Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O que conhecer em Curitiba? 10 lugares que devem estar na sua lista!

*Post atualizado em abril de 2018.

Impossível chegar à capital paranaense e parar quieto. Há tanto o que conhecer em Curitiba, são tantos passeios a fazer e lugares a visitar que mal chegamos e já estamos planejando o retorno. 

Assim, resolvemos fazer um resumão inspirador dos pontos turísticos que achamos mais legais para você incluir no seu roteiro, lembrando que, caso você use o ônibus turismo da cidade, você poderá descer em apenas 4 deles (veja aqui como funciona o serviço).

Se é sua primeira vez em Curitiba, leia isso aqui antes: Turismo em Curitiba: dicas espertas para aproveitar (bem) a cidade!


1. CATEDRAL 

Localizada na Praça Tiradentes, marco zero da cidade, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, em estilo neogótico, foi inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. 
O interior é bem bonito. Olha essa cúpula!
DICA VC: Já que você está no centro da cidade, aproveite para conhecer a Rua XV de Novembro, famosa por ter sido o primeiro calçadão do país, lá na década de 70, quando ainda era conhecida como Rua das Flores. 

2. TEATRO PAIOL

A finalidade inicial era funcionar como um paiol de pólvora (1906). Mas, tempos depois, em 1971, tornou-se um teatro de arena. Uma lindeza!

 3. JARDIM BOTÂNICO

Cartão postal da cidade, merecidamente. Além da estufa em metal e vidro, você ainda pode passear pelo jardim francês, fazer trilhas no bosque de araucárias e se encantar com o jardim das sensações. 
conhecendo o jardim botanico de curitiba
Gostamos tanto que fizemos um post especial sobre o Jardim Botânico de Curitiba, mostrando tudo que você pode conhecer por lá, além de valores, dicas de como chegar e muitas fotos. 

4. MEMORIAL UCRANIANO

Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano foi inaugurado em 1995. Não deixe de entrar na réplica da Igreja Ortodoxa de São Miguel Arcanjo para conhecer os Pêssankas (ovos coloridos pintados à mão), símbolos de boa fortuna.


5. PAÇO DA LIBERDADE

Já foi sede do Governo Municipal, agora, restaurado, é um Centro Cultural. É o único patrimônio de Curitiba que foi tombado nas esferas municipal, estadual e nacional. A visitação é gratuita.

6. MUSEU OSCAR NIEMEYER

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ficou conhecido como o “olho”, devido ao seu formato. Na área externa do museu há um café (com uns docinhos deliciosos) e uma lojinha com souvenirs. 
Ande por todos os lados, são alguns andares mas tem elevador. Não deixe de visitar o Pátio das Esculturas e entrar no ‘olho’ porque quase sempre está rolando alguma exposição maneira. 
 DICA VC: O Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) que foi inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II,  fica do ladinho Museu do Olho. Dá pra ir caminhando e economizar um bilhete do ônibus turismoÉ um lindo bosque com simpáticas casas de tronco.

7. UNILIVRE

A Universidade Livre do Meio Ambiente é um espaço que desenvolve trabalhos de educação ambiental. 
Além da construção principal, tem um pedreira, um lago e um mirante depois de uma subidinha. A inauguração do espaço, em 1992, contou com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau. Chique né?


8. ÓPERA DE ARAME

Acredito que depois do Jardim Botânico é o ponto turístico mais visitado de Curitiba. A integração da estrutura tubular do Teatro Ópera de Arame com a Pedreira Paulo Leminski  deixa o espaço muito lindo e atraente.

DICA VC: Não deixe de conhecer o Ópera Arte, um bistrô que fica na parte de baixo da Ópera de Arame. Seja para tomar um café, seja para provar uma das suas deliciosas sobremesas.

9. SANTA FELICIDADE 

Preserva muito da antiga Colônia Santa Felicidade formada, sobretudo, por imigrantes italianos. Há muitos restaurantes, entre eles, o famoso Madalosso. Há também degustação de vinhos e chocolates em alguns comércios, como o Durigan. 

10. LARGO DA ORDEM

A visita ao Centro Histórico de Curitiba não pode deixar de ser feita. É um Centro Histórico vivo, como se costuma chamar. Movimentado, com comércio e gente circulando todo o tempo.
Aos domingos ocorre a famosa Feirinha do Lago da Ordem. É bem divertida. Tem de tudo que você imaginar: souvenirs, obras de arte, caldo de cana, pastel e muitos artistas de rua. Impossível você não se empolgar! Durante a noite também é bem legal, pois há vários barzinhos no Largo da Ordem.

DICA VC: A feirinha é bem cheia! Então, vá com bom humor e tranquilidade pra passear, pois tem muita gente circulando! 

Leia também: Ônibus turismo de Curitiba: usar ou não usar?!

Ah! Outro lugar legal pra se conhecer é a Mesquita. Fica só um pouco mais afastada do Largo da Ordem (Centro Histórico) mas dá pra ir caminhando. É aberta à visitação. Os sapatos devem ficar na entrada e a meninas devem cobrir a cabeça. Caso não leve lenço eles emprestam!

E, se você curte um programa diferente, vale conhecer o Museu Egípcio de Curitiba ou fazer um tour pelas melhores docerias da cidade


BUSCANDO HOSPEDAGEM EM CURITIBA?

Já ficamos hospedados no Curitiba Hostel que fica no Largo da Ordem (onde rola a famosa feirinha aos domingos), ideal para quem viaja sozinho ou está na vibe ‘sem frescura’.

Na última vez,  ficamos no Hotel Go Inn que fica ao lado do Curitiba Shopping, no bairro Batel. Achamos a localização e o custo/benefício muito bons (veja aqui nosso review). Mas,  há outras excelentes opções no Booking (sempre fazemos nossas reservas por lá), algumas, inclusive, sem taxa de cancelamento ou pagamento antecipado.

Se tiver com um tempinho, utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.


+ DE CURITIBA  e ILHA DO MEL

E, caso esteja em busca de Seguro Viagem, o Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo. Basta usar o código VIAJANTECOMUM5. Clique aqui, conheça e faça uma simulação.

Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você recebe um serviço de qualidade e ainda colabora com a manutenção do Blog Viajante Comum sem pagar nada a mais por isso! Obrigada! ?


Nos encontre nas redes: | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |  GOOGLE +TWITTERFrases de Viagem

Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!


Gostou? Salve no Pinterest!

17 Responses
  • Mais um destino a juntar aos que tenho de conhecer no Brasil!!! Tenho de regressar 🙂

  • Viviane Carneiro
    junho 20, 2017

    Tenho muita vontade de conhecer Curitiba, e depois desse post a minha vontade só aumentou. Adorei as fotos e as dicas. bjs

  • Ana
    junho 19, 2017

    Que sítios mais bonitos! A mesquita tem uma quantidade de cores impressionante e o jardim botânico parece ser encantador. Também fiquei curiosa com o museu do Oscar Niemeyer, sem dúvida que é uma estrutura impressionante!

  • Josiane Bravo
    junho 19, 2017

    Como Curitiba é linda, ainda não conheço, mas planos é o que falta. Acho um charme o jardim botânico e fiquei encantada com essa catedral, que arquitetura maravilhosa. Não vejo a hora de conhecê-la.
    Beijos

    • Viajante Comum
      junho 22, 2017

      A cidade é realmente encantadora! Torcendo para que entre logo na lista de desejos cumpridos! Beijos!

  • Nossa, quanta coisa não vi! Já salvei pra quando eu for de novo!

  • Faz tanto tempo que fui a Curitiba que não reconheço mais nada! Preciso voltar a esse lugar encantador!

  • Pa Ramos
    junho 18, 2017

    Sempre fui louca pra conhecer Curitiba! Não sei porque, mas quando vejo fotos sempre acho que deve ser uma cidade super simpática!
    Me apaixonei inicialmente pelo jardim botânico, que creio ser o ponto mais conhecido e divulgado de Curitiba né. Mas gostei de saber que existem tantas outras opções de visitas!

  • rui batista
    junho 18, 2017

    Bosque do Alemão e Santa Felicidade. Está decidido 🙂 Serão talvez os lugares que me deixam mais curiosidade. Não tinha ideia de que Curitiba era assim tãoooooo interessante 🙂

  • Maria João Proença
    junho 17, 2017

    Já tinha ouvido falar por alto de Curitiba, mas neste artigo deu para perceber que vale mesmo a pena visitar! Obrigada pelas dicas!

    • Viajante Comum
      junho 17, 2017

      Eu que agradeço a visita aqui no Blog, Maria! Abração!

  • cwrgutierrez
    junho 9, 2017

    Quando eu era criança ia muito para Curitiba, pois minha família é de lá, adoro essa cidade!

  • casalwanderlust
    junho 8, 2017

    Passamos dois dias em Curitiba debaixo de muita chuva…rs. Acabamos até assistindo uma missa na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz.
    Faltou conhecer muita coisa, vamos ter que voltar para fazer um check em todos os locais indicados no seu post. Adorei!
    Bjos

  • Amanda Saviano
    junho 8, 2017

    Estou looouca para conhecer Curitiba, esta lista vai ajudar muito quando marcar minha viagem à cidade!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *