MENU

Search
Close this search box.

BELÉM DO PARÁ: 15 DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ SABER ANTES DE VISITAR!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Desde que conheci Manaus e Alter do Chão, o norte passou a ter um significado especial para mim.

A cultura, a gastronomia e as pessoas me conquistaram de tal maneira que me comprometi a, pelo menos uma vez por ano, visitar algum cantinho da região.

Dessa vez, a escolhida foi a capital paraense. E, depois de alguns dias explorando a cidade, deixo aqui algumas dicas de Belém do Pará para você que está cogitando dar um pulinho por lá! 

BELÉM DO PARÁ: Dicas para a sua primeira viagem!

#1 As pessoas vão tem mandar tomar cuidado o tempo todo. “Cuidado com o celular”. “Cuidado que lá é soturno.” “Cuidado que é perigoso.” Não pire mas também não ignore. Os moradores conhecem o lugar melhor que nós.

#2 O Uber funciona super bem. E, como tudo é relativamente perto, a maioria dos trajetos para conhecer os pontos turísticos dentro da cidade, quase sempre dá menos de 15 reais. A corrida mais longa que fiz foi do Aeroporto de Belém para as proximidades do Centro, que deu em torno de 25 reais.

#3 Nem perca tempo procurando. Se quiser comer o melhor açaí da cidade, vá ao Point do Açaí (tanto para comer açaí como para refeições mais completas). O Restaurante possui três unidades em Belém.

+ Onde comer (e beber) em Belém do Pará!

#4 Mesmo não sendo católico, visite a Basílica de Nazaré (nem que seja para fotografar o colorido das fitinhas do Círio). A igreja é realmente linda e possui uma energia reconfortante.

#5 A Sorveteria Cairu é, de fato, muito boa. Me atrevi a provar de outros lugares pra criar um parâmetro e não tem comparação. Aproveita e se joga nos sabores diferentes como bacuri, cupuaçu, tapereba, castanha, araça, muruci e tapioca (perdi a compostura e provei todos!)

+ Sabores especiais do Pará: Sorveteria Cairu em Belém!

#6 A voltagem das tomadas é 110 volts.

#7 É melhor visitar o Mangal das Garças no período da manhã. Haverá mais chances de encontrar alguns bichinhos pelo caminho.

#8 O Teatro da Paz e o Mangal das Garças não abrem às segundas. Atente a isso quando for montar o seu roteiro.

#9 Visitar a Ilha do Combu e não conhecer o projeto da D. Nena é quase um pecado. A visita é uma delícia e ainda dá pra combinar com o almoço no ‘Saldosa’ Maloca. Atendimento especial, pratos saborosos e preços honestos.

dicas de belem do para

#10 Ficar hospedada no Centro não foi muito atraente para mim, sobretudo porque estava sozinha. Sugiro que evite essa localização. Opte pelos bairros Nazaré ou Batista Campos.

#11 O passeio de barco que sai da Estação das Docas no fim da tarde é aquela atração bem turistona mas muito (muito) legal. Uma hora e meia de música, danças típicas e uma vista inesquecível.

+ Estação das Docas em Belém do Pará: pôr do sol e gastronomia!

#12 No mês de julho a cidade fica bem vazia porque os moradores vão para as praias da região. Então, caso esteja pensando em ir pra Ilha de Marajó, por exemplo, se organize com antecedência porque lota.

#13 Ande sempre com algum dinheiro, sobretudo quando for pro Mangal das Garças, Ilha do Combu e algumas praias de rio. O serviço de internet nem sempre é dos melhores nessas regiões e você pode deixar de curtir alguma coisa por não ter grana em espécie.

+ 10 motivos para conhecer (e se apaixonar) por Alter do Chão! O Caribe Amazônico!

#14 A feira Ver-o-Peso é gigante e super movimentada. É feira livre, com cara, colorido e cheiro de feira. Então, se você busca algo na vibe de mercados europeus, esse passeio não é pra você. Mas, se você ama conhecer a alma das cidades, vale a visita. E já emende com o Mercado do Peixe e a Feira do Açaí que acontece na madruga.

#15 Os cervejeiros de plantão não podem deixar de provar os rótulos artesanais da Amazon Beer.

+ Passeio de barco em Belém do Pará: pôr do sol na Baía do Guajará!

#Bônus

Todas as terças, de 10h as 17h, há visitação gratuita em vários museus. Segue a listinha:
– Museu do Estado do Pará
– Museu do Círio
– Corveta Museu Solimões
– Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
– Forte do Presépio
– Memorial da Navegação (Mangal das Garças)
– Memorial do Porto (Estação das Docas)
– Museu de Gemas (Complexo São José Liberto)

No mais, água, chapéu, protetor solar (sempre) e um guarda-chuva para se proteger dos recorrentes pingos da tarde.

Ah! E delicie-se com o sotaque. Já vá preparado pra ouvir ‘mana’ ‘égua’ e as ‘tias’ de Belém: tiaqueta, tiacomoda, tiajeita, tiacoca, rs… 

O estado do Pará é apaixonante e merece a sua visita! 

Onde se hospedar em Belém

Na ocasião da minha visita a Belém, fiquei hospeda em dois lugares diferentes. Passei uns dias no Radisson Hotel Belém, localizado no bairro Nazaré e gostei bastante.

Também passei uma noite no Go Inn, localizado no Centro e a experiência foi péssima. Já havia ficado em outro hotel da rede, o Go Inn Curitiba e havia gostado muito (inclusive fiz um review aqui). Infelizmente, a unidade de Belém deixou muito a desejar, tanto pela localização quanto pelo serviço.

De qualquer forma, há várias outras opções, entre hotéis e hostels. Faz uma busca na caixa de pesquisa abaixo para ter uma ideia da oferta e valores atualizados.

 

Aluguel de carro

Caso opte por alugar um carro, sugerimos o serviço da RentCars que, além de parcelar, não cobra IOF. Faz um orçamento aqui ou na caixa abaixo para ver ser vale a pena pra você!

Mais passeios em Belém do Pará

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

14 respostas

  1. Belém do Pará é um destino que ainda quero conhecer e já salvei suas dicas, que ficaram show.

  2. Adorei o post não só pelas dicas que estão muito bem estruturadas, mas pela escrita gostosa, direta e leve. Eu sempre quis conhecer outro Brasil. Por vezes tão diferente do que é tão costumeiro e aparece nos jornais. Parabéns pelas fotos também e pela dica de hospedagem.

  3. Eu amo Belém! Saudades da Cairu, da Amazon Beer, de comer maniçoba, do açaí do ver-o-peso, do pôr do sol, até do calor intenso do Pará. Obrigada pelo relato 🙂

  4. Ameiiii seu blog. Vc é 10 e ajudou muito. Embora vá a Belém p Congresso/trabalho vou aproveitar suas dicas para intervalos, com certeza. Bjs

    1. Que bom Teresa! Normalmente as atividades em Congresso terminam no fim do dia! Com certeza vai dar pra você fazer o passeio de barco ou, pelo menos, esperar o pôr do sol na Estação das Docas! 🙂

  5. VOU PARA BELÉM, PRETENDO FICAR NO GO INN BELÉM, ACHEI SUA LOCALIZAÇÃO PERTO DE TUDO, QUERIA SABER MAIS DETALHES SOBRE “DEIXOU A DESEJAR OS SERVIÇOS” ?

    1. Olha, a localização é próxima a tudo olhando no mapa mas fica bem no centrão. Não achei legal para circular. Achei a limpeza e o café da manhã bem mais ou menos. E não era porque era simples, afinal, há cafés simples e maravilhosos. No geral, achei a gerência bem desleixada. Não ficaria nessa unidade novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!