MENU

Search
Close this search box.

ILHA CANELA EM PALMAS: Um oásis no coração do Tocantins!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

E depois de dias incríveis no Jalapão,  resolvemos relaxar um pouquinho em Palmas, a capital do Tocantins. Aquele dia exclusivamente dedicado para descansar e se recuperar da expedição, afinal, como dizem por lá, o Jalapão é bruto!

A ideia era passear pelo centro da cidade, conhecer os principais pontos turísticos de Palmas e depois escolher alguma das praias para relaxar. E, claro, nossa opção foi conhecer a Ilha Canela

ILHA CANELA EM PALMAS

ilha canela palmas tocantins

#1 Onde fica a Ilha Canela

Localizada no centro do Lago de Palmas, a Ilha Canela, cartão postal da capital, formou-se em virtude do alagamento do rio Tocantins, na ocasião da construção da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães.

O pedaço de terra de 45 mil metros quadrados parece um oásis no meio da cidade. Barraquinhas, palhoças na água, um pôr do sol incrível e aquela paz.

ilha canela palmas tocantinsilha canela palmas tocantins

A área de banho, limitada por essa cerquinha das fotos acima, possui algumas palhoças para quem não dispensa um pezinho na água enquanto curte o visual.

Mas, não há quem resista ficar com água apenas nos pés. Se jogar num banho nesse sol escaldante é praticamente inevitável.

onde se hospedar em palmas
Ilha Canela com os prédios de Palmas ao fundo 

As cerquinhas, cujo objetivo é afastar alguns peixes como piranhas e arraias, sempre estão cheia de andorinhas  que ficam de boa, descansando sob o sol…

ilha canela palmas tocantins

…até que passa uma embarcação e a revoada segue para outro ponto. Pura poesia!

ilha canela palmas tocantins


+ Onde se hospedar em Palmas: duas opções que cabem no seu bolso!


#2 Como chegar a Ilha Canela

Dez minutos. Apenas dez minutos num barquinho a motor separam a cidade planejada de um oásis de 45 mil metros quadrados. O embarque é no Píer 1, da Praia da Graciosa, onde ficam os famosos flutuantes.

ilha canela palmas tocantins

Fique por ali que em alguns minutinhos o condutor aparece. Olha o sr. Dermeval vindo lá longe!

ilha canela palmas tocantins

O percurso, de apenas 3km, é super rápido. Fomos em 9 pessoas e a travessia foi tranquila mas, vale ressaltar que os dias com menos vento são mais propícios.

ilha canela palmas tocantins
Sr. Dermeval dando as orientações de segurança 

DICA VC: Como tínhamos pouco tempo, não curtimos a Orla da Praia da Graciosa e partimos direto para a Ilha Canela. Mas, a nossa amiga Angela Castanhel esteve por lá e contou tudinho aqui: Orla da Praia da Graciosa, Palmas – Tocantins


TOP 10 – Os melhores passeios no Jalapão!


#3 Quanto custa a travessia para a ilha

A travessia ida/volta custa R$ 35 (dez/2020). O pagamento é feito no desembarque em dinheiro, crédito ou débito. Guarde o ticket para entregar ao barqueiro que te conduzirá na volta.

#4 O que comer na Ilha Canela

Durante a semana as opções ficam bem limitadas pois não são todos os bares e restaurantes que abrem.

Como era uma segunda-feira, apenas um dos restaurantes estava aberto. Suficiente para atender aos sortudos que estavam por ali.

O garçom, um paraense que resolveu tentar a vida no Tocantins, nos indicou o pirarucu. Peixe fresco e super gostoso! Aprovadíssimo!

ilha canela palmas tocantins
Não deixe de provar o pirarucu | Foto: Cris Andrade

Jalapão: o que conhecer nas principais cidades base?


#5 Pôr do sol na Ilha Canela

Sem dúvida, a hora do pôr do sol é o principal atrativo da Ilha Canela. Vai se aproximando o final do dia e mais barquinhos vão chegando com visitantes e locais que vão apenas para curtir esse momento. 

O pôr do sol na ilha Canela é realmente espetacular!

ilha canela palmas tocantins

Nesse dia, como havia algumas queimadas, o cair da tarde ficou com esse ar dramático. 

ilha canela palmas tocantins

O serviço na ilha funciona de 8h as 18h, então, mesmo que você não consiga passar o dia por lá, vale a pena ir curtir o final da tarde.

E, para terminar esse passeio lindo e endossar que você deve incluir a Ilha Canela no seu roteiro em Palmas, segue um poema escrito por Angelly Bernardo:

Assim meu coração desmantela

Nessa aconchegante Ilha Canela

De onde vejo Palmas toda bela

Como se estivesse em linda janela

É hora de partir mas, a certeza que retornaremos para explorar esse lindo estado, tão esquecido pelos turistas brasileiros, é certa!

ILHA CANELA PALMAS TOCANTINS
Pôr do sol na Ilha Canela | Foto: Cris Andrade

Trilha da Serra do Espírito Santo: o nascer do sol perfeito no Jalapão!


#6 Onde ficar em Palmas

Ficamos hospedados no Mac Hotel e no Ibis Styles Palmase gostamos do serviço de ambos.

Contamos como foi nossa experiência em cada um deles e aproveitamos para deixar outras opções neste post: Onde se hospedar em Palmas: Opções que cabem no seu bolso!

Contudo, se você procura sugestões diferentes, utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para encontrar algo que corresponda ao seu perfil. Compare preços e avalie a qualificação dada por quem já se hospedou.

#7 Vale a pena alugar um carro em Palmas

Palmas é uma cidade planejada e muito tranquila para dirigir. Ruas largas e predominância de rotatórias facilitam o trajeto.

 Rentcars oferece o serviço com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.


ESTÁ NO PINTEREST? SALVE ESSA IMAGEM NA SUA PASTA DE VIAGENS!

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

21 respostas

  1. Ah gata, que lugar hein! Dá uma vergonha que eu conheço mais o Chile que o Brasil, mas aí eu viajo nos blogs amigos e fico louca pra voltar pro BR e conhecer cada cantinho! Super dicas 🙂

  2. Gente nunca imaginaria esse paraíso no Tocantins! Que lugar lindo lindo lindo! Me deu uma super vontade de conhecer! O Brasil é lindo, né?

  3. Que ilha poética, embalada por voos de gaivotas e um escandaloso pôr-do-sol. Como não amar? Que continue esquecida pelos turistas e permanecerá poética.
    Abraço desde Portugal

  4. Que incrível a Ilha Canela, não conheço ainda. Adorei assuas dicas, relato completinho. Parabéns pelo post. Vou salvar ele aqui.

  5. Que cantinho tão bonito! Adorei as fotos, estão espetaculares, sobretudo aquelas do por do sol, deve ter sido um momento maravilhoso! obrigado por partilhares este roteiro. Abraço

  6. que deliciinha de lugar! tenho uma amiga que mora no Tocantins e que quer muuito q eu va pra la visitar essas belezas e comer a comida q eh totalmente diferente do que estamos acostumados!

  7. Que fotos linda e que curiosidade de conhecer. O Tocantins ainda é muito pouco conhecido por nós, creio que por se um estado “novo”. As pessoas só se lembram e desejam ir pros lugares mais conhecidos do Brasil. Ilha Canela deve ser divina!

  8. Caramba, eu nunca tinha ouvido falar da Ilha da Canela e me pareceu ser um baita passeio para fazer quando for a Palmas!

    Quero muito fazer um roteiro bem completinho pelo estado de Tocantins. Quantos dias você acha que eu devo passar na capital?

    Adorei as dicas!

    Obrigado

  9. Ai, que delícia! Essa Ilha Canela parece mesmo um oásis. Ainda bem que tem a cerquinha anti piranhas.. Rs. Lindo pôr do Sol!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!