Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O QUE FAZER NA PRAIA DO FORTE: 5 dicas para aproveitar o paraíso baiano!

Localizada no município de São João da Mata, a Praia do Forte é um dos grandes atrativos do litoral norte da Bahia.

 

A apenas 80 km da capital Salvador (partindo direto do aeroporto, pouco mais de 50 km), a vila é refúgio de baianos e turistas de todas as partes do Brasil. 

Mas o que fazer na Praia do Forte além de praia, sombra e água fresca? Isso é o que a gente vai te contar, agorinha! 


#1 VISITAR O CASTELO GARCIA D’ÁVILA

o que fazer na Praia do Forte

Vista interna das ruínas do Castelo Garcia D’Ávila

Construído no século XVI a mando de Garcia D’Ávila e Francisco Dias D’Ávila, é considerado a primeira grande construção portuguesa no Brasil. E, ao que parece, a vila começou a se expandir a partir dos arredores do castelo.

o que fazer na Praia do Forte

Vista externa das ruínas do Castelo Garcia D’Ávila

o que fazer na Praia do Forte


#2 PASSEAR NA VILA

De dia ou à noite, passear na Vila é sempre uma delícia. Uma mistura de cenário de praia com cidadezinha do interior e um tanto de ares modernos.

o que fazer na Praia do Forte

Capelinha da Praia do Forte

Restaurantes rústicos e lojinhas charmosas são sempre um convite para fazer umas comprinhas, comer a famosa tapioca, tomar um café ou comer um camarãozinho… o importante é desbravar! o que fazer na Praia do Forte

o que fazer na Praia do Forte


#3 PROJETO TAMAR

O Projeto Tamar da Praia do Forte é um dos cantinhos que não poderia faltar. O espaço oferece uma experiência bacana tanto para adultos quanto para crianças.

Inclusive, é nesse trecho do litoral norte da Bahia onde ocorre a maior parte das desovas, principalmente das tartarugas Cabeçudas e tartarugas Pente (a diferença você também aprende na visita guiada).

o que fazer na Praia do Forte

Tartaruga Cabeçuda moradora do Projeto Tamar


#4 CONHECER A RESERVA SAPIRANGA

Porque nem só de mar vive a Praia do Forte! A Reserva Sapiranga é uma área gigante de Mata Atlântica que merece ser explorada. Normalmente os turistas alugam bike ou quadriciclo (minha opção) para desbravar a região. Há, inclusive, passeios guiados.

o que fazer na Praia do Forte

Reserva Sapiranga

Não deixe de parar no rio Pojuca para dar uma volta de caiaque ou se jogar numa tirolesa até o outro lado do rio. A Reserva Sapiranga é um pedacinho mais que especial da Praia do Forte.

o que fazer na Praia do Forte

Rio Pojuca na Reserva Sapiranga


#5 PRAIAS

Clarooooo! Ir para o Nordeste e não se jogar no mar é quase um pecado. Águas  mornas e cristalinas  para banho, mergulho, snorkel e passeio de lancha. Tudo de bom! 

As principais praias da região são: Praia do Portinho, Praia do Portinho de Baixo, Praia da Barrinha, Praia do Chapéu, Praia do Lord e Praia das Piscinas Naturais de Papa Gente.

o que fazer na Praia do Forte

Praia do Portinho

E, sobrando um tempinho, ainda vale conhecer o Instituto Jubarte, sobretudo se for época de avistar baleias! Viu só quanto programa bacana? Considere uma esticadinha até a Praia do Forte na sua próxima ida a Salvador.


VALE A PENA ALUGAR UM CARRO

Rodar de carro pelo litoral da Bahia é uma delícia e, considerando a proximidade da Praia do Forte, vale muito a pena alugar um carro. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Se tiver com um tempinho, aproveite e faça uma cotação aqui!


ONDE SE HOSPEDAR NA PRAIA FORTE

Embora pequena, a Vila possui muitas opções de hospedagens. Das mais luxuosas como o Tivoli Ecoresort Praia do ForteIberostar Bahia-All Inclusive e Iberostar Praia do Forte até hostels mais em conta como o Praia do Forte Hostel. Faz uma pesquisa na caixa abaixo para encontrar algo que combine com o seu perfil. 

+ DA BAHIA


+ PRAIAS DO BRASIL

Maragogi | Jericoacoara | Maceió | Pipa |


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER


Imagem para salvar no Pinterest!

2 Responses
  • Pousada Tatuapara
    julho 1, 2018

    Excelente post!! muito completo e com fotos incríveis!

  • Klécia
    novembro 2, 2017

    Eu adorei conhecer a Praia do Forte! Achei a vila muito bem estruturada, e o Castelo Garcia Davila é cheio de história pra contar! E aquela praia, gente? As piscinas naturais são lindas!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *