MENU

Search
Close this search box.

COMO IR DO AEROPORTO DE LISBOA PARA O CENTRO: E de forma econômica!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Desembarcou em Portugal já pensando em economizar a grana dos pastéis de nata? Então, você veio ao lugar certo! Hoje vamos te explicar como ir do Aeroporto de Lisboa para o Centro, de forma econômica, rápida e segura, sobretudo se você estiver sozinho/a ou com pouca bagagem.

E, se for sua primeira vez na capital portuguesa, não deixe de ler essas dicas aqui >> Lisboa para iniciantes: o que conhecer na primeira visita!

COMO SAIR DO AEROPORTO DE LISBOA

Opção 1 – Metrô

Essa é a primeira opção para deixar o aeroporto de Lisboa em direção ao centro histórico de forma econômica.

É muito simples utilizar o metrô de Lisboa pois são apenas quatro linhas (vermelha, verde, amarela e azul) que funcionam todos os dias de 6h30min até 1h da manhã (hora de partida do último trem de cada estação terminal de cada linha). 

Fonte: www.metrolisboa.pt

Como a Estação Aeroporto fica na linha vermelha, para ir para o centro histórico será necessário trocar para o trem da linha verde. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1 | Saindo do desembarque no Terminal 1, é só virar a direita e sair do aeroporto pelas portas que ficam à esquerda. Do lado de fora, bastar olhar para a direita que você irá visualizar as escadas rolantes que dão acesso ao metrô.

Passo 2 | Ao descer as escadas você encontrará as máquinas para comprar o seu bilhete.

Para realizar a primeira compra você terá que adquirir o Cartão Viva Viagem, que custa 0,50 euros e pode ser recarregado durante um ano. Cada pessoa terá que adquirir um cartão. Não é possível  pessoas diferentes usarem o mesmo cartão na mesma viagem.

Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro de forma economica
Fonte: www.metrolisboa.pt

Passo 3 | Alimentar o cartão com o número de viagens que você acha que vai precisar. Se não tiver certeza, ponha apenas duas e, à medida que for precisando, é só abastecer em qualquer estação. Uma viagem avulsa custa 1,50 euros.

Passo 4 | Validar seu cartão na catraca de acesso e seguir no sentido São Sebastião.

Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro de forma economica
Fonte: www.metrolisboa.pt

Passo 5 | Desembarcar na Estação Alameda e trocar para a linha verde, sentido Cais do Sodré

Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro de forma economica
Fonte: www.metrolisboa.pt

Como eu normalmente me hospedo nas proximidades da Baixa-Chiado, costumo descer na Estação Rossio ou na Baixa-Chiado.

Portanto, não esqueça de perguntar na sua hospedagem qual a estação mais próxima e pronto! Por 2,00 euros você conseguiu sair do aeroporto para o centro da cidade. Agora vamos para a segunda opção.

DICA VC 1: O cartão Viva Viagem é feito com um papel bem ruinzinho que amassa fácil. Guarde com cuidado para não danificar o chip.

DICA VC 2: Para sair da estação também é necessário validar seu cartão, como você fez na entrada. 

DICA VC 3Se você estiver chegando a Lisboa de low cost, você desembarcará no Terminal 2. Assim, será necessário ir até o Terminal 1 (peça orientação sobre o transporte) e, a partir daí, seguir esse passo a passo.

DICA VC 4Se você estiver fazendo um stopover de apenas um dia, talvez seja interessante comprar o bilhete diário que vale por 24h e custa 6,30 euros. Analise sua programação e veja se vale a pena.

DICA VC 5: É sempre bom ter em mãos o site oficial do metrô, sobretudo para se informar sobre alteração de tarifas, linhas paradas ou algo do gênero. 


Andaluzia, Sul da Espanha: 5 cidades lindas para incluir no seu roteiro + dicas!


OPÇÃO 2 – Aerobus

Lisboa também possui um sistema de ônibus executivos (Aerobus) que ligam o aeroporto a vários pontos da cidade. São duas linhas (L1 e L2), que funcionam nos seguintes horários:

Linha 1 |das 8h às 21h (saída a cada 2o minutos)

Linha 2 | das 8h às 19h (saída a cada 6o minutos)

O bilhete custa 3,60 euros (ida e volta 5,40 euros) e a linha que leva até o Centro da cidade é a Linha 1 (abaixo a lista das paradas). 

Fonte: aerobus.pt

O ponto de embarque do Aerobus fica bem na frente da saída que dá acesso ao metrô (como explicamos acima). 

O bilhete pode ser comprado on line (não vejo necessidade), diretamente no ônibus ou numa banquinha que fica no local da parada. 

DICA VC1: Vale lembrar que a distância do Aeroporto Humberto Delgado até a Praça do Comércio, no Centro Histórico da cidade é de aproximadamente 7 Km. Assim, se você estiver num grupo grande e com muitas bagagens, pegar um Uber também sairá em conta e te dará mais comodidade.

DICA VC2: Crianças de 4 a 10 anos pagam 2,00 euros (ida e volta 3,00 euros).

DICA VC3: Saindo do desembarque no Terminal 1, antes de pegar o transporte para sua hospedagem, não deixe de fazer essas duas coisas:

  • Pegar um mapa da cidade no Posto de Informação Turística. Lembrando que, se é sua primeira vez na cidade, não deixe de ler Lisboa para iniciantes: o que conhecer na primeira visita!
  • Comprar um chip de celular da Vodafone. O stand deles fica de frente ao posto de informação ao turista. Foi a primeira vez que usei e foi perfeito. Usei mapas, redes sociais, fiz pesquisas e utilizei e-mail sem economia. De Lisboa, ainda viajei para Budapeste e o serviço de internet continuou a funcionar perfeitamente.
Chip Vodafone 

Planejando uma road trip por Portugal?

É uma ideia e tanto! Tudo é relativamento perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite em algum lugar que tenha nos surpreendido.

E pra você que já tirou esse sonho do papel, informo que a Rentcars oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Caso deseje saber mais detalhes, faça uma cotação aqui!

Atenção! SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO!

Tratado de Schengen, ao qual Portugal é signatário, exige a contratação do seguro viagem para turistas, ou seja, tem que fazer!

Se quiser simular, já clique aqui ou na imagem abaixo para ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições.Portugal

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

8 respostas

  1. Que legal, muito boa dica. Nós sempre preferimos fazer esses trajetos com transporte público, não é só mais barato como também serve para ter uma primeira vista da cidade.

  2. A não ser que chegue demasiado tarde, o metro funciona muito bem e para mim é quase sempre a melhor opção (exceto quando vou para lugares onde o Uber é mais prático). Abraço e boas viagens.

  3. Olá! Adorei as suas dicas. O meu voo fará uma escala de 8 horas em Lisboa. Gostaria de saber se preciso comprar outro bilhete na troca do metrô da linha vermelha para a verde, indo do aeroporto para a praça do comércio ou vale o mesmo ticket?
    Na hora de voltar do centro para o aeroporto, quanto tempo leva o trajeto do metrô? Ou melhor, qual o tempo seguro para pegar o metrô, chegar no aeroporto e fazer o embarque para Londres?

  4. Olá, tudo bom? Olhei o site e parece que o Aerobus está fora de serviço. Sabe me confirmar a informação? Excelente post. Obrigado!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!