MENU

Search
Close this search box.

PRECISO DE PASSAPORTE PARA VIAJAR PARA A ARGENTINA? Preciso de visto para entrar no país?

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

A Argentina é um dos destinos da América do Sul mais procurados por brasileiros, sobretudo, quando o assunto é a primeira viagem internacional. 

Mas, logo depois da decisão de realizar essa deliciosa viagem, vêm as dúvidas: Preciso de passaporte para viajar para a Argentina? É necessário visto para entrar no país? Quanto tempo eu posso ficar como turista?

Essas e outras questões vamos esclarecer hoje para vocês!

precisa de passaporte para viajar para argentina
Imagem para salvar no Pinterest

#1 Preciso de passaporte para viajar para a Argentina

Não. Não é preciso passaporte para viajar para a Argentina. Você pode viajar apenas com o seu RG. Uma ótima notícia, não é mesmo?

documentacao puerto iguazu
Imagem de Sarah Passos por Pixabay 

Contudo, vale ressaltar que seu RG deve estar em bom estado, com as informações atualizadas e você tem que ser identificado facilmente, ou seja, por mais que seus pais digam que o bebê deles não mudou nadinha, foto muito antiga no seu Registro Geral pode vir a impedir seu embarque.

Veja o que diz o Acordo Mercosul sobre a foto e as informações do documento de identificação:

“Caso a fotografia ou os dados pessoais gerem dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitada outra documentação efetiva para sanar tal circunstância.” (Acordo Mercosul)


#2 Qual a validade do RG para entrar na Argentina

Embora o nosso Registro Geral (RG) não tenha data de validade e nem a Anac mencione algo sobre isso na seção Documentos para Embarque*, a praxe aplicada em algumas empresas é que ele deve ter menos de 10 anos.

Então, se o seu RG estiver chegando a esse prazo, houve mudança de informação ou está em péssimo estado, já solicita uma segunda via e pronto. Afinal, é melhor não contar com a sorte, pois já houve casos em que viajantes foram impedidos de embarcar por conta disso.


#3 Mas, posso usar meu passaporte

Claro que sim! Eu inclusive prefiro sempre levar meu passaporte pois, além de ser um documento oficial, aproveito para garantir uns carimbos novos. Se essa for a sua opção, não esqueça de verificar a validade com antecedência.


#4 E Quanto à CNH

Não. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não substitui o RG tampouco o passaporte como documento de viagem. Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento também não são aceitas. Apenas RG e passaporte. 


#5 Vacinas para entrar na Argentina

Atualmente, nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país tampouco é exigida a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) . Mas, não deixe de consultar o Portal Consular do Itamaraty na ocasião da sua viagem, pois pode haver uma mudança repentina.

Também aconselhamos dar um olhadinha nas orientações sobre vacinas emitidas pelas companhias aéreas como a Latam e a Gol que oferecem esse trajeto.

DICA VC: O procedimento de vacinação contra a febre amarela e a emissão do Certificado (CIVP) são tão rápidos que sugiro que você faça o quanto antes. Assim, já fica imunizado e com seu certificado vitalício em mãos para quando precisar. Veja aqui todas as dicas de como proceder: + Febre Amarela (2020): Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação pela Internet!


#6 Preciso de visto para entrar na Argentina 

Não. Não é necessário visto para o turista brasileiro entrar na Argentina. De qualquer forma, não deixe de consultar o Portal Consular antes da sua viagem.


#7 Quanto tempo posso ficar na Argentina

O turista brasileiro pode ficar na Argentina por 3 meses e, caso deseje ficar um tempo maior, pode solicitar a prorrogação. Veja todas as instruções, prazos para o pedido e informações atualizadas aqui.


#8 Preciso de seguro viagem para a Argentina

O Seguro Viagem não é um pré requisito para entrar na Argentina. De qualquer forma, nem preciso me alongar a respeito da importância em se ter uma cobertura quando viajamos, sobretudo para fora do país.

É como sempre digo, é um custo muito pequeno para a gente economizar.  Então, deixo aqui o site da Seguros Promo pra você comparar o valor em várias seguradoras e escolher a melhor condição para você. Ah! Não deixe de usar nosso código viajantecomum5 para garantir 5% de desconto.


#9 Imigração em Buenos Aires

Primeira vez em Buenos Aires? Tem dúvidas de como é a imigração e quais perguntas são feitas pelo oficial? Preparamos um texto com tudo explicadinho pra você: + Como é a imigração em Buenos Aires: Trâmites, alfândega, documentação e dicas!


Translado particular do Ezeiza

Caso já queira deixar contratado um transporte particular do aeroporto Ezeiza para o seu hotel, é possível adquirir antecipadamente pelo GetYourGuide.


Passeios em Buenos Aires


Viajante Comum Store

Espero que as nossas dicas tenham esclarecido as suas dúvidas e não deixe de dar uma passadinha na nossa lojinha para garantir itens que vão deixar sua mala para a Argentina muito mais organizada!

Mais dicas da Argentina

Buenos Aires |

+ Visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires!

+ Onde ficar em Palermo, Buenos Aires: Excelentes opções 4 estrelas!

+ Como é a imigração em Buenos Aires: Trâmites, alfândega, documentação e dicas!

Colonia del Sacramento: Roteiro de um dia e como chegar saindo de Buenos Aires!

Puerto Iguazú |

+ Como ir de Foz do Iguaçu para a Argentina por conta própria: Puerto Iguazú, Cataratas e Duty Free!

+ Feirinha de Puerto Iguazú, Argentina: Para comprar e botecar!

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

6 respostas

  1. Eu vou com o passaporte pra Argentina só pelo carimbo, pronto falei heheheheh é muito bom essa facilidade para viajar aos países do Mercosul, né? 🙂

  2. Artigo bem completo sobre os documentos na Argentina. Nós portugueses precisamos mesmo de passaporte e visto mas os cidadãos brasileiros têm mais sorte.

  3. É tão bom ter um país incrível como a Argentina aqui do nosso ladinho, e com regras tão flexíveis para a viagem 🙂

  4. Ótimas dicas para viajar para a Argentina. Muita gente tem dúvida se precisa de passaporte, visto etc. Você mostrou que é fácil viajar para lá, desde que se tenha atenção a alguns detalhes. Adoro texto com dicas práticas e úteis!

  5. ótimas informações pra visitar a Argentina, nós pretendemos em breve. Essas facilidades ajudam bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!