Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O QUE FAZER EM SINTRA, PORTUGAL: Roteiro de um dia!

Atualizado em junho/2018.

A pequena vila, Patrimônio Mundial da Unesco desde 1995, exala simplicidade, monumentalidade e segue encantando viajantes de todas as partes do mundo.

 

Localizada a pouco mais de meia hora da capital portuguesa (veja aqui como chegar a Sintra saindo de Lisboa), Sintra é aquele pedacinho de Portugal que parece ter saído dos contos de fadas.

o que fazer em Sintra

Centro Histórico de Sintra

Para conhecer a cidade, fizemos o famoso bate volta de trem a partir de Lisboa e agora deixamos para vocês as principais dicas de como se deslocar em Sintra, o que fazer em Sintra em um dia, como comprar as entradas de cada atração, além de algumas dicas para economizar.

E, se é sua primeira vez em Lisboa, não deixe de ler o nosso post  LISBOA PARA INICIANTES: O que conhecer na primeira visita!


COMO ANDAR EM SINTRA

O melhor jeito de se locomover em Sintra é com os ônibus da Scotturb. A parada fica bem na saída da estação de trem de Sintra.

As principais linhas são a 434 (Circuito da Pena) e a 435 (Villa Express – 4 palácios), veja os circuitos de cada uma:

Linha 434 | Passa pelo Centro Histórico (onde fica o Palácio Nacional de Sintra) e depois sobe a serra até o Castelo dos Mouros e Palácio Nacional de Pena.

DICA VC1: Essa foi a linha que escolhi para percorrer os principais monumentos da cidade de Sintra e é a linha que você deveria escolher, principalmente se estiver fazendo um bate e volta.

DICA VC2: Deixe o Centro Histórico para o final da sua visita e siga primeiro para a parte mais alta. Uma sugestão é descer no Castelo dos Mouros, depois ir a pé para o Palácio Nacional de Pena (são uns 350 metros). 

Linha 435 | Essa linha não sobe a serra, ficando apenas pela parte baixa. Passa no Centro Histórico, Palácio da Vila, Palácio da Regaleira, Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate.

DICA VC: Eu comprei o bilhete Hop-on Hop-off da linha 434. Atualmente custa € 5,00 € 6,90. Veja aqui os valores atualizados.


O QUE FAZER EM SINTRA EM UM DIA

#1 PALÁCIO NACIONAL DE PENA

O Palácio de Pena é um dos monumentos mais visitados em Sintra. Suas cores e seu ar lúdico deixam os visitantes curiosos para desbravar seu interior e arredores.

o que fazer em Sintra

o que fazer em Sintra

Palácio de Pena no alto da montanha

Garanta seu ingresso sem fila |

PALÁCIO E PARQUE DE PENA
O Palácio Nacional de Pena funciona para visitação das 10h às 18h00 (último bilhete 17h00).

#2 PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA

O Palácio da Vila, como também é conhecido, foi um dos palácios reais portugueses. Nele você vai encontrar exemplares de vários estilos arquitetônicos, como gótico, medieval, renascentista, manuelino e românico.

o que fazer em Sintra

Fachada principal do Palácio Nacional de Sintra

o que fazer em Sintra

Quarto de D. Sebastião com revestimentos do séc. XVI

Ingresso sem fila |

PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA
O Palácio Nacional de Sintra funciona para visitação das 9h 30min às 18h00 (último bilhete 17h00)

#3 CASTELO DOS MOUROS 

Na visita ao Castelo dos Mouros você conjugará o prazer de conhecer um monumento de imenso valor histórico além de ter uma das vistas mais lindas a partir da serra de Sintra. E, apesar de atualmente serem apenas ruínas, podemos ter a clara noção do quanto foi essa fortificação foi relevante durante a ocupação dos Mouros, por volta do século VIII.

o que fazer em Sintra

Castelo dos Mouros

o que fazer em Sintra

Castelo dos Mouros visto do Palácio Nacional

Ingresso sem fila |

CASTELO DOS MOUROS
O Castelo dos Mouros funciona para visitação das 10h às 18h00 (último bilhete 17h00).

#4 CENTRO HISTÓRICO DE SINTRA 

Passear no Centro Histórico de Sintra é uma delícia. Excelente para desfrutar de um almoço ou comer bolinhos de bacalhau acompanhados de uma dose de ginja no copinho de chocolate. 

o que fazer em Sintra

o que fazer em Sintra

o que fazer em Sintra

Bolinho de bacalhau

 

Esses quatro monumentos vão te ‘roubar’ praticamente todo o dia incluindo as paradas para almoço, descanso e alguns drinks, rs… 

Mas, se você ainda tiver mais tempinho, tente incluir na sua lista a Quinta da Regaleira, Palácio de Monserrate e o Palácio de Seteais. Todos acessados com o autocarro nº 435 e tão maravilhosos quanto. 


COMO COMPRAR OS BILHETES EM SINTRA

O ideal é que você compre os bilhetes de forma antecipada para fugir das filas dos guichês e dos monumentos (algumas são enormes, como no Palácio Nacional de Pena).

Contudo, caso deixe para última hora, assim que você desembarcar na Estação Central de Sintra, dirija-se à bilheteria para comprar seus ingressos. 

Eles oferecem alguns combos com um pequeno desconto, contudo, sugerimos que compre no máximo o combo com dois monumentos. Daí, se sobrar tempo e disposição, você compra os demais tickets nas bilheterias que ficam nas entradas de cada monumento.

Sugiro isso, sobretudo para quem vai fazer bate e volta, pois não há devolução dos valores pagos e não usufruídos

o que fazer em Sintra

Estação Central de Sintra

DICA VC: Caso opte por comprar algum combo antecipado, dê preferência ao Palácio de Pena e ao Castelo dos Mouros pois, normalmente, são os mais concorridos.


COMO CHEGAR AO CENTRO HISTÓRICO

A Estação Central de Sintra não fica propriamente no Centro Histórico. Mas, logo na saída há uma parada  de ônibus que leva tanto para o Centrinho quanto para os monumentos. As principais linhas são 434 e 435.  

o que fazer em Sintra

A linha 434 sai da estação de trem, passando pelo Centro Histórico onde fica o Palácio Nacional de Sintra. Na sequência, sobe as colinas até o Palácio de Pena e Castelo dos Mouros. Essa é a linha ideal para quem vai fazer um bate e volta. A passagem custa 5 euros e você paga ao próprio motorista. É uma espécie de ônibus turismo que você pode subir e descer mais de uma vez com o mesmo ticket. 


Atenção! SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO!

Tratado de Schengen (se ainda não sabe o que é, clique aqui), ao qual Portugal é signatário, exige a contratação do seguro viagem para turistas.

Se tiver com um tempinho, clique aqui ou coloque seu destino na caixa abaixo para ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições.

DICA VC: Utilize o  código VIAJANTECOMUM5 e ganhe um desconto de 5% no Seguros Promo


ONDE FICAR EM LISBOA

Se estiver buscando um hostel bacana, não deixe de ler: HOSTELS EM LISBOA: 7 opções legais para facilitar sua escolha! Se estiver buscando hotel, da uma conferida nas sugestões do Booking. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento.

Ou, se preferir, utilize a caixa abaixo e já faça uma simulação para ver as opções, comparar os preços e ter acesso a avaliações de quem já se hospedou.

Mas, se hotel/hostel não é a sua praia, sugerimos que busque um quarto ou apartamento no AirBnb. Cadastre-se aqui e já ganhe um descontão na primeira reserva. Ah! Não esqueça de ler todas as avaliações do imóvel escolhido e do anfitrião.


TOURS PARA SINTRA (+ arredores) SAINDO DE LISBOA

Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
Sintra e Cascais: Tour saindo de Lisboa
Sintra e Cascais: Excursão Particular de 1 Dia
Sintra: excursão de degustação de vinhos, experiência Regaleira e Monserrate
Sintra, Cascais e Palácio de Queluz

E QUE TAL UMA ROAD TRIP POR PORTUGAL?

É uma ideia e tanto! Tudo é relativamento perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite. Se você já tirou esse sonho do papel, informo que a Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículo, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!


+ DICAS DE PORTUGAL

Como chegar a Sintra saindo de Lisboa!
O que fazer em Sintra, Portugal: roteiro de um dia!
Onde se hospedar em Lisboa: We Love F Tourists Hostel!
Tour gastronômico em Lisboa: conhecendo as delícias portuguesas!
Como ir do Aeroporto de Lisboa para o Centro de forma econômica!

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER


Imagem para salvar no Pinterest!


Créditos Foto Capa: Pixabay

signature
22 Comentários
  • Fernanda
    junho 13, 2019

    Roteiro maravilhoso para que só tem um dia em Sintra!

  • Ruthia Portelinha
    junho 11, 2019

    Sintra parece saído de um conto de fadas. Sobretudo quando os palácios se apresentam rodeados de nevoeiro. Saudades dessa cidadezinha!

  • Rui Barbosa Batista
    junho 10, 2019

    Sintra é incrível… um destino imperdível em Portugal. E esses bolinhos de bacalhau estão demasiado apetitosos :))) Voltar a Sintra é sempre um prazer… e também é giro ver a cidade através dos vossos olhos.

  • Andrea
    junho 10, 2019

    Quando fui a Sintra só visitamos o colorido Palácio de Pena, vendo o teu post vejo como faltou coisa.

  • Natalia Itabayana
    junho 10, 2019

    Foi com dor no coração que abri mão de visitar Sintra na viagem à Lisboa, mas por boa causa: não queria fazer uma visita corrida, sem tempo pra apreciar com calma as atrações da cidade. Suas dicas de como chegar e o que visitar em Sintra estão anotadas pra próxima viagem!

    • Viajante Comum
      junho 10, 2019

      Embora tenha doído, foi a melhor decisão. Espero que a próxima experiência seja maravilhosa! 🙂

  • Bruna Odppes
    abril 25, 2019

    Sintra é uma delícia de cidade né? Não fomos no Castelo dos Mouros, mas me apaixonei pelo Palácio Nacional de Sintra e pelo Palácio da Pena. São lugares onde eu passaria horas e horas observando os detalhes.

  • alice maia
    abril 16, 2019

    Que lindo essa castelo e que lindas suas fotos. Parabéns pela matéria!

  • Juliana Moreti
    agosto 2, 2018

    Maravilha de post!
    Eu curti muito a cidade de Sintra, mas nao fiz bate e volta, dormi uma noite em um hostel muito zen, perto da Quinta! Amei!

  • Analuiza
    setembro 29, 2017

    oi Cris… Portugal é sempre uma boa ideia e Sintra ainda mais! Achei essa cidade encantada, mágica! O Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira são meus lugares preferidos. O que dizer do Travesseiro de Sintra?!

    Passei 2 noites na cidade, mas muita coisa ficou por ver como o Palácio de Seteais e claro, experimentar esse bolinho de bacalhau de morrer de vontade só de olhar!!! 🙂 bj

  • Dayana
    fevereiro 6, 2017

    Estou aqui pensando em ir a Portugal. Meu marido é doido para experimentar um desses bolinhos de bacalhau originais, hahaha (e, pela sua foto, ele tem razão de querer!).

    E é tão pertinho de Lisboa, né? Além de barato de chegar. 🙂 Amei a dica!

    • Viajante Comum
      fevereiro 7, 2017

      Portugal é sempre uma excelente ideia! É tanta coisa e tantos lugares que a gente vai embora já programando o retorno! 🙂

  • martachantrips
    fevereiro 5, 2017

    Como amo Sintra, dos lugares mais bonitos e encantados de Portugal ou até mesmo do Mundo 🙂 Falta-me ir a Monserarte e já agora entrar no palacio da pena que ainda não o fiz pois acho super caro e com demasiados turistas, mas um dia tem mesmo de ser.
    Coreccção: esses não se chamam bolinho de bacalhau mas sim pastel de bacalhau 😉 eu sei que no Brasil pastel é outra coisa mas é assim o nome dele mesmo 😉

  • Paula Abud
    fevereiro 5, 2017

    Cada dia fico mais ansiosa pra conhecer Portugal, cada cidade mais linda que a outra! Têm tantas coisas pra se fazer que é difícil incluir tudo num roteiro, adorei o post, obrigada pelas dicas 😀

  • Gê Azevedo
    fevereiro 5, 2017

    Amei. Acho que ano que vem vou conseguir realizar o sonho de conhecer Portugal. Claro que Sintra estará no meu roteiro!

  • Gaby
    fevereiro 4, 2017

    Tenho muita vontade de conhecer Portugal, um dos únicos países da Europa que não conheço.

  • quartodeviagem
    fevereiro 4, 2017

    Sintra, já li tanto sobre esse destino que quero incluí-lo no meu roteiro pra Portugal ainda esse ano, cada vez que leio mais, mais fico com vontade de conhecer.
    Abraços

  • Documentar o Mundo
    fevereiro 4, 2017

    Sintra é dos lugares mais bonitos em Portugal e incontornável para quem visita Lisboa.

  • luakfs
    fevereiro 4, 2017

    Caramba, lembro da primeira vez que fui a Sinta e minha sensação foi justamente essa: entrar em um conto de fadas! A cidade é de uma beleza ímpar!

  • Leo Vidal
    fevereiro 4, 2017

    OI Cris, quando estive em Lisboa fui a Sintra, como todo turista. O Palácio é bem bonito mesmo, mas o centro histórico não cheguei a conhecer, foi uma bate-e-volta bem rápido. Já sei o que incluir na próxima. Beijinhos

  • Rui Baptista
    fevereiro 4, 2017

    Sintra é incomparável… dos lugares mais mágicos de Portugal.

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *