Atualizado em dezembro de 2022
O Ônibus Turismo Curitiba é uma linha especial que funciona quase que diariamente, percorrendo os principais pontos turísticos da cidade, num trajeto de aproximadamente 45km.
Estivemos na capital do Paraná algumas vezes e, em várias delas, utilizamos o serviço da linha turismo.
Assim, compartilharemos com vocês as principais dicas e informações, como valores, horários, pontos de parada mais interessantes e, na nossa avaliação, se o serviço vale a pena.

ÔNIBUS TURISMO CURITIBA
#1 Como adquirir o passaporte?
+ Jardim Botânico de Curitiba: conheça o cartão postal da cidade!
#2 Quanto custa?
#3 Como é o passeio?
O ônibus turismo de Curitiba passa por 26 atrações. Você poderá descer em qualquer uma delas e voltar a embarcar quantas vezes quiser, ou seja, não há limite para embarques/desembarques. Você monta seu próprio roteiro.
Você também pode ficar quanto tempo desejar em cada parada, por isso, é importante já ter em mente os lugares que quer conhecer, pois o cartão-transporte vale apenas por 24h.

DICA VC1: O ônibus turismo não opera às segundas-feiras mas, nos feriadões e nas férias escolares (em julho e de dezembro a fevereiro) funciona todos os dias.
DICA VC2: Antes de tomar o ônibus turismo se informe sobre os pontos que ficam perto da sua hospedagem, daí você não precisa descer nesses locais e otimiza sua viagem. Eu, por exemplo, quando fiquei hospedada no Centro da cidade, fiz a pé todo o Centro Histórico, Catedral, Passeio Público, Memorial Árabe, Rua das Flores, Universidade Federal do PR, Teatro Guaíra e Paço da Liberdade.
+ Onde se hospedar em Curitiba!
#4 Onde fica a parada do Ônibus Turismo?
O ponto de partida do ônibus turismo de Curitiba é na Praça Tiradentes, bem de frente a Catedral. A vantagem de pegar nesse ponto é que, seguramente, você poderá escolher um bom lugar para sentar.
Contudo, você também pode embarcar em qualquer outro ponto do trajeto, ou seja, você tem 25 pontos de embarque (que também são pontos de desembarque). Veja abaixo todo o trajeto e pontos de parada.

Como o ônibus passa de meia em meia hora (dependendo do movimento de turistas na cidade esse tempo reduz para 15 minutos), caso esteja cheio, aconselho esperar o próximo para ir na parte alta (quando não estiver muito frio, né?). A parte inferior do veículo tem poucos assentos e a visibilidade não é muito boa.
+ Hotéis em Foz do Iguaçu: Melhores lugares para se hospedar!
#5 Qual o melhor horário para fazer o passeio?

#6 Quanto tempo leva?
Sem descer do ônibus, o passeio leva umas 3h, pois são quase 45km percorridos. Mas só faça isso se você, realmente, tiver poucas horas e quiser dar apenas uma geral na cidade.

+ TOP 10 – O que fazer em Curitiba em um fim de semana!
#7 Quais os pontos mais legais para descer
1. Jardim Botânico.
6. Santa Felicidade.
#8 Vale a pena usar a Linha Turismo de Curitiba?

Lembrando que, se você tem apenas uma manhã ou uma tarde na cidade, não vale a pena pegar o ônibus turismo. Melhor escolher alguns pontos para visitar e pegar um ônibus na estação tubo ou chamar um carro de aplicativo.
#9 Onde ficar em Curitiba?
Já ficamos hospedados no Curitiba Hostel que fica no Largo da Ordem (onde rola a famosa feirinha aos domingos), ideal para quem viaja sozinho ou está na vibe ‘sem frescura’.
Em outra oportunidade ficamos no Hotel Go Inn, praticamente ao lado do Curitiba Shopping, no bairro Batel. Achamos a localização e o custo/benefício muito bons (leia aqui nosso review).

E, da última vez, fiquei no Ibis Curitiba Shopping, localizado no Centro e também com excelente custo/benefício.
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia de outras opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
#10 Que tal alugar em apartamento?
Pra quem opta por mais privacidade ou está viajando com a família, uma boa opção é alugar um apartamento no Booking que, a depender da escolha pode, inclusive, sair mais em conta.
Mais dicas de Curitiba e Ilha do Mel
+ O que conhecer em Curitiba? 10 lugares que devem estar na sua lista!
+ Turismo em Curitiba: dicas espertas para aproveitar (bem) a cidade!
+ Ilha do Mel/PR: como chegar saindo de Curitiba!
+ Ilha do Mel/PR: um dia na Praia das Encantadas!
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!
SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
HOTEL/HOSTEL/POUSADA
Siga nossas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER
SALVE A IMAGEM NO SEU PINTEREST!
Foto Capa | Cris Andrade
Fernanda Scafi
setembro 3, 2020Já visitei Curitiba, mas foram poucos dias e não deu tempo de ver tudo então estou querendo revisitar a cidade faz um tempinho. Aliás era um dos planos pra 2020… Vai ser uma ótima ideia usar o ônibus da Linha Turismo hop on hop off pra facilitar meu deslocamento (mas só em 2021 agora rs)!
Viajante Comum
setembro 9, 2020Vamos tirar todos os projetos do papel em 2021! Vem, vacina!
Deyse
setembro 1, 2020Excelente texto com esta super dica do ônibus de turismo de Curitiba. Estive em Curitiba e no primeiro dia fiz uso deste ônibus e valeu super a pena. Conheci a cidade de uma maneira geral, desci em alguns pontos e nos demais dias, voltei sozinha nos pontos que queria ficar mais tempo. Ótima dica.
Viajante Comum
setembro 2, 2020Todas as capitais (guardadas as devidas peculiaridades) deveriam adotar esse sistema de ônibus turismo usado em Curitiba! É muito eficiente!
Jeniffer Costa
novembro 27, 2019Adorei a dica da linha turismo, com toda certeza irei utilizar o serviço e ficar de olho na previsão do tempo para não pegar chuva ou muito frio, assim o passeio fica melhor. Obrigada!
Lulu Freitas
novembro 26, 2019Esse ônibus da linha turismo de Curitiba é muito prático para o turista. Se planejar bem dá para ver bastante coisa em 24horas usando o trajeto o ônibus. Amei a dica!!!
Renata Campos
novembro 26, 2019Ótima dica!
Eu usei esse ônibus na minha 1a vez em Curitiba e achei que valeu super a pena! 🙂
Marcia Picorallo
novembro 26, 2019Acho estes ônibus uma ótima opção para quem tem pouco tempo em Curitiba e principalmente para ques está sem carro.
angela sant anna
novembro 6, 2017esse eh um dos tours com onibus que fiz quando era crianca! imagina a emoção de ficar no segundo andar de um busão todo aberto ahueahe lembro muito bem da opera de arame e do jd botanico com meus pais!
Viajante Comum
novembro 7, 2017Ahhh! Que bonitinha! 🙂
angela sant anna
março 3, 2018hauehaue so precisa cuidar bem com o tempo, pois se chover n eh nada bom ficar em cima aheuahe
Viajante Comum
março 5, 2018Não mesmo!! Bem lembrado! Obrigada!!
Flavia Zenke
junho 12, 2017Nos gostamos muito de passear com esse ônibus e escolhemos descer nos pontos principais de Curitiba e terminar a noite em Santa Felicidade para comer uma boa massa.
Luiza Cardoso (olhosdeturista)
junho 12, 2017Puxa que legal, só achei uma pena poder descer em apenas 4 pontos turísticos, podia ser tipo aquele Sightseeing da Europa que dá para descer em vários pontos, bastando pagar o dia ou dias de consumo… Mas gostei mesmo assim, bom saber que lá tem essa alternativa! =D
Camila Lisboa
junho 11, 2017Esses ônibus valem a pena sim para uma viagem curtinha… pra quem tem mais tempo, acho que vale a pena investir num slow travel 🙂 Tá super explicadinho o post, adorei!
Ana Coutinho
junho 11, 2017Uau, que bacana. O trajeto é bem grande e com vários pontos tur[isticos legais. Eu acho uma ótima alternativa. Adorei a dica 🙂
Francisco Piazenski
junho 9, 2017Olá, eu usei o serviço hop on hop off em 2011, mas não tinha limitação de paradas. Uma pena, porque achei um bom, na época!
Viajante Comum
junho 9, 2017Pois é! Agora tem! E você fica morrendo de vontade de descer em vários!
Ruthia Portelinha
junho 8, 201745 km é um trajeto bem longo. Poucos autocarros turísticos farão um roteiro tão amplo. E olha que eu já andei em vários na Europa. Se bem que a filosofia do hop on-hop off seja um pouco diferente.
Vc planeou tudo muito direitinho e conseguiu ver todo o centro histórico e ainda outros 4 pontos. Boa dica.
Ruthia
P.S. Eu adoraria conhecer o Museu do Oscar Niemeyer