MENU

Search
Close this search box.

FEBRE AMARELA: Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Atualizado em agosto de 2021.

Planejar uma viagem vai além de traçar roteiros e reservar hospedagem. Há vários cuidados que devemos tomar previamente para não ter frustrado o sonho de conhecer algum lugar especial.

E, nesse sentido, a vacina contra a febre amarela e a emissão do certificado internacional ocupam papel importante pois, a depender do país, podemos ter a entrada negada caso não estejamos de posse desse documento.

 

Assim, reunimos nesse post as principais informações para te orientar sobre todo o procedimento que, inclusive, ficou mais fácil.

Afinal, já é possível tirar o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela pela internet e imprimi-lo onde você estiver. Maravilha, né? Agora não tem mais desculpas.

Para facilitar a sua navegação, veja o que você vai encontrar nesse post:

#1 O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

#2 Onde tomar a vacina contra a febre amarela

#3 Como emitir o certificado on line

#4 Qual a validade do certificado

#5 Quais países exigem o CIVP – Febre Amarela

#6 E se eu não puder tomar a vacina? Como proceder?

CERTIFICADO VACINA FEBRE AMARELA: Como emitir?

#1 O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação em relação a determinadas doenças. No nosso caso, o principal alvo é a febre amarela. 

 como emitir o certificado da febre amarela

 

#2 Onde tomar a vacina contra a febre amarela

Para tomar a vacina contra a febre amarela você pode buscar uma unidade básica de saúde do SUS ou alguma clínica de vacinação privada. Não esqueça de levar seu cartão de vacinação e um documento com foto

DICA VC1: Caso você não possua cartão de vacinação, um novo será emitido.

DICA VC2: Após tomar a vacina da febre amarela certifique-se que foi preenchido no cartão de vacinação os seguintes dados: data da vacinação, fabricante e lote da vacina, assinatura de quem administrou a vacina e a identificação da unidade de saúde.

DICA VC3: A vacina contra a febre amarela deve ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência da realização da sua viagem, caso contrário, você não será considerado imunizado e, portanto, não poderá entrar no país.

#3 Como emitir o Certificado pela internet

PASSO 1 | Tomar a vacina. A vacina poderá ser tomada nos postos de saúde do SUS ou em alguma clínica privada que seja credenciada. Lembrando que você deve ser tomá-la no mínimo 10 dias antes da realização da sua viagem.

PASSO 2 | Fazer o pré cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.

DICA VC: É necessário ter um documento pessoal e uma conta de e-mail. E, no caso de menores, o nome do responsável.

PASSO 3 | Solicitar o Certificado. Será necessário digitalizar o CPF e o comprovante da vacinação (verifique se a imagem deixou legível seus dados pessoais e dados da vacina).

PASSO 4 | Emitir o Certificado. Basta entrar no Portal de Serviços do Governo Federal e emitir a via do  seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Lembrando que você também receberá uma cópia pelo e-mail cadastrado.

DICA VC: A Anvisa informa que o prazo para receber o certificado após o pedido é de no máximo 10 dias.

#4 Qual a validade do certificado

Antes o certificado possuía validade de 10 anos mas, atualmente, vale por toda a vida. Ótimo!

 como emitir o certificado da febre amarela
Validade do Certificado Internacional da Febre Amarela

#5 Quais países exigem o CIVP – Febre Amarela 

Para obter essa informação é importante que você acesse o site da Anvisa e busque uma lista atualizada.

Acesse o Sistema de Emissão de CIVP, clique em “Exigências de Viagem”, escolha o país de destino e depois clique em “Detalhes”. Escolha o país e visualize todas as informações relevantes, inclusive sobre outras imunizações exigidas além da vacina contra a febre amarela.

Bolívia, Colômbia, Jamaica Panamá, Paraguai e Cuba, por exemplo, são países que exigem dos brasileiros a vacinação contra a febre amarela e a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação. 

#6 E se eu não puder tomar a vacina

No caso de viajantes que não possam receber a vacina contra a febre amarela em razão de algum problema de saúde ou algo semelhante, é necessário a emissão de um Atestado de Isenção de Vacinação que deve ser assinado pelo seu médico.

É interessante também viajar na posse de outros documentos ou atestados médicos que contraindiquem a administração da vacina.

ICMBIO RECOMENDA A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA

Em relação ao Brasil, o ICMBIO recomenda que, na nossa visita a Amazônia ou a algumas regiões que abrigam Parques Nacionais como a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros, tomemos a vacina da febre amarela.

Nesse caso, não é necessário emitir o Certificado Internacional (mas é tão simples que não custa, né?) mas apenas está com a informação incluída no seu cartão de vacina.

Mais dicas de planejamento

+ O que é o Tratado de Schengen e por que o seguro viagem é exigido do turista brasileiro!

+ Países ao redor do mundo que não exigem visto de turista para brasileiros!

+ Passo a passo para ganhar milhas usando o Uber!

+ Como organizar uma Road Trip pelo Brasil!

Organize sua viagem com a gente

Buscando hospedagem? Há excelentes opções no Booking. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

Pretende alugar um carro? Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Se tiver com um tempinho, coloca seu destino na caixa abaixo e as prováveis datas de partida e retorno. Dá pra ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras.

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você estará colaborando com o Blog Viajante Comum para que continuemos a produzir e atualizar nossos conteúdos. Lembrando que você não pagará nenhum centavo a mais por isso. Obrigada!


Nos encontre nas redes
 FACEBOOK | INSTAGRAM 
PINTEREST | TWITTER

melhores passeios do jalapao


Clique na imagem abaixo e salve essas dicas no seu Pinterest

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

8 respostas

  1. Caros,

    Meu certificado de vacinação foi emitido validade a partir de 16/03, a pergunta é : consigo embarcar dia 15/03 ??
    Sendo que chegarei no destino que exige o certificado em 16/03.

    Grato.

    1. Antes o certificado possuía validade de 10 anos mas, atualmente, vale por toda a vida. Se o seu está com validade, procura um centro da Anvisa com o seu cartão de vacina para eles emitirem outro. Dá uma ligada antes. No post tem os links. Boa sorte e boa viagem!

  2. Farei apenas uma conexão no Panamá (destino final EUA). Preciso estar vacinado e com certificado?

  3. Tomei a vacina dia 04, solicitei o certificado dia 04 e embarco dia 14…será que chega a tempo por email?

  4. Preciso do certificado internacional da vacina da febre amarela. Não consigo emitir,tudo o wue eu tento ,trava e diz error 403. O que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!