Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

De Ouro Preto a Mariana no Trem da Vale!

Na visita a Ouro Preto, além das lindas igrejas da cidade, um outro programa muito procurado é o trecho que nos leva de Ouro Preto a Mariana no Trem da Vale. Atualmente, é um dos passeios mais conhecidos da região.

 

Uma viagem no tempo, percorrendo uma ferrovia que começou a ser construída em 1883 e a bordo de uma locomotiva toda charmosa que foi restaurada especialmente para nos levar pelas paisagens que ligam as duas cidades. 

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Aguardando a abertura do vagão panorâmico. 

SOBRE OS INGRESSOS

Os ingressos podem ser comprados nas estações de trem de Ouro Preto ou Mariana, no edifício da FIEMG que fica na Praça Tiradentes em Ouro Preto ou pela plataforma on line no  site oficial (confira os valores atualizados).

Em qualquer das opções é possível comprar com até 60 dias de antecedência. Adquirimos nossos bilhetes no prédio da FIEMG apenas dois dias antes porque estávamos numa viagem de carro pelo Brasil e ficamos com receio de não conseguir chegar no dia marcado. Demos sorte mas se sua viagem tiver os diazinhos contados, melhor não arriscar.

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Edifício da FIEMG, Praça Tiradentes, Ouro Preto

DICA VC: Na baixa temporada, um domingo por mês, as passagens são vendidas pela metade do preço, independente da categoria. 

QUAL VAGÃO ESCOLHER

Nesse trajeto são oferecidos dois tipos de vagões, o convencional e o panorâmico. A principal diferença entre eles, além do valor, é o tamanho da janela que, no vagão panorâmico, é bem maior. Veja a diferença nas fotos abaixo. 

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Trem da Vale – vagão convencional

de ouro preto a mariana no trem da vale

Trem da Vale – vagão panorâmico

NA ESTAÇÃO

Sugerimos que você chegue à estação ferroviária de Ouro Preto com um pouco de antecedência por dois motivos. Primeiro, porque se trata de um prédio muito bonito, com direito a um coreto na pracinha. Segundo, porque na plataforma de embarque há uma maquete gigante que mostra o percurso entre as duas cidades que vale a pena conferir.

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Estação Ferroviária de Ouro Preto

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Vista aérea da estação de trem de Mariana (maquete)

 | LEIA AQUI OUTROS POSTS SOBRE MINAS GERAIS |

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Vista aérea da estação de Ouro Preto (maquete)

A VIAGEM

O percurso entre as duas cidades dura cerca de uma hora. Uma viagem tranquila, com paisagens bucólicas, vilas e túneis que dividem a atenção com a música ambiente e a narração da história de alguns lugares pelos quais passamos. 

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Cachoeira do Bigode Chinês

DICA VC: Para ficar do lado das melhores paisagens (cachoeira do Bigode Chinês, a Mina de Passagem etc. ), opte pelo lado direito do vagão, no sentido Ouro Preto/Mariana. 

O QUE CONHECER EM MARIANA

Chegando ao destino,  aproveite para explorar Mariana, a primeira vila e capital de Minas Gerais. Conheça as igrejas gêmeas, a antiga Praça da Independência e, se Ouro Preto não tiver roubado todas as suas forças no sobe e desce, dê uma esticadinha até a Igreja dos Clérigos, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade. 

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Igrejas gêmeas de Mariana

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Antiga Praça da Independência, atual Praça Gomes Freire, em Mariana

De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale

Igreja dos Clérigos em Mariana

Roteiro pelas 10 igrejas mais bonitas de Ouro Preto e Mariana!


FUNCIONAMENTO

O passeio de Ouro Preto a Mariana no Trem da Vale funciona de sexta a domingo e feriados.


COMO ECONOMIZAR

Se o orçamento estiver limitado, a dica é comprar apenas o trecho de ida e voltar para Ouro Preto de ônibus urbano, pela empresa Transcotta. Custa menos de cinco reais. 

DICA VC: Optando voltar de ônibus urbano, sugerimos que espere na parada localizada na frente da estação de trem de Mariana, assim você terá mais chances de fazer o trajeto sentado.


AVALIAÇÃO

Um passeio super tranquilo e bucólico. Ideal para alternar com os dias nos quais você andou muito por Ouro Preto ou se estiver com crianças. 


TREM DA VALE DE VITÓRIA A BELO HORIZONTE

Há outro percurso muito famoso realizado pela Vale, o trajeto Vitória/Belo Horizonte. O Blog Vou na Janela fez o passeio e contou tudinho aqui pra gente!


Esse post, além de fazer parte da série de publicações sobre a nossa road trip pelo Brasil, também faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema é Viagens de Trem pelo Mundo (#viajardetrem). Você precisa conferir porque tem muita coisa bacana! Dá uma olhada!

Ligado em Viagem | Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas
Vem que te Conto! | Viagem de trem do Vale Sagrado para Machu Picchu pela Inca Rail
Gastando Sola Mundo Afora | De São João Del Rey a Tiradentes de Maria Fumaça, um passeio a moda antiga – Tiradentes – MG 
AzWanderlust | Viagem de trem pela Europa: como comprar passagens baratas
Viajonários – Dicas para viajar de trem pela Inglaterra
Espiando Pelo Mundo – Viajando de trem por algumas cidades do mundo
Destinos por onde andei… | Minhas viagens de trem na Europa
Viajento | Suíça – Perguntas frequentes sobre viagens de trem pelo país 
Cantinho de Ná | Como é viajar de trem pela Espanha 
Apure Guria – Trens panorâmicos na Suíça e trajetos incríveis

+ SOBRE MINAS GERAIS

Belo Horizonte |

Inhotim |

Estrada Real |

Sete Lagoas |


PLANEJE SUA VIAGEM A OURO PRETO!

Buscando hospedagem? Há muitas opções de hospedagem em Ouro Preto. Decidimos, durante nossa road trip por Minas Gerais, ficar em dois hostels. Um dia ficamos no É Hostel e outros dois dias no Hostel Imperial. Ideais para quem busca hospedagem boa, barata e com excelente localização! Mas, para quem busca um pouco mais de requinte, há outras excelentes opções no Booking sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Pesquise aqui!

Pretende alugar um carro? Ter percorrido Minas Gerais de carro foi uma experiência maravilhosa que indico de olhos fechados! A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!

Multi Trip

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo sobre o Brasil e não paga nada a mais por isso!


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER

Imagem para salvar no Pinterest!


Capa meramente ilustrativa (Créditos Foto: Pixabay)

12 Responses
  • Viviane Carneiro
    outubro 31, 2017

    Nossa… esse passeio deve ser muito bacana! Adorei o post e as dicas e deu muita vontade de fazer esse passeio. Na próxima vez quero fazer. Bjs

  • Cynara Vianna
    outubro 27, 2017

    Fiquei bem feliz em ver que aqui no Brasil as viagens de trem estão entrando na rotina dos viajantes. Nunca andei num trem aqui acredita? Mas com certeza quem for à MG isso vai mudar.

  • Analuiza
    outubro 22, 2017

    Olá… que delícia de passeio! O trem como cara de antigo é atraente e bonito. Pelas fotos o vagão panorâmico parece mesmo valer bem mais à pena. O percurso é muito bonito e acho que gostaria muito de fazer este belo passeio.

    Com certeza eu daria uma chance a Mariana! 🙂 bj

  • Flávia Donohoe
    outubro 10, 2017

    Eu fiz esse passeio em 2007, quanto tempo! Fui com vários amigos da faculdade, e adorei também as cidades de Ouro Preto e Mariana!

  • Ana Zacchello
    outubro 2, 2017

    Amo arquitetura e história e morro de vontade de conhecer Ouro Preto. Saber que é possível fazer essa viagem entre essas lindas cidades de trem me deixou ainda mais empolgada! Excelente post!

  • Rayane
    setembro 30, 2017

    Cris, que dica top!
    Conheço as duas cidades, mas nunca fiz a viagem de trem. Deve ser demais!
    Fiquei na dúvida sobre qual vagão escolher. Pelas fotos, as janelas do vagão convencional não são tão pequenininhas assim… A diferença do valor de um para outro é enorme!
    Amei o post e já quero voltar para Minas e fazer esse passeio.

    • Viajante Comum
      setembro 30, 2017

      Oi, Ray! Minas é apaixonante! A foto engana um pouco mas faz muiiitaa diferença sim! Foi ótimo e ainda economizei porque estava com minha carteira de estudante e paguei meia! Fica a dica para os estudantes de plantão! Beijos! 🙂

  • Gisele Prosdocimi
    setembro 30, 2017

    Que post mais gracioso, que vontade de comprar logo uma passagem e saborear este percurso entre Ouro Preto e Marina.
    Adorei o relato e as fotos sensacionais, belíssimo post!
    Quantas maravilhas nosso país tem para nos mostrar e seus olhos souberam captar com muita competência, aliás, a primeira foto é linda demais.

  • Viajento
    setembro 29, 2017

    Já fui às duas cidades, principalmente Ouro Preto, que visitei diversas vezes. Por incrível que pareça, ainda não fiz essa viagem de trem. Adorei a dica do melhor lado do vagão para ver os pontos mais interessantes. Com certeza irei lembrar disso quando for fazer o passeio!

  • Paulo Cattelan
    setembro 29, 2017

    Faz tempo que este passeio está na minha lista e agora, depois de ler o post, a vontade só aumentou!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *