Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

PASSEIO DE BARCO EM BELÉM DO PARÁ: Orla ao Entardecer!

O passeio de barco ‘Orla ao Entardecer’ é uma das atrações mais legais em Belém. Uma viagem lúdica, musical e divertida, pela cultura do estado do Pará.

Não bastasse navegar na Baía de Guajará descobrindo novas paisagens e outros ângulos a partir do rio, o passeio de barco em Belém do Pará ainda nos leva a uma viagem pela história desse estado tão rico e acolhedor. E o melhor, com direito a muita animação, danças típicas e pôr do sol no rio Guamá.

passeio de barco em belem do para

Barcos às margens do rio Guamá, uma das paisagens durante o passeio

A propósito, se é sua primeira vez na cidade, não deixe de ler: 15 dicas práticas para quem vai conhecer a capital do Pará!


O EMBARQUE

A embarcação parte da Estação das Docas, um complexo gastronômico oriundo da revitalização da região portuária, super frequentado tanto por turistas quanto pelos belenenses. 

passeio de barco em belem do para

Píer de embarque na Estação as Docas

Inclusive, se você quiser otimizar seu roteiro, aproveite para conhecer a Estação das Docas no mesmo dia do passeio de barco. Para saber um pouco mais do espaço, leia: ESTAÇÃO DAS DOCAS: Pôr do sol e gastronomia em Belém do Pará!

passeio de barco em belem do para

Estação das Docas e os famosos guindastes amarelos

DICA VC: O embarque é tranquilo mas a fila já começa a ser formar uns quinze minutos antes. Então, se você quiser garantir um bom assento na parte superior perto da banda, se adiante.


ONDE COMPRAR E VALOR 

Eu comprei o bilhete com algumas horas de antecedência no stand da empresa que fica na Estação das Docas mas, é possível (e aconselhável) comprá-lo pela internet, no site oficial da Valeverde Turismo por R$ 50,00 (valor em dez/2018). 


HORÁRIOS

A empresa oferece saídas diárias às 17h 30min. Mas, como sextas e sábados a procura costuma ser maior, há mais uma saída às 16h.

DICA VC: Nos finais de semana, muita gente opta pelo barco que sai 16h e volta 18h mas, se puder, opte pelo que parte 17h 30min e retorna 19h 30min. Assim você vai conseguir pegar a paisagem antes e durante o pôr do sol e, o anoitecer. 


O PASSEIO

O trajeto, que dura cerca de duas horas,  é regado a música por uma banda ao vivo que embala as danças típicas do Pará.

É só começar a navegar que os músicos soltam os primeiros acordes para dar início ao show dos bailarinos. E, como não poderia ser diferente, começamos pelo Carimbó, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

passeio de barco em belem do para

O charme do ritmo Carimbó!

Entre as narrações sobre a origem e significado de cada ritmo, o guia, diga-se de passagem muito divertido, apresenta os pontos turísticos ao longo do caminho. 

passeio de barco em belem do para

Ritmos típicos do Pará

Além da Estação das Docas, passamos pelo Mercado Ver-o-peso, Forte do Presépio, Praça do Relógio, Feira do Açaí (que acontece na madrugada), Mangal das Garças, entre outros.


O PÔR DO SOL

E, finalmente, a hora mais esperada. O que é esse pôr do sol na região norte, minha gente! Um dos momentos mais emocionantes do passeio que, fica ainda mais perfeito embalado por canções clássicas da região. Fiquem com as imagens!

passeio de barco em belem do para

passeio de barco em belem do para

passeio de barco em belem do para

Nosso embarcação toda iluminado na chegada


AVALIAÇÃO

A condução e organização do passeio é muito bem feita e os anfitriões são muito divertidos. É aquele passeio turistão que a gente indica sem receio de errar. Sem dúvida, uma das mais legais (e emocionantes) atividades em Belém de Pará. Inclua esse passeio no seu roteiro! 🙂


ONDE SE HOSPEDAR EM BELÉM DO PARÁ

Na ocasião da minha visita a Belém, fiquei hospeda no Radisson Hotel Belém, localizado no bairro Nazaré e gostei bastante. O quarto é básico mas bastante amplo e o café da manhã é ótimo.onde se hospedar em belem

Há também outras opções com excelente localização como o Gran Mercure BelémGolden Tulip Belém ou Tulip Inn Belem Batista Campos.

Para hospedagens mais em conta, inclusive hostels, faz uma busca na caixa de pesquisa abaixo para ter uma ideia da oferta e dos valores atualizados.


MAIS DICAS DO PARÁ

+ BELÉM: 15 dicas práticas para quem vai conhecer a capital do Pará!
+ ESTAÇÃO DAS DOCAS: Pôr do sol e gastronomia em Belém do Pará!
+ Onde comer (e beber) em Belém do Pará!
+ Sabores especiais do Pará: Sorveteria Cairu em Belém!
+ Belém do Pará: um ensaio em preto & branco!
+ 10 motivos para conhecer (e se apaixonar) por Alter do Chão! O Caribe Amazônico!

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER

11 Responses
  • Marcia Picorallo
    janeiro 15, 2019

    Que delícia deve ser este passeio, principalmente unindo paisagens com cultura local, adorei a dica!

  • Gabriela Torrezani
    janeiro 15, 2019

    Fiz esse mesmo passeio em 2015 e adorei! É tudo lindo, o por do sol, as danças… Realmente um passeio imperdível para quem visita Belém 🙂

  • Ana Carolina
    janeiro 10, 2019

    O norte realmente nos impressiona com sua diversidade. E que pôr do sol lindo! Ótimas dicas!

  • Angela C S Anna
    janeiro 10, 2019

    é meu sonho conhecer o Pará, se der tudo certo farei esse passeio de barco em março!

    • Viajante Comum
      janeiro 10, 2019

      Eitaaaa! Já ansiosa pelos vídeos lindosss sobre Belém do Pará, sobretudo sobre esse passeio de barco ao entardecer!

  • Alessandra Fratus
    janeiro 8, 2019

    Esse é o melhor passeio de Belém, e da vida!!! Amo muito! Já fui duas vezes e foi divertidíssimo. Se você der sorte e embarcar com a Ana Cristina, melhor ainda! Altas risadas.

    • Viajante Comum
      janeiro 8, 2019

      Esse passeio de barco em Belém me surpreendeu muito! O guia que fomos também era divertido demais mas já guardei o nome da minha xará para a próxima!

  • Susana - Viaje Comigo
    dezembro 18, 2018

    Ainda não conheço Belém, mas quando for vou querer fazer esse passeio! Que interessante! Ganhou logo a minha atenção com as danças 😀

    • Viajante Comum
      dezembro 19, 2018

      O passeio de barco em Belém é aquela atração que indico pra todo mundo! Faça mesmo!

  • marcela
    dezembro 17, 2018

    Ahh como eu amo o Pará! Não fiz esse passeio justamente por pensar que fosse muito “turistão” pro meu estilo, mas com tanta música boa acho que eu teria gostado sim. Já fica anotado para a próxima viagem. Obrigada pelas dicas 🙂

    • Viajante Comum
      dezembro 17, 2018

      Também fujo dos ‘turistões’ mas esse vale muito a pena! Na próxima ida a Belém, faça sim! 😉

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *