Atualizado em agosto de 2020
Na ‘esquina’ da América do Sul, no Marco Zero da BR 101, onde o vento faz a curva, as praias são desertas e o tempo passa devagar, está um dos lugares mais lindos do Rio Grande do Norte. E aí? Já ouviu falar em São Miguel do Gostoso?
São Miguel do Gostoso, município localizado no litoral norte potiguar, foi descoberto há tempos por estrangeiros praticantes de esportes náuticos à vela.
Passou a ficar um pouco mais conhecido pelos turistas brasileiros depois de umas badaladas festas de Reveillón com a presença de vários globais.
Aí, aos poucos as belezas do lugar foram se disseminando pelas redes sociais e, a partir de então, muitos viajantes do país começaram a visitar o lugar, sobretudo porque também incluíram a opção bate e volta a partir de Natal (o que não recomendo mas às vezes o viajante arrisca).
Assim, torcendo para que você inclua esse cantinho na sua lista, preparamos um TOP 10 sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso e arredores! Vamos lá!
O QUE FAZER EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
#1 Esquecer do tempo nas praias de Gostoso
Há quem estranhe. Sem barracas, sem calcadão e com extensa faixa de areia, as praias de São Miguel do Gostoso são um convite à contemplação. O lugar é de uma calmaria e simplicidade que encantam.
Praia do Maceió | Foto: Cris Andrade
Se estiver disposto a caminhar, dá pra fazer toda a extensão das principais praias. Saindo da Praia do Maceió até a Ponta de Santo Cristo ou vice-versa.
Praia da Ponta de Santo Cristo | Foto: Cris Andrade
Contudo, se você estiver buscando um ponto de apoio para ficar em alguma das praias de Gostoso, salva aí algumas indicações:
Espaço Mix | Funcionando há 11 anos, o Espaço Mix serve bebidas, petiscos e refeições. Possui uma pequena piscina e fica no começo da Praia da Xêpa. Atendimento nota 10.
Espaço Mix | Foto: Cris Andrade
Makani | Também na Praia da Xêpa, o Makani abriu com uma proposta bem interessante. Um mega espaço, com piscina, comida e drinks deliciosos. Pela praia é só procurar pela porta do paraíso que você acha o Makani, rs…
Porta do Paraíso na frente do Makani | Foto: Cris Andrade
Piscina do Makani Beach Club | Foto: Cris Andrade
Bar do Tico | Localizado na Praia do Cardeiro, o bar está naquelas bandas há mais de 30 anos, quando o Tico ainda era pescador. Um dos mais tradicionais de São Miguel do Gostoso.
DICA VC: Se o Tico passar na sua mesa e você gostar de ouvir histórias, puxe uma cadeira pra ele.
Jack Sparrow’s Bar | É só localizar a bandeira pirata cravada na areia que você vai encontrar o Jack Sparrow’s na praia da Ponta de Santo Cristo.
J. Sparrows Bar | Foto: Cris Andrade
#2 Curtir o pôr do sol na Praia de Tourinhos
A Praia de Tourinhos fica a cerca de 7 km do centro de São Miguel do Gostoso. Fomos de carro (estrada de chão) mas também vale alugar um quadriciclo.
Falésias petrificadas da Praia de Tourinhos | Foto: Cris Andrade
A dica é percorrer todas as praias de São Miguel e no fim da tarde ir até Tourinhos para curtir o pôr do sol, lá do alto das dunas petrificadas.
Vista do Parque Eólico | Foto: Cris Andrade
DICA VC: Não deixe de provar o peixe fresco do bar do Luiz Pescador, na Praia de Tourinhos.
#3 Ir até o Marco Zero da BR 101 só pra dizer #eufui
A BR 101 é a rodovia brasileira que corta, longitudinalmente, o país de norte a sul. O marco zero, dos 4542km, está no município de Touros, ao qual pertencia São Miguel do Gostoso, antes da emancipação.
Marco Zero da BR 101 e monumento projetado por Oscar Niemeyer | Foto: Cris Andrade
#4 Fotografar no 2º maior farol da América Latina
O Farol do Calcanhar, com seus mais de 100 anos, possui 65 metros de altura (62m de construção em concreto + 3m da casca que protege as lâmpadas) e é o segundo maior farol da América Latina. Gigante!
Farol do Calcanhar | Foto: Cris Andrade
A parte triste é que não deu pra chegar pertinho, tampouco subir seus 298 degraus. Imagina a vista!
Há quanto tempo será que esta placa está aí?
10 destinos imperdíveis para viajar no Brasil!
#5 Esquecer que dia da semana é no day-use do Paraíso do Brasil
O Paraíso do Brasil é uma mistura de beach club, restaurante, pousada e aluguel de temporada. A praia que margeia a propriedade já vale a visita.
A estrutura física conta com restaurante, banheiros e deliciosas barraquinhas de praia.
E, se quiser dar uma caminhada, dá pra chegar até a altura do Farol do Calcanhar, onde você vai encontrar formações lindíssimas! Para informações sobre reserva e valores >+55 84 9 9126 9971.
Farol do Calcanhar ao fundo | Foto: Cris Andrade
#6 Passear na Praia de Perobas depois de visitar os famosos Parrachos
Localizada no município de Touros, a Praia de Perobas fica a uns 35 km de São Miguel do Gostoso. Se a maré tiver boa, vale a pena conhecer tanto a Praia de Perobas quanto os parrachos (piscinas naturais) que ficam a apenas 5 km da praia.
DICA VC: O ponto de apoio mais famoso da praia de Perobas é o Restaurante do Vozinho. Você consegue agentar o passeio com eles.
TOP 7 – Praias lindas para curtir as férias no Brasil!
#7 Se jogar na gastronomia local
Se tem uma coisa que me surpreendeu em São Miguel do Gostoso foi a gastronomia, sobretudo os pratos à base de frutos do mar (of course!)
São tantos bares e restaurantes legais que fica até difícil escolher mas, não deixe de passar nesses aqui: Palmira, Pantai, Borogodó, Quintal Pizzaria, Tuk Tuk e Dom Bacalhau. E, para todas as informações detalhadas, não deixe de ler: Onde comer (e beber) bem em São Miguel do Gostoso.
#8 Conhecer a Cachaçaria Urca do Tubarão
Depois de ler na fachada da cachaçaria o mote “Quando vou a São Miguel do Gostoso/Eu paro na Urca do Tubarão”, o jeito foi passar lá para conhecer.
A Urca do Tubarão está sob o comando de Edson Nobre, uma figura divertidíssima que se intitula, sem nenhuma modéstia, Ministro da Cachaça.
Vale a visita para conhecer a cachaçaria e as histórias do Edson! Demos muitas risadas!
Cachaçaria Urca do Tubarão no caminho de São Miguel do Gostoso
DICA VC: Lá também funciona uma pousada e um restaurante. Se der, prove a galinha caipira com pirão, o carro chefe da Urca do Tubarão.
#9 Fazer aulas de kitesurf/windsurf
Não sei se vocês sabem mas São Miguel do Gostoso é destino certo de kitesurfistas há muito tempo. O campeão de Windsurf (e apresentador do programa Waterman, no canal OFF), Kauli Seadi, que mora por lá (Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort), que o diga.
Profissionais, amadores e aprendizes se juntam para aproveitar ao máximo as temporadas de vento. São várias escolinhas na cidade, caso você deseje arriscar umas aulinhas. Entre elas, a Dr. Wind, a Escola Gostoso, a The Hand, entre outras.
#10 Contemplar o encontro do Rio Punaú com o mar na Praia do Zumbi
No retorno para Natal, não deixe de parar e contemplar esse lindo fenômeno, sobretudo no final da tarde.
Praia do Zumbi e Lagoa do Zumbi (água salgada) | Foto: Cris Andrade
O rio e o mar | Foto: Cris Andrade
Alguns passeios que não fizemos mas que gostaríamos de ter feito
- Praia do Marco em Pedra Grande/RN
- Ir de buggy até Galinhos/RN
- Day use no Punaú Praia Hotel
- Conhecer os Parrachos de Maracajaú
- Nadar nos Parrachos de Perobas (a maré estava alta, então ficamos só na praia)
- Tao Paradise
Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso
Nos hospedamos em praticamente todas as praias de São Miguel do Gostoso. Então, vamos deixar aqui com vocês algumas sugestões, separadas por praia, com nossa avaliação, além de fotos e links para cotação: Onde se hospedar em Gostoso, praia a praia!
Contudo, se você procura sugestões diferentes, utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para encontrar algo que corresponda ao seu perfil.
Alugar (ou não) um carro
Optamos por alugar um carro e acredito que foi a decisão mais acertada. O município de São Miguel do Gostoso fica a 110km do aeroporto de Natal, onde pegamos e devolvemos o carro, ou seja, praticidade nota dez.
Pesquisamos e escolhemos uma locadora pelo site da Rentcars que oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x.
Dentro de São Miguel do Gostoso dá pra fazer praticamente tudo a pé mas, como estávamos de carro, aproveitamos para conhecer alguns dos pontos mais distantes listados acima como o Farol do Calcanhar, a Praia de Tourinhos, a Praia de Perobas e o encontro da Praia de Zumbi com o Rio Punaú.
No retorno para Natal, como ainda havia tempo, fomos até Ponta Negra, passeamos no Mercado do Artesanato e aproveitamos para jantar no Restaurante Camarões (se não conhece, vá! Maravilhoso!) antes de devolver o carro. Essa foi nossa logística, então, caso você tome uma decisão parecida, aproveite e já faça uma cotação aqui!
Mais dicas legais do Nordeste
+ Dicas do Rio Grande do Norte
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!
SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $200)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA
[email protected] viajante! Se esse post te ajudou a organizar sua viagem para São Miguel do Gostoso e você quiser dar uma força pra gente, que tal reservar sua hospedagem e/ou aluguel de carro usando os nossos links? A gente recebe uma pequena comissão que nos ajuda a bancar a manutenção do site e você continua pagando o mesmo valor. Agradeço o carinho e boa viagem!
Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER
ESTÁ NO PINTEREST? SALVE PARA CONSULTAR DEPOIS!
Foto Capa | Cris Andrade
Adriane
novembro 25, 2020Viemos a São Miguel de Gostoso e realmente suas dicas sao sensacionais. O Peixe do Luiz Pescador na praia de Tourinhos é imperdivel
Viajante Comum
dezembro 17, 2020E aquele pôr do sol, hein? São Miguel do Gostoso é de arrepiar! 🙂
Sil Mendes
setembro 4, 2020Assim que casei fui
Morar em Natal , mas não visitei São Miguel do Gostoso. Depois de ler esse post já sei que vou ter que voltar e espero que seja em breve.
Leo Vidal
setembro 3, 2020Estou com planos de fazer mais viagens no Brasil e foi ótimo saber o que fazer em São Miguel do Gostoso. Quantos dias você recomenda ficar na cidade e qual o aeroporto mais próximo para chegar de avião, o de Natal mesmo?
Viajante Comum
setembro 9, 2020Para ir para São Miguel do Gostoso, o melhor aeroporto para desembarcar é o de Natal. De lá, mais uns 140km até o paraíso.
Analuiza Carvalho
setembro 2, 2020Já estive no estado algumas vezes, mas a São Miguel do Gostoso nunca fui! Os cenários são lindos de ver e viver e fica fácil entender por que quem vai, se apaixona. As cores do por do sol estão especialmente lindas! 🙂
eva rocha
junho 2, 2019Meu Brasil e suas praias maravilhosas, pena que o dinheiro ta pouco para tirar uma ferias
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO
março 11, 2018Adorei as dicas, fui a Gostoso há uns 5 anos atrás, é uma delícia de vento né? Lembrei do Jack Sparrow, muito legal! E o final da rodovia, só pra dizer EU FUI. kkkk Também fiz isso!
Viajante Comum
março 11, 2018kkkkk! Valeu Dri! Bjos!
Miguel
outubro 21, 2019Maravilhosa essa página, me ajudou bastante a decidir meu destino de férias.
Carla Mota
março 11, 2018Que boas dicas e que lugar mesmo gostoso. Adorei os barquinhos tradicionais. Lindo esse lugar.
Francisco Agostinho
março 11, 2018Tudo o quanto seja praias calminhas, por mim estou convencido, essas aí me pareceram fabulosas, bem tranquilas!! 😉 Boas viagens
Camila Neves
março 11, 2018Uau, que legal! Achei o post muito informativo. Nunca havia ouvido falar sobre São Miguel do Gostoso, acredita? Fiquei com água na boca com as fotos da gastronomia local 😛
Viajante Comum
março 11, 2018Obrigada, Camila! Beijos!