Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Conheça as Casas Cubo de Rotterdam por dentro e por fora!

Rotterdam é, definitivamente, uma cidade de arquitetura ousada e inovadora. E põe inovadora nisso! Caminhar por suas ruas vai te deixar de queixo caído! E as Casas Cubo (Kijk-Kubus) vão te provar isso!

Casas Cubo Rotterdam

HISTÓRIA

As Kubuswoningen (Casas Cubo) foram projetadas por Piet Blom com o apoio do governo municipal da época que queria dar um novo ar à cidade depois das grandes perdas pós bombardeios da 2ª Guerra Mundial. 

Blom tinha a intenção de representar uma floresta ou bosque de  casas. E assim foi. Trinta e oito casas inclinadas, formando o sonhado bosque amarelo. A ideia foi uma evolução das casas anteriormente construídas por Blom, na cidade de Helmond, também na Holanda.

POR FORA

Você vai ficar confuso. Vai olhar, olhar novamente e… vai continuar confuso. Externamente temos a sensação de cubos encaixados só esperando um sopro para se desmontarem.

Casas Cubo Rotterdam

Casas Cubo vistas da Estação Blaak (ao fundo o Edifício- Lápis)

As áreas comuns são bem amplas e com vista para o exterior. Como não é muito grande, é possível explorar tudinho!

DICA VC: A Casa Museu, aberta para visitação, é a de número 70. Custa 3 euros e funciona de 11 as 17. Acredito que se chegar às 11h é mais proveitoso, pois como a casa é pequena, na lotação máxima não é muito legal de circular.

Casa Cubo Rotterdam Holanda

Casa Museu localizada no nº 70

POR DENTRO

A Casa Cubo está totalmente decorada, então é possível visualizar sua utilização na prática. É bem simples mas está com praticamente toda a mobília para que entendamos como seria nosso cotidiano dentro dela (já me imaginei morando!).

E, para quem se interessa por arquitetura, logo na entrada está a planta baixa do projeto.

Casa Cubo Rotterdam 8

O interior é muito mais amplo e utilizável do que imaginamos ao ver do lado de fora. No primeiro pavimento fica sala e cozinha. 

Um quarto, uma bancada e um banheiro se localizam um pouco mais acima.

No andar superior ainda há outra área que funciona como uma espécie de solário e um espaço para mais um ambiente.

Casas Cubo Rotterdam

POSSO ME HOSPEDAR EM UMA CASA-CUBO?

À exceção da Casa-Cubo Museu, a maioria das casas está ocupada por habitações e comércios mas a notícia boa é que um hostel funciona por lá! Então, se você quer viver essa experiência, é só fazer uma reserva no Stayokay Hostel Rotterdam que ocupa algumas das casas. 

DICA VC: Da Praça Comunitária  é possível ver o desenho de uma estrela de seis pontas! 

Casa Cubo Rotterdam

E, depois de dar um nó na cabeça visitando a ‘floresta amarela’, paramos às margens do canal do Porto Velho de Rotterdam para provar uma cerveja com vista para a White House porque, claro, somos filhos de God!

LEIA TAMBÉM

FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | Viajante ComumQuer saber mais sobre nós? Clique aqui!

12 Responses
  • Messias
    junho 23, 2017

    Fui lá em Julho de 2014 e foi sensacional! Peguei um trem e Amsterdam e fiquei a tarde em Rotterdam. Pena que sentei num banco e sem querer e esqueci minha câmera com todas as fotos da cidade. Mas lembro como se fosse hoje. Saudades…

    • Viajante Comum
      junho 23, 2017

      Triste por sua câmera mas bens materiais a gente se esforça e recupera! Agora essas suas memórias aí! Ninguém rouba, não é mesmo?!

  • Dalila Barakat
    março 26, 2017

    Ah muito legal conhecer melhor esse difícil por dentro. Já passei em frente algumas vezes mas nunca tinha entrado.

  • Simone Hara
    março 26, 2017

    Conhecer pessoalmente essas casa está na minha bucket list!
    Adoro arquitetura e desde a primeira vez que ouvi falar dessas casa fiquei fascinada e quero muito visitar a cidade e poder conhecer as casas cubo.

  • Klécia Cassemiro
    março 25, 2017

    Que casinhas mais loucas! Achei super curioso!! Deve ser muito divertido – ou seria pra mim – morar numa casa com essa arquitetura. Agora botei na cabeça que preciso entrar numa dessas! hahahah

  • Oscar Risch - www.viajoteca.com
    março 24, 2017

    Essas casinhas de Roterdãm são muito peculiares. Eu pessoalmente acho que não sei se iria gostar de morar em uma. Apesar de arquitetonicamente ser uma proposta interessante acho que não me acostumaria viver numa casa assim com paredes “inclinadas” Legal conhecer um pouco do interior das mesmas através do seu post 😀

  • Nunca ouvi falar nesse lugar tão lindo! Como pode?
    Adorei o post e quero conhecer.
    Abraços.

  • giselerocha5
    março 24, 2017

    Que bacaba!! Eu só conhecia por fora, mas como são lindas por dentro! Eu me mudaria para a Holanda tranquilamente, não sei se para Rotterdam. Se bem que nesses cubinhos eu moraria feliz da vida.

  • Adriana Mendonca
    março 24, 2017

    Haja arquitetura pra dar conta de fazer um negócio tão doido desses! Só de olhar a vista fica meio confusa hahaha! Achei o máximo!

  • Keul Fortes Ana Raquel
    março 24, 2017

    Gente, sou simplesmente loucaaa de vontade em conhecer Rotterdam. Na última vez que estive em Amsterdam foi por pouco que não vimos essa cidade 🙁 Preciso urgentemente voltar! Acho lindo essa arquitetura moderna deles. Parabéns pelo post !

  • Viajante Móvel
    março 23, 2017

    Achei super diferente! A impressão que tenho é que deve ser bem iluminada, bem clara.E o branco com amarelo da um contraste interessante!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *