Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Tour gastronômico em Lisboa: conhecendo as delícias portuguesas!

No post de hoje gostaria de encantar seus olhos, coração e por que não seu paladar?! Vamos falar do nosso tour gastronômico em Lisboa! 

Licor de ginja, queijo, pastel de nata, vinho do porto, café, pastelzinho de bacalhau, chazinho, marmelada e cerveja… hummm! 

Tudo isso desfrutando de muita história, arquitetura e ainda descobrindo cantinhos super especiais! Esse foi, definitivamente, o melhor passeio que fizemos em Lisboa. Ah! E coroado com um jantarzinho pra lá de especial!

tour gastronômico em lisboa

Um tour gastronômico com uma equipe que tive a felicidade de encontrar, os (agora) amigos da More Lisbon Walking Tour. Tecer elogios pela seriedade e trabalho maravilhoso ficaria redundante, portanto, vamos ao post! Deliciem-se!

PRAÇA DO COMÉRCIO

Tudo começou em um dos lugares mais encantadores de Lisboa, a Praça do Comércio, mais conhecida como Terreiro do Paço. Um lindo dia de céu azul, no qual mal sabíamos que um simples Tour Gastronômico também seria um tour pelas belezas e histórias (e quanta história legal Paulo nos contou!) portuguesas.

tour gastronômico em lisboa

1º SABOR: GINJINHA

Devidamente iniciados acerca do passado da praça e todas as transformações, seguimos para o nosso primeiro sabor: a famosa Ginjinha! Uma bebidinha bastante consumida em Lisboa. Provamos uma das melhores! 

tour gastronômico em lisboa

A ginginha é servida nesses copinhos aí! De chocolate!  A única advertência é : ‘não coma o copo antes da segunda dose!’ rs… Depois pode! A mistura dos sabores é a melhor parte!

tour gastronômico em lisboa

ARCO DA AUGUSTA

Seguindo nosso roteiro, entramos pela Rua Augusta, cruzando o famoso arco. Você sabia que é possível subir e ter uma vista maravilhosa da praça e da cidade?! Pois é. Mirante bacana é o que não falta na capital portuguesa! Esse custa 2,50 euros.

tour gastronômico em lisboa

RUA AUGUSTA

A Rua Augusta é bastante movimentada, cheia de lojas, restaurantes, banquinhas e gente por todos os lados! É parada obrigatória para todo turista que vai conhecer a capital. Tivemos até a sorte de encontrar uma Tuna Universitária!tour gastronômico em lisboa

É tanto glamour na Rua Augusta que a gente sequer  lembra que ao longo das pedras portuguesas há vestígios de mais de mil anos de história! E o melhor, que podem ser visitados (visita subterrânea pra lá de interessante)! 

Algumas lojas, inclusive, fizeram a reforma permitindo a visibilidade de alguns trechos. Esse fica na H&M. Para os amantes de história é fascinante!

tour gastronômico em lisboa

2º SABOR: PASTEL DE NATA

Mas voltemos à parte mais doce da história e vamos provar o segundo sabor: pastel de nata! Gente! Isso é muito bom! (Apenas a título de desabafo, gostaria de saber se alguém tem maturidade diante dessa delícia! rs…)

tour gastronômico em lisboa

Vontade de levar as duas bandejas pro Braséeeeel

Eles têm o hábito de por açúcar, canela, depois açúcar, depois canela… enfim… fica bom de todo jeito! Ah! Não esquece de pedir um café para acompanhar!

Clique aqui e acesse todos os posts de Minas Gerais

Outra informação de utilidade pública é: quem come o pastel de nata tem que provar também o pastel de belém. 🙂

Embora o pastel de nata seja vendido como se fosse a mesma coisa, o pastel do belém tem uma receita e um segredo todo especial. Então, faz o tour gastronômico, prova o pastel de nata e depois vai conhecer a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos e aproveita para provar o pastel de belém também! 

ELEVADOR SANTA JUSTA

E assim, com muita tristeza, deixamos a bandeja de pastel e seguimos caminho passando pelo Elevador Santa Justa. Não paramos nessa hora mas a dica é esperar um dia de céu azulzinho e subir antes do fim da tarde. Daí, você pega dois momentos lindos, o dia claro e o entardecer! Tem que subir, viu? 

Clique aqui e acesse todos os posts de Minas Gerais

Seguimos caminhando alguns minutos, ouvindo lindas histórias e enchendo os olhos com a linda arquitetura portuguesa. Ô cidade encantadora! 

Clique aqui e acesse todos os posts de Minas Gerais

3º, 4º E 5º SABORES: VINHO, QUEIJOS E MARMELADA

De repente, já era hora de conhecer (e provar, claro!) o terceiro, quarto e quinto sabores… vinhos, queijos e marmeladas… humm! Vinho do Porto e queijo saboreados com um pouco de boa conversa sobre gastronomia, queijos e vinhos das regiões norte e sul do país.

Clique aqui e acesse todos os posts de Minas Gerais

IMG_4538.JPG

Aproveitamos também para saber um pouco sobre bacalhaus (o xodó dos turistas) e o melhor: vimos cabeça de bacalhau! Chocada! Hahaha! (a parte triste é que dei tanta risada que esqueci de fotografar…rs)

IMG_4547

Buscando hospedagem em Lisboa? Clique aqui!

IMG_4548

PRAÇA DO ROSSIO

Seguindo o passeio pela tarde, ainda na zona baixa da cidade, chegamos a Praça Dom Pedro IV (Praça do Rossio) e ao belíssimo teatro D. Maria II, ambos emoldurados pelas ondas do calçamento português. Familiar não? 🙂

IMG_4551.JPG

CAFÉ ‘A BRASILEIRA’

Entrando no Chiado e em meio a tantas vitrines modernas fomos encontrar nosso ilustre poeta, que de tão discreto, faz às vezes de cliente do café  ‘A Brasileira’. 

IMG_4652.JPG

O Café, fundado em 1905, é uma surpresa à parte. Um clássico da cidade! Vale a pena parar um pouco e desfrutá-lo na companhia do poeta.

IMG_4654.JPG

6º SABOR:

E, depois dessa visita à Fernando Pessoa, passando por onde foram as antigas muralhas, suavizamos o paladar com o sexto sabor em forma de chá. O cenário é uma praça há pouco revitalizada e já apropriada pelos moradores, dando vida ao lugar com aquele clima boêmio…

IMG_4558.JPG

E assim, entre histórias sobre a antiga muralha, sobre Fernando Pessoa, sobre a vida noturna em Lisboa, seguimos bebendo nosso chá para conhecer os principais restaurantes, e cantinhos escondidos que os portugueses costumam frequentar.

IMG_4565.JPG

São muitos espaços requintados com fachadas simples e entradas super estreitas. Só com alguém da cidade é que encontramos esses achadinhos, mesmo! Cada um mais lindo que o outro!

IMG_4566.JPG

Leia também: Sintra: Como chegar e o que conhecer – Dicas completas!

IMG_4567.JPG

Demos uma esticadinha e paramos no estacionamento dos bondes. E veja o milagre, conseguimos a foto ainda sem pichação! Mas será por poucas horas… 🙁

IMG_4572.JPG

Do ladinho, temos mais um dos mirantes do bairro alto recentemente revitalizado. Uma vista incrível da cidade e do Castelo de São Jorge! Vale a visita durante o dia e durante a noite para ver a versão iluminada e tomar uns drinks antes do jantar!

IMG_4577.JPG

Não ficamos ali. Optamos por continuar as histórias do bairro alto num antigo convento. Isso mesmo! Um convento construído no século XIII que foi restaurado e transformado numa cervejaria.

IMG_4593.JPG

7º SABOR:

Sétimo sabor com cerveja local, azulejos charmosos, teto e iluminação dando um show à parte! E detalhe para o garçon a caráter!

IMG_4588.JPG

Segue a gente no instagram @viajantecomum e acompanhe nossas andanças!

IMG_4590.JPG

8º SABOR:

E entre subidas e descidas, chegamos ao oitavo sabor. O famoso (e delicioso) pastel de bacalhau em uma das casas mais antigas de Lisboa! 

IMG_4597.JPG

Típico boteco português e todo o charme e beleza da Estação de Trem. Cenário perfeito!

IMG_4602.JPG

E não acabou! Finalizamos a noite com uma das melhores surpresas! Adentramos em uma fachada simples, em pleno centro da cidade e, sem muita expectativa fomos surpreendidos com nada mais que um antigo palácio com fortes influências árabes!

IMG_4620.JPG

Decoração impecável, lindos salões, pátios e muito movimento dado pelos restaurantes e bares que aproveitaram cada cantinho do seu espaço!

IMG_4621.JPG

E assim, coroamos nossa noite com um clássico e delicioso jantar com aquele maravilhoso tempero português e regado a bom vinho!

IMG_4613.JPG

IMG_4615IMG_4616

IMG_4614.JPG

Enfim, um fim de tarde/noite incrível com muita história, sabores distintos, surpresas que me fazem dizer a vocês que reservem ao menos um dia para não apenas ver Lisboa mas também para saborear! Um passeio que sai daquele tour tradicional! Leve, gosto e cheio de informação! Realmente foi uma feliz surpresa e super indico!

Deixo vocês e fico com a vontade de voltar à Lisboa! Bjocas!

DICA VC: Se você gostou desse Tour ou se interessa por outro tipo de passeio, procura o Paulo, um português arretado e super conhecedor da cidade. Fiquei encantada! Ele, seguramente, te dará todas as opções de passeios de acordo com o seu perfil pelo e-mail  info@morelisbon.com.

LEIA TAMBÉM


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


 

19 Responses
  • Amanda Saviano
    setembro 27, 2017

    Amei seu post, meeeeega completo! E as fotos estão lindas!! Traz à tona a beleza de Portugal!

  • Andrea
    abril 30, 2017

    Nossa… qta gostosura… e esse pastel de belem… afe… “aguei”… bjs.

  • aeaheuahe chocada com cabeça de bacalhau, mas realmente uma coisa que eu nunca vi aheuawhueahue gostei muito de como descreveu a visita, principalmente a parte das comidas!!! achei a entrada da estação de trem fantástica, quantos detalhes!

  • Claudia Bins
    abril 30, 2017

    Ahhhh Lisboa é tudo de bom! Considero um privilégio morar tão pertinho e poder visitar sempre que dá vontade… amei o post e concordo com todas as dicas!

    Clau

  • Fabia Fuzeti
    abril 30, 2017

    Nossa, só tem delícia nesse post. Portugal é um paraíso gastronomico. Como tem coisa gostosa para comer e beber lá! A gente comia 2 pasteis de nata por dia, bolinhos de bacalhau, comia doces conventuais e tomava muito ginjinha! Seu post fez a boca aguar aqui!

  • Pedro Henriques
    abril 30, 2017

    Lisboa é uma cidade que está na moda! Eu estive lá há uns 3 meses e vejo que a nivel de turismo cresceu imenso. Na capital portuguesa não faltam ingredientes para deliciar os viajantes e turistas, abraço desde Braga.

  • Viajante Móvel
    abril 30, 2017

    Que maravilha de tour! Fiquei com vontade de retornar a Portugal só p/ fazer passo a passo esse tour gastronômico delicioso.

  • quartodeviagem
    abril 30, 2017

    Se a cidade já é incrível por si só, imagina com esse tour gastronômico, vontade de voltar a esse país tão lindo e comer vários pastéis de Belém!

  • espiandopelomundo
    abril 29, 2017

    Que delícia voltar à Lisboa com esse tour de fim de tarde! Embora tenha demorado a gostar de Lisboa, depois que a entendi, fiz amizade! rsrsrsrs Em tempo: não tenho maturidade nenhuma para aquela bandeja de pastel de nata! Acho que ninguém conseguiria me tirar dali! Ah! E com muita canela, por favor! 🙂

  • Mirella Matthiesen
    abril 29, 2017

    Que post é esse minha gente!!! AMEI esse tour, fiquei com muita vontade de fazer também …
    A cada foto e descrição, minha fome foi aumentando (risos) e saudade de Lisboa tb.
    bjks

  • rui batista
    abril 29, 2017

    Belo post! A relembrar-me que 300 km de distância desde o Porto são, realmente, coisa pouca 🙂 Felizes todos os afortunados (como eu) que saboreiam diariamente a bela gastronomia portuguesa… Gostei da ‘matéria’ 🙂

  • Keul Fortes Ana Raquel
    abril 29, 2017

    Que delicia de tour. Fiquei com mais vontade de conhecer LIsboa! Vamos combinar uma volta por lá?! Bjo!

  • Edson Jr
    dezembro 20, 2016

    Wow! Um pastel de bacalhau e depois uma giginha com um pastel de nata! Por favor… rs

    Que saudades de Lisboa, cidade e comida maravilhosa, adorei o post.

    • Cris Andrade
      dezembro 20, 2016

      Obrigada Edson! Lisboa realmente roubou meu coração! E o estômago também… hahaha! Bjos!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *