Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

LISBOA PARA INICIANTES: o que conhecer na primeira visita!

Foto Capa: Pixabay

Quando o assunto é Lisboa a empolgação é grande. A capital portuguesa é uma das cidades europeias a qual mais me afeiçoei. E olha que já conheci várias delas! Mas, sem dúvida, Lisboa tem um sabor especial.

Como ir do Aeroporto de Lisboa para o Centro de forma econômica!

O idioma, a gastronomia e o calor com que os portugueses nos recebem são algumas das delícias que a cidade nos proporciona. Mas, não é só isso. Então, preparei uma listinha com dicas do que conhecer em Lisboa, sobretudo se é sua primeira visita. E, ouso dizer que você vai amar!

DICA VC: Para cumprir toda a listinha, sem correria, você necessitará de uns três dias inteiros, pelo menos.


#1 PASSEAR NO TERREIRO DO PAÇO (e subir no Arco da Augusta)

A Praça do Comércio (antigo Terreiro do Paço), inevitavelmente,  vai estar presente em praticamente todos os dias em que você estiver por Lisboa.

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Praça do Comércio

De um lado o Rio Tejo, do outro o Arco da Augusta e, nas outras margens, edifícios que já foram ocupados pelo Rei Dom Manuel I até o trágico terremoto de 1755. 

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Arco da Augusta e Estátua de D. José I no Terreiro do Paço (Praça do Comércio)

Caminhar sem compromisso, fotografar e curtir o final da tarde às margens do rio, de onde dá pra avistar a Ponte 25 de Abril e a escultura  Cristo-Rei, serão aqueles programinhas deliciosos e  o melhor, 0800 (a gente adora!).  

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Tá vendo o cidadão lá em cima?

E, para fechar com chave de ouro, vale subir no Arco da Augusta (sabia que é possível?!) para ter uma vista pra lá de privilegiada.

Pixabay

DICA VC: Não deixe de visitar o Café e Restaurante Martinho da Arcada, um dos cantinhos da cidade que Fernando Pessoa e Saramago costumavam frequentar. Olhando pro arco, é só caminhar para a direita.


#2 ANDAR DE ELÉTRICO

Os elétricos fazem parte da paisagem clássica de Lisboa e do dia a dia do cidadão lisboeta. 

Elétrico 28 (Pixabay)

A bordo do bondinho, você poderá conhecer vários cantinhos da cidade. As linhas mais famosas, turisticamente falando, são a 28 (que corta a cidade) e a 15 (que leva até Belém).

Pixabay

DICA VC: Apesar do elétricos serem lindos, aí mesmo acaba o glamour. Estão lotados quase 100% do tempo (por turistas e locais). Então, tente escolher horários um pouco mais alternativos para conseguir, ao menos, ir sentado. O 28 é uma excelente opção. Fique na janelinha e admire o trajeto. É lindo!


#3 PASSAR UMA TARDE NO BAIRRO BELÉM (e claro, provar os famosos pastéis!)

Belém é um dos bairros mais legais de Lisboa. 

Pixabay

Lá estão localizados alguns dos principais monumentos da cidade, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos, e a famosa Pastelaria de Belém. Dá pra passar uma tarde inteira curtindo por lá.

O que fazer em lisboa na primeira visita

Mosteiro dos Jerônimos ao fundo dos Jardins da Praça do Império

O que fazer em lisboa na primeira visita

Padrão do Descobrimento

Torre de Belém (Pixabay)

O que fazer em lisboa na primeira visita

Pastéis de Belém – Pastelaria Belém


#4 PROVAR OS MELHORES PASTÉIS DE NATA DA CIDADE

Depois de provar os famosos e autênticos pastéis de Belém, suponho que você ficará um tanto viciado (experiência própria!). Então, caso seu estoque de Pastel de Belém acabe (sim, você fará um estoque), mate a saudade provando alguns dos melhores pastéis de nata da cidade.

Sugerimos os fabricados na Manteigaria, Fábrica da Nata, Aloma, Casa do Pastel de Nata, Mercado do Peixe e Pastelaria Alcôa. Anote esses nomes!

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Pastel de nata da Fábrica da Nata

DICA VC: Se quiser saber um pouco mais sobre as delícias portuguesas, não deixe de ler 10 Pratos para provar em Portugal, escrito pelo Blog Contando Destinos.


#5 VISITAR O CASTELO DE SÃO JORGE

Construído pelos muçulmanos, ainda no séc. XI, o Castelo de São Jorge é um dos passeios mais lindos de Lisboa. Isso sem contar na visão super privilegiada que se tem lá do alto. (Para preços e horários, clique aqui!)

 

O que fazer em lisboa na primeira visita

O que fazer em lisboa na primeira visita

DICA VC: Na ida ou na volta, aproveite para passar no famoso mural “Fado Vadio”. Fica no bairro da Mouraria, nas escadinhas de São Cristovão. 

O que fazer em lisboa na primeira visitaO que fazer em lisboa na primeira visita


#6 CONHECER A CERVEJARIA DOS MONGES

Estamos falando da Cervejaria Trindade, localizada num antigo convento e que já faz parte do roteiro cervejeiro da cidade. Chegue um pouco antes e ande por todos os cômodos para ver de pertinho os painéis de azulejos. E, claro, não deixe de tirar uma foto com o garçom vestido de monge!

O que fazer em lisboa na primeira visita

Percebam as vestes do garçom

O que fazer em lisboa na primeira visita

DICA VC: Fique de olho se na ocasião da sua viagem estará havendo na Choperia o evento “Fado no Convento”. Assim, você mata dois coelhos num passeio só!


#7 PASSEAR NA PRAÇA DO ROSSIO

Não só na Praça do Rossio mas nos arredores, explorando lugares como o Teatro D. Maria II, a lindíssima Estação do Rossio, a Praça da Figueira e o Armazém do Chiado.

o que fazer em lisboa na primeira visita

Teatro D. Maria II – Praça do Rossio

Detalhe da Fonte – Praça do Rossio

O que fazer em lisboa na primeira visita

Casario que margeia a Praça do Rossio


#8 EXPLORAR OS VÁRIOS MIRANTES (os famosos miradouros!)

Ver Lisboa do alto é aquele programa clichê que temos que fazer sempre! 

o que fazer em lisboa na primeira vez

O bairro Alfama é um prato cheio mas temos miradores por todos os lados, como o Miradouro São Pedro de Alcântara, que fica no topo do Elevador da Glória, o Miradouro do Castelo de São Jorge, entre tantos outros. Vá a quantos puder porque é uma vista incansável!


#9 SUBIR NO ALTO DO ELEVADOR SANTA JUSTA 

Passeio clássico para quem está em Lisboa é subir no elevador em estilo neogótico, que é monumento nacional. 

o que fazer em lisboa na primeira visita

Elevador Santa Justa entre o casario português

Mas, se a fila estiver grande, o que é habitual (pode demorar até mais de uma hora), basta ir até o Convento do Carmo (dica #11) e, pela parte de trás, chegar à rampa de acesso às escadas que levam ao mirante. 

Nesse caso, ao invés de pagar 5,15 euros, você pagará apenas 1,50 euros para chegar até a parte mais alta (por esse acesso você chegará ao mirante, economizará dinheiro e tempo de fila mas não terá acesso à parte interna do elevador, claro). A vista é incrível! Lisboa em 360 graus!

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Vista do Arco da Augusta e Rio Tejo

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Vista do casario e Castelo de São Jorge

DICA VC: Suba no final da tarde para ver o pôr do sol e aproveite para no jantar no Restaurante Grelha do Carmo. Um típico restaurante português com uma cozinha maravilhosa. Indico o Polvo a Lagareiro e o Misto de Frutos do Mar. Maravilhosos!


#10 FOTOGRAFAR COM O POETA

Claro né, gente! É clichê mas é aquela lembrança que todo viajante quer levar pra casa. Um abraço no mestre Fernando Pessoa que fica na frente do Café A Brasileira.

o que fazer em lisboa na primeira visita

Obra do escultor Lagoa Henriques

DICA VC: Não deixe de entrar no Café. É uma construção lindíssima de 1905 onde se reuniam artistas e escritores da época, sobretudo da vanguarda modernista. E, depois, aproveite para dar uma esticadinha até a Praça Luís de Camões.


#11 VISITAR AS RUÍNAS DO CONVENTO DO CARMO

Conhecer as ruínas do Convento do Carmo é mergulhar num dos momentos mais tristes da história de Lisboa, o terremoto de 1755.

E, não bastasse o terremoto, a estrutura foi praticamente destruída por conta do incêndio que ocorreu na sequência.

Pixabay

o que fazer em lisboa na primeira visita

Fachada externa lateral Convento do Carmo

A obra iniciou no século XIV e a conclusão, provavelmente, em 1423, data em que o Mosteiro foi doado à Ordem do Carmo por D. Nuno Álvares Pereira, o idealizador. As ruínas ficam no Largo do Carmo e a visita custa 4 euros. Não deixe de ir! É lindíssimo!

o que fazer em lisboa na primeira visita

 

DICA VC1: Não esqueça de se informar sobre eventuais eventos que possam estar ocorrendo nas ruínas para sua experiência ficar mais completa. 

DICA VC2: Dá pra combinar a visita ao Convento do Carmo com a subida no mirante do Elevador Santa Justa que fica na parte de trás (como comentamos na dica #9).


#12 ALMOÇAR OU JANTAR NO MERCADO DA RIBEIRA

O antigo Mercado da Ribeira abriu espaço para a marca Time Out Market, passando a funcionar como um mercado gourmet a preços acessíveis. A proposta reuniu vários chefs renomados que disponibilizam algumas criações pessoais de pratos clássicos ou não. Provamos vários e gostamos bastante. São 10 mil metros quadrados com comida e bebida para todos os gostos.

Escolher não é fácil. Mas, certamente, a escolha será certa! É tudo muito gostoso. Abaixo, o bacalhau que escolhemos em um dos dias.

DICA VC: Como são muitas opções, tanto de bons chefs quanto de cardápio, sugiro que compre uma taça de alguma bebida e vá curtindo enquanto circula para escolher seu prato com calma. Afinal, desfrutar 100% do tempo, quando se está em Lisboa, é de lei!


#13 VISITAR A CATEDRAL DA SÉ

A Igreja de Santa Maria Maior, a Sé, é uma construção do séc. XII, que merece sua visita tanto pela sua história, já que foi construída na ocasião da reconquista, quanto pela sua beleza, sobretudo interna.

DICA VC: O elétrico 28 para bem na frente mas, se você estiver hospedado na área central dá pra ir caminhando tranquilamente.

Hostels em Lisboa: 7 opções legais para facilitar sua escolha!

Pixabay

#14 FAZER O BATE E VOLTA ATÉ SINTRA

Mas você começou dizendo que eram dicas para ‘iniciantes’ na capital portuguesa e já está mandando a gente ir para outra cidade? Sim, meu caro leitor! Sintra faz parte dessa inicialização. Pode ir na fé, você não vai se arrepender. Pertinho de Lisboa e simplesmente encantadora!

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Centro Histórico de Sintra

Como chegar a Sintra saindo de Lisboa!

o que fazer em Lisboa na primeira visita

Palácio Nacional da Pena

O que fazer em Sintra, Portugal: roteiro de um dia!

Terminamos aqui nossa listinha Lisboa para Iniciantes! Aproveitem bastante, porque a cidade é encantadora. Beijos! Cris!


Atenção! SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO!

Tratado de Schengen (se ainda não sabe o que é, clique aqui), ao qual Portugal é signatário, exige a contratação do seguro viagem para turistas.

Se tiver com um tempinho, clique aqui ou coloque seu destino na caixa abaixo para ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições.

DICA VC: O Blog Viajante Comum está disponibilizando um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5.


ONDE SE HOSPEDAR EM LISBOA?

Há excelentes opções no Booking sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento, na sua maioria. Veja aqui as sugestões do site.

Se estiver buscando por hostels bacanas e bem localizados, sugerimos que leia a seleção que preparamos: Hostels em Lisboa: 7 opções legais para facilitar sua escolha!

Ou, se preferir, utilize a caixa abaixo e já faça uma simulação para ver as opções, comparar os preços e ter acesso a avaliações de quem já se hospedou.

Mas, se hotel/hostel não é a sua praia, sugerimos que busque um quarto ou apartamento no AirBnb. Cadastre-se aqui e já ganhe um descontão na primeira reserva. Ah! Não esqueça de ler todas as avaliações sobre o imóvel escolhido e sobre o anfitrião.

COMPRE AQUI SEUS PASSEIOS EM LISBOA!

PENSANDO EM FAZER UMA ROAD TRIP POR PORTUGAL?

É uma ideia e tanto! Tudo é relativamento perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite. Se você já tirou esse sonho do papel, informo que a Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

 ROTEIROS PERSONALIZADOS

Se você é mais metódico e quer fazer um roteiro personalizado para poder explorar cada cantinho, indicamos os serviços da brasileira Ana Carolina, que vive em Portugal. Super profissional! 

TOURS GUIADOS

Se existe uma pessoa que faz um tour guiado pra ninguém botar defeito, essa pessoa é o Paulo da More Lisbon Walking Tour. Fiz dois tours como ele, sendo que um deles foi o gastronômico (conto aqui!). Ambos foram perfeitos!


+ DE PORTUGAL

Lisboa |

Sintra |

E se também estiver buscando dicas sobre a Espanha…

Segovia | Barcelona | Valencia | 

Madrid | Cadiz | Cordoba | Alicante

*Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda na manutenção do Blog Viajante Comum e não paga nem um centavo a mais por isso! ?


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER

 Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou dessa publicação? Salve no Pinterest para consultar depois!

21 Responses
  • Andrea
    junho 4, 2018

    Ai que delícia ler seu post, que me levou diretamente para Lisboa, cidade linda, gostosa e com uma gastronomia a preço bom, diferente de outros lugares da europa.

  • Gisele Teixeira
    junho 2, 2018

    Estive em Lisboa no último mês pela primeira vez e adorei suas dicas! Sem contar que Lisboa é uma cidade maravilhosa! Parabéns pelo post!

  • Luiza Cardoso
    junho 1, 2018

    Aiii Lisboaa! ♥
    Nunca fui, mas as vezes tenho vontade até de me mudar para lá, só de olhar! haha!
    Quanto lugar lindo você passou. Essa cidade é um charme puro, né?
    Amei o post, parabéns!

  • Diego Arena
    maio 31, 2018

    Quero conhecer tudoooooo isso! Cada vez que leio algo sobre Portugal e Lisboa fico com mais vontade de conhecer esse país. Adorei o texto

  • Lulu Freitas
    maio 29, 2018

    Que post apaixonante! Quantas coisas lindas para conhecer. Tenho tanta vontade de andar de bonde! Lindas fotos.

  • Marcia Picorallo
    maio 29, 2018

    Fiquei contente agora, numa conexão de 5 horas em Lisboa, consegui fazer metade de sua lista – e com qualidade! Preciso voltar para as outras 5 e tudo o mais que Portugal oferece!

    • Viajante Comum
      maio 29, 2018

      Nossa! Que legal! Isso sim é otimizar o tempo! Agora é voltar para aproveitar com mais calma! Beijocas!

  • Livia Zanon
    maio 28, 2018

    Antigamente não tinha vontade nem curiosidade de conhecer Lisboa, mas venho mudando de opinião… Que post mais lindo, e claaaaro que o pastel de belém não ficaria de fora, eu AMO e comer o original deve ser mais gostoso ainda! =D Parabéns pelo post!!

  • Flávio
    maio 26, 2018

    Quero muito visitar Portugal, e, vendo estas fotos e dicas incríveis já sei por onde começar!

    Parabéns pelo post, está completinho!

  • Mayte Scaravelli
    maio 25, 2018

    Ah Lisboa, como não amar não é mesmo? rsrs

    Eita cidade incrível, passeio por todos os pontos só não tirei a foto com o poeta rsrs Infelizmente peguei muita chuva na capital portuguesa e meu passeio sofreu inúmeras alterações, mas mesmo assim amei Lisboa!

  • Cristina
    maio 24, 2018

    Lisboa é realmente uma gracinha! Essas atrações são mesmo imperdíveis. Não vejo a hora de voltar! Parabéns pelo post.

  • Edson Amorina Jr
    maio 24, 2018

    Nossa, adorei o roteiro! 🙂 Portugal é uma viagem maravilhosa, né? Muita coisa linda para se fazer.

  • Ana Carolina Santos
    maio 23, 2018

    Lisboa é muito linda e cheia de programas “0800”, como bem disse! Adorei todas as dicas e são daquelas imprescindíveis para conhecer a cidade!

  • Fabricio
    maio 23, 2018

    Já estive em Lisboa 5 vezes e vou para a sexta em agosto, seu roteiro é o meu favorito em Lisboa. Parabéns!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *