A visita guiada ao Palácio do Planalto, em Brasília, está entre as mais concorridas. E não é pra menos. A favor ou contra o governo que esteja atuando, todo mundo tem curiosidade de saber onde o Presidente da República dá as canetadas para decidir os rumos do nosso país.
ARQUITETURA
O edifício do Palácio do Planalto foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e concluído em abril de 1960.
Internamente, a riqueza dessa obra são os vãos livres. Externamente, o ponto forte são as colunas e toda a sua leveza. Olhem de pertinho e vejam como é mínima a parte que toca solo.
ROLLS ROYCE
Já na entrada, no pilotis do Palácio do Planalto, você encontrará o Rolls Royce Silver Wraith. Aquele que a gente sempre vê na TV no desfile presidencial durante as comemorações do 7 de setembro.
O carro está a disposição da Presidência da República desde a década de 50. O primeiro presidente a utilizá-lo foi Getúlio Vargas, durante as comemorações do Dia do Trabalho.
Além dos chefes do executivo, o rolls royce já transportou personalidades ilustres como a rainha Elizabeth II, o presidente francês Charles de Gaulle e o astronauta Yuri Gagarin. Chique, não?
AMBIENTES
A visita guiada funciona mediante agendamento prévio (como agendar e horários no final desse post).
Os visitantes são conduzidos pelos Salões Térreo, Nobre, Oeste e Leste, Sala de Reunião Suprema, Sala de Audiência, finalizando com aquela olhadinha básica no (mega) Gabinete Oficial do Presidente da República. Vamos conhecer?
Mural dos Ex-Presidentes | O mural dos ex presidentes encontra-se no primeiro salão que os visitantes têm acesso. Lá estão retratados todos os chefes de estado desde a Proclamação da República.
Nesse mesmo salão há três esculturas de um dos artistas mais renomados em arte popular, o nordestino Zezinho de Tracunhaém.
Salão Oeste | Salão localizado no 2º andar onde se destaca essa tela da 1972 (sem nome) de autoria de Roberto Burle Max, dedicada a Mário de Andrade.
Salão Nobre | O maior de todos os salões. Aqui é onde ocorrem os principais eventos como recepções, posse e transferência de faixa presidencial e recepção de autoridades estrangeiras.
Parlatório | Utilizado, sobretudo, a cada 4 anos, na ocasião do discurso presidencial de posse.
Sala de Audiência | É nessa sala que o presidente da república recebe chefes de estados estrangeiros.
Passamos rapidamente pela Sala de Reuniões Suprema, onde ocorrem as reuniões ministeriais e com os governadores das unidades da federação e seguimos para o Gabinete Presidencial.
Gabinete Presidencial | Não é permitido circular no gabinete. O acesso é feito apenas da porta, que possui uma faixa de contenção. Ainda assim, dá pra ver tudo com detalhes. Amplo, com sofás, duas mesas de reunião e aquela vista para o Lago Paranoá.
A GUARDA
Os Dragões da Independência ficam na rampa de 8h as 18h e, a cada 2h há troca de turno das duplas. O acesso ao Salão Nobre pela rampa principal só ocorre em eventos oficiais.
COMBINA COM
A visita ao Palácio do Planalto pode ser combinada com a visita guiada ao Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional ou STF. Mas, caso prefira algo ao ar livre, vale explorar todos os cantinhos da Praça dos Três Poderes.
Para quem quer dar um volta no ônibus turismo, veja aqui como foi nossa experiência e todas as informações.
HORÁRIOS e AGENDAMENTO
As visitas ocorrem aos domingos, das 9h às 13h30. É solicitado que se chegue com antecedência de 20 minutos para exibição de um vídeo que mostra o protocolo de cerimônia da bandeira, dando uma pincelada nos aspectos arquitetônicos, finalizando com as rotas de fuga e o plano de prevenção contra incêndio.
Clique aqui para agendar a visita ao Palácio do Planalto. Lembre-se de levar um documento com foto no dia agendado.
AVALIAÇÃO
Achei a visita muito rápida. Ideal para quem tem pouco tempo. Particularmente, gostaria de ter ouvido mais sobre momentos emblemáticos e a história do lugar.
Em relação ao vídeo de inicialização da visita, achei desnecessário tantos minutos mostrando a rota de fuga.
Gostaria de ter visto algo mais lúdico, que abordasse a construção do edifício, como surgiu a ideia, essas coisas. De qualquer forma, acredito que é uma visita interessante para quem vem a capital federal.
Siga nosso FB e fique por dentro das novidades!
ALUGAR OU NÃO UM CARRO
Essa, sem dúvida, será uma excelente escolha. Mais autonomia para percorrer os pontos turísticos de Brasília e até, dar uma esticadinha a algum outro lugar das redondezas, como a Chapada dos Veadeiros. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
ONDE SE HOSPEDAR
Há excelentes opções de hospedagem em Brasília, como o Athos Bulcao Hplus Executive, o Nobile Suites Monumental ou o Meliá Brasil 21. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver as opções e comparar os preços!
Booking.com
+ DE BRASÍLIA e ARREDORES
Comes e Bebes |
- Onde comer em Brasília: Villa Tevere!
- Onde tomar vinho em Brasília: wine bar descolado e sem frescura!
- Rancho Canabrava: aventura e lazer a 25km do Plano Piloto em Brasília!
Turismo Cívico |
- City tour em Brasília no ônibus panorâmico: vantagens e desvantagens!
- Capela de Niemeyer escondida no topo do Anexo IV da Câmara Federal em Brasília!
- Eixo Monumental de Brasília: o imperdível na 1ª visita!
Arredores de Brasília |
- Alambique Cambéba: tour, degustação e bistrô a 80 km de Brasília!
- Vinícola Goiás: visita aos vinhedos e experiência gastronômica!
- 10 motivos para você conhecer (hoje mesmo!) Cristalina no Goiás!
- Circuito fotográfico em Goiás: a beleza do cerrado no EcoBocaina!
- Principais trilhas e cachoeiras do Salto Corumbá a 120 km de Brasília!
- Salto do Itiquira: 168 metros de queda d’água que você precisa conhecer!
Esticadinha até a Chapada |
- Vale da Lua: formações impressionantes na Chapada dos Veadeiros!
- Que tal voar de balão na Chapada dos Veadeiros?
- Chapada dos Veadeiros: onde ficar (com conforto) em Alto Paraíso!
- Chapada dos Veadeiros: Águas Termais da Fazenda Morro Vermelho!
- Cachoeira Santa Bárbara: tudo que você precisa saber!
- Os encantos da Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros
Em dúvida sobre o Seguro Viagem? Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!
Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso!
Joyce Keller
junho 24, 2018Olá! Lendo seu post fiquei interessada em fazer a visita ao Palácio do Planalto, mas quando cliquei na sua indicação para agendamento, aparece que a conexão não é segura.
Carla Alexandra Fernandes Mota
fevereiro 7, 2018Imagino Brasília assim mesmo. Gostei. Quero muito conhecer.
Renata Rocha Inforzato
fevereiro 2, 2018Seu post está sensacional! Muito bem escrito, detalhado e com fotos muito bonitas. Não conheço Brasília, mas este é um dos tipos de passeio que gostaria de fazer. Sabe que em algumas visitas guiadas que fiz pelo Brasil, também notei essa falta de mais detalhes históricos e da construção? O pessoal precisa melhorar isso.
Viajante Comum
fevereiro 2, 2018Concordo com vc! Obrigada pela visita! 😉
Tina Wells
fevereiro 1, 2018Muito interessante, apesar de rápida. A arquitetura é realmente maravilhosa. Já o que acontece dentro o palácio do Planalto, bom, melhor nem comentar!
Analuiza
janeiro 30, 2018Visita interessantíssima pela história de nosso país através do Palácio do Planalto. Eu acho que todo viajante deveria visitar a capital federal pelo menos uma vez na vida. Eu já estive ai 2x, mas não fiz a visita guiada, ou seja, tenho que voltar uma terceira. 🙂
Viajante Comum
janeiro 30, 2018Voltando, avisa para irmos juntas! 🙂