Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

CÓRDOBA: O que visitar em 2 dias na cidade espanhola!

Diz a verdade! Você já se apaixonou por algum lugar que foi visitar sem a menor expectativa?! Acredito que sim! Aconteceu comigo. Apaixonei-me por Córdoba. E o melhor, perdidamente! Mas o que fazer em Córdoba? 

Nesse post, vamos te levar para dar um passeio pelas principais atrações da cidade. Um roteirinho para ser apreciado em pelo menos dois dias.

#Caso só possa ficar um dia, no final desse post indico os monumentos que você não deve deixar de ver.

Localizada na região de Andaluzia, Córdoba exala beleza. Pessoas simpáticas, flores por todos os cantos, pátios encantadores e um arquitetura incrível!

o que fazer em cordoba

Pátios de Córdoba Espanha

Se deixar, fico aqui suspirando e falando de todas as qualidades dessa cidadezinha por horas. Assim, melhor começar logo com as dicas dos lugares pelos quais, certamente, você ira se apaixonar!

DICA VC: A viagem a Córdoba pode ser combinada facilmente com Sevilla e Granada. E, no verão, uma escapadinha para Cádiz e Málaga vai tornar sua viagem excepcional!


1. MEZQUITA-CATEDRAL 

(Ficará para sempre na sua memória!) Claro que não poderíamos começar de maneira diferente! Certamente, a Mesquita Catedral de Córdoba é a obra mais fantástica da cidade e, independentemente de religião, você se encantará. 

o que fazer em cordoba espanha

Catedral Mesquita de Córdoba

Passado e presente contados visualmente. Para você ter uma ideia, a construção da Mesquita se iniciou em 786 (quando Córdoba passou a ser capital de Al-Andaluz) e passou por reformas durante quatro governos. Grande emoção conhecer um dos monumentos mais fantásticos do período muçulmano no ocidente

O acesso à Catedral se dá pelo pátio. Nessa área a circulação é livre. Reserve alguns minutos antes ou depois de visitar a Catedral para apreciar e fotografar por aqui.

DICA VC: A entrada inteira custa 8 euros (crianças de 10 a 14 anos pagam 4) mas de segunda a sábado, entre 8h30 e 9h20 (exceto nos dias de celebração extraordinária), é possível entrar na catedral de forma gratuita. Isso não é amplamente divulgado na cidade, assim, nunca há filas. Basta chegar no horário e entrar.

Quanto à visita, você pode optar por  ir sozinho, comprar um áudio-guia na entrada ou fazer a visita guiada (nessa hipótese indico a empresa Eventour). Certamente é muito mais enriquecedor conhecer um lugar como esse ouvindo um pouco de sua história. Mas isso vai de cada um. Estão aí as opções! Agora é só escolher!

o que fazer em cordoba espanha


2. PUENTE ROMANO

(Fica douradinha no fim da tarde!) Embora construída no ano I a.C, a Ponte Romana de Córdoba sofreu várias remodelações, sendo a última em 1876. É também um dos monumentos emblemáticos de Córdoba.

dicas de cordoba espanha

Ponte Romana e seus 16 lindos arcos

Ao longo da Ponte Romana você encontrará essa linda escultura de São Rafael. Aliás, São Rafael estará em muitos lugares de Córdoba. A devoção em relação a ele é tão grande que quase 20% da população masculina da cidade chama-se Rafael, segundo a guia da Eventour que estava nos acompanhando.

IMG_2671.JPG

Monumento em homenagem a São Rafael

DICA VC: Em relação ao horário, a minha sugestão é que você deixe para visitar a Ponte Romana no final da tarde, assim, terá de prêmio um pôr do sol maravilhoso. 

dicas de cordoba espanha

Pôr do sol na ponte


3. ALCÁZAR DE LOS REYS 

(Sinta-se rei ou rainha nos seus jardins!) Originalmente o Alcázar de los Reyes Cristianos era um Forte do Período Romano que posteriormente sofreu influência muçulmana e cristã. Essa mistura de culturas é visível por todo o edifício, nos mosaicos romanos, banhos árabes e jardins! 

