MENU

Search
Close this search box.

O QUE FAZER EM PIRENÓPOLIS EM UM DIA OU FIM DE SEMANA (+ dicas essenciais!)

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Atualizado em junho de 2021

Distando 150 quilômetros de Brasília e 130 quilômetros de Goiânia, Pirenópolis é aquele refúgio a meio caminho das duas capitais, no coração do cerrado, perfeito para renovar as energias. 

Piri, como é carinhosamente chamada, é uma pequena cidade goiana que se tornou a alternativa perfeita para quem sai de Brasília ou Goiânia com o intuito de relaxar e recarregar as baterias.

Destino perfeito para aquele bate e volta quando você está com pouco tempo ou, para um final de semana, sobretudo quando você está sem disposição para encarar uma viagem mais distante, como a Chapada dos Veadeiros, por exemplo. 

Desde que nos mudamos para Brasília, perdemos a conta do número de vezes que já estivemos em Piri, tanto fazendo um bate e volta quanto ficando um fim de semana. Então, sempre que quiser uma dica atualizada, não deixe de passar aqui.

Assim, torcendo para que você possa vir a desfrutar um pouco de tudo, preparamos esse roteiro enxuto para curtir um dia inteirinho em Pirenópolis, além de sugestão de passeios para você explorar a cidade em um final de semana.

Mas, antes de começar, vamos deixar algumas dicas gerais da cidade para você organizar sua viagem da melhor maneira possível.

E, para facilitar a navegação de acordo com a sua busca, o post estará dividido em três partes:

PARTE 1 | Dicas gerais de Pirenópolis: como chegar, melhor época, quantos dias ficar, pousadas, principais cachoeiras etc.

PARTE 2 | O que fazer em Pirenópolis em um dia num bate e volta de Brasília ou Goiânia.

PARTE 3 | O que fazer em Pirenópolis em um fim de semana.

PARTE 4 | Lista resumida com as principais atrações e pontos turísticos de Pirenópolis.

O QUE FAZER EM PIRENÓPOLIS – DICAS GERAIS

#1 Onde fica a cidade de Pirenópolis? 

A linda cidade de Pirenópolis está localizada no região centro-oeste do Brasil, no estado do Goiás.

Fica a cerca de 130km de Goiânia a 150km de Brasília, ou seja, saindo tanto da capital de Goiás quanto da capital do Distrito Federal, você levará em torno de 2h de viagem.

#2 Como chegar a Pirenópolis?

Como a cidade está a meio caminho dessas capitais, vindo de outros estados, você poderá escolher tanto desembarcar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em Brasília, quanto no Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva. E, a partir daí, seguir numa viagem de carro até Pirenópolis

DICA VC: Não esqueça de organizar a locação do veículo antecipadamente. Aproveita e faça uma cotação no site comparador de preços da Rentcars, onde geralmente você conseguirá uma melhor oferta. Clique aqui e faça agora mesmo uma simulação.

Veja abaixo no mapa duas opções de rota saindo de Brasília, a mais curta pela BR-070 e a mais longa, pela BR-060.

Nós costumamos ir pelo caminho mais curto, passando por Águas Lindas de Goiás, pela BR-070. Quando seguimos por esse trajeto costumamos dar  aquela parada para avistar o Salto do Corumbá que fica a uns trinta quilômetros antes da entrada de Pirenópolis.

Mas, às vezes, também vamos pela BR-060, passando por Alexânia, só para dar uma paradinha no Restaurante Jerivá e provar algumas das delícias que eles servem por lá, como pamonha, empadão, jerê, pão de queijo e a coxinha que é de lei.

DICA VC: Para quem curte umas comprinhas, indo pela BR-60 você também passará pelo Outlet Premium.

#3 Qual a melhor época para ir a Pirenópolis? 

Se você estiver querendo fugir do período chuvoso, a melhor época para visitar Pirenópolis é no período da seca.

Assim, escolher uma data entre maio e setembro é uma boa opção, sendo o melhor período de maio a final de junho quando tudo ainda está verdinho e a seca ainda não entrou no período mais ‘brabo’.

Entre julho e agosto é um calorão daqueles, então, pessoalmente, prefiro ir a partir da segunda quinzena de abril, durante o mês de maio e no comecinho de setembro.

Mas, se os meses mais secos forem o único período disponível na sua agenda, aproveite para se jogar nas cachoeiras geladas e deixe para curtir o centro histórico no começo da noitinha. E, se puder, escolha uma pousada com piscina. Vai fazer toda a diferença.

Vale lembrar ainda que, na época da seca a cidade fica bastante movimentada, sobretudo nos finais de semana, feriados prolongados e períodos festivos, a exemplo das Cavalhadas que acontecem na ocasião da Festa do Divino.

Então, se você busca mais sossego, fuja dessas épocas e/ou dê prioridade aos dias de semana.

#4 Quantos dias ficar em Pirenópolis? 

A partir de Brasília ou Goiânia, vale a pena até um bate e volta. Mas, se você vem de mais longe, reserve ao menos um fim de semana.

Assim, dará para curtir uma pousada gostosinha, a arquitetura, a gastronomia goiana, algumas cachoeiras e um pouco da vida noturna que é uma delícia. E, se puder ficar mais tempo, uns 4 ou 5 dias seria perfeito. 

#5 Vale a pena alugar um carro?

Ficando hospedado no Centro Histórico de Pirenópolis você conseguirá fazer tudo a pé pelo arredores, como visitar as igrejas, almoçar ou jantar na rua do Lazer, conhecer as lojinhas  de artesanato etc.

Mas, ao se deslocar para alguma das cachoeiras da região, você certamente necessitará de transporte. Então, alugar um carro com antecedência é a melhor opção.

Como já mencionamos, nós costumamos utilizar os serviços da Rentcars, um comparador de preços que oferece as melhores cotações nas melhores locadoras. 

[button text=”Faça uma cotação aqui!” link=”http://www.rentcars.com.br/?requestorid=415″ style=”default” size=”xs” target=”_top” display=”inline” class=”” icon=””]

#6 Quais cachoeiras visitar em Pirenópolis?

Separamos dez opções de cachoeiras para você visitar em Pirenópolis com as respectivas distâncias do Centro Histórico.

1 .Cachoeira do Abade – 17km

Cachoeira do Abade (Foto: Augusto Miranda/MTur)

2. Cachoeira das Araras – 17km

3. Cachoeira do Rosário – 35km

4. Cachoeira do Dragão – 40km

5. Lagoa Azul – 55km

6. Cachoeira Meia Lua – 6km

cachoeira meia lua pirenopolis

7. Cachoeira da Usina Velha – 3,5 km

8. Reserva Ecológica Vargem Grande (cachoeiras Santa Maria e Lázaro) – 11km

9. Cachoeira Bonsucesso – 5km

10. Santuário da Vida Silvestre Vagafogo – 6km

#7 Onde se hospedar em Pirenópolis? 

Se é sua primeira vez em Pirenópolis e você decidiu pernoitar, ficar nos arredores do centro histórico será, possivelmente, a melhor escolha. Assim, você poderá explorar todas as ruas e ruelas a pé, sem a necessidade de pegar carro.

Se esse for o seu perfil, use como referência a Rua do Lazer ou a Igreja Matriz do Rosário. Ficando nessas proximidades você estará bem localizado.

Algumas sugestões com ótima localização: (1) Pousada das Cavalhadas, (2) Pousada Rancho do Ralf, (3) Pousada das Orquídeas, (4) Pousada Casa Grande, (5) Pousada Canto do Sabiá e (6) Pousada Pouso do Frade.

Um pouquinho mais afastadas do centrinho mas sem ultrapassar 1,5km, temos a Pousada dos Pirineus (ideal para viagem em família), Pousada Flores do Cerrado, ambas com ótima estrutura.

Mas, se você estiver buscando conforto acima da média, sugerimos a Pousada Villa Bia, a Pouso, Café e Pousada, a Ananda Pousada ou a Pousada Cavaleiro dos Pirineus

E, para quem estiver buscando hostel,deixamos a dica do Hostel Rua Direita, super bem avaliado e localizado.

Seja qual for a sua opção, o importante é que você faça a reserva com antecedência, sobretudo nos finais de semana. E, para outras sugestões, faça uma pesquisa na caixa abaixo. Só preencher o destino e a data para ter acesso a várias opções com valores atualizados.

#8 Há bancos em Pirenópolis? 

Em Pirenópolis há uma Casa Lotérica e uma agência do Itaú na avenida Benjamin Constant e Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil na avenida Sizenando Jaime.

De qualquer forma, não deixe de levar dinheiro em espécie, pois alguns estabelecimentos e passeios, sobretudo entradas em cachoeiras só aceitam pagamento em  dinheiro.

#9 O que fazer em Pirenópolis a noite? 

Nada mais gostoso que curtir a noitinha em Pirenópolis. Só de ficar em algum dos bares e restaurantes da Rua do Lazer, tomando uns drinks e vendo o vai e vem de pessoas, já vai ser bem legal.

Várias lojinhas de artesanato do centrinho também ficam abertas, então vale a pena dar um passeio pelas ruas e ruelas. Há também uma feirinha super movimentada que fica na praça do Coreto que vale a pena visitar.

Além disso, há opções de música ao vivo em vários lugares da cidade. Caminhe e explore sem pressa. Deixe a calmaria desse clima leve e interiorano conquistar você.

#10 Vale a pena fazer um bate e volta para Pirenópolis de Brasília ou Goiânia?

De fato, será muito mais gostoso se você puder ficar em Pirenópolis um fim de semana inteiro mas, caso não possa, não há necessidade de pernoitar.

Se você pegar a estrada cedinho com o nosso roteiro em mãos, dará pra aproveitar um dia delicioso e super completo. 

O QUE FAZER EM PIRENÓPOLIS EM UM DIA

Em apenas 24h na cidade, dará pra você curtir trilhas, cachoeiras, descanso, comida boa e ainda voltar para Brasília ou Goiânia pra trabalhar no dia seguinte ou seguir viagem para sua cidade natal.

#1 Tomar café da manhã no Pe di Café

Pra iniciar o dia em Piri, comece com uma paradinha no Portal da cidade para fotografar e pegar um mapa das atrações e siga para tomar um café da manhã reforçado antes de encarar um dia relax nas cachoeiras.

#2 Curtir uma cachoeira

Claro que essa vai ser a atividade principal do seu dia em Pirenópolis. Há cachoeiras localizadas mais próximas ao centro histórico e outras mais distantes, como você viu na nossa lista acima.

Cachoeira do Abade (Foto: Augusto Miranda/MTur)

Como é passeio de um dia, sugerimos que vá a alguma cachoeira próxima ao centro histórico, como a Cachoeira Bonsucesso (5km), Santuário Vagafogo (6km), Reserva Ecológica Vargem Grande (onde estão as cachoeiras Santa Maria e Lázaro a 11km) ou a Cachoeira do Abade (17km).

o que fazer em Pirenópolis em um dia
Cachoeira do Abade

Nós gostamos muito da Cachoeira do Abade porque a estrutura é bem completa. Além da cachoeira principal e alguns poços, há duas trilhas, uma ponte suspensa, mirantes, banheiros, redário, estacionamento, lanchonete e um restaurante.

Ou seja, dá pra ficar bem tranquilo, sobretudo se você estiver com criança e, ainda há vestiários para tomar aquela chuveirada antes de voltar para Piri.

#3 Almoçar no Buteko do Chaguinha

A especialidade do Buteko do Chaguinha são as carnes mas há várias opções deliciosas no cardápio, tanto pra botecar, quanto para refeições.

o que fazer em Pirenópolis em um dia
Buteko do Chaguinha em Pirenópolis

O atendimento é excelente. E o melhor, fica a meio caminho das cachoeiras sugeridas.

o que fazer em Pirenópolis em um dia
Buteko do Chaguinha

DICA VC: Se você curte carros antigos e sua história, vale a pena dar uma passadinha no Museu Rodas do Tempo que fica bem de frente ao Buteko do Chaguinha.

#4 Visitar a Igreja Matriz 

A igreja matriz do Rosário original foi construída em meados do século XVIII, quando a mineração do ouro estava no seu auge. 

Foi totalmente restaurada e reinaugurada em 2006 por conta de um incêndio que ocorreu em 2002. Não tem como ir a Piri e não dá uma passadinha por ela.

Igreja Matriz ao anoitecer | Foto: Cris Andrade

#5 Passear no Centro Histórico

Depois de visitar a Igreja Matriz, vá caminhando pelo Centro Histórico para apreciar o casario e as ruelas tão características de Piri.

Sugiro que você inicie o passeio a partir da Matriz em direção a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, retorne pela Rua Aurora, passando pela praça do Coreto e voltando pela rua do Lazer.

Casario de Pirenópolis | Foto: Cris Andrade
Casa na Rua Aurora | Foto: Cris Andrade

E, claro, você não pode esquecer de prestigiar o artesanato local, além da figura do Mascarado, um dos ícones de Piri que está espalhado pela da cidade.

Lojinhas de artesanato | Foto: Cris Andrade

#6 Provar uma cerveja artesanal local

E, quando passar pela rua Aurora, aproveite para conhecer a Santa Dica, uma das cervejarias locais de Pirenópolis.

Peça uma régua (100ml cada copo) e aproveite para curtir um happy hour, depois de caminhar um bocado.

Régua Santa Dica | Foto: Cris Andrade

#7 Curtir a noitinha na Rua do Lazer

E, para fechar o dia, nada melhor que jantar na Rua do Lazer, onde ficam concentrados muitos bares e restaurantes, com cardápios para todos os gostos e preços para todos os bolsos. 

Rua do Lazer | Foto: Cris Andrade
Maiale Restaurante | Foto: Cris Andrade

Viu só que dia mais delícia e ótimo para renovar as energias?! Já fiz esse bate e volta saindo de Brasília mais de uma vez e foi super tranquilo. É só sair cedinho que dá pra aproveitar as cachus, um pouco do centrinho histórico e, da gastronomia, claro! 

O QUE FAZER EM PIRENÓPOLIS EM UM FINAL DE SEMANA

Se em 24h deu para aproveitar, imagina em um final de semana inteirinho. Abaixo compartilhamos uma sugestão de roteiro para você printar e levar na sua viagem.

DIA 1 | Cachoeira Bonsucesso + Almoço no Montserrat Restaurante + Curtir o Beer Garden da Casarão Cervejaria + Esperar o pôr do Sol no Pico dos Pirineus + Tomar um café da tarde na Cafeteria Pe di Café (0u Happy Hour na Santa Dica Cervejaria) + Jantar na Rua do Lazer.

DIA 2 | Santuário da Vida Silvestre Vagafogo (trilha + atividade de aventura (arvorismo + tirolesa + pêndulo + rapel + brunch) + Centro Histórico + Noite de pizza e vinho na Pizzaria Trapiche Benedictus.

DIA 3 | Reserva Ecológica Vargem Grande Cachoeira + Mirante do Ventilador para esperar o pôr do sol + Visita a Fazenda Babilônia (+ café colonial) + Retorno para Brasília ou Goiânia.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS DE  PIRENÓPOLIS

Se você pretende ficar um tempinho a mais em Piri, vai conseguir fazer um roteiro ainda mais completo, incluindo arte, cultura, história, paisagens e muito banho de cachoeira, é claro!

Segue abaixo uma lista resumida com as principais atrações e pontos turísticos de Pirenópolis, além das cachoeiras que já citamos na primeira parte, para você organizar seu roteiro de acordo com as suas preferências.

1. Igrejas: Matriz Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

2. Museus: Museu do Divino (antiga Casa de Câmara e Cadeia), Museu da Arte Sacra, Museu das Cavalhadas (Rua Direita), Museu Rodas do Tempo, Museu da Família Pompeu (Rua Nova) e Fazenda Babilônia (visita ou visita + café colonial).

3. Cervejarias: Santa Dica Cervejaria, Casarão Cervejaria (oferece um tour cervejeiro).

4. Aventura: Parque Estadual do Pirineus (contrate um guia) e atividades no Santuário Vagafogo.

5. Pôr do Sol: Mirante do Ventilador e Pico dos Pirineus.

6. Arquitetura: Casario colonial e pontes (Ponte Pênsil Dona Benta e Ponte sobre o rio das Almas).

7. Comprinhas, arte e artesanato: Feirinha da Praça do Coreto e lojinhas de artesanato espalhadas pelo centro histórico.

Mais dicas do Goiás 

+ Vinícola Goiás: Visita aos vinhedos e experiência gastronômica!

+ 10 motivos para você conhecer (hoje mesmo!) Cristalina no Goiás!

+ Alambique Cambeba: Tour, degustação e bistrô com vista espetacular a 80 km de Brasília!

+ Circuito fotográfico em Goiás: a beleza do cerrado no EcoBocaina!

+ Principais trilhas e cachoeiras do Salto Corumbá a 120 km de Brasília!


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
 PINTEREST | TWITTER

Foto Capa | Cris Andrade

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

28 respostas

  1. Já ouvi falar da cidade mais ainda não conheço, parece linda, Suas fotos estão perfeitas, vc importa de falar qual camera vc usa para as fotos?😍

  2. Tá na minha lista de lugares para visitar e as suas dicas certamente vão me ajudar. Salvei o post aqui pra quando chegar a hora de visitar Pirenópolis! Abs

  3. Pirenòpolis é uma delìcia de cidade, mas eu a achei tao quente que, confesso, não consegui circular muito pela cidade. Apenas comer (e quanto restaurante delicioso tem essa cidade)!
    Queria ter aproveitado as cachoeiras, mas com filho pequeno e sem carro, decidimos deixar para um futuro

  4. Quase que ia até Pirinopolis. Adorei as informações e na próxima visita a Brasília não vou deixar de conhecer. As cachoeiras são lindas e ainda pertinho de Brasília.

  5. Qual mês é menos calor, pois me sinto mal com a temperatura alta
    Tenho muito vontade de conhecer Pirenópolis!
    Todo mundo fala super bem.

    1. Olha, o período de mais calor é na ocasião da seca que, teoricamente, vai de maio a setembro. Então, para não pegar muita chuva e um clima mais ameno, algo entre a segunda quinzena de abril até o final de maio seria mais interessante.

  6. Adorei conhecer Pirenopolis, não sabia dessa cidade tão charmosa! Pelas fotos me lembrou muito a vila de Ilhabela!

  7. Já escutei tanto sobre Pirenópolis mas ainda não tinha visto um roteiro completo como esse. Adorei e fiquei com muita vontade de conhecer essa cidadezinha fofa e suas cachoeiras.

  8. Nossa, eu tenho muita muita vontade de conhecer Pirenópolis, mas nunca tinha lido um artigo com dicas tão completas. Estou planejando a viagem para tirar do papel finalmente e você me ajudou demais. Obrigada

  9. Adorei as dicas de o que fazer em Pirenópolis. Acho que um fim de semana é o mínimo, não é? São tantas cachoeiras!!! Já fiquei com vontade de trilhar de dia e curtir a noite na rua do Lazer.

  10. Muito obrigada pelas dicas. Bom, só uma dúvida, estava querendo ir no Pico dos pirineus, daí vi nas pesquisas que a cachoeira Lázaro fica no mesmo parque , então se eu estivesse no Parque Estadual dos Pirineus seria mais próximo, mais caminho a cachoeira lazaro ou a do abade ?

  11. Parabens pela matéria. Estou indo em Agosto para Pirenopolis. Você sabe me dizer se as cachoeiras dos Dragões e do Rosário secam nesta época

    1. Não secam totalmente, sobretudo porque choveu até mais tarde esse ano. De qualquer forma, não ficam tão cheias quanto no período chuvoso. Dá pra aproveitar bastante!

      1. Obrigada por compartilhar suas dicas!! Apesar de não ser no período seco, você Acha que o Carnaval é uma boa época para visitar Pirenópolis ?

    1. Olá! Eu já fiquei 2x em Airbnb por lá! O importante é escolher um superhost e ficar nas ruas do centro histórico para não precisar de carro para se locomover para jantar e passear a noite. De qq forma, vale a pena dar uma olhadinha nas pousadas. Há várias com ótimos preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!