MENU

Search
Close this search box.

JALAPÃO: Como é subir a trilha da Serra do Espírito Santo (e esperar o nascer do sol)!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Assistir ao nascer do sol depois de percorrer a trilha da Serra do Espírito Santo foi uma das experiências mais incríveis que vivemos no Jalapão. Um dia para guardar para sempre na memória e no coração. 

A façanha exige fôlego. Fôlego e disposição. Acordar 3h30min da manhã e encarar 30km de chacoalho num 4×4 até o pé da serra era apenas o começo mas já insinuava o que viria pela frente.


+ O que fazer no Jalapão: Organize seu roteiro por cidade!


TRILHA NO JALAPÃO: Serra do Espírito Santo

#1 A subida

Não estamos falando de uma trilha fácil. Fato. A subida íngreme tem em torno de 500 metros mas o sentimento é de quilômetros infindáveis.

Como ainda estava escuro quando iniciamos a subida, não conseguimos visualizar a inclinação que enfrentaríamos. Só durante o percurso é que tivemos a noção real.

Encontrar algum dos banquinhos cravados ao longo do caminho passou a ser motivo de alegria e comemoração. Aqueles segundos de descanso faziam diferença.

trilha da Serra do Espirito Santo jalapao
Serra do Espírito Santo,  vista da estrada | Foto: Cris Andrade

Trata-se de uma verdadeira escalaminhada. O percurso conta, inclusive, com algumas estacas para ajudar na subida.

Além da inclinação, a subida ainda conta com várias pedras soltas, então o cuidado deve ser redobrado. É, sem dúvida, um teste de resistência e concentração.  

O trecho mais fácil da trilha são os últimos 5 metros que é onde tem uma escadinha e um corrimão feito com uma cordinha. Mas também há pedras soltas por aqui.

DICA VC: Senti falta de um bastão, cajado ou algo do gênero. Se você possuir algum, leve-o pois ajudará bastante.

#2 O nascer do sol

Chegamos ao alto por volta das 5h e 45min e ventava bastante. Por volta das 06h 10min os raios de sol começavam a dar os primeiros sinais.

trilha da Serra do Espirito Santo
Nascer do sol na Serra do Espírito Santo no Jalapão | Foto: Cris Andrade

Havia pessoas de vários grupos. Todos sentados, papeando e esperando o momento mais especial do dia. Realmente, uma vibe incrível.

trilha da Serra do Espírito Santo
Primeiros raios de sol | Foto: Cris Andrade

E, enquanto o sol nascia de um lado, a lua continuava seu espetáculo do outro. É emoção demais para um dia só!

trilha da Serra do Espirito Santo
Nascer do lua na Serra do Espírito Santo no Jalapão

DICA VC: Leve um casaco corta vento ou uma canga, pois venta bastante lá no alto.

#3 A Trilha do mirante

Aos poucos, depois do nascer do sol, as pessoas começaram a se organizar para descer e assim finalizar a escalaminhada que começou durante a madrugada.

E quanto a nós? Nós não. Nós queríamos mais! Então, nada de voltar pra casa, ainda! Percorremos mais 3km (6km ida/volta) no platô da Serra do Espírito Santo até chegar a mais um mirante.
trilha da Serra do Espírito Santo
Trecho bem tranquilo com trajeto plano  | Foto: Cris Andrade

Ao chegarmos, além da vista incrível, pudemos ver de pertinho o processo de erosão e movimentação dos sedimentos que formam as famosas dunas do Jalapão.

O vento forte permitiu, inclusive, que pudéssemos ver a movimentação de uma grande quantidade de areia!

#4 O retorno

Como o trajeto é bem íngreme, a descida também tem que ser muito cuidadosa.

trilha da Serra do Espírito Santo
| Foto: Cris Andrade

Levamos um pouco mais de tempo para descer porque, como subimos na escuridão, não tínhamos visto o incrível horizonte do cerrado. Então as paradas para contemplar e fotografar foram muitas.

trilha da Serra do Espírito Santo
Olha que visual! | Fotos: Cris Andrade
trilha serra do espirito santo jalapão
Trilha que se percorre (a pé ou de carro) antes de começar a subida   | Foto: Cris Andrade

E chegamos ao fim da trilha e de um dia inesquecível curtindo mais uma das belezas do Jalapão!

DICA VC: Vale lembrar que é importante respeitar seu limite. Se você quer muito subir mas acha que não está em forma, suba bem devagar e siga as orientações do seu condutor. Pare, dê a vez aos apressados e siga sua caminhada tranquil@.

trilha da Serra do Espírito Santo
| Foto: Cris Andrade

Quando ir

Maio a Setembro | É o período considerado de seca. Fomos no mês de setembro e presenciamos um nascer do sol com seu limpo e sem nuvens.

Outubro a Abril | Esse normalmente é o período das chuvas, então, corre-se o risco de pegar dias nublados e a visibilidade do nascer do sol não ser das melhores. 

Importante saber

  • Durante a subida ainda estará escuro. Se puder, leve uma lanterna;
  • O condutor orienta que as meninas usem calça legging mas eu fui de short e não me arrependo porque esquentou muito durante a subida. Só tive que ter cuidado redobrado com alguns galhos;
  • Como se trata de uma escalaminhada, em alguns lugares você vai sentir a necessidade de apoiar a mão. Ilumine antes para não correr o risco de tocar em algum inseto e ser picado;
  • Leve um casaco corta vento, pois no topo venta bastante. Uma canga também pode ser uma boa opção;
  • Leve água e alguns lanchinhos mas nada de mochila muito pesada pra não atrapalhar o trajeto.

Mais dicas do Tocantins

+ Onde se hospedar em Palmas: duas opções que cabem no seu bolso!

+ Ilha Canela em Palmas: um oásis no coração do Tocantins.

Mais dicas do Jalapão

+ Jalapão: o que conhecer nas principais cidades base.

+ O que fazer no Jalapão: Principais atrações!

Onde ficar em Palmas e no Jalapão 

Em Palmas, ficamos hospedados no Mac Hotel e no Ibis Styles Palmas  e gostamos do serviço de ambos. Veja aqui como foi nossa experiência nas duas unidades.

Já no Jalapão, ficamos hospedados em Mateiros, na Pousada Jalapão. Instalações simples mas tudo muito limpo e comida caseira de primeira.

Se pretende buscar outras opções, utilize a caixa de pesquisa abaixo, coloque a data da sua viagem e faça uma simulação para encontrar outras opções e comparar os preços.

Jalapão por conta própria 

Pretende fazer essa viagem por conta própria? Então é importantíssimo que você tenha um guia, sobretudo se é sua primeira vez na região. E, mesmo que tenha carro próprio, sugerimos que alugue um 4×4 porque só ele para aguentar, de verdade, os trancos das estradas de chão do Jalapão.

Rentcars possui várias opções de 4×4, com a vantagem de ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!


SALVE A IMAGEM NA SUA PASTA DE VIAGENS NO PINTEREST!

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

23 respostas

  1. oi! Adorei essa sugestão de passeio! Que paisagens lindíssimas e que bom é o contacto direto com a natureza! Não conheço essa região do Brasil, mas tenho muita vontade de conhecer. Boas viagens!

  2. Aplaudo quem tem esse pique! Faço parte do grupo de pessoas (preguiçosas) que preferem assistir o pôr do sol
    hahahahah
    Sou uma pessoa muito noturna e nunca conseguiria acordar às 3h30 para ir atràs de um nascer do sol, mesmo sendo um espetàculo como este que vc viu!
    😉

  3. que paisagem incrível! eu adoraria fazer esses trekkings ai nessa região, é tudo muito diferente de onde eu vivo no sul…só ia ter problema com o retorno, como é íngreme, é capaz que eu vire o pé pela oitava vez haueha

      1. simm tem que tomar cuidado pq se virar, aí tem q ir até o hospital e tudo fica muito longe né. essa dica do cajado achei essencial pq ai da aquela firmeza e vc consegue se equilibrar se algo der errado

  4. Que delícia de post! Quando penso em Jalapão só me vem a cabeça aquela água linda, então eu nunca tinha visto esse outro lado das trilhas. Achei incrível tb! Esse lugar deve ser lindo de tantas maneiras! Ainda quero muito ir!

  5. Que bela trilha! Tenho conhecido o Jalapão através dos muitos posts dos bloggers brasileiros e é algo que me tem fascinado. Quando for ao Brasil, vou ter mesmo de visitar. E fazer a trilha do Mirante, que adorei!

  6. Embora não seja pra mim (risos) eu adorei a história e o passeio, as fotos ficaram incriveis e o lugar deve ser realmente muito maravilhoso! Um abraço pra vc!

  7. Oi Cris, que lugar mais lindo e realmente valeu todo o esforço para ver esse nascer do sol. Minha irmã viajou para aí no inicio do ano, uma pena eu não ter ido junto.

  8. Esse visual nessa hora tão especial deve compensar a trilha difícil, em especial no escuro. Não sei se conseguiria encarar, mas que fiquei com vontade, fiquei.

  9. Caramba, quanta disposição hein, Cris!?
    Se acordar cedo para ver o nascer do sol já é difícil, imagina só acordar e já enfrentar uma trilha destas?! hahaha

    Mas realmente deve ter sido super recompensador encarar a Trilha da Serra do Espírito Santo!
    Aliás, bom saber que vale a pena seguir mais três quilômetros até o platô da Serra! O visual de lá é lindo demais!

    Adorei as dicas.

    Abraço

  10. O Jalapão é lindo né? Ainda não conheço, mas adorei essas “dicas VC” no post – por exemplo levar casaco pq venta muito é exatamente o tipo de dica que eu procuro em blogs de viagem – dicas que só quem esteve lá pode dar e vc não acha em guias genéricos por aí…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!