IMG_2977 (2).JPG

IMG_3232

Interior do Alcázar

DICA VC: A entrada custa 4,50 euros, mas de segunda a sexta nas primeiras horas, é gratuita. 

O jardim, definitivamente, é a parte mais bela do Castelo! Foi até candidato para recriar o Water Gardens Of Dorne (Game of Trones) mas acabou sendo filmado em Sevilla! Prepare-se para gastar boa parte do seu passeio por lá.

IMG_3270

Jardim do Alcázar com vista para uma das torres

IMG_4435

DICA VC: Não deixe de subir nas torres! Vai dar uma cansadinha mas a vista do Rio Guadalquivir e da cidade vão recompensar!


4. JUDERÍA Y CASCO HISTÓRICO

(Perca-se. Encontre-se. Perca-se outra vez!) A Judería faz parte do centro histórico de Córdoba. Lá, viveram judeus entre os séculos X e XV. Ruelas, comércios, a antiga Sinagoga, a Casa de Sefarad, o Zoco Municipal e o Pátio Andalusi, renderão algumas horas de visita.

IMG_3141.JPG

Essa região, assim como a Mesquita, merece uma visita guiada, pois são muitas ruelas e muitos detalhes que podem passar desapercebidos. Tive a sorte de ter a guia Gema conduzindo tudo. Uma apaixonada por história e pela profissão! Caso contratem a Eventour, vejam o dia que ela está.

IMG_2750

Sinagoga

IMG_2749

Detalhe Sinagoga


5. MERCADOS

(Comer, beber, amar, comer, rezar, beber!) Há dois mercados legais em Córdoba. Um do ladinho da Mesquita e outro no Passeio Victoria. Ambos possuem ótima estrutura.

O primeiro é o Mercado ‘Los Patios de la Marquesa’. Excelente opção para dar uma paradinha durante a caminhada pelo centro histórico. Servem vinho, café, cerveja, lanches e refeições.

IMG_3353IMG_3350

Já o Mercado Victoria que fica nos Jardines de la Victoria e tem mais cara de happy hour com os amigos antes de dar uma esticadinha pela noite (que por sinal, começa bemmm tarde!). Fica mais afastado do Centro Histórico, ainda assim, dá pra ir caminhando.

Um ambiente descolado ideal para tomar um vinhozinho ou uma cerveja com os amigos e comer coisinhas deliciosas de origem espanhola, indiana, mexicana, árabe, chinesa, japonesa etc.  Tem de tudo!


6. PÁTIOS

(Flores, flores, flores!) A visita aos Pátios de Córdoba é parada obrigatória. Como são áreas particulares, o acesso, normalmente, é pago. Um dos gratuitos é o pátio 50 (refere-se a numeração do pátio no guia local e todos o conhecem assim) mas não se restrinja a ele. Procure outros e deleite-se diante de tanta beleza.

IMG_2821 (2).JPG

E, caso queira desfrutar um pouco mais desse considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade,  sugiro também a visita guiada aos pátios de Córdoba! Duas horas de lugares floridos e encantadores! 


7. PUERTA DE LA PUENTE E TRIUNFO DE SAN RAFAEL

(Aqui, ostentaram!) Conhecida como Arco do Triunfo pelos moradores de Córdoba, a Puerta de La Puente  foi construída para comemorar a chegada do Rei Felipe II.

o que fazer em cordoba

Puerta de la Puente

Dos muitos Triunfos de São Rafael espalhados pela cidade, esse parece ser o mais famoso. A devoção ao arcanjo vem de longa data, quando lá no séc. XVI o arcanjo apareceu em sonho para um padre, dizendo que salvaria a cidade de uma epidemia, o que realmente aconteceu. Em questão de beleza, eu ainda prefiro o monumento de São Rafael que fica na Ponte Romana, que por sinal, é o mais antigo.

o que conhecer em cordoba

Triunfo de San Rafael


8. CALLEJA DE LAS FLORES

(Estreitinha e uma querida!) A famosa Rua das Flores é uma ruela sem saída que merece sua parada para fazer umas das fotos mais famosas de Córdoba com a torre da Catedral Mesquita ao fundo!

IMG_2789IMG_2781


9. PASSEAR PELAS LOJINHAS DE ARTESANATO

(Pense bem como vai transportar tudo!) São inúmeras as lojinhas de artesanato espalhadas pela cidade. Para quem ama fazer comprinhas e presentear, é o paraíso.IMG_3382

IMG_2783.JPG

IMG_3342.JPG


10. BARES, CAFÉS E RESTAURANTES

(Felicidade define!) Bater perna é bom, mas ver o tempo passar é melhor ainda! Então, aproveita! Em praticamente toda esquina de Córdoba há um espaço gostoso para comer,beber e ver a cidade viver. 

o que fazer em cordoba espanha

Menu Degustação de Tapas

E, em se tratando da capital gastronômica da Andaluzia, provar suas especialidades é quase que uma obrigação! 

Em relação aos pratos principais de Córdoba, as iguarias a serem provadas são: flamequin, salmorejo, berejenas con miel, rabo de toro, mazamorra e pastel cordobés. Desses, esqueci de fazer as fotos. Tava muito envolvida! rs…

Bem, essas foram as dez dicas que separei pra vocês com muito carinho! Espero que desfrutem de Córdoba e aproveitem bastante! Viajar sempre enriquece e nos faz muito felizes, então, vamos aproveitar os presentes que a vida nos dá, não é mesmo?


ONDE SE HOSPEDAR

A cidade é relativamente pequena, ainda assim, é preferível ficar nas proximidades do Centro Histórico, na Judería. Eu escolhi ficar no centro, próximo à Plaza de las Tendillas, onde ficam as lojas e comércios, na Calle José Cruz Conde. Dava pra fazer tudo a pé. Fiquei no Hostel Córdoba Bed and Be, excelente custo/benefício (veja aqui outros hostels e bed and breakfast). Há também a opção de alugar apartamentos super bem localizados (veja aqui) ou hóteis super charmosos. Pesquise outras opções  aqui!


VISITA TEATRALIZADA

Uma das coisas mais legais que fizemos em Córdoba foi uma visita teatralizada. A história da cidade contada por meio de personagens que viveram em diferentes épocas. A atriz, parceira da empresa Eventour, envolvia os telespectadores e arrancava muitas risadas. Muita história e informação num pegada super leve.

o que fazer em cordoba espanha

A atriz interagindo com um dos telespectadores

Clique aqui para mais informações sobre esse tour.

COMPRE SEUS PASSEIOS EM CÓRDOBA

DICAS IMPORTANTES

  • Vai fazer compras? Lembre-se que o comércio faz siesta de 14h às 17h!
  • Indicação de empresa de confiança para tour guiado?  Eventour
  • Horário gratuito para visitar a Mesquita? De 8h30min a 9h20min(hora máxima para sair), exceto aos domingos.  
  • Horário gratuito para visitar o Alcázar? Entrar até 9h20min, exceto finais de semana.
  • O Pátio 50 é gratuito.
  • No caso de bate e volta (por favor, não faça isso!), deixamos aqui as 5 principais atrações de Córdoba: Mezquita-Catedral, Alcázar de los Reys, Pátios floridos, Conjunto Puente Romana, Puerta de La Puente e Triunfo a San Rafael e Judería e Casco Histórico.

PENSANDO EM FAZER UMA ROAD TRIP PELA ANDALUZIA

É uma ideia e tanto! Tudo é relativamento perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!


Atenção! SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO!

Tratado de Schengen (se ainda não sabe o que é, clique aqui), ao qual a Espanha é signatária, exige a contratação do seguro viagem para turistas.

Se tiver com um tempinho, clique aqui ou coloque seu destino na caixa abaixo para ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições.

DICA VC: Usando o código VIAJANTECOMUM5 no link Seguros Promo, você receberá um desconto de 5% no ato da contratação. 


+ SOBRE A ESPANHA


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER


Imagem para salvar no Pinterest!

21 Responses
  • Pri
    dezembro 3, 2018

    Olá!
    Vou a Córdoba em breve e tenho buscado muitas informações. Gostaria de registrar aqui que o teu post foi o melhor que encontrei na bloguesfera até agora.
    Obrigada.

    • Viajante Comum
      dezembro 4, 2018

      Olhaaaa! Que notícia boa! Obrigada pelo feedback! Abração e curta muito Córdoba! 🙂

  • adriana kremser franzini franzini
    abril 27, 2017

    BOM DIA
    Estou adorando ler seu post, vc acha que vale mais a pena ir para Valencia e ficar uns 3dias, ou ir para Cordoba, Granada e Sevilha?
    neste post vc colocou valor de tudo , onde acho os valores de SEgovia?
    obrigada

    • Viajante Comum
      abril 27, 2017

      Córdoba, Granada e Sevilla com certeza! Porque assim você otimiza seu tempo e aproveita mais porque dá pra fazer tudo de trem! 🙂

  • Francisco Piazenski
    abril 1, 2017

    Olá, fomos recentemente a Córdoba, e dá pra dizer que seu post ficou perfeito. Vale cada minuto nessa linda cidade, a Catedral-Mesquita e o Mercado perto da Paseo Victoria também é ótimo! Parabéns, ficou muito bom!

  • Gabi Pizzato
    março 31, 2017

    Que delícia de post, cheio de dicas práticas, fatos e fotos super inspiradoras!
    O melhor é tentar cair no mundo sem expectativa, pois este gosto de satisfação não tem preço! Adorei, parabéns!

  • viajei_compartilhei
    março 31, 2017

    Achei muito lindo, as fotos, as dicas, os souvenirs que sou doido rs. Saber q tem horário de entrada franca é muito bom.

  • Mariana Bueno
    março 31, 2017

    Taí um lugar que eu nunca tinha pensado – mas depois de ver essas fotos já estou pensando heheh É muito bom quando os destinos nos surpreendem positivamente, né?

  • Viajante Móvel
    março 30, 2017

    Conhecemos pouco da Espanha e Córdoba é um dos lugares que queremos muito um dia conhecer . Bom saber dessa dicas todas. Já anotei tudo.

  • AnnaBas2
    março 30, 2017

    Só pelas fotos dá para ver que a catedral é realmente fantastica ;D
    Seu texto despertou a curiosidade de saber mais sobre esse lugar… principalmente pelas sobremesas que vc citou

  • espiandopelomundo
    março 30, 2017

    oi! Tenho paixão pela cultura andaluza! Já dancei flamenco por alguns anos e passei dias maravilhosos na região. Se puder voltar um dia, voltarei!

    Seu (ótimo) texto me fez recordar dos dias que passamos em Córdoba: do centro histórico, do calor matador que passamos na Ponte Romana, do assombro que senti ao entrar na Mezquita (até hoje um dos templos mais impressionantes que já visitei), das tapas e tortillas que degustamos e da maravilhosa experiência com os banhos árabes.

    Seu texto lindo foi pura recordação! 🙂

  • FabioJr.Alves
    março 30, 2017

    Caramba, lendo o teu post também fiquei totalmente apaixonado por Córdoba. Ótimas dicas e ótimo roteiro, parabéns!

  • Dayana
    março 30, 2017

    Caramba, só fotão nesse post. E a pessoa aqui fica tentada a pegar o avião mais próximo só para seguir esse roteiro…

  • Francisco Piazenski
    fevereiro 11, 2017

    Viajante Comum, me chamo Francisco, sou blogueiro do Expanda Fronteiras, e gostaria de elogiar o ótimo trabalho de vocês. Vamos pra Andaluzia agora em Março, e adoramos as dicas. Parabéns!!

  • tripsdoleo
    dezembro 21, 2016

    Lindo! Só fizemos um pit-stop em Cordoba, mas estou achando que preciso voltar!

  • Uau!! Que lindo! Passamos rapidinho em Cordoba, mas acho que preciso voltar e conferir os pátios! Adorei o post!

  • Cristina Ferreira Rocha
    dezembro 19, 2016

    Tantos lugares lindos! Dá para ver muita coisa em dois dias. Gostei das dicas e do menu de tapas. Anotado! Abraços.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *