Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O QUE FAZER EM FORTALEZA: Melhores passeios na capital do Ceará (+arredores)!

Foto Capa | Jade Queiroz – MTUR

O que fazer em Fortaleza, uma das capitais mais animadas do Nordeste, berço do humor e repleta de belezas naturais? 

 

Fortaleza é, sem dúvida, o xodó de muitos turistas do país. Gastronomia, boa rede hoteleira, hospitalidade e mar bonito pra dar e vender.

E, embora a maioria dos viajantes foque nos passeios que exploram os arredores da capital cearense, quero te dizer que há bastante coisa para fazer em Fortaleza também.

o que fazer em fortaleza

Praia Porto das Dunas (Beach Park) em Aquiraz | Foto: Cris Andrade

Assim, nesse post, nosso foco será sobre o que fazer em Fortaleza. Contudo, como sei que vocês gostam das informações completas, já deixo aqui também a lista dos passeios mais legais nos arredores de Fortaleza (com as respectivas distâncias médias) para você organizar seu roteiro sem faltar nadinha! 

  1. Beach ParkAquiraz (25km)
  2. Cumbuco Caucaia (35km) 
  3. Águas Belas Cascável (60km)
  4. Morro Branco Beberibe (90km)
  5. Lagoinha – Paraipaba (130km)
  6. Mundaú Trairi (150km)
  7. Canoa Quebrada Aracati (160km)
  8. Jericoacoara Jijoca (300km)

 

Agora vamos saber o que conhecer na cidade de Fortaleza!

 

#1 PASSEAR NA BEIRA MAR

Passear no calçadão da avenida Beira Mar é uma delícia. Caminhar de Meireles até Mucuripe, sobretudo quando o sol já deu uma aliviada, é super animado. Gente pra todo o lado e aquele visual do mar.

o que fazer em fortaleza

Beira Mar de Fortaleza | Foto: Jade Queiroz/MTUR

Não deixe de provar as tapiocas, conhecer a estátua de Iracema e esperar o pôr do sol na Ponte dos Ingleses.

o que fazer em fortaleza

Pôr do sol na Beira Mar | Foto: Cris Andrade


#2 DRAGÃO DO MAR

O Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura é um centro cultural onde rola cinema, teatro, exposições e várias outras atividades relacionadas à arte e produção cultural.

O nome do complexo foi uma homenagem ao Dragão do Mar, Francisco José Nascimento (o Chico de Matilde), um dos principais atores na luta pela abolição da escravatura no Ceará.

o que fazer em fortaleza

Passarela Dragão do Mar | Foto: Jade Queiroz/MTUR

Localizado na antiga área portuária da praia de Iracema, o seu entorno está cheio de bares e restaurantes nos antigos casarões. Nos finais de semana, a região fica super movimentada e animada.

o que fazer em fortaleza

Casarões | Foto: Cris Andrade

DICA VC1: O Dragão do Mar funciona de segunda a quinta, das 8h às 22h. De sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Para ficar atualizado da programação, acesse o instagram do Dragão do Mar.


#3 FEIRINHA DA BEIRA MAR

E no fim da tarde, não deixe de dar um pulinho na feirinha da orla. Se você estiver hospedado nas proximidades da avenida Beira Mar, vai caminhando mesmo. Lembrancinhas em geral, peças de couro, doces, peças de banho, artesanato etc.

Feirinha de artesanato da Beira Mar | Foto: Jade Queiroz/MTUR


#4 PRAIA DO FUTURO

Vale a pena reservar um dia inteiro para ficar na praia do Futuro, uma das principais praias da capital cearense.

o que fazer em fortaleza

Praia do Futuro | Foto: Jade Queiroz/MTUR

A praia conta com excelente infraestrutura e várias barracas legais. As mais famosas são a CrocoBeach e o Chico do Caranguejo.

o que fazer em fortaleza

Chico do Caranguejo | Foto: Cris Andrade

Independente de sua escolha, não deixe de provar o caranguejo, um dos principais pratos quando o assunto é a culinária de Fortaleza.

A iguaria é tão consumida que ganhou até um dia especial na cidade: A ‘Quinta do Caranguejo’. Nesse dia, inclusive, rola até show de humor no Chico do Caranguejo. É muito legal, gente! Passei mal de tanta risada!

o que fazer em fortaleza

Caranguejo do Chico do Caranguejo | Foto: Cris Andrade

DICA VC: Para quem quiser se hospedar na Praia do Futuro, há opções como o Crocobeach Hotel, o Vila Galé Fortaleza e o Grand Mareiro Hotel.


#5 MERCADO CENTRAL

É claro que você não vai deixar de visitar o Mercado Central né, meu povo?! São 4 andares e mais de 500 tendas lotadas de artesanato, arte em madeira, doces, castanhas, cachaças, redes, bordados e tudo mais que você consegue (e não consegue) imaginar!

Mercado Central | Foto: Jade Queiroz/MTUR

DICA VC1: Como são muitas lojinhas, é normal que os preços variem. Então, deixe a inibição de lado e pechinche mesmo, sobretudo nas castanhas e cachaças.

DICA VC2: Além do Mercado Central, você ainda pode conhecer o Centro de Artesanato do Ceará (CEART), o Centro de Turismo do Ceará (EMCETUR) e, para umas comprinhas extras, também vale dar um pulinho na avenida Monsenhor Tabosa que, embora não esteja mais tão barateza, tem muitas peças femininas e calçados legais.

DICA VC3: O Mercado Central de Fortaleza funciona nos seguintes horários: segunda a sexta (8h até 18h), sábado (8h até 17h) e domingo (8h até 13h) 


#6 CATEDRAL 

Em estilo gótico romano, a Catedral Metropolitana de Fortaleza foi inaugurada em 1978 e levou 40 anos para ser construída. Não deixe de entrar, conhecer as capelas e admirar os vitrais. Como ela fica a uns 300 metros do Mercado Central, dá pra combinar as duas visitas e otimizar o seu roteiro.

o que fazer em fortaleza

Vista aérea da Catedral | Foto: Jade Queiroz/MTUR

o que fazer em fortaleza

Detalhe Catedral de Fortaleza | Foto: Cris Andrade


#7 TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

O Teatro José de Alencar é uma das obras arquitetônicas mais bonitas de Fortaleza. O nome, como você já deve imaginar, é em homenagem ao escritor cearense José de Alencar, autor de famosas obras como o Guarani e Iracema.

o que fazer em fortaleza

Teatro José de Alencar | Foto: Jade Queiroz/MTUR


#8 JARDIM JAPONÊS

Um jardim simples e pequeno mas bastante emblemático em detalhes. Vale a pena a visita quando você estiver caminhando pela avenida Beira Mar. Fica aberto de 8h até meia-noite.

o que fazer em fortaleza

Jardim Japonês | Foto: Cris Andrade

o que fazer em fortaleza

Jardim Japonês | Foto: Cris Andrade


#9 SHOW DE HUMOR

Não tem como né, gente? Estamos na ‘capital da alegria’, berço dos principais humoristas do país, então, claro que temos que assistir a algum show de humor.

As casas mais famosas são a Lupus Bier e a Piadaria mas alguns bares da orla, como o Beira Mar Grill também oferecem pocket shows com alguns bons artistas. 

DICA VC1: Um outro espetáculo bastante famoso na cidade é o musical (com boas doses de emoção e comédia) batizado de Ceará Show. Vale a pena conferir de quinta à sábado (20h) e domingos (17h). 

DICA VC2: E, se você gosta de festa, não deixe de curtir a noite de segunda-feira no Pirata Bar. Quadrilhas, forró e muita animação! O ambiente é bem amplo mas aconselho que chegue cedo para pegar um bom lugar, pois fica lotado!


ONDE SE HOSPEDAR EM FORTALEZA

Na minha opinião, Meireles, na avenida Beira Mar é a melhor localização para se hospedar em Fortaleza. É só atravessar a rua que você já vai estar no calçadão, perto de bares, restaurantes, show de humor, feirinha e da principal área de movimento turístico da cidade.

Assim, deixo abaixo algumas opções para vocês pesquisarem se combinam com seu estilo e orçamento.

+ Ponta Mar Hotel

+ Mareiro Hotel

+ Hotel Brasil Tropical

+ Hotel Luzeiros Fortaleza

+ Praiano Hotel

 

A Praia do Futuro também é muito buscada como opção de hospedagem, contudo, vale ressaltar que a região só é movimentada durante o dia. Durante a noite fica bem ermo. Como sugestões, repito as que deixei na dica #4,  o Crocobeach Hotel, o Vila Galé Fortaleza e o Grand Mareiro Hotel.

De qualquer forma, não deixe de dar uma pesquisada na caixa abaixo para ver outras opções, valores e, claro, a avaliação de outros hóspedes.


QUE TAL ALUGAR UM APARTAMENTO?

Pra quem opta por mais privacidade ou está viajando com a família, uma boa opção é alugar um apartamento no AirBnb que, a depender da escolha pode, inclusive, sair mais em conta.

Em Fortaleza há algumas boas opções, sobretudo, flats. E, se você ainda não tem cadastro na plataforma, clique aqui para ganhar até R$179 na sua primeira reserva.

onde ficar em fortaleza

Imagem ilustrativa | Pixabay

USAR CUPOM

DICA VC: Sempre leia as avaliações dos hóspedes anteriores e, de preferência, priorize os superhosts que são os anfitriões mais bem avaliados da plataforma.


VALE A PENA ALUGAR UM CARRO?

Para percorrer a Beira Mar ou ir para os passeios citados nesse post eu indicaria ir a pé ou de uber. Contudo, para rodar os arredores (listinha que deixamos no começo do post) acho que vale super a pena alugar um carro. 

Caso seja essa sua escolha, deixamos como sugestão para cotação, o site da Rentcars que oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.


MAIS DICAS DO NORDESTE 

+ Dicas de Alagoas

+ Dicas de Pernambuco

+ Dicas do Ceará

+ Dicas do Rio Grande do Norte

+ Dicas da Bahia


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (ganhe $179)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER

Bares em negril jamaica


Imagem para salvar no seu Pinterest


Foto Capa | Jade Queiroz – MTUR

signature
14 Comentários
  • Paula Augot
    agosto 9, 2019

    Essa catedral tem uns ares de Notre Dame, não sabia que tinha uma catedral tao linda em Fortaleza!

  • Bruna
    agosto 8, 2019

    Sou louca para conhecer Fortaleza e adorei esse roteiro cheio de dicas do que fazer por lá! Já salvei!

  • Fernanda Souza
    agosto 7, 2019

    Tanta coisa legal para fazer em Fortaleza e que eu deixei de fazer por falta de tempo. Em uma próxima viagem quero visitar o Jardim Japonês, o Mercado Central e o Teatro José de Alencar.

  • Klecia
    julho 30, 2019

    Faz um tempão que visitei Fortaleza (foi minha primeira viagem solo!) mas nunca esqueci que lindo é o centro Dragão do Mar! Um cantinho pra conhecer de dia e de noite… E das praias nem preciso falar, amo todas do meu Nordeste e as do Ceará são demais!

  • Natalia Itabayana
    julho 30, 2019

    Amei as dicas do que fazer em Fortaleza na primeira visita, parte do roteiro da minha primeira ida à cidade ta aí, matei saudades de quando fui com a turma do último ano do ensino médio, foi muito legal!

  • Ruthia Portelinha
    julho 30, 2019

    Achei interessante saber que Fortaleza é a capital do humor e também adorei a dica do caranguejo. Tem uma vibe boa, esta cidade

    • Marcella
      agosto 10, 2019

      Muito bom! Eu amo Fortaleza, sempre tem coisa nova pra conhecer, lugares novos pra ir. Uma cidade muito animada realmente

  • Martinha
    julho 30, 2019

    Ainda não conheço Fortaleza e esse post me deixou com muita vontade. Fortaleza parece ser uma cidade incrível, cheia de atrações e belezas naturais. =)

  • Angela C S Anna
    julho 30, 2019

    fortaleza é um dos destinos que mais quero conhecer no brasil, tem tanta coisa bonita pra ver! gostei dessa área portuária da praia de Iracema

  • Luciana Rodrigues
    julho 30, 2019

    Gostei muito de Fortaleza, apesar de não ter ficado muito tempo, já que meu destino era Jericoacara. Me lembro das comidas super gostosas e da minha pousada que tinha um jardim maravilhoso.

  • Andrea
    julho 29, 2019

    Eis um lugar que quero conhecer a tempos mas os planos nunca saem do papel. E como tem o que fazer em Fortaleza além de ir nas praias.

  • Juliana
    julho 29, 2019

    Quando fui tive pouquíssimo tempo na capital, porque foquei em conhecer os arredores. Vi agora que foi uma besteira. Conheci a feirinha beira mar que eu gastei uns bons dinheirinhos ali rs Mas queria ter ido no Dragão do Mar, o que não rolou. Espero que numa próxima eu fiquei por Fortaleza porque tem muito o que fazer.

  • Fabíola Moura
    julho 29, 2019

    A gente adora Fortaleza, mas ainda tem muita coisa pra conhecer na cidade pela lista que você trouxe aqui. Um lugar que é parada obrigatória pra gente é a Monsenhor Tabosa, que sempre tem umas comprinhas legais pra fazer, rs.

    • Viajante Comum
      julho 29, 2019

      Também adoro e coloquei nas dicas. Embora os preços não estejam mais ‘uau’ há sempre um achadinho, rs…

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *