Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

ONDE COMER (o melhor) BARREADO EM MORRETES, PARANÁ!

Vai para Curitiba? Então reserve ao menos um diazinho para fazer uma viagem no tempo, conhecendo a cidade de Morretes, no litoral do Paraná. E, claro, não deixe de provar o Barreado, a principal atração gastronômica da cidade.

Morretes (Pixabay)

Mas onde comer Barreado em Morretes para ficar com gostinho de quero mais? É isso que vamos te contar nesse post e, de bônus, deixaremos para os cozinheiros de plantão a receitinha da chef de um dos melhores restaurantes da cidade.


AFINAL O QUE É O BARREADO?

O Barreado é um prato centenário de origem açoriana. Consiste, basicamente, num preparo de carne, cozida por várias horas, numa panela barreada (coberta com uma mistura de farinha e água para manter a fervura). Daí a origem do nome. 


ONDE COMER BARREADO EM MORRETES

Essa foi a minha terceira visita a charmosa Morretes. E, dessa vez, provei o Barreado preparado pelo Restaurante Madalozo

onde comer barreado em morretes

Restaurante Madalozo, Morretes

Adquirido na década de 60 por um neto de imigrantes italianos, o Madalozo construiu sua história em Morretes, às margens do Rio Nhundiaquara. Começou servindo comida italiana e, tempos depois, incrementou o cardápio com o Barreado, esse prato típico da região litorânea do Paraná. 


O BARREADO DO RESTAURANTE MADALOZO

A experiência de comer no Restaurante Madalozo vai um pouco além de simplesmente provar o Barreado.

Começando com a mesa de aperitivos com as cachaças e batidas de Morretes e dando seguimento com um rodízio que conta com entrada, prato principal e um segundo prato com frutos do mar. Olha só!

onde comer barreado em morretes

Cachaça de Morretes

Entrada | Pra começar, salada verde com bacon, maionese, torradas, molho tártaro, vinagrete e bananinha recheada com Barreado.

onde comer barreado em morretes

Bananinha recheada com barreado (cês não tão entendendo!)

onde comer barreado em morretes

Molho tártaro

Prato Principal | Barreado tradicional (com e sem farinha de mandioca).

onde comer barreado em morretes

Barreado já misturado com a farinha de mandioca

onde comer barreado em morretes

Barreado para ser misturado com a farinha de mandioca

Os acompanhamentos clássicos do Barreado são arroz, farinha de mandioca e banana.

Primeiro você põe a farinha, depois acrescenta o Barreado e mistura até chegar na consistência desejada. Daí, é só acrescentar a banana cortadinha. Simples e muito gostoso!

onde comer barreado em morretes

Como servir o Barreado

Segundo Prato | Diferentes opções de frutos do mar.

onde comer barreado em morretes

Camarões ao molho

onde comer barreado em morretes

Peixe empanado

Sem dúvida, o Restaurante Madalozo é uma das melhores experiências na cidade de Morretes. Atendimento atencioso, excelente tempero, variedade à mesa e, pra fechar com chave de ouro, aquela vista para o Rio Nhundiaquara. Vocês não vão se arrepender!

 

DICA VC1: O Restaurante Madalozo também conta com outras opções a la carte, inclusive vegetarianas.

DICA VC2: Nos finais de semana o Restaurante Madalozo é bastante concorrido. Então, chegue cedo e deixe para passear pela cidade depois do almoço.


LOCALIZAÇÃO

Restaurante Madalozo fica localizado no Centro Histórico de Morretes, na Rua Almirante Frederico de Oliveira, nº 16, bem de frente à ponte metálica, margeando o rio Nhundiaquara.


FUNCIONAMENTO 

Com capacidade para 600 pessoas, o Madalozo funciona de terça a domingo, das 11h30min às 16h. Na alta temporada (do ano novo até o carnaval), também abre durante as segundas-feiras.


RECEITA DO BARREADO

E, para os masterchefs de plantão, deixamos a receita do Barreado, fornecida pela Chefe de Cozinha do Restaurante Madalozo, Silvia Cardoso Rigloski. 

Ingredientes | 5kg de carne (patinho ou coxão mole)/1 ½ kg de cebola/200 gramas de bacon/100 gramas de sal/20 gramas de cominho/50 gramas de alho/5 gramas de pimenta do reino/3 litros de água/farinhas de mandioca (500 gramas) e de trigo (100 gramas) para barrear (vedar) a tampa da panela.

Preparo | #1. Cortar a carne em cubos ( em torno de 5cm) / #2. Cortar o bacon em cubos ( em torno de 1cm)/#3. Bater no liquidificador a cebola e o alho, com 1 litro de água/#4. Adicionar todos os ingredientes na panela (carne, cebola e alho, bacon, sal e cominho, pimenta e água)/#5. Barrear (vedar) a tampa: em um recipiente junte farinha de mandioca, farinha de trigo e um pouco de água, misture e amasse com as mãos, até obter uma pasta. Com as mãos molhadas, espalhe essa mistura na tampa, deixando-a totalmente ‘barreada’./ #6 Deixe o recipiente em fogo alto, até obter a fervura. A partir daí, baixe o fogo e aguarde cerca de 8 horas para alcançar o ponto ideal./ #7 Servir com farinha de mandioca, banana e arroz branco. Serve 10 pessoas.


+ DO PARANÁ

Curitiba |

Morretes |

Ilha do Mel |


Acompanhe a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER


*Estivemos no Restaurante Madalozo na ocasião do 2º Encontro de Blogueiros da RBBV.

10 Comentários
  • Angela C S Anna
    novembro 24, 2018

    bahhh quanta gostosura essas fotos hein! eu fiquei com água na boca e quero mais, a banana frita tava maravilhosa

  • Lid Costa
    novembro 23, 2018

    Suas fotos estão sensacionais! O pessoal do restaurante realmente sabe cativar o cliente, tanto pelo sabor dos pratos quanto pela qualidade no atendimento. Já provei e aprovei o barreado de lá.

    • Viajante Comum
      novembro 23, 2018

      Obrigada pelo carinho, friend! O Restaurante Madalozo realmente serve um barreado d-e-l-i-c-i-o-s-o!

  • Denise Barreto
    novembro 21, 2018

    Estive no restaurante também durante o encontro da RBBV e concordo que o atendimento é maravilhoso! Ênfase ao cuidado com todos aqueles que possuíam restrições alimentares. Ótimo post! Abraços!

  • Gisele Rocha
    novembro 20, 2018

    Eu fiquei muito feliz nesse restaurante porque eles tinham opções para quem não comia carne vermelha. Gostei de assistir sobre a preparação do barreado, por ser um prato típico, mas não me aventuro. Pelo menos quem comeu disse que estava divino.

    • Viajante Comum
      novembro 20, 2018

      Tinha uma amiga na nossa mesma com a mesma restrição que você! Eles foram, realmente, muito gentis.

  • Aline
    novembro 16, 2018

    Jesus Cristinho! O que eu faço quando quero comer essa banana com barreado dentro? 😅 amei o post Cris! E já deu vontade de ir no restaurante comer um monte de barreado.

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *