Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

PRECISO DE PASSAPORTE PARA VIAJAR PARA A ARGENTINA? Preciso de visto para entrar no país?

A Argentina é um dos destinos da América do Sul mais procurados por brasileiros, sobretudo, quando o assunto é a primeira viagem internacional. Buenos Aires, Mendoza e Patagônia são, normalmente, as localidades mais buscadas.

 

+ Onde ficar em Buenos Aires: Excelentes opções em Palermo!

 

E aí, logo depois da decisão de realizar essa deliciosa viagem, as dúvidas mais recorrentes são: Preciso de passaporte para viajar para a Argentina? É necessário visto para entrar no país? Quanto tempo eu posso ficar como turista?

Essas e outras questões vamos esclarecer hoje para vocês!

precisa de passaporte para viajar para argentina

Imagem para salvar no Pinterest


#1 PRECISO DE PASSAPORTE PARA VIAJAR PARA A ARGENTINA

Não. Não é preciso passaporte para viajar para a Argentina. Você pode viajar apenas com o seu RG. Uma ótima notícia, não é mesmo?

documentacao puerto iguazu

| Foto: Pixabay

Contudo, vale ressaltar que seu RG deve estar em bom estado, com as informações atualizadas e você tem que ser identificado facilmente, ou seja, por mais que seus pais digam que o bebê deles não mudou nadinha, foto muito antiga no seu Registro Geral pode vir a impedir seu embarque.

Veja o que diz o Acordo Mercosul sobre a foto e as informações do documento de identificação:

“Caso a fotografia ou os dados pessoais gerem dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitada outra documentação efetiva para sanar tal circunstância.” (Acordo Mercosul)


#2 QUAL A VALIDADE DO RG PARA ENTRAR NA ARGENTINA

Embora o nosso Registro Geral (RG) não tenha data de validade e nem a Anac mencione algo sobre isso na seção Documentos para Embarque*, a praxe aplicada em algumas empresas é que ele deve ter menos de 10 anos.

Então, se o seu RG estiver chegando a esse prazo, houve mudança de informação ou está em péssimo estado, já solicita uma segunda via e pronto. Afinal, é melhor não contar com a sorte, pois já houve casos em que viajantes foram impedidos de embarcar por conta disso.


#3 MAS POSSO USAR MEU PASSAPORTE

Claro que sim! Eu inclusive prefiro sempre levar meu passaporte pois, além de ser um documento oficial, aproveito para garantir uns carimbos novos. Se essa for a sua opção, não esqueça de verificar a validade com antecedência.


#4 E QUANTO À CNH

Não. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não substitui o RG tampouco o passaporte como documento de viagem. Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento também não são aceitas. Apenas RG e passaporte. 


#5 VACINAS PARA ENTRAR NA ARGENTINA

Atualmente, nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país tampouco é exigida a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) . Mas, não deixe de consultar o Portal Consular do Itamaraty na ocasião da sua viagem, pois pode haver uma mudança repentina.

Também aconselhamos dar um olhadinha nas orientações sobre vacinas emitidas pelas companhias aéreas como a Latam e a Gol que oferecem esse trajeto.

DICA VC: O procedimento de vacinação contra a febre amarela e a emissão do Certificado (CIVP) são tão rápidos que sugiro que você faça o quanto antes. Assim, já fica imunizado e com seu certificado vitalício em mãos para quando precisar. Veja aqui todas as dicas de como proceder: + Febre Amarela (2020): Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação pela Internet!


#6 PRECISO DE VISTO PARA ENTRAR NA ARGENTINA

Não. Não é necessário visto para o turista brasileiro entrar na Argentina. De qualquer forma, não deixe de consultar o Portal Consular antes da sua viagem.


#7 QUANTO TEMPO POSSO FICAR NA ARGENTINA

O turista brasileiro pode ficar na Argentina por 3 meses e, caso deseje ficar um tempo maior, pode solicitar a prorrogação. Veja todas as instruções, prazos para o pedido e informações atualizadas aqui.


#8 PRECISO DE SEGURO VIAGEM PARA A ARGENTINA

O Seguro Viagem não é um pré requisito para entrar na Argentina. De qualquer forma, nem preciso me alongar a respeito da importância em se ter uma cobertura quando viajamos, sobretudo para fora do país.

É como sempre digo, é um custo muito pequeno para a gente economizar.  Então, deixo aqui o site da Seguros Promo pra você comparar o valor em várias seguradoras e escolher a melhor condição para você. Ah! Não deixe de usar nosso código viajantecomum5 para garantir 5% de desconto.


#9 IMIGRAÇÃO EM BUENOS AIRES

Primeira vez em Buenos Aires? Tem dúvidas de como é a imigração e quais perguntas são feitas pelo oficial? Preparamos um texto com tudo explicadinho pra você > Como é a imigração em Buenos Aires: Trâmites, alfândega, documentação e dicas!


TRANSLADO PARTICULAR DO EZEIZA

Caso já queira deixar contratado um transporte particular do aeroporto Ezeiza para o seu hotel, é possível adquirir antecipadamente pelo GetYourGuide.


VIAJANTE COMUM STORE

Espero que as nossas dicas tenham esclarecido as suas dúvidas e não deixe de dar uma passadinha na nossa lojinha para garantir itens que vão deixar sua mala para a Argentina muito mais organizada!

 

MAIS DICAS DA ARGENTINA

Buenos Aires |

+ Visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires!

+ Onde ficar em Palermo, Buenos Aires: Excelentes opções 4 estrelas!

+ Como é a imigração em Buenos Aires: Trâmites, alfândega, documentação e dicas!

Colonia del Sacramento: Roteiro de um dia e como chegar saindo de Buenos Aires!

Puerto Iguazú |

+ Como ir de Foz do Iguaçu para a Argentina por conta própria: Puerto Iguazú, Cataratas e Duty Free!

+ Feirinha de Puerto Iguazú, Argentina: Para comprar e botecar!


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $179)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER


* Última consulta em 22/04/2020.

Foto Capa | Cris Andrade

signature
4 Comentários
  • Marcela
    maio 12, 2020

    É tão bom ter um país incrível como a Argentina aqui do nosso ladinho, e com regras tão flexíveis para a viagem 🙂

  • Carla Mota
    maio 6, 2020

    Artigo bem completo sobre os documentos na Argentina. Nós portugueses precisamos mesmo de passaporte e visto mas os cidadãos brasileiros têm mais sorte.

  • Diego Cabraitz Arena
    abril 30, 2020

    Bacana suas dicas, é bom poder viajar apenas com RG né, mas nada como ganhar um carimbo novo no passaporte viajando para países da América do Sul hahah.

  • Gabriela Torrezani
    abril 30, 2020

    Eu vou com o passaporte pra Argentina só pelo carimbo, pronto falei heheheheh é muito bom essa facilidade para viajar aos países do Mercosul, né? 🙂

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *