alugar um carro, deixamos como sugestão o comparador de preços RentCars. Lá você vai poder orçar com as melhores locadoras e obter preços atrativos e facilidade de pagamento.
DICA VC2: A partir do aeroporto de Salvador, com a Grou Turismo, pagamos 120$ por pessoa, o trecho (jan/23).
+ Como visitar o Projeto Tamar na Praia do Forte!
#2 Quantos dias ficar na Praia do Forte
Embora o bate e volta seja bem comum para quem está hospedado em Salvador, ficar de 3 a 4 dias na Praia do Forte seria um número ideal.
Assim, além de curtir o centrinho, as praias e piscinas naturais, daria para visitar as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila (#1), a Reserva Sapiranga,(#4) e dar uma esticadinha até as praias de Imbassaí e Santo Antônio que ficam do ladinho.

+ Veja os valores da hospedagem no Tivoli Ecoresort Praia do Forte!
#3 Onde se hospedar na Praia do Forte
Embora pequena, a vila possui opções de hospedagens para diversos orçamentos.
Algumas mais luxuosas, a exemplo do Tivoli Ecoresort Praia do Forte (meia pensão), do Iberostar Bahia-All Inclusive e do Iberostar Selection Praia do Forte (all inclusive).


Mas também há uma infinidade de pousadas gostosinhas como a Pousada Casa de Praia, a Pousada Rosa dos Ventos e o Porto da Lua Boutique Hotel. Além, é claro de hostels como o Praia do Forte Hostel.
+ Oferta de hotéis e pousadas na Praia do Forte
Uma outra opção interessante seria alugar um apartamento, sobretudo se você estiver fazendo uma viagem em família.
+ Oferta de apartamentos na Praia do Forte
Em relação a localização, se você não optar por ficar nos resorts, priorize as hospedagens mais próximas ao centrinho. Use a igrejinha de São Francisco ou o Projeto Tamar como ponto de referência.
+ Reserve sua hospedagem no Iberostar Bahia-All Inclusive
#4 Quando ir para a praia do Forte
A melhor época para ir para a praia do Forte é da segunda quinzena de setembro até fevereiro.
Nessa última viagem, fui na primeira semana de setembro e peguei dias bem instáveis, alguns com muito sol, outros com chuvas em algum momento do dia.

+Morro de SP: melhores praias, o que fazer, como ir, onde ficar e dicas importantes!
Bônus – Informações turísticas em Salvador
Ao desembarcar no aeroporto de Salvador, não deixe de dar uma passada no guichê de informações turísticas para pegar alguns mapas e um fitinha do Senhor do Bonfim.
TOP 10 | O QUE FAZER NA PRAIA DO FORTE – BAHIA
A praia do Forte é um lugar delicioso para descansar. Mas, já que você vai estar por lá, vale a pena reservar uns dias para explorar a vila e os arredores.
Abaixo, os 10 melhores passeios na região. Já salva a listinha no celular para consultar quando você estiver por lá!
#1 Visitar o Castelo Garcia D’Ávila
Construído no século XVI a mando de Garcia D’Ávila e Francisco Dias D’Ávila, é considerado a primeira grande construção portuguesa no Brasil. E, ao que parece, a vila começou a se expandir a partir dos arredores do castelo. DICA VC:



DICA VC1: É possível contratar o passeio de quadriciclo para a Reserva Sapiranga incluindo o Castelo. É só solicitar no ato da compra.
DICA VC2: Caso você esteja de carro alugado, é super tranquilo chegar ao castelo por conta própria.
DICA VC3: Indo com alguma empresa (a exemplo do passeio de quadriciclo ou buggy), você terá um desconto no valor da entrada.
#2 Passear na Vila
De dia ou à noite, passear na Vila é sempre uma delícia. Uma mistura de cenário de praia com cidadezinha do interior e um tanto de ares modernos.

A principal rua da cidade é exclusiva para pedestres, então dá pra passear tranquilamente.
Restaurantes rústicos e lojinhas charmosas são sempre um convite para fazer umas comprinhas e provar a moqueca baiana.
+Frases para fotos na praia: 30 legendas incríveis e selecionadas!
#3 Visitar o Projeto Tamar
O Projeto Tamar da Praia do Forte é um dos cantinhos que não poderia faltar nessa lista. O espaço oferece uma experiência super bacana, tanto para adultos quanto para crianças.
Inclusive, é nesse trecho do litoral norte da Bahia onde ocorre a maior parte das desovas, principalmente das tartarugas Cabeçudas e tartarugas Pente.

O Centro de Visitantes possui 10 mil metros quadrados e é um dos mais frequentados do Brasil. Tanques e aquários com tartarugas, tubarões e arraias são as principais atrações.

+ Um dia na Praia do Porto da Barra em Salvador!
#4 Passear de quadriciclo na Reserva Sapiranga
Porque nem só de mar vive a Praia do Forte. A Reserva Sapiranga é uma área gigante de Mata Atlântica que merece ser explorada.
Normalmente os turistas alugam bike, quadriciclo ou contratam um passeio de buggy para desbravar a região. Há, inclusive, passeios guiados. Fizemos o nosso com a empresa Porto Mar.

Não deixe de parar no rio Pojuca para dar uma volta de caiaque. A Reserva Sapiranga é um pedacinho mais que especial da Praia do Forte.

Contrate seu passeio de quadriciclo na Reserva Sapiranga |
#5 Curtir as praias
Clarooooo! Ir para o Nordeste e não se jogar no mar é quase um pecado. Águas mornas e cristalinas para banho, mergulho, snorkel e passeio de lancha. Tudo de bom!
As principais praias da região são:
- Praia do Portinho
- Praia do Portinho de Baixo
- Praia do Chapéu
- Praia do Lord
- Praia de Papa Gente
Contrate sua flutuação de snorkel na praia do Lord |
#6 Esperar o cair da tarde no Farol Restaurante e Bar
O Farol Restaurante e Bar fica localizado no espaço do Projeto Tamar. O ambiente é uma delícia e uma ótima opção para esperar o cair da tarde apreciando o mar e alguns dos ótimos drinks da casa.
DICA VC1: O Farol Restaurante e Bar funciona das 11h até 18h.
DICA VC2: É possível entrar no restaurante, assim como na lojinha do Projeto Tamar, sem pagar a entrada. Caso queira visitar o projeto, aí será necessário comprar o bilhete. Veja todas as informações e valores aqui: Visita ao Projeto Tamar na Praia do Forte!
#7 Avistar as baleias e/ou visitar o Instituto Jubarte
Caso sua viagem seja entre julho e outubro, será possível contratar um passeio para observação das baleias jubarte.
Aproveite também para visitar o Instituto Jubarte que foi criado para apoiar o projeto. Lá você vai obter muitas informações acerca da espécie além de poder rever algumas réplicas e imagens.

#8 Esperar o pôr do sol na lagoa
Esperar o pôr do sol na lagoa é um plus para quem está curtindo o mar da praia do Forte. O cenário é, realmente, espetacular.
Roteiro Chapada Diamantina, BA: 4 dias + dicas de onde ficar!
#9 Fazer a trilha do Parque Municipal Klaus Peters
Fazer a trilha do Parque Municipal Klaus Peters seja de manhã cedinho, para ver passarinhos, micos e até bicho preguiça, seja durante a tarde, para fechar o dia com trilha e pôr do sol na lagoa, vale super a pena.
DICA VC1: O parque abre 6h da manhã e fecha 18h. A entrada é gratuita.
DICA VC2: O passeio pelo parque pode ser feito a pé tranquilamente. Também há a possibilidade de alugar uma bicicleta ou até um triciclo na Eco Bike Tour, parceira do parque.
+ Como ir para Morro de SP a partir de Salvador: Todas as opções!
#10 Visitar praias nos arredores (Imbassaí, Santo Antônio e Costa do Sauípe) + Cachoeira da D. Zilda



SUGESTÃO DE ROTEIRO NA PRAIA DO FORTE – BAHIA
DIA 1 – Praia do Portinho + Projeto Tamar + Pôr do Sol no Farol Restaurante
DIA 2 – Piscinas naturais da praia do Lord + Instituto Baleia + Pôr do Sol na lagoa
DIA 3 – Praias dos arredores (Imbassaí + Santo Antônio + Sauípe)
DIA 4 – Avistar baleias (se estiver no período)
DIA 5 – Trilha do Parque Municipal Klaus Peters pela manhã (cedinho) + Castelo Garcia D’Ávila + Quadriciclo na Reserva Sapiranga
Ficamos por aqui! Viu só quanto programa bacana? Caso não esteja nos seus planos passar uns dias na Praia do Forte , considere, ao menos, uma esticadinha até lá, na sua próxima ida a Salvador.
E, caso chegue cedo para o embarque em Salvador, vale um último chopp no Restaurante Mariposa que fica localizado na praça de alimentação.
Mais praias do Brasil
+ Porto de Galinhas e Maragogi
Victoria Farina
agosto 19, 2020Tenho MUITA vontade de visitar a Bahia mas ainda não tive oportunidade. A praia do Forte com certeza está nos meus planos futuros e adorei as dicas de viagem!
Viajante Comum
agosto 19, 2020A Bahia é amor! 🙂
Polliana Ribeiro
agosto 19, 2020Olá! Adorei a lista do que fazer na praia do Forte porque realmente mesmo em destinos de praia, não consigo ficar só na água ou na areia, por mais maravilhoso que seja. Gostei da opção do quadriciclo.
Viajante Comum
agosto 19, 2020O tour de quadriciclo e a visita ao Castelo na praia do Forte são ótimas opções para alternar com os passeios de praia.
Itamar Japa
agosto 19, 2020Que delicia de lugar! Fica bem pertinho de Salvador, realmente é um destino ótimo pra bate e volta, mas com tantas atrações interessantes e por ser um lugar tão lindo, de fato merece mais que um simples bate e volta! Eu adorei conhecer a Praia do Forte através do blog, espero ter a oportunidade de visitar em breve.
Viajante Comum
agosto 19, 2020Vocês vão curtir, Itamar! Na praia do Forte dá pra relaxar e aproveitar também! Abração!
Ruthia Portelinha
agosto 19, 2020Uma delícia esse passeio na Praia do Forte e região. Tem um bocadinho de tudo, lugares históricos, ambiente de praia, um projeto ambiental como o Tamar e ainda uma reserva natural como a Sapiranga. Um lugar lindo, para amar!
Viajante Comum
agosto 19, 2020E tudo isso com acesso super fácil e custos médios. Vale a pena visitar a Praia do Forte! 🙂
Marcela
agosto 18, 2020Sou doidinha para conhecer a Praia do Forte! Morro de vontade de passar uns dias lá. Quando puder vou seguir suas dicas todas! Obrigada
Viajante Comum
agosto 18, 2020E já estou esperando as dicas econômicas da praia do Forte feita por vocês! Bjaum!
Danielle
agosto 18, 2020Praia do Forte é um destino imperdível na Bahia: Saudades! Achei bem legal as suas sugestões de hospedagem na região, anotarei para a próxima vez. Sempre quando eu vou, fico no Hotel Vila Galés Marés, uma hospedagem próxima, confortável e cheia de atividades para toda família.
A sua sugestão em alugar o carro é ótima, pois você tem liberdade em se hospedar onde quiser e fazer bate e volta para conhecer toda a região.
Definitivamente, o Projeto Tamar é um marco ambiental importantíssimo e o ponto alto da visita é quando as crianças e adultos têm a oportunidade de entender a vida das tartarugas marinha, algumas em extinção.
Viajante Comum
agosto 19, 2020Obrigada pela indicação da sua experiência no Vila Galés Marés (Guarajuba). Vou deixar o link aqui para os leitores que se interessarem >> https://bit.ly/31aUcdJ
Murilo Pagani
agosto 17, 2020Que show essas dicas do que fazer na Praia do Forte. Eu achava que o passeio bate-volta desde Salvador já seria de bom tamanho, mas realmente é o tipo de lugar que a gente consegue aproveitar melhor se passar pelos menos umas duas noites, né?!
Obrigado!
Viajante Comum
agosto 18, 2020Combinando Praia do Forte com Imbassaí, daria até pra 3 ou 4 dias. Dá pra curtir bastante no esquema slow travel
Pousada Tatuapara
julho 1, 2018Excelente post!! muito completo e com fotos incríveis!
Klécia
novembro 2, 2017Eu adorei conhecer a Praia do Forte! Achei a vila muito bem estruturada, e o Castelo Garcia Davila é cheio de história pra contar! E aquela praia, gente? As piscinas naturais são lindas!
Edivani
janeiro 19, 2020Eu só não gostei. Pq. Não. Tem banheiro. …deveriam fazer um banheiro. Ecológico….e. Cobrar. Uma. Taxa de. Uso