Atualizado em março de 2021
Apesar de seu ar rústico, a vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, possui muitas opções gastronômicas bacanas. São cafés, pizzarias, botecos, risoterias, lanches, além de comida caseira, é claro.
Assim, decidimos preparar uma listinha contemplando um pouco de tudo que já provamos (e aprovamos) no que diz respeito a comer e botecar na vila de São Jorge.
Espero que vocês gostem de nossas escolhas e aproveitem também para dar uma espiadinha nas nossas dicas de onde comer em Alto Paraíso!!
[Clique aqui para ler todas as nossas dicas sobre a Chapada dos Veadeiros!]
ONDE COMER EM SÃO JORGE NA CHAPADA DOS VEADEIROS
Comida caseira
#1 Rancho do Waldomiro |
O Rancho do Waldomiro não fica exatamente na vila de São Jorge mas na via de acesso que liga Alto Paraíso a São Jorge, a GO 239. O rancho está localizado bem no meio, a exatos 18km dos dois pontos.
Lá, você não pode deixar de provar os licores e as cachaças fabricadas no próprio rancho, além da famosa Matula (carne, arroz, tutu de feijão, abóbora, mandioca frita, salada e farofa), um prato típico do nordeste goiano que era bastante consumido pelos tropeiros.
Ah! Eles também oferecem uma versão vegetariana desse prato.

DICA VC: Dá pra combinar o almoço no Rancho do Waldomiro com a visita à Fazenda São Bento (Cachoeiras Almécegas I e II), Vale da Lua, Morro da Baleia e Jardim de Maytrea.
#2 Restaurante da Nenzinha |
O Restaurante da Nenzinha é aquele lugar que oferece comida caseira (da boa) a preço justo. Ideal para quem quer economizar.


Além do restaurante a quilo, a estrutura também funciona como pousada na parte de trás. Simples e agradável.

Risoto, vinho e música
#3 Santo Cerrado Risoteria e Café |
A Risoteria é o restaurante mais famoso da vila de São Jorge. Por lá, você não pode deixar de provar o carro chefe da Casa, os risotos.

A estrutura do restaurante é bem ampla, então é possível ficar em cantinhos mais reservados e românticos ou em outros mais animados, como na parte superior onde ficam os músicos.
Comida excelente, drinks deliciosos e boa música deixarão a sua noite perfeita.

DICA VC: Em alguns feriados, é preciso chegar para o jantar por volta das 19h, pois a procura é grande. Se a cidade estiver muito movimentada, não é possível reservar, então, chegue cedo.
Carne e hambúrger
#4 Rústico Premium Grill |
O Rústico possui um ambiente agradável com uma decoração super charmosa.
Aqui, você não pode deixar de provar os cortes de carnes e os vinhos, curtindo uma boa música ao vivo. Preço acima da média local.

Pizza
#5 Pizzaria Lua Nova |
Quase sempre reservamos uma noite para jantar na Pizzaria Lua Nova. Amamos tudo: a pizza, os drinks, o atendimento, a música, a estrutura e, claro, o preço.


Comida vegana
#6 Amor & Sabor |
Conhecemos essa casa de culinária vegana em São Jorge, contudo, não chegamos a provar nenhum prato. De qualquer forma, fica a dica para quem quiser experimentar!

Botecos
#7 Bar do Pelé |
O bar do Pelé é botecão mesmo, no estilo antigão e com cerveja barata, ou seja, chegou o fim da tarde, lota.
Fiquei viciada no bolo de milho do Bar do Pelé! Voltando de um dia de cachoeira é parada certa.

O carro-chefe do Bar do Pelé são os pastéis doces e salgados mas há outras opções de petiscos no cardápio.
#8 Bar do Seu Claro|
Uma segunda opção para tomar uma Chapadeira bemmm gelada!
O bar do Seu Claro é bem naquele esquema das vendinhas de antigamente que inspiraram o barzinho Vendinha 1961 que fica em Alto Paraíso. Tem cerveja mas dá pra comprar outro tanto de coisas, rs…


ONDE COMER NO TRAJETO BRASÍLIA/CHAPADA
E claro que não poderíamos deixar de mencionar mais duas delícias dessa viagem, no trajeto Brasília/Chapada dos Veadeiros.
Afinal, aquela paradinha para esticar as pernas pode ser incrementada com algumas delícias, não é mesmo?
Lanchonete Portugal |
É na Lanchonete Portugal onde você vai comer as coxinhas sem massa mais famosas do estado do Goiás. Não tem pra ninguém! Ah! Não esquece de provar as pimentas!
DICA VC: A Lanchonete Portugal fica do lado direito no sentido Brasília/Chapada, no Km 90 e o pagamento só pode ser feito em espécie.
Vó Belmira Pamonharia |
Costumamos passar por lá sempre na volta pra Brasília para comer uma pamonha, tomar um café e levar umas comidinhas pra casa. O cardápio tá cheio de coisas gostosoas: pamonha (simples e recheada), canjica, curau, empadão, suco de milho, doces e várias outras delícias.
DICA VC: A Vó Belmira Pamonharia fica do lado direito no sentido Chapada dos Veadeiros/Brasília, no município de São Gabriel.
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros
A escolha dependerá muito da sua programação e tempo de permanência. Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante? Essa é a constante dúvida dos viajantes.
Assim, decidimos preparar um post detalhado, explicando sobre as melhores escolhas de acordo com certos critérios e, deixando também sugestões com preços variados: Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Vila de São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante?
E, se já decidiu, coloca suas datas abaixo para ver um número maior de opções, comparar preços e analisar a qualificação dada por quem já se hospedou.
Vale a pena alugar um carro
Chegando de avião por Brasília ou Goiás, alugar um carro é uma excelente escolha para te dar mais mobilidade, pois o transporte na (e para) Chapada dos Veadeiros é muito limitado.
Nós utilizamos o serviço da RentCars que, além de cotar em várias empresas, permite parcelar, não cobra IOF (e ainda divide no boleto!). Faz um orçamento aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
Dicas importantes
Está pensando em visitar a Cachoeira Santa Bárbara? Veja aqui nesse post todas as dicas sobre o trajeto, horários e valores!
Já pensou em voar de balão na Chapada dos Veadeiros? Veja aqui nesse post todas as informações para realizar esse sonho!
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se CHAPADA DOS VEADEIROS | PIRENÓPOLIS | BRASÍLIA e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!
Mais sobre a Chapada dos Veadeiros
+ O incrível Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros!
+ Os encantos da Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros
+ Chapada dos Veadeiros: Águas Termais da Fazenda Morro Vermelho!
+7 coisas para fazer na Chapada além de cachoeiras!
+ Onde ficar em Alto Paraíso: Com conforto e perto de várias cachoeiras da Chapada dos Veadeiros!
Aperto o play
+ VENDINHA 1961: O melhor bar de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros!
aline cristina
novembro 21, 2019Olá! Se eu ficar em São Jorge (Baguá Pousada) sem carro, apenas com guia pros passeios… Eu consigo sair a noite pra comer e fazer tudo a pé??
Viajante Comum
novembro 22, 2019Sim, consegue! Em poucos metros você vai estar perto de pizzarias, restaurantes e botecos!
Bruno
novembro 4, 2019Olá!
Primeiro queria agradecer por um blog tão completo, muito obrigado!
Segundo, preciso de ajuda todas as pousadas para o final do ano estão reservadas para o final do ano, ficando em São José, poderiam indicar mais alguma?
Att,
Viajante Comum
novembro 12, 2019Olá! Você já tentou as que sugeri em São Jorge, nesse post >> https://www.viajantecomum.com/2019/06/10/onde-ficar-na-chapada-dos-veadeiros/
Edson Amorina Junior
junho 22, 2019Nossa quanta comida gostosa! 😮 Nós ainda não fomos para a Chapada dos Veadeiros, apesar de ter bastante vontade. Precisamos planejar sanar isso logo…
Viajante Comum
junho 30, 2019Venham conhecer a Chapada, friend! Vocês vão curtir!
Angela C S Anna
junho 20, 2019que demais esses lugares!! eu fiz uma lista de passeios em sao jorge, mas nao de comidas, deveria ta incluso tambem ahah quanta coisa boaaaa
Bruna
junho 19, 2019Adorei essas dicas de onde comer na Chapada! Estou indo pra lá e já guardei todas com água na boca!
Gabriela Torrezani
junho 19, 2019Ótimas dicas de onde comer em São Jorge, já anotei pra quando for à chapada dos Veadeiros… fiquei de olho na comida do Rancho do Waldomiro!
Viajante Comum
junho 19, 2019Hahaha! A Matula do Rancho do Waldomiro é uma delícia! Depois da cachu então… Vish! Rs…
Gisele Prosdocimi
junho 19, 2019Como nunca estive na Chapada, não sabia que havia tantas opções deliciosas, dos bares aos restaurantes, mesmo que simples, parecem oferecer um cardápio variado e que agrada muito. Amei as dicas, já quero experimentar tudo!
Viajante Comum
junho 19, 2019Quando vier avisa, Gi! 🙂