MENU

Search
Close this search box.

TOUR GASTRONÔMICO EM LISBOA: Conhecendo as delícias portuguesas!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Licor de ginja, queijo, pastel de nata, vinho do porto, café, pastelzinho de bacalhau, chazinho, marmelada e cerveja… hummm! 

Tudo isso desfrutando de muita história, arquitetura e ainda descobrindo cantinhos super especiais. Esse foi, definitivamente, o melhor passeio que fizemos em Lisboa. Ah! E coroado com um jantarzinho pra lá de especial!

o que comer em portugal
Praça do Comércio | Foto: Cris Andrade

Um tour gastronômico com uma equipe que tive a felicidade de encontrar, os (agora) amigos da More Lisbon Walking Tour. Tecer elogios pela seriedade e trabalho maravilhoso ficaria redundante, portanto, vamos ao post. Deliciem-se!

PRAÇA DO COMÉRCIO

Tudo começou em um dos lugares mais encantadores de Lisboa, a Praça do Comércio, mais conhecida como Terreiro do Paço. Um lindo dia de céu azul, no qual mal sabíamos que um simples Tour Gastronômico também seria um tour pelas belezas e histórias (e quanta história legal Paulo nos contou!) portuguesas.

Praça do Comércio | Foto: Cris Andrade

1º SABOR: GINJINHA

Devidamente iniciados acerca do passado da praça e todas as transformações subsequentes, seguimos para o nosso primeiro sabor: a famosa Ginjinha! Uma bebidinha bastante consumida em Lisboa. Provamos uma das melhores! 

o que comer em portugal

A ginginha é servida nesses copinhos de chocolate. A única advertência é para não comer o copo antes da segunda dose! Depois pode, rs… A mistura dos sabores é a melhor parte!

o que comer em portugal

ARCO DA AUGUSTA

Seguindo nosso roteiro, entramos pela Rua Augusta, cruzando o famoso arco. Você sabia que é possível subir e ter uma vista maravilhosa da praça e da cidade?! Pois é. Mirante bacana é o que não falta na capital portuguesa! Esse custa 2,50 euros.

tour gastronômico em lisboa

RUA AUGUSTA

A Rua Augusta é bastante movimentada, cheia de lojas, restaurantes, banquinhas e gente por todos os lados! É parada obrigatória para todo turista que vai conhecer a capital. Tivemos até a sorte de encontrar uma Tuna Universitária!

É tanto glamour na Rua Augusta que a gente sequer  lembra que ao longo das pedras portuguesas há vestígios de mais de mil anos de história! E o melhor, que podem ser visitados (visita subterrânea pra lá de interessante)! 

Algumas lojas, inclusive, fizeram a reforma permitindo a visibilidade de alguns trechos. Esse fica na H&M. Para os amantes de história é fascinante!

2º SABOR: PASTEL DE NATA

Mas voltemos à parte mais doce da história e vamos provar o segundo sabor: pastel de nata! Gente! Isso é muito bom! (Apenas a título de desabafo, gostaria de saber se alguém tem maturidade diante dessa delícia! rs…)

dicas para viagem a dois

Eles têm o hábito de por açúcar, canela, depois açúcar, depois canela… enfim… fica bom de todo jeito! Ah! Não esquece de pedir um café para acompanhar!

Clique aqui e acesse todos os posts de Minas Gerais

Outra informação de utilidade pública é que, quem come o pastel de nata também tem que provar o pastel de belém. Conheça aqui a Casa Pastéis de Belém que existe desde 1837!  

Embora o pastel de nata seja vendido como se fosse a mesma coisa, o pastel do belém tem uma receita e um segredo todo especial. Então, faz o tour gastronômico, prova o pastel de nata e depois vai conhecer a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos e aproveita para provar o pastel de belém também! 

ELEVADOR SANTA JUSTA

E assim, com muita tristeza, deixamos a bandeja de pastel e seguimos caminho passando pelo Elevador Santa Justa. Não paramos nessa hora mas a dica é esperar um dia de céu azulzinho e subir antes do fim da tarde. Daí, você pega dois momentos lindos, o dia claro e o entardecer! Tem que subir, viu? 

Clique aqui e acesse todos os posts de Minas Gerais

Seguimos caminhando alguns minutos, ouvindo lindas histórias e enchendo os olhos com a linda arquitetura portuguesa. Ô cidade encantadora! 

3º, 4º E 5º SABORES: VINHO, QUEIJOS E MARMELADA

De repente, já era hora de conhecer (e provar, claro!) o terceiro, quarto e quinto sabores… vinhos, queijos e marmeladas… humm! Vinho do Porto e queijo saboreados com um pouco de boa conversa sobre gastronomia, queijos e vinhos das regiões norte e sul do país.

tour gastronomico em lisboa

Aproveitamos também para saber um pouco sobre bacalhaus (o xodó dos turistas) e o melhor: vimos cabeça de bacalhau! Chocada! Hahaha! (a parte triste é que dei tanta risada que esqueci de fotografar…rs)

PRAÇA DO ROSSIO

Seguindo o passeio pela tarde, ainda na zona baixa da cidade, chegamos a Praça Dom Pedro IV (Praça do Rossio) e ao belíssimo teatro D. Maria II, ambos emoldurados pelas ondas do calçamento português. Familiar não? 🙂

CAFÉ ‘A BRASILEIRA’

Entrando no Chiado e em meio a tantas vitrines modernas fomos encontrar nosso ilustre poeta, que de tão discreto, faz às vezes de cliente do café  ‘A Brasileira’. 

O Café, fundado em 1905, é uma surpresa à parte. Um clássico da cidade! Vale a pena parar um pouco e desfrutá-lo na companhia do poeta.

6º SABOR:

E, depois dessa visita à Fernando Pessoa, passando por onde foram as antigas muralhas, suavizamos o paladar com o sexto sabor em forma de chá. O cenário é uma praça há pouco revitalizada e já apropriada pelos moradores, dando vida ao lugar com aquele clima boêmio…

E assim, entre histórias sobre a antiga muralha, sobre Fernando Pessoa, sobre a vida noturna em Lisboa, seguimos bebendo nosso chá para conhecer os principais restaurantes, e cantinhos escondidos que os portugueses costumam frequentar.

São muitos espaços requintados com fachadas simples e entradas super estreitas. Só com alguém da cidade é que encontramos esses achadinhos, mesmo! Cada um mais lindo que o outro!

tour gastronomico lisboa

Demos uma esticadinha e paramos no estacionamento dos bondes. E veja o milagre, conseguimos a foto ainda sem pichação! Mas será por poucas horas… 🙁

Do ladinho, temos mais um dos mirantes do bairro alto recentemente revitalizado. Uma vista incrível da cidade e do Castelo de São Jorge! Vale a visita durante o dia e durante a noite para ver a versão iluminada e tomar uns drinks antes do jantar!

Não ficamos ali. Optamos por continuar as histórias do bairro alto num antigo convento. Isso mesmo! Um convento construído no século XIII que foi restaurado e transformado numa cervejaria.

7º SABOR:

Sétimo sabor com cerveja local, azulejos charmosos, teto e iluminação dando um show à parte! E detalhe para o garçom a caráter!

8º SABOR:

E entre subidas e descidas, chegamos ao oitavo sabor. O famoso (e delicioso) pastel de bacalhau em uma das casas mais antigas de Lisboa! 

Típico boteco português e todo o charme e beleza da Estação de Trem. Cenário perfeito!

E não acabou! Finalizamos a noite com uma das melhores surpresas! Adentramos em uma fachada simples, em pleno centro da cidade e, sem muita expectativa fomos surpreendidos com nada mais que um antigo palácio com fortes influências árabes!

Decoração impecável, lindos salões, pátios e muito movimento dado pelos restaurantes e bares que aproveitaram cada cantinho do seu espaço!

E assim, coroamos nossa noite com um clássico e delicioso jantar com aquele maravilhoso tempero português e regado a bom vinho!

Enfim, um fim de tarde/noite incrível com muita história, sabores distintos, surpresas que me fazem dizer a vocês que reservem ao menos um dia para não apenas ver Lisboa mas também para saborear! Um passeio que sai daquele tour tradicional! Leve, gosto e cheio de informação! Realmente foi uma feliz surpresa!

Pra finalizar, deixo uma listinha preparada com muito carinho pelo pessoal do Ligados em Viagem, das  “5 melhores comidas de Portugal” e dos cantinhos onde vocês podem prová-las!

DICA VC: Se você gostou desse Tour ou se interessa por outro tipo de passeio, procura o Paulo, um português arretado e super conhecedor da cidade. Fiquei encantada! Ele, seguramente, te dará todas as opções de passeios de acordo com o seu perfil pelo e-mail  info@morelisbon.com.

Atenção! Seguro Viagem Obrigatório!

O Tratado de Schengen, ao qual Portugal é signatário, exige a contratação do seguro viagem para turistas.

Portanto, ao viajar para Portugal, não esqueça de contratar esse item essencial e obrigatório.

Caso deseje orçar os valores na ocasião da sua viagem, clique aqui para orçar com a Real Seguros e, assim, contratar nas melhores condições. 

Onde se hospedar em Lisboa

Os melhores bairros para se hospedar em Lisboa, sobretudo na primeira viagem, é a região da Baixa/Chiado.

Assim, você ficará próximo dos principais pontos turísticos, estação de trem e de metrô. Seguem algumas opções:

Browns Boutique Hotel

Hotel Santa Justa

Hotel Inn Rossio

LV Premier Apartments Chiado- CH

Augusta Boutique House

DICA VC: Mesmo que esses hotéis não atendam ao seu perfil, utilize-os como referência de localização. É só clicar na opção “ver mapa” que aparece ao clicar em qualquer um deles.

Já se estiver buscando por hostels bacanas e bem localizados, sugerimos: Hostels em Lisboa: 7 opções para facilitar sua escolha!

Ou, se preferir, utilize o mapa abaixo para comparar os preços e ter acesso a avaliações de quem já se hospedou.

 

Pensando em fazer um roadtrip em Portugal?

É uma ideia e tanto! Tudo é relativamente perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite.

Se você já tirou esse sonho do papel, informo que a Rentcars oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. Faça uma cotação aqui ou no quadro abaixo.

Bate e volta a partir de Lisboa

Com um pouco mais de tempo na cidade, vale a pena conhecer várias cidades próximas a Lisboa, além de Sintra e Cascais que citamos acima, a exemplo de Aveiro, Coimbra, Fátima, Óbidos.

Para os mais animados, deixamos também uma opção de bate e volta para conhecer a cidade do Porto.

Excursão a Sintra e Cascais + Palácio da Pena

Excursão a Fátima

Excursão a Óbidos e Nazaré

– Excursão de trem a Sintra e Quinta da Regaleira

Excursão a Évora e suas adegas

 

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

20 respostas

  1. Wow! Um pastel de bacalhau e depois uma giginha com um pastel de nata! Por favor… rs

    Que saudades de Lisboa, cidade e comida maravilhosa, adorei o post.

  2. Belo post! A relembrar-me que 300 km de distância desde o Porto são, realmente, coisa pouca 🙂 Felizes todos os afortunados (como eu) que saboreiam diariamente a bela gastronomia portuguesa… Gostei da ‘matéria’ 🙂

  3. Que post é esse minha gente!!! AMEI esse tour, fiquei com muita vontade de fazer também …
    A cada foto e descrição, minha fome foi aumentando (risos) e saudade de Lisboa tb.
    bjks

  4. Que delícia voltar à Lisboa com esse tour de fim de tarde! Embora tenha demorado a gostar de Lisboa, depois que a entendi, fiz amizade! rsrsrsrs Em tempo: não tenho maturidade nenhuma para aquela bandeja de pastel de nata! Acho que ninguém conseguiria me tirar dali! Ah! E com muita canela, por favor! 🙂

  5. Lisboa é uma cidade que está na moda! Eu estive lá há uns 3 meses e vejo que a nivel de turismo cresceu imenso. Na capital portuguesa não faltam ingredientes para deliciar os viajantes e turistas, abraço desde Braga.

  6. Nossa, só tem delícia nesse post. Portugal é um paraíso gastronomico. Como tem coisa gostosa para comer e beber lá! A gente comia 2 pasteis de nata por dia, bolinhos de bacalhau, comia doces conventuais e tomava muito ginjinha! Seu post fez a boca aguar aqui!

  7. Ahhhh Lisboa é tudo de bom! Considero um privilégio morar tão pertinho e poder visitar sempre que dá vontade… amei o post e concordo com todas as dicas!

    Clau

  8. aeaheuahe chocada com cabeça de bacalhau, mas realmente uma coisa que eu nunca vi aheuawhueahue gostei muito de como descreveu a visita, principalmente a parte das comidas!!! achei a entrada da estação de trem fantástica, quantos detalhes!

  9. Amei seu post, meeeeega completo! E as fotos estão lindas!! Traz à tona a beleza de Portugal!

  10. Quantos lugares lindos, quando voltar vou querer ir! Minha passagem por Lisboa foi relâmpago, mas não deixei de comer algumas delícias locais, como bacalhau e o pastel de nata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!