Atualizado em setembro de 2022
Já aconteceu de você ficar apaixonado por um destino que foi visitar sem a menor expectativa? Aconteceu comigo. Apaixonei-me por Córdoba na Espanha. E o melhor, perdidamente!
Quer saber o que fazer em Córdoba, Espanha? Então vem com a gente dar um passeio pelas principais atrações da cidade. Um roteirinho enxuto para ser apreciado em um ou dois dias.

Localizada na região de Andaluzia, Córdoba exala beleza. Pessoas simpáticas, flores por todos os cantos, pátios encantadores e uma arquitetura cheia de história.
Se deixar, fico aqui suspirando e falando por horas de todas as qualidades dessa cidadezinha. Assim, melhor começar logo com as dicas dos lugares pelos quais, certamente, você ira se apaixonar!
O QUE FAZER EM CÓRDOBA, ESPANHA
#1 Mezquita-Catedral
(Ficará para sempre na sua memória!) Claro que não poderíamos começar de maneira diferente! A Mesquita Catedral de Córdoba é a obra mais fantástica da cidade e, independentemente da sua religião, sairá encantado.
Para você ter uma ideia, a construção da Mesquita se iniciou em 786, na ocasião em que passou a ser capital de Al-Andaluz. E, depois disso, seguiu sendo reformada durante quatro governos.
Sem dúvida uma grande emoção conhecer um dos monumentos mais fantásticos do período muçulmano no ocidente. Veja algumas imagens do seu interior.
Quanto à visita, você pode optar por comprar a entrada simples, entrada + áudio-guia ou fazer a visita guiada (nessa hipótese indico a empresa Eventour). Certamente é muito mais enriquecedor conhecer um lugar como esse ouvindo um pouco de sua história. Mas isso vai de cada um. Estão aí as opções! Agora é só escolher!
O acesso à Catedral se dá pelo pátio. Nessa área a circulação é livre. Reserve alguns minutos antes ou depois de visitar a Catedral para apreciar e fotografar por aqui.

+ Cádiz/Espanha: o que conhecer em 1 ou 2 dias!
#2 PUENTE ROMANO
(Fica douradinha no fim da tarde!) Embora construída no ano I a.C, a Ponte Romana de Córdoba sofreu várias remodelações, sendo a última em 1876. É também um dos monumentos emblemáticos de Córdoba.


DICA VC: Em relação ao horário, a minha sugestão é que você deixe para visitar a Ponte Romana no final da tarde, assim, terá de prêmio um pôr do sol maravilhoso. E, se ficar mais um pouco, também ganhará um espetáculo de luzes.

Ao longo da Ponte Romana você encontrará essa linda escultura de São Rafael. Aliás, São Rafael estará em muitos lugares de Córdoba.
A devoção em relação a ele é tão grande que quase 20% da população masculina da cidade chama-se Rafael, segundo a guia da Eventour que estava nos acompanhando.

+ Onde se hospedar em Málaga, Espanha!
#3 Alcázar de los Reys
(Sinta-se rei ou rainha nos seus jardins!) Originalmente o Alcázar de los Reyes Cristianos era um Forte do Período Romano que posteriormente sofreu influência muçulmana e cristã.
Essa mistura de culturas é visível por todo o edifício, nos mosaicos romanos, banhos árabes e nos jardins.


O jardim, definitivamente, é a parte mais bela do Castelo! Foi até candidato para recriar o Water Gardens Of Dorne (Game of Trones) que acabou sendo filmado em Sevilla.

DICA VC: Não deixe de subir nas torres! Vai dar uma cansadinha mas a vista do Rio Guadalquivir e da cidade vão recompensar!
+ Andaluzia, sul da Espanha: 5 cidades lindas para incluir no seu roteiro!
#4 Judería e Casco Histórico
(Perca-se. Encontre-se. Perca-se outra vez!) A Judería faz parte do centro histórico de Córdoba. Lá, viveram judeus entre os séculos X e XV. Ruelas, comércios, a antiga Sinagoga, a Casa de Sefarad, o Zoco Municipal e o Pátio Andalusi, renderão algumas horas de visita.
Essa região, assim como a Mesquita, merece uma visita guiada, pois são muitas ruelas e muitos detalhes que podem passar desapercebidos.
Tive a sorte de ter a guia Gema conduzindo tudo. Uma apaixonada por história e pela profissão. Caso contratem a Eventour, vejam o dia que ela está.


#5 Mercados
(Comer, beber, amar, comer, rezar, beber!) Há dois mercados legais em Córdoba. Um do ladinho da Mesquita e outro no Passeio Victoria. Ambos possuem ótima estrutura.
O primeiro é o Mercado ‘Los Patios de la Marquesa’. Excelente opção para dar uma paradinha durante a caminhada pelo centro histórico. Servem vinho, café, cerveja, lanches e refeições.

Já o Mercado Victoria, que fica nos Jardines de la Victoria, tem mais cara de happy hour com os amigos antes de dar uma esticadinha noite a dentro (que por sinal, começa bem tarde!).
Um ambiente descolado ideal para tomar um vinhozinho ou uma cerveja e comer coisinhas deliciosas de origem espanhola, indiana, mexicana, árabe, chinesa, japonesa etc. Tem de tudo!

Fica um pouco mais afastado do Centro Histórico, ainda assim, dá pra ir caminhando.
+ Lisboa para Iniciantes: O que conhecer na primeira visita!
#6 Pátios
(Flores, flores, flores!) A visita aos Pátios de Córdoba é parada obrigatória. Como são áreas particulares, o acesso, normalmente, é pago.
Um dos que são gratuitos é o pátio 50 (numeração do pátio no guia local e todos o conhecem assim) mas não se restrinja a ele. Procure outros e deleite-se diante de tanta beleza.
E, caso queira desfrutar um pouco mais desse Patrimônio Imaterial da Humanidade, sugiro também a visita guiada aos pátios de Córdoba, um circuito de aproximadamente duas horas.
#7 Puerta de la Puente e Triunfo de San Rafael
(Aqui, ostentaram!) Conhecida como Arco do Triunfo pelos moradores de Córdoba, a Puerta de La Puente foi construída para comemorar a chegada do Rei Felipe II.

Dos muitos Triunfos de São Rafael espalhados pela cidade, esse parece ser o mais famoso. A devoção ao arcanjo vem de longa data, desde o séc. XVI quando arcanjo apareceu em sonho para um padre, dizendo que salvaria a cidade de uma epidemia.

Em questão de beleza, eu ainda prefiro o monumento de São Rafael que fica na Ponte Romana, que por sinal, é o mais antigo.
+ Valência/Espanha: Um passeio pela Cidade das Artes e das Ciências!
#8 Calleja de las Flores
(Estreitinha e linda!) A famosa Rua das Flores é uma ruela sem saída que merece sua parada para fazer umas das fotos mais famosas de Córdoba com a torre da Catedral Mesquita ao fundo.


#9 Passear pelas lojinhas de artesanato
(Pense bem como vai transportar tudo!) São inúmeras as lojinhas de artesanato espalhadas pela cidade. Para quem ama fazer comprinhas e presentear, é o paraíso.
#10 Bares, Cafés e Restaurantes
(Felicidade define!) Bater perna é bom, mas ver o tempo passar é melhor ainda! Então, aproveita! Em praticamente toda esquina de Córdoba há um espaço gostoso para comer,beber e ver a cidade viver.


E, em se tratando da capital gastronômica da Andaluzia, provar suas especialidades é quase que uma obrigação!

Em relação aos pratos principais de Córdoba, as iguarias a serem provadas são: flamequin, salmorejo, berejenas con miel, rabo de toro, mazamorra e pastel cordobés.
Bem, essas foram as dez dicas que separei pra vocês com muito carinho! Espero que desfrutem de Córdoba e aproveitem bastante!
Viajar sempre enriquece e nos faz muito felizes, então, vamos aproveitar os presentes que a vida nos dá, não é mesmo?
+ 15 lugares imperdíveis para conhecer na Espanha!
Onde se hospedar em Córdoba
A cidade é relativamente pequena, ainda assim, é preferível ficar nas proximidades do Centro Histórico, na Judería.
Eu escolhi ficar no centro, próximo à Plaza de las Tendillas, onde ficam as lojas e comércios, na Calle José Cruz Conde. Dava pra fazer tudo a pé.
Fiquei no Hostel Córdoba Bed and Be, excelente custo/benefício (veja aqui outros hostels e bed and breakfast).

Há também a opção de alugar apartamentos super bem localizados e super charmosos como o Eurostars Patios de Cordoba, Hotel Boutique Patio del Posadero, Sercotel Hotel Selu, Maciá Alfaros, Hotel Boutique Caireles e Balcón de Córdoba. Clique nos links pra ver todos os detalhes de cada um deles!



Pesquise outras opções aqui ou coloque suas datas na caixa de pesquisa abaixo.
Visita Teatralizada
Uma das coisas mais legais que fizemos em Córdoba foi uma visita teatralizada. A história da cidade contada por meio de personagens que viveram em diferentes épocas.
A atriz, parceira da empresa Eventour, envolvia os telespectadores e arrancava muitas risadas. Muita história e informação num pegada super leve.

Passeios guiados em Córdoba
Passeios gastrônomicos em Córdoba
Córdoba combina com…
A viagem a Córdoba pode ser combinada facilmente com Sevilla, Madri e Granada.

TOUR SEVILLA/CORDOBA
E, no verão, uma escapadinha para Cádiz e Málaga vai tornar sua viagem excepcional.



TOUR GRANADA/CORDOBA
O que conhecer num bate e volta
No caso de bate e volta (por favor, não faça isso!), deixamos aqui as 5 principais atrações de Córdoba: Mezquita-Catedral, Alcázar de los Reys, Pátios floridos, Conjunto Puente Romana, Puerta de La Puente e Triunfo a San Rafael e Judería e Casco Histórico.
Dicas importantes
– Vai fazer compras? Lembre-se que o comércio faz siesta de 14h às 17h!
– Horário gratuito para visitar a Mesquita? De 8h30min a 9h20min (hora máxima para sair), exceto aos domingos.
– Horário gratuito para visitar o Alcázar? Entrar até 9h20min, exceto finais de semana.
– O Pátio 50 é gratuito.
Pensando em fazer uma roadtrip pela Andaluzia?
É uma ideia e tanto! Tudo é relativamente perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite.
A Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou simule no quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
Atenção! SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO!
O Tratado de Schengen, ao qual a Espanha é signatária, exige a contratação do seguro viagem para turistas.
Se tiver com um tempinho, clique aqui ou coloque seu destino na caixa abaixo para ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições.
Fabuloso Marrocos
janeiro 2, 2023Adorie a post!!
Ana Paula
agosto 19, 2021Não vemos a hora de voltarmos a nossa vida de viagens… Córdoba está na nossa lista, não vejo a hora!
Rosa
maio 10, 2019Adorei o Post, com dicas excelentes. Gostaria de saber se em começo de novembro as flores estão a todo vapor. é inverno e acho que não haverá flores. P.favor, gostaria dessa informação. Obrigada, Rosa
Viajante Comum
junho 3, 2019O período onde você encontrará mais flores é em maio mas, em outras épocas (quase) sempre há um ou outro pátio aberto para visitação! De qualquer forma, vale demais conhecer a cidade! Um beijo e boa viagem!
Cláudia
março 10, 2019Melhor post de Córdoba! Tinha reservado pouco tempo para Córdoba em meu roteiro e com suas dicas estou repensando. Parabéns!
Viajante Comum
março 11, 2019Obrigada pelo retorno! É muito importante para o nosso trabalho! Abração! 🙂
Sílvia Freire
janeiro 5, 2019Ótimos conselhos de viagem. Vou lá este ano. Obrigada pelas dicas.
Viajante Comum
janeiro 7, 2019Eu que agradeço a visita! Beijos e boa viagem!
Pri
dezembro 3, 2018Olá!
Vou a Córdoba em breve e tenho buscado muitas informações. Gostaria de registrar aqui que o teu post foi o melhor que encontrei na bloguesfera até agora.
Obrigada.
Viajante Comum
dezembro 4, 2018Olhaaaa! Que notícia boa! Obrigada pelo feedback! Abração e curta muito Córdoba! 🙂
adriana kremser franzini franzini
abril 27, 2017BOM DIA
Estou adorando ler seu post, vc acha que vale mais a pena ir para Valencia e ficar uns 3dias, ou ir para Cordoba, Granada e Sevilha?
neste post vc colocou valor de tudo , onde acho os valores de SEgovia?
obrigada
Viajante Comum
abril 27, 2017Córdoba, Granada e Sevilla com certeza! Porque assim você otimiza seu tempo e aproveita mais porque dá pra fazer tudo de trem! 🙂
Francisco Piazenski
abril 1, 2017Olá, fomos recentemente a Córdoba, e dá pra dizer que seu post ficou perfeito. Vale cada minuto nessa linda cidade, a Catedral-Mesquita e o Mercado perto da Paseo Victoria também é ótimo! Parabéns, ficou muito bom!
Gabi Pizzato
março 31, 2017Que delícia de post, cheio de dicas práticas, fatos e fotos super inspiradoras!
O melhor é tentar cair no mundo sem expectativa, pois este gosto de satisfação não tem preço! Adorei, parabéns!
viajei_compartilhei
março 31, 2017Achei muito lindo, as fotos, as dicas, os souvenirs que sou doido rs. Saber q tem horário de entrada franca é muito bom.
Mariana Bueno
março 31, 2017Taí um lugar que eu nunca tinha pensado – mas depois de ver essas fotos já estou pensando heheh É muito bom quando os destinos nos surpreendem positivamente, né?
Viajante Móvel
março 30, 2017Conhecemos pouco da Espanha e Córdoba é um dos lugares que queremos muito um dia conhecer . Bom saber dessa dicas todas. Já anotei tudo.
AnnaBas2
março 30, 2017Só pelas fotos dá para ver que a catedral é realmente fantastica ;D
Seu texto despertou a curiosidade de saber mais sobre esse lugar… principalmente pelas sobremesas que vc citou
espiandopelomundo
março 30, 2017oi! Tenho paixão pela cultura andaluza! Já dancei flamenco por alguns anos e passei dias maravilhosos na região. Se puder voltar um dia, voltarei!
Seu (ótimo) texto me fez recordar dos dias que passamos em Córdoba: do centro histórico, do calor matador que passamos na Ponte Romana, do assombro que senti ao entrar na Mezquita (até hoje um dos templos mais impressionantes que já visitei), das tapas e tortillas que degustamos e da maravilhosa experiência com os banhos árabes.
Seu texto lindo foi pura recordação! 🙂
FabioJr.Alves
março 30, 2017Caramba, lendo o teu post também fiquei totalmente apaixonado por Córdoba. Ótimas dicas e ótimo roteiro, parabéns!
Dayana
março 30, 2017Caramba, só fotão nesse post. E a pessoa aqui fica tentada a pegar o avião mais próximo só para seguir esse roteiro…
Francisco Piazenski
fevereiro 11, 2017Viajante Comum, me chamo Francisco, sou blogueiro do Expanda Fronteiras, e gostaria de elogiar o ótimo trabalho de vocês. Vamos pra Andaluzia agora em Março, e adoramos as dicas. Parabéns!!
Viajante Comum
março 30, 2017Obrigada Francisco! Ficamos muito felizes! 🙂
tripsdoleo
dezembro 21, 2016Lindo! Só fizemos um pit-stop em Cordoba, mas estou achando que preciso voltar!
Viajante Comum
dezembro 21, 2016Obrigado!!! Volta e fica maissss! 🙂 Abração!
LILIANE FERREIRA NEVES INGLEZ DE SOUZA
dezembro 21, 2016Uau!! Que lindo! Passamos rapidinho em Cordoba, mas acho que preciso voltar e conferir os pátios! Adorei o post!
Viajante Comum
dezembro 21, 2016Obrigada, Liliane!! E volta simmmm! 🙂
Cristina Ferreira Rocha
dezembro 19, 2016Tantos lugares lindos! Dá para ver muita coisa em dois dias. Gostei das dicas e do menu de tapas. Anotado! Abraços.
Viajante Comum
dezembro 19, 2016Obrigada, Crisssss!!! s2