Atualizado em fevereiro de 2022
Então quer dizer que, finalmente, você irá conhecer uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza? Imagino a alegria! Afinal, estamos falando das Cataratas do Iguaçu, um dos lugares mais lindos do planeta.
CATARATAS DO IGUAÇU: Como visitar o lado brasileiro
O Parque Nacional do Iguaçu é um dos grandes tesouros do nosso país que abriga o maior remanescente da floresta Atlântica do Brasil, além de várias espécies da fauna e da flora.
Foi criado em 1939 mas só em 1986 recebeu da UNESCO o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
#1 Onde ficam as Cataratas do Iguaçu
O rio Iguaçu une o parque brasileiro ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina. Beleza e muita responsabilidade compartilhada com os hermanos.
Embora a maior área fique do lado argentino, os 20% que estão do lado brasileiro estão mais que bem representados por seus 5 saltos: Santa Maria e União, Deodoro e Benjamin Constant e Floriano.
Já o lado argentino conta com 19 deles (grande parte com vista para o lado brasileiro).
#2 Como chegar às Cataratas do Iguaçu
DICA VC: Se você tiver algumas horas de conexão no Aeroporto de Foz e quiser visitar as Cataratas do Iguaçu, é super pertinho. O ônibus n. 120 para na calçada do aeroporto. É só sair do desembarque e virar à esquerda. Certifique-se apenas se ele está voltando para o Centro ou indo para as Cataratas.
O primeiro lugar que você tem que acessar antes de visitar as Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro), é o Centro de Visitantes para comprar o seu bilhete. Inclusive, é lá que você deve descer se for de transporte público.
#4 Cataratas do Iguaçu combina com…
Aperte o play e sinta um pouco da emoção!
#5 Qual o horário de funcionamento das Cataratas do Iguaçu
#6 Quanto custa a entrada das Cataratas do Iguaçu
#7 Quanto tempo leva para visitar as Cataratas do Iguaçu
#8 Vale a pena visitar as Cataratas do lado argentino
Sim! E como vale! Só que nesse caso você vai precisar de um dia inteiro, sobretudo se for fazer as duas trilhas além da que te leva até a Garganta del Diablo que é a principal atração do Parque Nacional Iguazú.
Em termos de atendimento e infraestrutura, o lado brasileiro é muito melhor mas do lado argentino você vai ficar muito mais perto da Garganta del Diablo.
DICA VC1: No dia que visitamos as Cataratas do lado argentino, fechamos a noite em Puerto Iguazú. Caso queira fazer o mesmo, seja para jantar em Puerto ou fazer umas comprinhas na Feirinha, basta pegar o ônibus da viação Rio Uruguay na entrada do Centro de Visitantes e descer no Terminal de Puerto Iguazú e caminhar até o destino desejado.
DICA VC2: A passagem deve ser comprada no escritório da empresa que fica na frente dessa parada.
DICA VC3: Caso queira voltar para o Brasil, você também deverá descer no Terminal de Puerto Iguazú para aguardar o outro ônibus que te levará para Foz.
#9 Onde ficar em Foz do Iguaçu
Se você está viajando numa pegada luxuosa, mediana ou econômica, não deixe de dar uma checada nas sugestões que preparamos para vocês:+ Onde se hospedar em Foz do Iguaçu: Melhores lugares e opções para todos os bolsos!
Ou, se preferir, coloque suas prováveis datas no quadro abaixo para comparar preços e fazer outras simulações.
#10 Que tal alugar um apartamento em Foz do Iguaçu
Pra quem opta por mais privacidade ou está viajando com a família, uma boa opção é alugar um apartamento em Foz que, a depender da escolha pode, inclusive, sair mais em conta. Veja essas opções de apartamentos e flats em Foz alugados diretamente pelo Booking.
#11 Vale a pena alugar um carro em Foz do Iguaçu
Caso deseje alugar um carro para se deslocar de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazú, sugerimos que utilize aRentcars, nossa parceira. Ela oferece o serviço de busca da melhor cotação de preço com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
DICAS VC
- Leve água e lanches
- Não esqueça o protetor solar
- Use roupas e sapatos confortáveis pra encarar a trilha
- Leve capa protetora para celular e capa de chuva para o último trecho (Garganta do Diabo), caso não queira se molhar. Caso não leve capa, não esqueça de uma peça de roupa extra
- Se encontrar quatis, não os alimente. Eles estão acostumados com a nossa presença mas seguem sendo animais selvagens, podem machucar e transmitir a raiva. As crianças ficam encantadas, redobre a atenção com elas. Inclusive, se você estiver comendo, fique mais atento ainda porque os bichinhos são pequenos ladrões esfomeados. Presenciei dois roubos dos meliantes, rs…
Angela C S Anna
agosto 2, 2019cataratas sempre eh uma otima opcao, ja fui 5 x e cada ida é diferente e magica!! simplesmente fenomenal quando forma aquele arco iris pertinho da agua haeuahe
Viajante Comum
agosto 5, 2019Nossa! Muito lindo! Confesso que me emocionei! 😉
Olívia
agosto 1, 2019Eu também não dava muita bola e depois que visitei me surpreendi com tanta beleza que já fui duas vezes. Sempre recomendo essa vigem as Cataratas, ela é realmente um espetáculo da Natureza e está aqui, no Brasil.
Sonia
julho 30, 2019É um lugar impressionante, né?! Fui há muitos anos atrás, mas morro de vontade de voltar (e o post só me deixou com mais vontade!)
Alessandra De Lima
julho 29, 2019As Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro tem vistas incríveis. Este passeio é maravilhoso. Obrigada por compartilhar.
Andrea
julho 15, 2019Morei 4 anos no Paraná e não conheci as Cataratas do Iguaçu. Agora tento encaixar uma visita a este lugar tão lindo, vamos ver se este post completo me inspira e acelera a viagem.
Josiane Bravo
junho 5, 2019Das belezas do Brasil que tenho que conhecer urgente. Fui ano passado para o Paraná pela primeira vez, mas faltou tempo para ir até as Cataratas. Se já fico babando vendo as fotos, fico imaginando como deve ser lindo pessoalmente 🙂
Viajante Comum
junho 6, 2019Foz do Iguaçu superou minhas expectativas! Certeza que você vai amar!
Luciane
maio 24, 2019Estou indo mês que vem para as Cataratas do Iguaçu e suas dicas super bem explicadas ajudaram Muito.
Viajante Comum
maio 24, 2019Que bom, Luciane!
Murilo Pagani
maio 21, 2019Que baita guia, hein !?
Eu também fiquei mega impressionado com as Catarata do Iguaçu. Não sei porque, mas nem estava tããão ansioso para a viagem, mas quando vi essas belezinhas ao vivo foi “Caraaaamba! Como é que eu não vim pra cá antes?!” hahaha…
Ótimas dicas!
Abração
Viajante Comum
maio 23, 2019Obrigada, Muriloooo!
Giselle
maio 20, 2019Sempre me arrependo de não ter ido a foz do Iguaçu quando tive chance…ainda vou! Todo blog de viagem faz vontade, hehe!!
Viajante Comum
maio 20, 2019Cê vai amar, Gi! 🙂
Carol
maio 20, 2019Amei a matéria! Amo Foz, já fui mais de uma vez e sempre quero voltar, o lugar é lindo, a comida é ótima, tudo é ótimo em Foz.
Viajante Comum
maio 20, 2019Eu acho que vou fazer parte desse grupo que volta sempre, rs…