Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

IGREJAS DE BRASÍLIA: 3 templos lindíssimos que você tem que conhecer!

Entre tantas lindas construções que estão espalhadas pela capital federal, as igrejas e templos ocupam um papel de destaque, tanto em relação ao momento histórico de sua execução, quanto em relação à concepção arquitetônica.

 

E não precisa ser adepto ao turismo religioso para se encantar! Quer ver? Leia nosso TOP 3 com as igrejas mais bonitas de Brasília e já se organize para conhecê-las na próxima visita ao Distrito Federal.

 

#1 IGREJINHA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

E claro que começaríamos por ela, a Igrejinha, como é carinhosamente chamada pelos brasilienses.

A história conta que foi a pedido de Sarah Kubitschek que Oscar Niemeyer projetou a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. A filha da primeira dama foi curada de uma enfermidade e essa teria sido a forma de agradecimento da graça alcançada.

Foi o primeiro templo em alvenaria da capital federal. Localizado na 307/308 Sul, uma das quadras mais emblemáticas da cidade, a pequena igreja faz referência a um chapéu de freira. 

Foto: http://www.pnsfatimabsb.com.br

A fachada, decorada com azulejos de Athos Bulcão, é uma das imagens mais conhecidas (e fotografadas) da Igrejinha. No seu interior havia afrescos de Alfredo Volpi mas na ocasião de uma reforma descabida, na década de 60, os afrescos foram cobertos.

Azulejos da Igrejinha por Athos bulcão

A Igrejinha Nossa Senhora de Fátima completou 60 anos em 2018 e, um ano antes, foi tombada pelo IPHAN.

DICA VC: Para os apaixonados por arquitetura, recomendo a matéria do Archdaily sobre o processo de construção.


#2 SANTUÁRIO DOM BOSCO

O Santuário São João Bosco, nome oficial desde 2017, é uma das pérolas arquitetônicas de Brasília. Foi, inclusive, eleito como uma das 7 maravilhas de Brasília em 2018 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (Barcelona). 

igrejas mais bonitas de brasilia

Santuário Dom Bosco projetado por Carlos Alberto Naves

Localizado no Plano Piloto, numa das avenidas mais movimentadas da cidade, a W3, o santuário dono de uma fachada sóbria, passa desapercebido muitas vezes pelos moradores da cidade.

Mas, quem resolve entrar, é impactado por doze tons de azul que preenchem o espaço das suas 80 colunas. Os vitrais, que se estendem do piso ao teto ao longo de 16 metros, mudam de tom a cada vez que mudamos o ângulo de observação.

igrejas mais bonitas de brasilia

São 3 acessos com 4 portas que contam com detalhes em bronze de Gianfrancesco Cerri que exibem recortes de Brasília, além de passagens da Via Sacra e da vida de Dom Bosco.

igrejas mais bonitas de brasilia

Acesso frontal Santuário Dom Bosco

O lustre é um espetáculo à parte com suas 7400 peças de vidro em 3,5m de altura.

igrejas mais bonitas de brasilia

Lustre Santuário Dom Bosco, por Alvimar Moreira

No altar, além do crucifixo, do sacrário e da pia batismal, estão as imagens de dois metros de altura de São João Bosco e da Nossa Senhora Auxiliadora, em mármore de Carrara, de autoria dos irmãos italianos Arrighini e Figlio.

 

São João Bosco é tão importante para a capital federal que, além de ser protetor dos jovens e adolescentes, ocupa, juntamente com a Virgem de Aparecida, o posto de patrono da cidade, sobretudo por ter profetizado a fundação de Brasília.

Dom Bosco sonhou que sobrevoava uma longa enseada, localizada entre os paralelos 15 e 20 e ouvia uma voz repetir sem parar: 

“Quando se vier a cavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida que vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.

Nesta região foi construída Brasília, cuja primeira obra foi uma ermida em sua homenagem, a Ermida Dom Bosco, de onde, inclusive, podemos assistir um pôr do sol espetacular, às margens do lago Paranoá.

igrejas mais bonitas de brasilia

Capela na Ermida Dom Bosco

igrejas mais bonitas de brasilia

Pôr do sol na Ermida Dom Bosco

DICA VC: O Santuário Dom Bosco fica na W3 Sul, Quadra 702. A visitação é gratuita e as missas ocorrem todos os dias, pela manhã e pela noite.


#3 CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA

A Catedral de Nossa Senhora Aparecida é, provavelmente, o monumento religioso mais conhecido da capital federal. Suas 16 colunas circulares que se elevam para o alto, destoam de qualquer projeto de templo religioso da época e da atualidade. Mais uma obra simples e intrigante de Oscar Niemeyer.

catedral de brasilia

Os fechamentos ficaram sob a responsabilidade de Marianne Peretti que trabalhou em tons de verde, branco e azul. Antes de adentrar nesse espaço, passamos por um túnel baixo e escuro, então, você já consegue imaginar o impacto de entrar nesse ambiente de 42 metros de altura e 70 metros de diâmetro, impregnado de luz natural. Uma emoção única!

Pixabay

DICA VC1: As missas acontecem de terça a sexta-feira (12h15 ), sábados (17h) e domingo: 8h30, 10h30 e 18h. Assim, caso queira apenas visitar, organize-se em horários distintos.


ONDE SE HOSPEDAR EM BRASÍLIA

Preparamos um post especial só com dicas de hospedagem no Plano Piloto, próximas ao Eixo Monumental, Estádio, além dos principais atrativos turísticos. Dá uma olhada: ONDE SE HOSPEDAR EM BRASÍLIA: Dicas de hotéis no Plano Piloto!

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.


ALUGAR (OU NÃO) UM CARRO

Tem uns destinos que sempre indico que os  viajantes que curtem dirigir, aluguem um carro. Esse é caso de Brasília. Mais liberdade para percorrer os pontos turísticos e até dar uma esticadinha a outros lugares das redondezas, como FormosaSalto Corumbá ou quem sabe, a Chapada dos Veadeiros.

Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!


BLOGAGEM COLETIVA

O nosso post faz parte uma Blogagem Coletiva cujo objetivo é retratar igrejas e #templosmaravilhosos pelo mundo. Foi produzida muita coisa bacana! Não deixe de dar uma conferida! 🙂


+ DICAS DE BRASÍLIA  e ARREDORES

Comes e Bebes |

Onde comer em Brasília: Villa Tevere!
Onde comer em Brasília: Toujours, um bistrô francês!
Rancho Canabrava: aventura e lazer a 25km do Plano Piloto em Brasília!

Turismo Cívico |

City tour em Brasília no ônibus panorâmico: vantagens e desvantagens!
Brasília: visita guiada ao Palácio do Planalto!
Capela de Niemeyer escondida no topo do Anexo IV da Câmara Federal em Brasília!
Eixo Monumental de Brasília: o imperdível na 1ª visita!

Arredores de Brasília |

Alambique Cambéba: tour, degustação e bistrô a 80 km de Brasília!
Vinícola Goiás: visita aos vinhedos e experiência gastronômica!
10 motivos para você conhecer (hoje mesmo!) Cristalina no Goiás!
Circuito fotográfico em Goiás: a beleza do cerrado no EcoBocaina!
Principais trilhas e cachoeiras do Salto Corumbá a 120 km de Brasília!
Salto do Itiquira: 168 metros de queda d’água que você precisa conhecer!

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER

signature
19 Comentários
  • Marcelo Ribeiro
    agosto 27, 2019

    Acho o lindo o Santuário Dom Bosco!
    Não conheço ainda a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima.

  • Michele da Costa
    abril 22, 2019

    Estou impressionada com a beleza do Santuário Dom Bosco! O interior azul parece um céu e com as imagens de São João Bosco e da Nossa Senhora Auxiliadora em mármore branco fica lindo demais. Verei, sem falta, quando for à Brasília. Valeu pelas dicas desse post, que, com certeza, reúne algumas das igrejas mais bonitas de Brasília. Bjs

  • Estela
    abril 16, 2019

    Nossa… também preciso ir e conhecer logo!

  • Klécia
    abril 15, 2019

    Eu preciso voltar em Brasilia urgentemente! Só vi a basilica por fora, acredita? E não conheci os outros templos (esse santuario de Dom Bosco parece uma lindeza!).

    Brasília que me aguarde!

  • Klécia
    abril 9, 2019

    Brasilia sempre surpreende pela arquitetura inusitada e linda. E não foi diferente nessas igrejas! Cada uma do seu jeito, sao um espetaculo para os olhos!

  • Marcia Picorallo
    abril 7, 2019

    Que seleção legal, mas a Dom Bosco me surpreendeu, que interior fantástico! Dica anotada, obrigada!

  • Lidiane
    abril 3, 2019

    Nunca fui a Brasília e só tinha visto por fotos a Catedral. Mas me apaixonei mesmo pelo Santuário Dom Bosco! Já tá na lista 😀

  • Andrea Rodrigues
    abril 1, 2019

    Ainda não conheço Brasilia e fiquei encantada com as três igrejas do post, cada uma com sua beleza e encanto. Com certeza valem a visita.

  • Lulu Freitas
    março 31, 2019

    Adorei a seleção. A Catedral de Brasília é belíssima. A arquitetura transmite uma sensação de paz e sutileza bem particular. As outras duas eu não conhecia. Anotadas!

  • Fernanda Marques Bragatto
    março 31, 2019

    Há, eu fui nesse Santuário Dom Bosco, a muitos anos atrás quando eu morava em Brasilia. Um belo dia andando, passei por lá não sei por qual motivo e entrei com um amigo. Fiquei realmente chocada com a iluminação por dentro, é lindo.

    • Viajante Comum
      abril 15, 2019

      O Santuário Dom Bosco é realmente muito especial! Volte para nos visitar! 🙂

  • Gisele Prosdocimi
    março 31, 2019

    Não conheço Brasília, só tinha conhecimento da catedral metropolitana, que desejava muito conhecer. Agora minha lista aumentou com suas ótimas sugestões.
    Dicas anotadas para quando visitar a nossa capital. Grande beijo!

  • Edileia
    março 30, 2019

    Já anotei para quando visitar Brasília novamente. Já estive na Catedral, mas o Santuário Dom Bosco e a Igrejinha realmente merecem ser visitados. Ainda não tinha ouvido falar deles. É claro que também vou querer ver o pôr do sol no Lago Paranoá. 🙂

  • Lilian Azevedo
    março 30, 2019

    Parabéns pela escolha das 3 lindas igrejas de Brasília. Eu tive a oportunidade muito tardia de conhecer Brasília e não entendo porque demorei tanto para visitar nossa capital. Amei as 3 igrejas. Todas muito lindas. Dom Bosco é incrível com esses tons azuis e esse lustre. No dia estavam arrumando para um casamento e eles o acenderam. Foi um uauuuuuuu ! Não vi esse lugar para assistir ao por do sol. A Catedral é genial ! E essa igrejinha um charme só !
    Beijocas

  • Diego Arena
    março 29, 2019

    Essas catedrais são tão bonitas, não tem como visitar Brasilia e não querer entrar nelas.
    Já visitei várias vezes e todas as vezes que volto pra lá tento ir novamente. Sempre incrível

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *