Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

As principais igrejas do Centro Histórico de Olinda!

A cidade que embala os dias de carnaval ao som de frevos inesquecíveis também carrega a marca de momentos importantes da história do nosso país.

 

Dona do título de Patrimônio Cultural concedido pela Unesco em 1982, Olinda mantém em seus largos e ladeiras, igrejas que são verdadeiras relíquias. Muitas delas, inclusive, alvo de saques e incêndios provocados pelos holandeses, sobretudo no século XVII. 

Deixo aqui para vocês as mais emblemáticas (com um breve resumo) e que, certamente, merecem sua visita. Vamos descobrir um pouco mais do nosso Brasil!

 

DICA VC: Caso deseje contratar o CITY TOUR – RECIFE/OLINDA (com saída de Recife), deixo como sugestão a empresa Luck Receptivo. Clique no link para ver valores e as condições de pagamento. E, contratando online, você consegue facilidade de pagamento e, a depender da época, até descontinhos!

 

 

#1 IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO

Em estilo rococó, a Igreja de São Sebastião foi construída em 1686, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas devido a uma epidemia de cólera que atingiu Olinda e outras cidades do Brasil.

igrejas de olinda

Igreja de São Sebastião | Foto: Cris Andrade

 

#2 PARÓQUIA DO CARMO

A Igreja do Carmo foi a primeira igreja da Ordem das Carmelitas construída na América Latina.

Um fato interessante é que essa igreja possuía o maior sino da cidade mas, por volta de 1630, os holandeses o retiraram pra transformar em armamento para as tropas.

igrejas de olinda

passeios arredores de recife

Igreja do Carmo, Olinda | Foto: Cris Andrade

 

+ Roteiro pelas 10 igrejas mais bonitas de Ouro Preto e Mariana!

 

#3 BASÍLICA E MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Em estilo barroco (nova construção após a invasão holandesa), é uma das construções mais lindas da cidade.

A talha dourada do Altar-Mor é incrível. Você precisa vê-la de pertinho! Demos a sorte de chegar na hora do cântico do ofício divino (gregoriano).

igrejas de olinda

 

#4 IGREJA NOSSA SENHORA DO AMPARO

Está localizada no Largo do Amparo, logo após o Restaurante Beijupirá. A original foi construída em 1613 mas devido ao incêndio provocado pelos holandeses, também precisou ser reconstruída.

igrejas de olinda

Igreja Nossa Senhora do Carmo | Foto: Cris Andrade

Vale passar pela lateral da igreja onde está um lindo casario e, mais adiante, a  famosa Bodega de Veio.

igrejas de olinda

 

#5 CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

O Convento de São Francisco é a primeira sede franciscana no Brasil. Vale visitar para conhecer os painéis de azulejos portugueses que retratam momentos da vida de Francisco de Assis.

igrejas de olinda

Vista do Convento a partir do Cruzeiro construído em pedras retiradas dos arrecifes | Foto: Cris Andrade

igrejas de olinda

 

+ Minas Gerais: De Ouro Preto a Mariana de trem!

 

#6 CATEDRAL DA SÉ 

A Igreja de São Salvador do Mundo está localizada no Largo da Sé, de onde podemos ter uma vista espetacular do mar e da cidade de Recife. Também sofreu com o incêndio holandês e serviu, inclusive, como templo calvinista durante a invasão.

igrejas de olinda

igrejas de olinda

 

#7 IGREJA DA MISERICÓRDIA

Fica bem na Ladeira da Misericórdia, uma das mais íngremes da cidade. Foi construída pela coroa portuguesa mas também foi incendiada pelos holandeses. 

IGREJAS DE OLINDA

A subida é longa mas é super recompensada essa vista do mar!

igrejas de olinda

Vista do alto da Sé | Foto: Cris Andrade

 

E, pra deixar sua visita ainda mais completa, não deixe de ler nosso roteiro de um dia por Olinda! Preparamos aquele roteiro delicioso, passo a passo, para imprimir ou levar no celular! 

DICA VC: Para mais detalhes sobre a história das igrejas, além de telefones de contato ou para saber se a visitação está suspensa, consulte o site oficial da Prefeitura de Olinda. 


ONDE SE HOSPEDAR EM OLINDA E RECIFE

Em Olinda | Normalmente as pessoas não se hospedam em Olinda. Ficam em Recife e escolhem um dia pra fazer um bate e volta. Mas, se é seu desejo dormir por lá uma noite pra curtir um pouco mais, há algumas opções de hospedagem: Suite Jardim Beira Mar, Hotel Costeiro, Hotel Sete ColinasCama e Café Casa de Campo OlindaPousada do Amparo.

Hotel Sete Colinas | Foto Divulgação

Em Recife| Em Boa Viagem, temos várias opções como o Hotel Atlante Plaza, Park Hotel, Hotel Vila Rica Recife e o Mar Hotel Conventions.

onde ficar em recife

Hotel Vila Rica Recife | Foto Divulgação

Ou, se preferir, utilize a caixa abaixo para fazer uma simulação e ver as opções, comparar os preços e ter acesso às avaliações de quem já se hospedou.

+ DICAS DE PERNAMBUCO

O que fazer em Olinda: roteiro de um dia!
Circuito Fotográfico em Pernambuco: arte de rua em Olinda!
Maracaípe: paraíso ao lado de Porto de Galinhas!
Pontal do Cupe: piscinas naturais a 5km de Porto de Galinhas!

VALE A PENA ALUGAR UM CARRO

Eu sempre indico aluguel de carro tanto em Alagoas quanto em Pernambuco, sobretudo para quem vai fazer um roteiro pelos dois estados. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar tão cedo para ir para os passeios.

Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.


QUAL EMPRESA CONTRATAR

Se você optou por não alugar um carro ou contratar um privativo, deixo como sugestão para fazer passeios a partir de Recife, a Luck Receptivo, uma empresa séria, confiável e com tempo de mercado. Além disso, contratando online, você consegue facilidade de pagamento e, a partir de três passeios, há política de descontos!passeios em recife

Ela oferece a maioria dos passeios a partir de Recife, como também trabalha com passeios a partir de MaceióPorto de GalinhasJoão PessoaSalvadorNatalPipa e até Fernando de Noronha.


Imagem para salvar no seu Pinterest!


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER


Foto Capa | Cris Andrade

signature
8 Comentários
  • Dhebora Sancho
    janeiro 31, 2018

    Que post lindo! Conhecer essas igrejas deve dar uma sensação de voltar no tempo, né? Adorei o post!

  • Viviane Carneiro
    janeiro 29, 2018

    Adorei o post e as fotos maravilhosas! Eu amo visitar igrejas e as do Brasil são linda e repleta de história. Já quero visitar todas essas.

  • NiKi Verdot
    janeiro 29, 2018

    Uma mais linda que a outra! Ainda não conheço Olinda, mas deve ser uma cidade muito bonita e interessante mesmo. Qualquer dia espero ter a oportunidade de conhecer todas estas igrejas! 😉

  • Fabiana Garbelotto
    janeiro 29, 2018

    Adorei a matéria. Nunca fui para Olinda, mas está na minha listinha deste ano. Tenho certeza que esse conteúdo vai ajudar muito!

  • Ruthia
    janeiro 19, 2018

    Portugueses e holandeses andaram em guerrinhas não apenas no Brasil, mas também em Angola. E havia fanatismo religioso nas duas partes, com tristes consequências para o património. Ainda assim conseguiram recuperar as igrejas e a cidade tem hoje um lindo conjunto arquitectónico. Um dia vou conhecer.
    Abraço desde Portugal

  • Lulu Freitas
    janeiro 19, 2018

    Lindo post! Fotos belíssimas! Só passei um dia em Olinda e não tive oportunidade de conhecer as igrejas em detalhes. Me deu mais vontade ainda de voltar com calma para curtir a cidade. Parabéns!

  • Jair Prandi
    janeiro 19, 2018

    Estive em Olinda de passagem durante uma road trip por Alagoas e Pernambuco. Visitei apenas o Alto da Sé e passei por algumas igrejas, muito bonito!

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *